Blog do Paulo Marcelo

Ex-prefeito condenado e inelegível tenta emplacar os filhos para administrar Traipu

  • 24/10/2020 08:56
  • Blog do Paulo Marcelo

Preso em diversas operações por desvios de dinheiro público, o ex-prefeito de Traipu (AL) Marcos Santos, conhecido como o “Barão do São Francisco”, testa sua popularidade e apresenta seus filhos como candidatos a prefeito e vice do município ribeirinho. Numa chapa “puro sangue”, os irmãos Lucas e Marcela Santos (MDB) tentam ocupar a cadeira do ex-chefe do Executivo nestas eleições. 

Marcos Santos tem histórico de corrupção e violência e está com os direitos políticos cassados, em razão das condenações que sofreu. Por isso, neste pleito, tenta transferir votos para seus herdeiros políticos e usa sua imagem no material de campanha que é distribuído por toda cidade. Marcos Santos, já conseguiu eleger seu sobrinho, Valter Santos, que comandou o município por um mandato. 

As denúncias contra Marcos Santos, que já foi prefeito por dois mandatos, vêm desde 2008. Em 2011, ele foi acusado pela morte do então secretário de Turismo de Traipu em sua gestão, José Valter Palmeira. Em 2012, ele chegou a ser condenado a mais de 15 anos de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5ª), com sede em Recife (PE). 

Na lista de condenações que o ex-gestor chegou a ser condenado constam crimes de responsabilidade fiscal, fraudes à licitação, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. A tentativa de eleger os filhos como prefeito e vice surge como mais uma alternativa para o ex-gestor comandar, indiretamente, a cidade de Traipu. 

 

Ex-prefeito de Arapiraca confirma apoio à Fabiana Pessoa e MDB expulsa Luciano Barbosa

  • 24/10/2020 07:36
  • Blog do Paulo Marcelo

No mesmo dia em que o MDB oficializou a expulsão do vice-governador, Luciano Barbosa, candidato a prefeito de Arapiraca, o Diretório Municipal da legenda anunciou o apoio do ex-prefeito Severino Leão e do novo presidente do partido, Paulo Guilherme Barbosa, à prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos). 

É mais uma prova de que o universo do MDB em Alagoas não pertence mais ao vice-governador, que insiste em sua campanha para tentar voltar a administrar a cidade de Arapiraca. Enfraquecido e sem partido, dificilmente Luciano conseguirá fôlego para chegar até o dia da eleição, tendo em vista que agora nem mesmo legenda ele tem, o que por Lei é proibido. 

Na foto, divulgada nas redes sociais, estão Fabinho Leão, sobrinho de Severino e filho do ex-deputado Demuriez Leão; o empresário Everton Santiago da Farmácia, candidato a vice-prefeito; a prefeita Fabiana Pessoa, candidata a reeleição; e o professor Severino Leão. Além do ex-prefeito, Fabiana tem ainda o apoio do vereador Fabiano Leão (PSDB), ex-presidente da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) e também sobrinho do ex-gestor de Arapiraca. 

 

Luciano ainda aguarda julgamento de sua candidatura e eleitores não querem perder o voto

  • 21/10/2020 06:10
  • Blog do Paulo Marcelo
Assessoria
Luciano Barbosa

O candidato a prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB), consta no cadastro do sistema eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até esta terça-feira (20), como ‘aguardando julgamento para o registro de candidatura’. Mas a demora da confirmação de seu nome está gerando desconfiança dos eleitores que tem medo de perder o voto. 

Acostumados a votar apenas em candidatos oficiais, os eleitores não acreditam que o vice-governador seja capaz de vencer o embate contra o governador Renan Filho e o senador Renan Calheiros, que chagaram a anunciar que Arapiraca não terá candidato a prefeito do MDB. Neste caso, Luciano estará fora do jogo a qualquer momento. 

A parada é dura e ninguém quer votar e depois ser informado que seu voto foi nulo, por que o candidato está indeferido ou foi impugnado pelo Tribunal Regional (TRE) ou pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em todas as partes da cidade, em outras cidades da região e até em Maceió, quando o assunto é a eleição para prefeito de Arapiraca todo mundo sabe que Luciano é candidato hoje, mas e amanhã?  

Por sua vez, Luciano continua com sua campanha pelas ruas e no guia eleitoral, aguardando pelo julgamento sobre sua candidatura e a definição do Conselho de Ética do MDB que já protocolou sua expulsão do partido, o que acarretará na impossibilidade dele concorrer ao Executivo, conforme artigo publicado pela advogada Suely Leite Viana Van Dal (OAB 8.185/RO) que esclarece que não é possível ninguém ser candidato a cargo eletivo sem estar filiado a partido político. 

Se Luciano for excluído do processo oficialmente, será o segundo candidato a prefeito que estará fora do páreo em Arapiraca. O outro é Odilon Tenório (PMN) que anunciou, no início da semana, que não é mais candidato a prefeito e que está justamente apoiando o nome de Luciano Barbosa. Juntos, poderão assistir as emoções das eleições pelo rádio ou por meio das páginas de notícias on line. 

