Blog do Paulo Marcelo

Vereador Fabiano Leão destaca o legado deixado pelo prefeito Rogério Teófilo (1957-2020)

  • Paulo Marcello
  • 08/08/2020 19:18
  • Blog do Paulo Marcelo

O vereador Fabiano Leão (PSDB) lamentou profundamente a morte do prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, ocorrida na noite desta sexta-feira (7) em Maceió. Segundo o parlamentar, Rogério deixa um legado para a família e uma linda trajetória política em defesa do Estado de Alagoas.

Fabiano Leão lembra, neste momento de consternação e pesar, que este era um de seus maiores sonhos como homem público, ser prefeito de Arapiraca. O vereador envia seus votos de pesar e se solidariza a dor da familia neste momento.

O corpo do prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo foi sepultado, no final da manhã deste sábado (8), no Cemitério Municipal de Coité do Nóia, após cortejo fúnebre por pontos importantes do município de Arapiraca. O gestor lutava contra um câncer no canal que liga o fígado ao pâncreas.

Rogério Auto Teófilo nasceu em Maceió em 1957, filho de José Moacir Teófilo e de Maria Teresa Auto Teófilo. Sua trajetória política teve início em 1984, quando assumiu a Secretaria de Administração de Arapiraca na gestão de Severino Leão, tio do vereador Fabiano Leão. Em Arapiraca, Teófilo foi também diretor administrativo do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho (CBC) e professor da Fundação Universidade do Estado de Alagoas (Funesa), até 1991.

Nas eleições de outubro de 1990, 1994 e 1998 foi eleito deputado estadual em Alagoas. Nas eleições de outubro de 2002 disputou uma vaga de deputado federal por Alagoas. Eleito, assumiu o mandato em 2003. No pleito de outubro de 2008 candidatou-se a vice-prefeito de Arapiraca na chapa vitoriosa encabeçada por Luciano Barbosa.

Em 2009, foi empossado secretário da Educação e do Esporte de Alagoas, na gestão de Teotônio Vilela Filho. Já em 2016 foi eleito prefeito de Arapiraca, seu maior sonho político. Em sua trajetória foi ainda secretário municipal e estadual de Educação, além de vice-presidente da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC).

 

Carlinhos Albuquerque é um dos nomes fortes do PP nas eleições em Arapiraca

  • Paulo Marcello
  • 06/08/2020 12:22
  • Blog do Paulo Marcelo

Sem representante na atual legislatura na Câmara Municipal de Arapiraca, o Progressistas (PP) aposta num resultado favorável nas eleições de 2020, marcadas para 15 e 29 de novembro (segundo turno). Um dos nomes mais cotados da legenda é o de Carlinhos Albuquerque, primo do deputado estadual Breno Albuquerque. 

O deputado Tarcizo Freire, presidente do partido em Arapiraca, quer emplacar, ao menos, de três a quatro vereadores na capital do Agreste, entre eles, um de seus filhos que também vai concorrer a uma das 19 vagas do Parlamento Municipal. Carlinhos também conta com o aval do ex-deputado Dudu Albuquerque, seu tio e padrinho político. 

“A nossa meta é de até quatro cadeiras no Legislativo Municipal, mas sabemos que o grupo é muito bom e por isso queremos mais. São vários candidatos e candidatas e ainda não completamos a relação", pontuou Carlinhos. 

Conforme a promulgação da Emenda Constitucional nº 107/2020, as convenções partidárias para a escolha de candidatos serão realizadas no período de 31 de agosto a 16 de setembro. As mudanças no calendário eleitoral são consequência da pandemia da Covid-19. 

 

Governador se reúne com vereadores que reivindicam melhorias para zona rural de Arapiraca

  • Paulo Marcello
  • 06/08/2020 10:13
  • Blog do Paulo Marcelo

Os vereadores Fábio Henrique e Léo Saturnino (MDB) foram recebidos pelo governador por Renan Filho (MDB), nesta quarta-feira (5), reivindicando melhorias para Arapiraca. O encontro ocorreu no Palácio República dos Palmares, em Maceió.

