Blog do Paulo Marcelo
Blog do Paulo Marcelo

Colunista político de Arapiraca

Postado em 22/06/2017 às 16:08 0

Vereador Léo quer que alunos da rede pública tenham direito a exame de vista na Escola



foto: Claudio Roberto

Léo Saturnino, vereador por Arapiraca (PMDB)

O vereador por Arapiraca, Léo Saturnino (PMDB) está viabilizando meios, junto à secretaria municipal de Saúde, para que os alunos da rede pública recebam atendimento oftalmológico dentro das unidades de ensino do município.    

Indicação nesse sentido foi aprovada, esta semana, pela Câmara Municipal de Arapiraca após ampla discussão em plenário envolvendo os vereadores Dr. Fábio (PR) e Willomaks da Saúde (PRP), ex-diretor de Unidade Básica de Saúde (UBS) e que conhece de perto a dificuldade dos pais que trabalham e que não tem tempo para levar os filhos para as consultas.    

Léo Saturnino pretende pedir pessoalmente a secretária Aurélia Fernandes e ao prefeito Rogério Teófilo (PSDB) para transformar sua indicação em realidade, se possível ainda dentro do calendário escolar de 2017.  

“É preciso um melhorar o planejamento por parte da secretaria de Saúde para atender a essa demanda que é muito grande. Existem muitas famílias que não têm a mínima condição de pagar por estes ou outros exames de saúde e também aqueles pais que não tem como perder um dia de serviço para levar o filho ao atendimento oftalmológico”, explicou.

 


Postado em 21/06/2017 às 21:12 0

Vereador diz que governador Renan Filho usa 'blefe eleitoral' e faz descaso da Saúde Pública



Foto: Todo Segundo

vereador Cristiano Ramos (PDT)

O vereador Cristiano Ramos (PDT) teceu severas críticas ao governador Renan Filho (PMDB) durante sessão na Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas, na manhã desta quarta-feira (21).

De maneira bastante inflamada, o parlamentar chegou a chamar a gestão de Renan Filho de ‘blefe eleitoral’, por tratar a saúde pública de maneira irresponsável. Cristiano afirma que o chefe do Executivo Estadual deveria ‘abrir o coração’ e ter seriedade em suas ações, notadamente quando se tratar de vidas.

“A gente está tratando de vidas, são vidas que estão precisando de apoio do governo do Estado. Cobrar única e exclusivamente do município as condições da saúde funcionar perfeitamente é injusto”, disse. 

Cristiano diz que é injusto o valor do repasse de investimentos na área de Saúde que o município de Palmeira vem recebendo, inferior a cidades menores como Santana do Ipanema, no Sertão alagoano.

“O que a gente recebe aqui hoje, que é repassado pelo Governo Federal, pelo Ministério da Saúde para ser repassado para nossos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) são muito menores do que a região de Santana do Ipanema, isso é injusto”, destacou.  

Para o vereador de Palmeira dos Índios, o governador não tem amor ao próximo.  

“Abra o coração governador Renan, esse blefe eleitoral deixe para fazer quando não for tratando de vidas, em obras, alguma coisa assim. Blefe eleitoral com saúde é irresponsável, é falta de amor ao próximo”, finalizou.

 


Postado em 21/06/2017 às 20:27 0

Prefeito de Craíbas deixa UTI do Hospital do Coração após infarto



foto: Divulgação

Hospital do Coração de Maceió

Atualizada às 21h28

O prefeito de Craíbas, Ediel Leite (PMDB) deixou, na tarde desta quarta-feira (21) a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração, em Maceió. Ediel estava internado desde a última segunda (19) após sofrer um infarto.

O serviço de Assistência Social da Unidade Médico-hospitalar informou que o paciente Ediel Leite apresentou o quadro de melhora e por isso os médicos decidiram por retirá-lo da UTI, mas ele segue acompanhado por uma equipe médica.

O prefeito está consciente e já recebe a visita de alguns parentes, por recomendação médica. Por meio das redes sociais o prefeito, de 46 anos, mandou uma mensagem de agradecimento a todos que torcem por sua reabilitação. Ediel agradeceu pelo atendimento recebido e pelas correntes de oração.

“Agradeço a equipe médica que me atendeu e pela corrente de oração que venho recebendo de todos. Tenham certeza que essa energia boa ameniza um pouco o sofrimento e ajuda a passar por este momento difícil. Em breve, estarei de volta para dar continuidade ao trabalho”, escreveu.

No final da tarde, via aplicativo de mensagens, o prefeito escreveu: 

Boa tarde! Passando para avisar que já saí da UTI. Quero também aproveitar e agradecer de coração a todos pela preocupação, força e orações. Tenham a certeza de que essa energia boa de todos que me amam e torcem por mim me ajudaram a passar por esse momento difícil. Em breve estaremos juntos novamente para dar continuidade ao nosso trabalho.