 

Campanha de Cláudio Canuto ganha às ruas e o carinho das pessoas em Arapiraca

  • 20/10/2020 16:27
  • Blog do Paulo Marcelo

“Campanha se faz olho no olho! O povo sabe quem fala a verdade”, diz o candidato Cláudio Canuto (Patriota) que conversa com as pessoas todos os dias e percebe que há um desejo enorme de mudar o perfil da política atual, desde a Casa Legislativa até o Executivo Municipal. Ele frisa que a população não aceita mais a velha política. 

 “Não se engane, ninguém faz uma cidade sozinho. Arapiraca não aceita mais a velha política” destacou o advogado durante adesivaço, nas ruas do Centro da cidade. 

Seguindo os protocolos recomendados pelas autoridades de Saúde para evitar a contaminação pelo coronavírus, Cláudio e sua equipe conversam com a população numa tenda especial que é montada, diariamente, com bancos, telão de LED e espaço destinado aos candidatos. A Arena do Patriota virou uma atração à parte nas visitas desta campanha eleitoral.   

“Todos nós sabemos que o momento exige cuidados, por isso criamos a nossa Arena. Seguimos todas as orientações de distanciamento, uso de máscara, álcool em gel e checamos a temperatura das pessoas. Queremos ouvir você, discutirmos os problemas do seu bairro porque é assim que se faz a diferença”, destacou Cláudio. 

Nesta terça-feira (20) a Arena Patriota estará no Pau Ferro, às 20 horas, uma das mais importantes comunidades da área rural de Arapiraca. Cláudio Canuto convida jovens e adultos para participarem deste encontro, mas pede que todos usem máscara e evitem apertos de mão desnecessários. 

 

Carlinhos quer ser a voz dos jovens na Câmara Municipal de Arapiraca

  • 20/10/2020 13:45
  • Blog do Paulo Marcelo

O candidato a vereador Carlinhos Albuquerque (Progressistas) afirma que está pronto para ser a voz dos jovens na Câmara Municipal de Arapiraca. Ele diz que um dos graves problemas na capital do Agreste é a falta de emprego e renda para a juventude 

Segundo ele, a grande maioria dos arapiraquenses entre, 16 e 29 anos aptos ao trabalho, está desempregada e sem perspectiva. Carlinhos disse que está elaborando projetos que possam garantir a capacitação e o primeiro emprego dos jovens de Arapiraca. 

“Muitos querem trabalhar, mas esbarram na falta de experiência e na falta de qualificação”, observou Carlinhos.

Ele defende que a Prefeitura faça parceria com empresas das áreas de serviço, comércio e indústria para expandir as oportunidades na geração do primeiro emprego. 

“Levarei minhas propostas para a Tribuna do Legislativo para que a Prefeitura possa articular essas parcerias. Como vereador, assumirei essa iniciativa como prioridade”, justificou.

Carlinhos defende ainda maior incentivo ao empreendedorismo, às startups para ampliar as oportunidades ao público jovem. Por outro lado, vai propor a ampliação dos cursos profissionalizantes com 100% de desconto, que atendam às necessidades do mercado de trabalho.

“Temos que atuar também para qualificar a mão de obra jovem e essa é uma de minhas bandeiras”, disse.

 

Candidato a vereador por Arapiraca é contra o abuso de autoridade e destaca alguns projetos

  • 20/10/2020 08:19
  • Blog do Paulo Marcelo

O advogado José Fábio Bernardo (JFB) é um dos mais cotados do PSL na disputa por uma das 19 vagas na Casa Legislativa de Arapiraca em 2020. Ele destaca que será um exímio defensor contra o abuso de autoridade e atuante na fiscalização da gestão pública. 

JFB afirma que muitos candidatos a vereador mal sabem o papel do verdadeiro legislador e que ele já tem o esboço de seus projetos para levar ao plenário da Casa Herbene Melo, caso vença o pleito em novembro. Todos em benefício da população em geral, entre eles a criação de um abrigo para mulheres vítimas da violência e um Centro de Diagnóstico para pessoas de baixa renda.   

“Pretendo desenvolver alguns projetos para melhoria e benefícios da população de Arapiraca”. Vamos criar o Centro de Diagnóstico para pessoas de baixa renda e o Parque Mecânico; Proponho a abertura de Postos de Saúde com funcionamento até meia noite, além de um Hospital Publico para animais. A cidade também precisa de um abrigo para mulheres vitimas de violência domestica, com segurança 24h. Esses são apenas alguns dos projetos futuros que almejo para o bem de nosso povo”, disse.  

Segundo JFB, Arapiraca tem a necessidade de ter um representante que atue voltado para o interesse da coletividade. O candidato lembra que o papel do vereador é importante para o desenvolvimento do município, fiscalizando o Executivo e buscando solução para os problemas de toda comunidade. 