Os parlamentares protocolaram pedidos na área de infraestrutura, como a pavimentação de estradas na Zona Rural de Arapiraca, aquisição de tratores, entre outros assuntos. Na oportunidade, Renan Filho enalteceu o trabalho dos dois vereadores que sempre têm buscado atender a demanda da população arapiraquense. 

“Fico muito feliz em mais uma vez poder receber os vereadores Léo Saturnino e Fábio Henrique, que têm uma atuação brilhante no Poder Legislativo de Arapiraca, defendendo os interesses do povo”, ressaltou o governador.

O vereador Léo Saturnino, ao agradecer a oportunidade de mais uma vez ser recebido em Palácio pelo governador Renan Filho, lembrou que todas às vezes que solicita ações do Estado para Arapiraca, tem encontrado as portas do Palácio do Governo abertas, assim como o gestor tem respondido às reivindicações dos edis arapiraquenses. 

Ao agradecer a visita dos dois parlamentares, Renan Filho, fez questão de repetir a sua célebre frase ao dizer que “Arapiraca é um dos motores, porque quando a cidade cresce, todo Estado avança”. 

 

Eleições 2020 podem ocorrer em dezembro por conta da pandemia

  • Paulo Marcello
  • 04/08/2020 08:03
  • Blog do Paulo Marcelo

As eleições municipais de 2020 foram adiadas para os dias 15 e 29 de novembro (primeiro e segundo turnos), mas podem ocorrer em outras datas, até o final deste ano, quando se tratar de um Estado cujas condições sanitárias não permitam a realização do pleito nas datas previstas. A definição de novos dias para as eleições caberá ao Congresso Nacional, após parecer da Comissão Mista da covid-19.

Mas o adiamento do pleito eleitoral ainda é motivo de muita discussão no Congresso Nacional. Alguns senadores entendem que não há necessidade de adiar as eleições por acreditarem em uma queda no número de casos de contaminados pelo coronavírus até outubro. Já outros, como Rogério Carvalho (PT-SE), Soraya Thronicke (PSL-MS) e Rose de Freitas (Podemos-ES) sugeriram que a votação seja adiada para dezembro.

Ciro Nogueira (PP-PI), Álvaro Dias (Podemos-PR) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), entre outros, defenderam a suspensão das eleições deste ano e a prorrogação dos atuais mandatos para coincidência de pleitos em 2022.  

Com a previsão das eleições ainda para este ano, fica garantido o período dos atuais mandatos. A data da posse dos eleitos também permanece inalterada. Prefeito, vice-prefeito e vereadores têm mandato de quatro anos e tomam posse em 1º de janeiro.

 

MP protocola representação contra prefeitura de Lagoa da Canoa

  • 28/07/2020 08:47
  • Blog do Paulo Marcelo
You Tube
Procuradora Stella Mero, do MPC/AL

A população de Lagoa da Canoa ainda aguarda respostas da prefeitura quanto à representação feita pelo Ministério Público de Contas de Alagoas (MPC/AL), por meio da 5ª Procuradoria de Contas, em desfavor da administração municipal. O órgão quer saber como a gestão está aplicando recursos no enfrentamento a Covid-19 

O município foi notificado acerca de irregularidades apresentadas em seus Portais da Transparência e descumprimento do Ato TC n.01/2020. Enquanto a gestão não dá respostas aos questionamentos do MPC/AL, a população lamenta a falta de transparência na destinação de recursos públicos que devem ser usados única e exclusivamente nas ações de enfrentamento ao coronavírus. 

Tramita no Congresso, proposta que dobra as penas por desvio de recursos públicos em períodos de calamidade pública, como a provocada pela pandemia de Covid-19. O projeto de lei (PL 1.797/2020) visa evitar o desvio de recursos bilionários liberados pelo governo e pelo Congresso Nacional para atender a saúde da população e minimizar os efeitos da crise econômica gerada pelo novo coronavírus. 