Segundo a assessoria da prefeitura, a previsão de alta é para esta sexta-feira (23)

 


Postado em 21/06/2017 às 16:21 0

Severino Pessoa confirma que vice-prefeita de Arapiraca será candidata a deputada estadual



foto: Arquivo pessoal

deputado Severino Pessoa e a vice-prefeita de Arapiraca Fabiana Pessoa

O cenário político de Arapiraca sinaliza que em 2018 a família Pessoa vai tentar duas vagas, ao mesmo tempo, para o Poder Legislativo, sendo uma cadeira na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), em Maceió, e outra na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Desde o início do ano que o deputado estadual Severino Pessoa (PSC) vem afirmando que será candidato a deputado federal em 2018 e esse fato vem cada vez mais se configurando para uma ‘dobradinha em família’ com a candidatura da esposa, Fabiana Pessoa (PRB) ao cargo de deputada estadual.

Enquanto Severino Pessoa pretende conseguir os votos necessários para ocupar uma vaga na Câmara Federal e com isso garantir uma cadeira para Arapiraca, em Brasília, a atual vice-prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa vai tentar manter a cargo da família na Casa Tavares Bastos.

O Clã Pessoa

Severino Pessoa já foi vereador por Arapiraca (2009-2010) e está em seu segundo mandato de deputado estadual (2011-2018). Já Fabiana Pessoa foi eleita vereadora pela primeira vez em 2012 e em 2016 foi candidata a vice na chapa do prefeito eleito Rogério Teófilo (PSDB).

Também no ano passado, a odontóloga Sinielza Pessoa, irmã do Severino, concorreu a uma vaga na Câmara de Arapiraca. A médica não conseguiu se eleger, mas a partir da posse da vereadora Aurélia Fernandes (PSB) no cargo de secretária municipal de Saúde, Sinielza assumiu a vaga de Vereadora na Casa Herbene Melo por ser a primeira suplente da coligação que venceu as eleições.  

 


Postado em 20/06/2017 às 22:54 0

Pedro Vilela tem apoio de Rui e Teófilo e vai buscar a reeleição em 2018



foto: TV Senado

deputado federal, Pedro Vilela (PSDB)

O deputado federal Pedro Vilela (PSDB) vem ganhando cada vez mais espaço na política alagoana e tem dado um pouco mais de atenção às duas principais cidades do Estado em busca de aliados e de fortalecimento de sua candidatura à reeleição, no pleito de 2018.

Com o segundo mandato do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) e a eleição do prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB), o deputado Vilela conta com apoio de seus correligionários para tentar renovação de seu mandato na eleição do ano que vem. Sua atuação como parlamentar o credencia para confirmar sua candidatura com possibilidade de repetir sua expressiva votação anterior.

As aparições do deputado Pedro Vilela ao lado do prefeito de Arapiraca, por exemplo, vem causando ciúmes naqueles que defendem a candidatura do deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) a uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Pessoas mais próximas ao parlamentar apostam que Cunha será candidato a deputado federal ou ao Senado em 2018. A informação não é confirmada oficialmente.  

Pedro Vilela está em seu primeiro mandato e é uma das novas apostas da política alagoana. Herdeiro de uma das principais dinastias olíticas brasileiras, é neto do ex-senador Teotônio Vilela. "O Menestrel das Alagoas", e sobrinho do ex-governador Teotônio Vilela Filho. Na eleição de 2014 ele obteve mais de 119 mil votos e, curiosamente, tem em sua suplência o prefeito Rogério Teófilo.

 


Postado em 19/06/2017 às 21:34 0

Prefeito de Craíbas é transferido para Maceió após ser identificado problemas no coração



foto: Cortesia

socorristas do Corpo de Bombeiros levando o prefeito de Craíbas para o helicóptero

O prefeito de Craíbas, Ediel Leite (PMDB) passou mal nas primeiras horas desta segunda-feira (19) e foi socorrido até o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.

Segundo os primeiros levantamentos, Ediel (46) teve um mal súbito e existe a suspeita de um infarto. Após o atendimento na Unidade Hospitalar, em Arapiraca, o prefeito de Craíbas foi transferido de helicóptero para o Hospital do Coração (HCor) na capital alagoana.

A assessoria do Hospital de Emergência informou que Ediel Leite recebeu cuidados médicos e que, após avaliação de uma junta especializada, foi decido pela sua transferência. Ainda segundo a assessoria do HEA o prefeito de Craíbas está consciente e seu quadro de saúde é estável, mas inspira cuidados.

O médico cardiologista Luciano Santos informou que Ediel Leite foi encaminhado para o Hospital do Coração, em Maceió, onde vai passar por exames mais complexos para identificar as causas de um possível problema coronariano, que seria uma obstrução das artérias do coração.