 

Campanha de Fabiana cresce e conquista eleitores em todos os cantos de Arapiraca

  • 20/10/2020 01:03
  • Blog do Paulo Marcelo

Fabiana Pessoa, prefeita de Arapiraca, tem se destacado nos últimos dias na campanha eleitoral, mostrando que é possível conquistar o voto dos eleitores, com trabalho e dedicação à frente da administração, sobretudo por colocar a ‘casa em ordem’ e determinando a conclusão de obras que estavam paradas havia meses. 

Além das reuniões diárias com representantes da comunidade em geral, com secretários, vereadores, candidatos e com a coordenação de campanha, Fabiana participa também de caminhadas pelos bairros da cidade pedindo voto e recebendo o carinho dos moradores que abrem suas portas para a candidata da coligação “Juntos somos todos Arapiraca” (Republicanos, PSD, PSL e Avante). 

Apesar do momento crítico da política no Brasil como um todo, Fabiana se diz feliz por ser bem recebida por onde anda, seja no comércio, nas ruas ou nas casas dos arapiraquenses. A cada abraço e sinal de positivo que vem recebendo, a prefeita diz que se emociona, porque as pessoas depositam esperança e confiança em sua administração que será capaz de recolocar a cidade nos trilhos do desenvolvimento.  

“Não prometemos, garantimos que vamos fazer como já estamos fazendo nesses poucos dias de gestão. As pessoas sabem e reconhecem nosso esforço, por isso quando chego pedindo o voto somos recebidos com um sorriso no rosto e com palavras de gratidão pelo excelente trabalho feito neste pequeno espaço de tempo. Com a nossa equipe, com o nosso vice Santiago da Farmácia, vamos fazer mais, porque a cidade precisa e o povo merece”, disse. 

Além de carismática, Fabiana demonstra também grande espírito de liderança e sensibilidade política. 

“A população arapiraquense quer o melhor para a cidade e nós estamos aqui para dar o nosso melhor e contribuir com os avanços que Arapiraca tende a conquistar, com administração voltada para os anseios da população. Nós vamos fazer juntos, uma Arapiraca do tamanho de sua grandeza, podem contar comigo”, enfatizou a prefeita que fez uma linda caminhada, na noite desta segunda-feira (19), na parte alta do conjunto Frei Damião. A segunda visita está agendada para os próximos dias.

Prefeita Fabiana impõe seu novo jeito de trabalho e população de Arapiraca aprova

  • 19/10/2020 16:38
  • Blog do Paulo Marcelo

O Mutirão da Limpeza da prefeitura de Arapiraca segue trabalhando em toda cidade com ações diárias. As equipes da Secretaria de Serviços Públicos trabalham ‘com a carga toda’ para manter a cidade limpa e organizada. 

Com isso, a prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa (Republicanos) vem emplacando sua marca que tem sido o trabalho em primeiro lugar. Dando prioridade aos serviços essenciais que, por incrível que pareça, estavam a passos lentos, além de obras paradas por toda cidade. 

Na última sexta-feira (16), os serviços de limpeza, retirada de entulhos, capinação e pintura de meio fio, foram iniciados no bairro Zélia Barbosa Rocha. Todas as ruas e espaços públicos serão atendidos durante esta semana, garante a secretária Vanessa Sampaio.

“É mais uma ação da Prefeitura que tem como objetivo deixar a cidade limpa e organizada. Em menos de 90 dias da atual gestão, ruas e espaços públicos já estão com outra cara e queremos manter assim, promovendo melhoria na qualidade de vida da população. Para isso, também contamos com a parceria dos moradores da cidade, juntos conseguimos uma Arapiraca melhor para se viver”, afirmou a secretária de Serviços Públicos, Vanessa Sampaio.

De acordo com o cronograma de serviços da pasta, outros bairros da cidade também recebem a ação da Prefeitura, seguindo determinação de Fabiana que faz questão de visitar todos os trabalhos que vão muito além da limpeza urbana. São obras em andamento em Escolas, Creches, Unidades de Saúde e Infraestrutura, por isso a prefeita está recebendo o reconhecimento da população pela nova cara de Arapiraca. 

 

Maciel Oliveira, candidato a vereador, ganha adesões de todas as idades em Arapiraca

  • 19/10/2020 15:45
  • Blog do Paulo Marcelo

Durante o fim de semana, o candidato a vereador pelo PSDB, Maciel Oliveira, ampliou sua agenda de visitas e como já ocorre desde o início de sua campanha, vem ganhando adesões de eleitores de todas as idades que confirmam que estão ‘firmes’ com ele. O jovem tem encontrado apoio desde sua região, na Vila Cangandu, e também em outras comunidades de Arapiraca. 

