Lados opostos: Rodrigo Cunha e Renan Filho inauguram Hospital e UPA em Arapiraca no mesmo dia

16/12/2021 01:18 - Blog do Paulo Marcelo
Por redação
Image

Coincidência ou jogada de marketing político, colocam no mesmo dia e horário, a inauguração de dois importantes investimentos na área da Saúde, em Arapiraca. Nesta quinta-feira (16), a cidade receberá o Instituto de Prevenção (Hospital de Amor), com recursos de emendas parlamentares asseguradas pelo senador Rodrigo Cunha e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com investimentos do Governo de Alagoas.   

O que se percebe são estratégias políticas antagônicas: Rodrigo Cunha (PSDB) preferiu convidar a população para a inauguração desta unidade avançada para diagnóstico e prevenção de câncer. Por sua vez, Renan Filho (MDB) enviou o convite para prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região e trará os serviços da máquina pública dentro do projeto Governo Presente. Política à parte, a população é quem sairá ganhando com estes dois novos e modernos equipamentos públicos de saúde.  

Hospital de Amor – A unidade conta com a mais moderna tecnologia para exames, diagnósticos e tratamento do câncer, com a mesma excelência do famoso e antigo Hospital de Câncer de Barretos, de São Paulo. A região também será contemplada com a Carreta do Hospital de Amor, unidade móvel que vai percorrer o interior alagoano com foco na prevenção e diagnóstico do câncer em mulheres. 

A construção e a inauguração do Hospital somente foram possíveis em razão de emendas parlamentares do senador Rodrigo Cunha e da deputada federal Tereza Neuma, ambos arapiraquenses. O atendimento à população será 100% gratuito e pelo Sistema de Saúde Pública (SUS) sem comprometer os recursos municipais ou estaduais para o custeio.

UPA – A Unidade de Pronto Atendimento Noel Macêdo vai expandir a Rede Pré-Hospitalar no Agreste e será a primeira a funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana. A UPA será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia, disponibilizando leitos de observação e de urgência, além de consultórios, salas de nebulização e gesso. Terá ainda laboratório e irá realizar exames de raios-X e eletrocardiograma.

A UPA é do tipo III e foi construída pelo Governo de Alagoas com recursos próprios e tem capacidade para atender até 350 pacientes por dia. Maceió conta com as UPAs Jacintinho, Tabuleiro do Martins, Cidade Universitária e Jaraguá, construídas integralmente com recursos dos cofres do Estado.  

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..