De acordo com o MPC/AL, a notificação visa fiscalização e controle dos gastos públicos, sobretudo em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A prefeitura está obrigada a elaborar e enviar o plano de contingência, a criação do link específico no Portal da Transparência, com os gastos e com as contratações emergenciais, e o replanejamento orçamentário e financeiro (cf, art. 174), cujo prazo para envio ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) expirou no dia 8 de junho de 2020. 

Segundo a procuradora Stella Méro (foto), no caso dos portais da transparência, considera-se necessário não apenas a criação do link específico Covid-19, mas também a disponibilização de todas as informações em tempo real. No link específico devem constar, inclusive, informações de todos os atos praticados no decorrer da execução da despesa, das cotações e contratações emergenciais que fundamentam as despesas registradas, e ainda as receitas extraordinárias transferidas pelos Governos federal e estadual em razão da pandemia.

A população canoense também está de olho nas ações da prefeitura e acompanha nos noticiários os desdobramentos desta ação do MPC/AL, já que a vistoria se concentrou nas informações sobre contratações relacionadas ao enfrentamento do Covid-19 e na análise dos demais itens exigidos pelo Ato Normativo n. 01/2020. 

 

Fabiano Leão rebate críticas e pede respeito pela vida dos ciclistas em AL

  • Paulo Marcello
  • 25/07/2020 11:29
  • Blog do Paulo Marcelo

Fabiano Leão (PSDB) rebateu, nesta sexta-feira (24), as críticas que vem recebendo da oposição quanto à sua atuação como vereador de Arapiraca. Segundo ele, aqueles que falam ou escrevem estas opiniões, estão desinformados e deveriam acompanhar o dia-a-dia do vereador que é conhecido por Ficha Limpa do Povão. 

Foi graças ao empenho do vereador Fabiano Leão que várias comunidades receberam e estão recebendo obras estruturantes, como ruas calçadas, praças reformadas e construídas, além de atender aos pedidos da população das áreas urbana e rural. Ele afirma que se importa muito com a cidade de Arapiraca, sempre reivindicando e sendo atendido pela administração.

Segundo ele, a oposição critica a suposta falta de obras porque não anda nas comunidades ou pelo simples ato de falar mal de tudo que está sendo feito pela cidade. E aproveitou para explicar que o requerimento que solicita a ciclovia na rodovia AL-220 foi feito após dialogar com vários representantes dos grupos de ciclistas que pedalam pelas ruas e estradas da região Agreste do Estado. 

“Já que o governo está duplicando a AL-220 de Maceió até Arapiraca, nada mais justo do que fazer a obra completa. Peço que a oposição subscreva esta indicação para que o Estado entregue a duplicação, atendendo não apenas um pedido do vereador Fabiano Leão, mas da população de Alagoas que pedala todos os dias para trabalhar, se divertir, praticar esporte e que, assim como motoristas e pedestres, merecem ter respeito, respeito pela vida”, concluiu. 

 

Prefeitura de Palmeira dos Índios faz apelo para população colaborar para evitar aumento dos casos de Covid-19

  • 25/07/2020 11:19
  • Blog do Paulo Marcelo

A Prefeitura de Palmeira dos Índios pede que a população colabore, fique em casa e saia apenas em situação emergencial. Além disso, lembra que é essencial o uso de máscaras de proteção, álcool em gel e que todos mantenham as medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades de Saúde.

As recomendações são feitas após a divulgação de mais um boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que confirmou, nesta sexta-feira (24), mais 680 casos de Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com o documento, na UCI da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) existem 6 leitos disponíveis, exclusivos para os pacientes de Covid, e apenas uma vaga na ala de Observação Clínica.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a UTI do Hospital Santa Rita está com um leito disponível, a Clínica Médica está completamente ocupada e a prefeitura pede que a população colabore para evitar a superlotação das Unidades de Saúde.