A respeito das razões que o levaram a se candidatar em 2020, ele destacou que: 

“É preciso construir uma política com seriedade e responsabilidade. Arapiraca não precisa mais dos aventureiros do passado. O povo da minha região me conhece, sabe do meu trabalho, do meu serviço prestado há anos. Eu sempre estive e permaneço ao lado dos arapiraquenses”, disse. 

Maciel também considerou como essencial o atual momento da política nacional, que não quer mais repetir os mesmos erros e busca renovar a Câmara Municipal. Desse modo, ressaltou que: 

“Amo fazer esse trabalho em prol do povo, amo a minha região e a minha cidade e por isso disputo uma cadeira no Parlamento para mudar a realidade da cidade e continuar trabalhando para melhorar a vida de todos”. 

 

Cláudio Canuto afirma que Saúde será prioridade em sua gestão, em Arapiraca

  • 19/10/2020 10:53
  • Blog do Paulo Marcelo

Cláudio Canuto (Patriota) defende o aumento do número de médicos no Serviço Público de Saúde para criar condições mais favoráveis a fim de estabelecer um número maior de atendimentos/dia aos pacientes. O candidato a prefeito afirmou sua prioridade é ajudar a população que mais precisa em Arapiraca. 

“Exames, medicamentos, Unidades de Saúde, Centro de Especialidades. Tudo isso é muito importante, mas ainda falta o fundamental: aumentar o número de médicos para otimizar o atendimento à população que mais precisa. Hoje a gente reconhece e agradece a quem presta esse serviço tão importante para todos”, disse o candidato.  

Segundo Cláudio Canuto, é preciso ampliar o acesso da população às consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em tempo adequado ao atendimento das necessidades de saúde. Ele defende o fortalecimento do programa de atendimento humanizado e ampliação do acesso da população às ações preventivas e de atendimento odontológico, entres outras medidas importantes, como a valorização dos profissionais da área.  

“Ajudar a população que mais precisa é a minha prioridade. Os médicos e os profissionais de saúde serão nossos aliados”. 

 

Candidato a vereador Marcos Tavares defende mandato compartilhado em Arapiraca

  • 19/10/2020 09:34
  • Blog do Paulo Marcelo

Uma das candidaturas para vereador em Arapiraca está chamando a atenção por apresentar, pela primeira vez em Alagoas, a proposta do mandato compartilhado. O servidor público Marcos Tavares (Patriota) é pioneiro deste novo modelo de atuação parlamentar que inclui mais cinco co-candidatos.

O mandato compartilhado já está sendo visto como uma nova forma de representação, participação e exercício democrático. Nesse modelo, o vereador se comprometerá a dividir seu gabinete e mandato com um grupo de pessoas – neste caso são cinco - compartilhando sua gestão e votando de acordo com as deliberações desse grupo. 

Dessa forma, o representante abre espaço para ações e posicionamentos mais plurais, que tendem a neutralizar interesses particulares. O grupo é formado pelos Agentes de Saúde Marcos Tavares, Helvia Kelly e Pedro Aureliano, e os empreendedores Ana Cledja, Sérgio Ferreira e Manoel Messias.

Juntos, todos pedem votos para Marcos Tavares e, caso ele seja eleito, os demais continuam participando como co-vereadores. A nova ferramenta busca meios de inclusão da sociedade nos processos de decisão e o aumento do seu poder de influência e interferência dentro dos espaços políticos. São mais pessoas ouvindo a comunidade, compartilhando ideias e buscando soluções.

 

Institutos de Pesquisa podem não incluir Luciano Barbosa como candidato em Arapiraca

  • 19/10/2020 09:21
  • Blog do Paulo Marcelo

Os institutos de Pesquisas se preparam para começar a contabilizar as intenções de voto do eleitorado em Arapiraca. A eleição, em 2020, é uma das mais inusitadas e o MDB está prestes a confirmar a expulsão de Luciano Barbosa, que briga para ser seu candidato a prefeito, oficialmente. Neste parâmetro, as pesquisas podem até excluir seu nome, para evitar confundir os eleitores.  

Numa eleição sem precedentes, dois partidos confirmaram que não sabiam que seus ‘pupilos’ sairiam candidatos a prefeito. O líder do Progressistas, deputado federal Arthur Lira, deixou claro, na última semana, que não houve entendimento para o deputado Tarcizo Freire entrar nesta disputa. O parlamentar afirmou que não dará apoio a ele e prefere abraçar a campanha da prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos).

Já no MDB, a situação é ainda pior. Além de não concordar com sua candidatura, a Executiva Estadual do partido já protocolou a expulsão do vice-governador, Luciano Barbosa, que faz uma campanha apenas para confrontar o governador Renan Filho e o senador Renan Calheiros. A cada dia, seus apoiadores abandonam a campanha e os vereadores usam apenas as redes sociais para pedir votos. Nem eles mesmos sabem se serão candidatos até o dia da eleição, então é melhor economizar. 

