Longe das brigas e fakes, Collor é o único que apresentou plano de governo para Alagoas

29/09/2022 09:07 - Blog do Paulo Marcelo
Por redação
Image

A campanha política está chegando ao fim, mas alguns candidatos preferiram o ‘campo de batalha’ e de divulgações de notícias falas (fake news) do que focar na apresentação e divulgação de seus planos de governo, o que é primordial para quem busca ocupar o cargo mais importante do Estado.  

Às vésperas da eleição, que ocorre neste domingo (2), apenas o candidato ao governo pelo PTB, Fernando Collor, apresentou seu programa de governo para os próximos quatro anos, com diretrizes e estratégias e com seis eixos que estruturam o conjunto de propostas.

Administração pública

Caso eleito, Collor pretende modernizar a máquina pública estadual. E, para isso, ele cita que deve adotar estratégias setoriais que primem pela inovação tecnológica, valorização dos quadros técnicos e otimização de recursos para garantir investimentos.

O candidato pretende implantar uma política administrativa que estabeleça e mantenha em constante atualização um Plano de Cargos e Salários justo, além de implantar programas de capacitação e aperfeiçoamento para o servidor.

Setor social

Collor destaca estratégias nos setores da educação; saneamento básico; saúde; habitação; segurança pública; esporte, lazer e cidadania; arte e cultura; assistência social às mulheres e à terceira idade; e desenvolvimento urbano.

Educação 

O candidato cita a recuperação e expansão da rede física de ensino, assim como a melhoria salarial do pessoal de toda a área do ensino, creches comunitárias para assistência integral às crianças cujas mães trabalham fora, além da garantia e melhora da merenda escolar e criação e expansão de escolas cívico-militares em todo o estado.

Saneamento básico 

O plano de governo de Fernando Collor cita um abastecimento de água e de esgotamento sanitário de qualidade em todos os municípios, concentrando esforços para que sejam finalizadas obras de saneamento em Maceió, realizar estudos que viabilizem a conclusão das obras de saneamento de cidades turísticas do estado, além de criar um programa destinado à implantação de banheiros em residências de famílias que vivem abaixo da linha da pobreza.

Saúde 

Neste quesito, Collor ressaltou a importância de aumentar o número de Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), do Programa de Saúde da Mulher, Programa de Assistência ao Idoso e ao Deficiente, apoio ao aumento da cobertura vacinal, melhoria da assistência médica e reestruturação do sistema de Saúde de Alagoas, integrando as unidades e estabelecendo um fluxo de regulação eficiente.

O candidato também prevê, com apoio do Governo Federal, a construção de novas unidades habitacionais por meio do Programa Casa Verde Amarela, além de criar um Programa Estadual de Habitação para população de baixa renda.

Segurança 

O candidato fala na modernização das políticas de segurança pública, na capacitação dos profissionais do setor, em aperfeiçoar o atual sistema de videomonitoramento eletrônico, bem como na criação de novas centrais de flagrantes e na instalação de novos postos de salvamento para o Corpo de Bombeiros. Além disso, o plano de governo prevê a construção de novas edificações para os serviços do IML e do Instituto de Criminalística.

Esporte, lazer e cidadania

Em seu plano de governo são citadas ações de recuperação e conservação das áreas de lazer existentes e levantamento das áreas utilizáveis para o desenvolvimento de práticas esportivas e recreativas, promoção de encontros esportivos e dinamização do esporte amador.

E mais

Collor também pretende investir em arte e cultura por meio da promoção de festas públicas, festivais de cinema, apoiar a realização de eventos de iniciativa da comunidade, promover uma constante e ativa parceria com o trade turístico para desenvolver programas culturais, além de criar a “Rota Cultural”, que buscará a unificação de um calendário de eventos culturais no Estado.

Assistência social às mulheres e à terceira idade, com ações do governo destinadas às mulheres que necessitam da ajuda para sobreviver, reforçando a rede de proteção social que é ofertada pelo governo federal, por meio do Auxílio Brasil e o Vale Gás.

Para promover o desenvolvimento urbano, o candidato quer promover estudos para reduzir ou eliminar os custos de taxas de licenciamento, emplacamento e impostos incidentes sobre os táxis e motocicletas utilizadas para o deslocamento ao trabalho, à escola e como equipamentos de seu próprio trabalho.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..