A Vigilância em Saúde informa que existem 105 casos que estão sendo monitorados, 680 foram contabilizados, 34 são suspeitos, 1.601 foram descartados, 28 óbitos confirmados, 20 pessoas hospitalizadas e 2.086 testes realizados. Nesta sexta-feira, foram feitos 45 testes: 11 com resultado positivo e 34 negativos.

 

Vereador de Arapiraca defende construção de ciclovia na duplicação da AL-220

  • Paulo Marcello
  • 21/07/2020 11:52
  • Blog do Paulo Marcelo

O vereador Fabiano Leão (PSDB) defende a construção de uma ciclovia em toda a extensão da Rodovia AL-220, que liga Maceió a Arapiraca e solicita ao governo de Alagoas a sua implantação durante as obras que estão em andamento. Indicação nesse sentido foi apresentada pelo parlamentar na Tribuna da Câmara Municipal da capital do Agreste.

De acordo com o vereador, a duplicação da AL-220 vai ampliar o fluxo de veículos entre os dois principais polos econômicos do Estado, mas é necessário dar segurança também aos ciclistas que já utilizam o trecho para irem ao trabalho ou praticar exercícios, transitando pelo acostamento ou dividindo espaço com os veículos. 

“É preciso que o Estado entregue essa obra completa e a ciclovia visa garantir a segurança de ciclistas que se expõem ao perigo de serem colhidos pelos demais veículos e caminhões que trafegam todos os dias na rodovia”, afirma.

Fabiano destacou ainda que a prática esportiva está cada vez aumentando e a maior preocupação é o risco que estão correndo, pois o tráfego é intenso de veículos e eles precisam disputar a rodovia devido à falta de ciclo mobilidade. 

“Quantos acidentes já ocorreram, até com vítimas fatais, de ciclistas que estavam se arriscando nos acostamentos esburacados, nas vias estreitas, sem uma área adequada e sinalizada para pedalarem. É preciso garantir ainda a segurança de pedestres e, nas áreas urbanas, construir calçadas e passarelas para a travessia com segurança das pessoas”, afirmou Fabiano Leão, ex-presidente da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal).  

 

Mãe relata demora no atendimento da filha com sintomas de Covid-19, em Lagoa da Canoa

  • Paulo Marcello
  • 21/07/2020 07:02
  • Blog do Paulo Marcelo

Mãe de gêmeas, em Lagoa da Canoa, denunciou a falta de medicação para uma das filhas com sintomas de Covid-19. Ela chegou a gravar um vídeo para mostrar a própria filha em agonia, por não conseguir respirar direito, logo após ter chegado em casa, apenas com uma receita aviada pelo médico da unidade de saúde municipal. 

A dona de casa, conhecida por Dona Quitéria, relatou que a pequena Isabele (idade não informada) passou o dia com febre, tosse seca e muita falta de ar e que procurou o serviço público de saúde de Lagoa da Canoa para os primeiros procedimentos. 

A mãe esperava pela medicação imediata da filha, como a aplicação de nebulização, mas apenas recebeu a recomendação para voltar pra casa e comprar alguns medicamentos, o que lhe causou revolta, pois a criança fazia grande esforço para tentar respirar. O vídeo foi logo compartilhado nas redes sociais e o fato alimenta a estatística de casos não resolvidos sobre o olhar distante da administração municipal. 

Outra acompanhante de paciente, que pediu para não ser identificada, informou que procurou a unidade de saúde após a filha (19) sentir dores na região abdominal. Segundo ela, da triagem até a realização do atendimento pelo médico, foram mais de 40 minutos.

“Como o caso da minha filha não era grave, ela conseguiu esperar, mas dava pra ver a agonia de outros pacientes, sobretudo idosos e crianças que mal passavam por uma avaliação médica ou que aguardavam muito para serem atendidos. É muita gente aguardando e uma desorganização muito grande por lá”, relatou.