Um diretor de um dos Institutos de Pesquisa revelou que os pesquisadores estarão nas ruas de Arapiraca a partir desta semana, mas podem levar duas planilhas. Uma com o nome de Luciano Barbosa e outra sem. Restando menos de um mês para as eleições em Arapiraca, milhares de eleitores não querem sair de casa, enfrentar fila e votar em candidatos que podem ter seus nomes impugnados pela Justiça Eleitoral. Quem vai perder o voto?

 

Dia do Professor: Candidato Cláudio afirma que é preciso capacitar e garantir melhorias

  • 15/10/2020 15:02
  • Blog do Paulo Marcelo

Em Arapiraca, o candidato a prefeito Cláudio Canuto (Patriota) afirmou, neste 15 de Outubro, Dia do Professor, que estruturar a Educação e valorizar o Educador é uma das prioridades do seu plano de governo. Ele disse que é preciso capacitar e garantir melhorias ao Professor que faz parte deste processo. 

“Capacitar o professor faz parte do processo da Educação. Não basta ter escolas, tem que valorizar o profissional da Educação. A todos os professores e professoras meu respeito e reconhecimento. Tem lições que só aprendemos na prática. Ser professor é aprender todos os dias”, disse. 

Para Cláudio, a preocupação com a Educação vai ao encontro dos anseios da população de Arapiraca. Ele garantiu que vai fazer do município “um exemplo a ser seguido no Estado de Alagoas”. 

“É preciso fazer investimentos em instrumentos e tecnologia, promover Ciclos de Estudos específicos para os nossos professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil”, afirmou.

 

Candidato parabeniza professores e diz que tem projetos voltados à Educação de Arapiraca

  • 15/10/2020 12:24
  • Blog do Paulo Marcelo

Neste dia do Professor (15 de Outubro), o candidato a vereador Carlinhos Albuquerque (Progressistas) destacou que tem projetos voltados para Educação de crianças e jovens em Arapiraca. Ele aproveitou para enviar felicitações pela passagem do Dia dos Educadores, que com talento, dedicação, amor e profissionalismo formam o futuro da nação. 

Carlinhos contou que sua intenção é apresentar formas de incentivo à cultura nas Escolas da Rede Municipal, como a música, teatro, dança e o artesanato, que podem contribuir na descoberta de novos talentos, novas profissões. Ele pretende ouvir os Professores para elaborar um novo conteúdo e disse que será o interlocutor dos educadores em suas reivindicações junto ao Executivo. 

“Poucos sabem, poucos investem, mas a Cultura é capaz de transformar a vida das pessoas. A música, por exemplo, é importante, pois ajuda no aspecto profissionalizante e social, assim como o artesanato, o teatro, entre outras artes. Mas o professor precisa ser valorizado e esta também será a minha bandeira”, garantiu o candidato. 

O jovem arapiraquense disse ainda que é preciso despertar elementos bons nas crianças. Para ele, as Escolas precisam manter matérias como Educação Artística, mas é necessário que tenha espaços específicos para outras atividades na própria unidade ou nos Centros de Apoio ao Ensino Integral.

“Isso tem que estar inserido, principalmente na Educação, nas atividades escolares, no dia-a-dia das crianças e jovens, porque é aí que tudo começa”, destacou. 

 

Programa de Tarcizo diz que Luciano precisa confirmar se vai ser candidato a prefeito

  • 15/10/2020 10:47
  • Blog do Paulo Marcelo

O programa de rádio do candidato Tarcizo Freire (Progressistas), desta quarta-feira (15), destacou que o vice-governador Luciano Barbosa entrou na Justiça para impedir que o deputado suba em seu carro de som pra falar com o povo de Arapiraca. O apresentador questiona se Luciano é realmente candidato a prefeito e quer saber por que ele tem medo de Tarcizo. 

“Por que Luciano tem medo tem esse medo, de que o Tarcizo rode pela cidade falando as verdades de Arapiraca. Por que impedir o Tarcizo de fazer aquilo que ele sempre fez. Luciano deveria se preocupar com outras coisas e deixar o Tarcizo fazer sua campanha limpa e de propostas para melhorar a vida do povo, afinal Luciano Barbosa ainda precisa confirmar se vai ser candidato a prefeito”, narra o locutor. 

A mensagem cita ainda que o lugar de disputa é a urna e não o tapetão. A gravação foi compartilhada nas redes sociais e é um dos assuntos mais comentados nesta quinta-feira, em Arapiraca. Por sua vez, o deputado federal Arthur Lira, líder do partido em Alagoas, afirmou que não sabia que Tarcizo seria candidato e anunciou que vai apoiar Fabiana Pessoa (Republicanos), candidata a reeleição. 

 

Arthur Lira confirma apoio à Fabiana Pessoa, candidata a prefeita em Arapiraca

  • 15/10/2020 06:01
  • Blog do Paulo Marcelo
Agência Câmara
Deputado Arthur Lira

A prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos) acaba de ganhar mais um grande reforço em sua campanha em Arapiraca. O deputado federal Arthur Lira (Progressistas) anunciou publicamente que vai pedir votos para ela, mesmo tendo candidato do seu próprio partido disputando o mesmo cargo, o deputado Tarcizo Freire.  

O assunto já era bastante comentado extra oficialmente e o deputado Tarcizo Freire negava que isso poderia ocorrer, mas agora veio a confirmação do próprio parlamentar, líder do Centrão, em Brasília. Apesar do ‘balde de água fria’ na campanha de Freire, que tenta eleger o filho vereador, Arthur Lira nega que houve racha e que não irá interferir na campanha do PP em Arapiraca, como ocorre com o MDB. 

“Aí eu me vi assim, teve intervenção do PSDB em Maceió, tem uma no MDB de Arapiraca, e eu vou intervir no PP de Arapiraca? Não vou, mas não estava na nossa programação ter um candidato majoritário lá”, disse em entrevista a jornalista Vanessa Alencar.

O partido do senador Renan Calheiros e do governador Renan Filho não aprova a candidatura do vice-governador, Luciano Barbosa, e já determinou início do processo que pode culminar na expulsão do emedebista que ficaria, oficialmente, impedido de concorrer ao cargo de prefeito de Arapiraca. Até mesmo o pedido para retirar o programa de rádio do Guia Eleitoral já foi protocolado, sob a alegação de que o espaço dentro do Horário Político pertence ao partido e não ao candidato. 

  

Dia D: Se for expulso do MDB, Luciano Barbosa não poderá ser candidato a prefeito este ano

  • 14/10/2020 06:15
  • Blog do Paulo Marcelo

Em tempos de grandes debates sobre eleições, partidos e mandatos, o portal Jus Brasil traz um artigo publicado pela advogada Suely Leite Viana Van Dal (OAB 8.185/RO), que esclarece que não é possível ninguém ser candidato a cargo eletivo sem estar filiado a partido político. Em Alagoas, o vice-governador Luciano Barbosa (MDB) pode ser expulso do partido, nesta quinta-feira (15), por descumprir decisão da Executiva Estadual. 

Por ironia do destino, a decisão contra Luciano pode ser anunciada pelo Conselho de Ética do MDB exatamente num dia 15, número do partido que o acolheu e o elegeu prefeito de Arapiraca por dois mandatos e vice-governador do Estado, também por duas vezes seguidas. Hoje, seu próprio partido não reconhece sua condição de candidato a prefeito de Arapiraca e tenta expulsá-lo por traição e, neste caso, eliminando suas chances de participar das eleições 2020. 

No texto de Suely Van Dal está explícito que não é possível ser candidato sem partido político, uma vez que o artigo 14§ 3º, inciso V, da Constituição Federal determina que a filiação partidária é uma condição de elegibilidade. Então, estar filiado a um partido político é uma obrigatoriedade para ser candidato (a). Inclusive, cumpre lembrar que o pré-candidato (a) deve estar filiado (a) a um partido político há pelo menos 6 meses antes da eleição, sob pena de ter sua candidatura indeferida por falta de uma das condições de elegibilidade, que é a filiação partidária.

Os partidos políticos podem, inclusive, determinar um prazo maior de filiação naquele partido para que possa ser candidato pela legenda. Contudo, o partido não pode alterar a regra de filiação no ano eleitoral. Além disso, a Constituição Federal ainda prevê no artigo , inciso V, o pluralismo político, e o tem como fundamento da República Federativa do Brasil. Logo, os partidos políticos são parte importante na democracia brasileira.

Especialista em Direito Político e Eleitoral, Suely Van Dal é advogada, atuante em Direito Eleitoral, com foco em acompanhamento de campanhas políticas e demandas judiciais decorrentes da atuação política, e atuante também em Direito de Família por ser uma entusiasta das relações familiares. É fundadora do Escritório Aguiar e Van Dal Advocacia, com atuação presencial em Ji-Paraná/RO e atendimento online em todo o Estado de Rondônia, no Brasil e no exterior, seja para consultoria ou representação em processos ou procedimentos.  

 

Candidato Cláudio Canuto, em Arapiraca, diz que tem que ter coragem para renovar

  • 13/10/2020 15:17
  • Blog do Paulo Marcelo

Priorização da Educação, fortalecimento da Agricultura Familiar, geração de Emprego e Renda, investimento na Saúde no combate e prevenção de doenças, são propostas do candidato a prefeito Cláudio Canuto (Patriota). Seus projetos não priorizam apenas a área Urbana de Arapiraca, mas também a Zona Rural, por muitas vezes deixada de lado. “Tem que ter coragem para renovar”, disse. 

Cláudio Canuto entende que o fortalecimento da Cidade depende muito da vontade política em querer fazer o certo, para que o município tenha reais condições de crescer, a partir de decisões que contemplem os micro e pequenos empreendedores e que seja competente na hora de buscar empresas e indústrias para gerar oportunidades de trabalho. Ele disse que é preciso ter coragem para renovar.  