 

Mulher com Covid-19 só consegue fazer o teste um mês após sintomas, em Lagoa da Canoa

  • Blog do Paulo Marcelo
  • 16/07/2020 19:49
  • Blog do Paulo Marcelo
Foto: Cortesia
Mulher só conseguiu realizar exame para Covid-19, após um mês apresentando sintomas da doença.

Uma idosa de 60 anos testou positivo para o novo coronavírus, na cidade de Lagoa da Canoa, no Agreste de Alagoas, mas só recebeu o resultado 12 dias após o teste, em 3 de julho de 2020. Morando com esposo e a própria mãe, que tem 100 anos de idade, a canoense estava colocando em risco a sua e as vidas de familiares, já que não sabia que estava contaminada pelo novo coronavírus. 

Maria Aparecida Martins começou a sentir os sintomas de Covid-19 no dia 10 de junho, mas só conseguiu passar pelo teste em 3 de julho, quase um mês depois dos primeiros incômodos causados pelo coronavírus. O drama só estava começando, porque foram inúmeras idas e vindas em busca do resultado, sem sucesso. 

Apenas na última quarta-feira (15) é que o resultado saiu, acusando que ela testou positivo desde o início deste mês. Tamanha foi a agonia da dona de casa que mora com duas pessoas da área de risco para Covid-19: o marido e a própria mãe que tem 100 anos de idade e que já recebe os cuidados da filha, por conta da idade avançada.  

Lagoa da Canoa é um dos 52 municípios alagoanos que já foram notificados pelo Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) para que façam a implantação da prestação de contas sobre os recursos que estão sendo utilizados no enfrentamento à Covid-19. Tal mecanismo foi requerido pelos promotores de justiça com atuação no combate aos atos de improbidade administrativa para que eles possam melhor fiscalizar a aplicação dessa verba. 

De acordo com o promotor de justiça José Carlos Castro, coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público (Nudepat) do MPAL, a preocupação da instituição é para que os gestores sigam à risca tudo aquilo que determina a Lei federal nº 13.979/2020 que, apesar de flexibilizar as regras para a dispensa de licitação como forma de agilizar as contratações e aquisições destinadas ao enfrentamento da atual situação, de importância internacional, estabelece uma série de critérios que precisam obedecidos.

Nezinho ou Barbosa, impasse em Arapiraca pode gerar racha no MDB

  • Redação
  • 15/07/2020 11:36
  • Blog do Paulo Marcelo
Ascom Assembleia
Deputado Ricardo Nezinho

A pré-candidatura a prefeito de Arapiraca do deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) pode rachar o partido nos próximos meses. A imposição é, segundo uma fonte palaciana, do próprio governador Renan Filho (MDB), que não pretende abrir mão desta ‘promessa’ feita ao parlamentar que já está em pré-campanha. 

O imbróglio é que o vice-governador Luciano Barbosa (MDB) já comentou que é o pré-candidato a prefeito da cidade que já administrou por dois mandatos (2005-2012) e conta com apoio do deputado federal Severino Pessoa (Republicanos), lideranças comunitárias e vereadores da legenda: Léo Saturnino, Fábio Henrique e Rogério Nezinho, irmão do deputado. 

Tudo estava escrito no ‘manual’ do MDB e Luciano Barbosa assumiria o governo no início de 2022, quando seu titular renunciaria o cargo para se candidatar ao senado. Desta forma, LB seria efetivado como governador e seria candidato a reeleição, mas algo saiu errado e o vice e ex-secretário de Educação perdera prestígio dentro do Palácio República dos Palmares. Assim, só restaria tentar voltar à prefeitura de Arapiraca ou esperar pelo prazo de validade do cargo, em dezembro de 2022. 

A fonte ainda revela que se Luciano for confirmado como pré-candidato a prefeito, Nezinho já estaria de malas prontas para deixar o MDB. Por sua vez, o deputado Severino Pessoa lançaria sua esposa, Fabiana Pessoa, como pré-candidata a prefeita, podendo deixar Nezinho indicar o vice, que poderia ser o vereador Rogério Nezinh