“É preciso ter coragem para renovar, para dar continuidade ao crescimento da nossa cidade. Quem se preocupa com Arapiraca tem que ter capacidade de ouvir o povo e coragem para mudar. Se foi possível mudar o Brasil, é possível mudar Arapiraca”, afirmou. 

A assessoria de comunicação do candidato informou que nesta quarta-feira (14) a Agenda 51 irá contemplar os moradores de Massaranduba. Na oportunidade, Cláudio, seu vice, Abelardo Silva, e os candidatos a vereador pelo Patriota estarão conversando com os eleitores, ouvindo suas demandas e levando as propostas de seu programa de governo. 

Fabiana recebe adesão de mais vereadores e eleitores indecisos em Arapiraca

  • 11/10/2020 17:07
  • Blog do Paulo Marcelo

A prefeita de Arapiraca e candidata à reeleição, Fabiana Pessoa (Republicanos), conta com o apoio de seis dos treze vereadores que buscam a renovação de seus mandatos, no pleito de novembro próximo. Com o crescimento da campanha, a cada dia, não será nenhuma surpresa se esse número aumentar ainda mais, assim como o número de eleitores que vão votar na chapa Fabiana/Santiago da Farmácia.    

Os eleitores indecisos começam a avaliar que Fabiana já está mostrando competência de administrar, já que em menos de 60 dias, colocou todas as obras paradas ou atrasadas em ritmo acelerado e quase 100% serão entregues ainda em 2020. Além disso, a prefeita conta com apoio dos edis: Aurélia Fernandes, Dr. Fábio, Fabiano Leão, Moisés Machado, Pablo Fênix e Pastor Marcos Caetano. 

O reflexo de adesões está diretamente ligado ao crescimento da campanha, sobretudo na confirmação do voto dos indecisos que reconhecem a necessidade da ligação que um gestor precisa ter com o governo estadual e federal, afinal sem parlamentar em Brasília, por exemplo, as portas se fecham e a cidade não receberá recursos. Mesmo quem já foi prefeito e tem experiência, sem canais abertos na capital federal, o gestor fica de mãos atadas. 

Renan sem candidato

Fabiana conta inicialmente com dois deputados federais, Severino Pessoa e Arthur Lira, este último líder do Centrão e alinhado diretamente com o governo federal. E como o governo do Estado não tem candidato a prefeito em Arapiraca, é a prefeita Fabiana quem está dialogando, desde que assumiu o mandato, com o governador Renan Filho (MDB), ou alguém tem dúvida disso? 

Para ser um (a) bom prefeito (a), não basta apenas ter o sorriso estampado no rosto ou a coragem de sair batendo de frente com as pessoas de seu próprio grupo. É preciso ter pulso firme e determinação, além de vontade política para acelerar obras, buscar apoio para destravar recursos e quando sentar na cadeira do Executivo, fazer o que deve ser feito, em benefício de toda população arapiraquense, sem dever favor a coronéis da velha política alagoana onde ninguém sabe mais quem é traidor, quem é herói. 

Fabiana Pessoa abre canteiros de obras por toda cidade em menos de 60 dias

  • 09/10/2020 12:17
  • Blog do Paulo Marcelo

Só não vê, quem não quer. A prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa (Republicanos), está dando uma guinada no volume de ações por toda a cidade, em menos de dois meses à frente do Executivo. 

A ordem é acelerar obras que estavam paralisadas ou sendo executadas de forma lenta. Uma delas é a pavimentação do bairro Zélia Barbosa Rocha, que já está em fase de finalização, com previsão de ser entregue à população ainda este ano

Uma das ruas contempladas é a Miguel Tertuliano da Silva, onde há décadas os moradores conviviam com o incômodo da lama nos períodos chuvosos e com a poeira durante o verão. A obra, com mais de 13 mil metros quadrados de pavimentação, entra na fase final, com a conclusão de mais de 10 mil metros.

Além da pavimentação, a via ganhará sinalização e drenagem, solucionando assim os históricos alagamentos num dos trechos mais baixos daquela rua.

 

Candidato a vereador de Arapiraca recebe apoio da deputada Tereza Nelma

  • 09/10/2020 11:42
  • Blog do Paulo Marcelo

O candidato a vereador, Maciel Oliveira (PSDB), usou as redes sociais para agradecer ao apoio que está recebendo da deputada federal Tereza Nelma. Para ele, isso demonstra que está no caminho certo, no caminho do bem e que isso engrandece muito sua participação neste pleito eleitoral. 

“Quero aqui agradecer a minha amiga e deputada federal Tereza Nelma por apoiar nossa campanha. Quero falar que a nossa voz na câmara será para representar as pessoas de forma inclusiva e baseada na vontade popular”, disse Maciel. 

Maciel disse que por seu um otimista por natureza, acredita que é chegada a hora do povo fazer a diferença, para que a política seja diferente e o resultado seja o melhor para a população de Arapiraca.

“Vamos defender os direitos de todos, produzindo uma sociedade justa e igualitária. É com o apoio e a participação dos cidadãos arapiraquenses que queremos avançar na construção de uma política centrada no cuidado com as pessoas”, destacou. 

 

Presidente do MDB confirma que Luciano Barbosa não pode ser candidato a prefeito de Arapiraca

  • 08/10/2020 10:07
  • Blog do Paulo Marcelo

O novo presidente do MDB/Arapiraca, Paulo Guilherme Barbosa Leão, confirmou que o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, não pode ser candidato por não estar na ata de registro de candidaturas, na convenção realizada pelo diretório estadual e registrada. Para o dirigente, o partido não reconhece a campanha dele à prefeitura de Arapiraca.  

De acordo com a decisão da comissão de ética do partido, o vice-governador está suspenso do MDB. Paulo Leão afirmou ainda que foi aberto processo ético por conta do descumprimento das orientações da legenda, já que Luciano Barbosa impôs seu nome como candidato a prefeito de Arapiraca, sem o consentimento da Executiva Estadual, o que fere o estatuto da agremiação partidária. 

Por sua vez, a direção nacional do MDB invalidou a convenção realizada pela legenda, em Arapiraca, no dia 15 de setembro, passando a valer a convenção do dia 16, realizada pela Executiva Estadual, sem candidatos a prefeito e vice pelo município com o aval do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi.

“No caso específico, há o relato de que o MDB de Arapiraca não só descumpriu as diretrizes político-partidárias estabelecidas pelo MDB Estadual, como também realizou convenção ao arrepio da determinação estabelecida, servindo em benefício pessoal de um de seus filiados. A Convenção Municipal, inclusive, foi realizada sem a participação do Presidente do Diretório Municipal. Por isso, objetivamente, impõe-se a atuação urgente do Diretório Nacional, na pessoa de seu Presidente, para evitar maiores danos ao MDB, como autorizado pelo art. 35, V e VII do Estatuto do MDB”, explicou. 

 

Caravana do Patriota de Cláudio Canuto é recebida em festa no Vale do Perucaba

  • 08/10/2020 09:18
  • Blog do Paulo Marcelo

A noite desta quarta-feira (7) foi reservada pela população do Vale do Perucaba para receber o candidato a prefeito Cláudio Canuto, o candidato a vice-prefeito Abelardo Silva e a Caravana do Patriota, juntamente com os candidatos a vereador.Centenas de pessoas receberam calorosamente os candidatos que puderam expor as bandeiras de suas lutas, numa arena especialmente montada e higienizada para o evento. 

Cláudio Canuto contou sobre sua história e como está ligado a de tantos arapiraquenses, seja na zona urbana, seja na zona rural. Filho de caminhoneiro, professor, advogado, gente honesta e que agora quer ser o verdadeiro representante do povo de Arapiraca no Executivo.  

Mais cedo, o candidato se reuniu com a direção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) onde assumiu o compromisso de fazer uma campanha limpa e um verdadeiro exemplo de respeito, cuidado e transparência. Cláudio Canuto também confirmou o seu compromisso com o povo e disse que ao lado de Abelardo Silva (seu vice) irá trabalhar para que a população de Arapiraca tenha orgulho em ser administrada por aqueles que querem além do crescimento e desenvolvimento, manter o respeito e o bom diálogo com todos.

“Hoje foi dia de ouvir a diretoria da OAB Arapiraca e assumir o compromisso de fazer da minha campanha um exemplo de respeito, cuidado e transparência. Vamos ganhar as eleições de mãos limpas unidas às mãos limpas do povo de Arapiraca. Eu quero uma eleição honesta e sei que você também quer”, disse. 

 

Breno Albuquerque quer que leitos implantados em Arapiraca sejam mantidos após a pandemia

  • 08/10/2020 09:12
  • Blog do Paulo Marcelo

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (7) os deputados apreciaram 13 matérias, dentre elas a indicação 734/2020 de autoria do deputado Breno Albuquerque (PRTB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Saúde (Sesau) a manutenção dos leitos e equipamentos hospitalares utilizados para o enfrentamento da pandemia nos hospitais e unidades de saúde de Arapiraca.

Em sua justificativa, Breno Albuquerque destaca o esforço realizado pelo Governo do Estado no combate ao novo coronavírus, principalmente no tocante à recuperação das pessoas infectadas, ressaltando também a aquisição de novos equipamentos para a guarnição de hospitais de campanha, bem como para unidades de saúde já existentes. 

O parlamentar argumenta, porém, que após o período de pandemia, é necessário que os equipamentos dos hospitais de campanha sejam redirecionados para equipar as unidades públicas de saúde de Arapiraca e que sejam mantidos os novos leitos nos hospitais e unidades de saúde do município.