“Ele passou pelo eletro, onde foi identificada uma alteração e a equipe médica, em comum acordo com a família, achou por bem encaminhá-lo para a Unidade Especializada na capital”, disse.

Ainda de acordo com o médico, Ediel não sentia mais dores no peito e estava consciente quando foi levado pelos socorristas para o Grupamento de Bombeiros Militar de onde seguiu para Maceió a bordo da aeronave Falcão 04.

 


Postado em 15/06/2017 às 21:21 0

Paulão deixa presidência do PT, quer eleições diretas e diz que Lula será eleito presidente de novo



foto: site do PT

deputado federal Paulão (PT-AL)

O deputado federal Paulo Fernando dos Santos (Paulão), um dos maiores nomes do Partido dos Trabalhadores (PT) em Alagoas deixou a presidência da legenda, na última semana, para se dedicar em prol da chamada mobilização nacional pelas mudanças. Com a saída de Paulão do comando do PT, o ex-vereador por Maceió, Ricardo Barbosa passa a comandar o diretório estadual do partido.

Paulão explica que a coordenação nacional do PT entende que será necessária uma grande mobilização para forçar a saída do governo Temer (PMDB) ao mesmo tempo em que deve crescer a luta pelas eleições diretas. Nesta configuração o nome do ex-presidente Lula já começa a ser trabalhado, exceto se houver impedimento jurídico.

“Só vamos conseguir o voto direto para presidente após a queda deste governo golpista se houver uma grande mobilização de massas”, afirma.

O deputado Paulão comenta que ainda não há como discutir nada em torno das eleições de 2018. Para o parlamentar a atual conjuntura política impede que seja aberto qualquer canal de negociação sobre a posição do PT de Alagoas para o pleito do ano que vem.    

“Nós vamos trabalhar para viabilizar o Lula. Assim, vamos esperar o quadro se definir para ver qual o caminho que devemos pegar em Alagoas para ajudar na questão nacional”, destaca.

 


Postado em 14/06/2017 às 22:41 0

Renan Filho pode ser candidato ao Senado para salvar mandato dos Calheiros



foto: Divulgação

Renan Calheiros ao lado do governador Renan Filho

Após a delação da Odebrecht que cita o senador e ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) em pelo menos quatro inquéritos autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, surge um plano B caso o parlamentar não tenha condições legais de concorrer à reeleição em 2018. Para o lugar de Renan entraria Renan Filho, atual governador de Alagoas.

Nada é ainda oficial, mas no ambiente peemedebista rumores são cada vez mais fortes de que o partido estaria buscando uma segunda alternativa, caso Renan Calheiros perca seus direitos políticos e não possa concorrer ao cargo no pleito do ano que vem. A meta seria apresentar outro nome do ‘clã dos Calheiros’ para manter a influência e o mandato em Brasília.

Se Renan Calheiros não puder subir ao palanque para pedir votos pra ele mesmo em 2018, o governador Renan Filho assumiria o trono na condição de ‘senador herdeiro’, ou seja, seria o candidato da família a uma das vagas no Senado Federal. Já Renan (o pai) poderia até ser candidato a deputado estadual numa manobra para manter o foro privilegiado.

Luciano Barbosa

Nessa hipótese, o atual vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa (PMDB) seria o candidato da legenda ao governo do Estado para concorrer provavelmente com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) única pré-candidatura em formatação pelo lado da oposição. O plano B não deve ser usado efetivamente, mas quem ‘joga esse jogo’ o ideal é ter sempre uma carta na manga para quando as coisas saírem do controle.

Em nota, Renan disse que abertura dos inquéritos vai permitir que ele conheça o teor das supostas acusações para, enfim, exercer seu direito de defesa sem que seja apenas baseado em vazamentos seletivos de delações. “Um homem público sabe que pode ser investigado. Mas isso não significa condenação prévia ou atestado de que alguma irregularidade foi cometida. Acredito que esses inquéritos serão arquivados por falta de provas, como aconteceu com o primeiro", disse Renan. 

 


Postado em 13/06/2017 às 22:26 0

Vereador Dr. Fábio pede mutirão de limpeza para retirada de lixo em ruas de Arapiraca



foto: Cada Minuto

DR. Fábio, vereador por Arapiraca (PR)

Em meio aos inúmeros registros de locais onde os lixos e entulhos se acumulam, sobretudo em áreas da periferia de Arapiraca, o vereador Dr. Fábio (PR) usou a tribuna da Câmara Municipal, na noite desta terça-feira (13) para cobrar da prefeitura que promova um mutirão de limpeza no conjunto residencial Nossa Senhora Aparecida.

O parlamentar justificou seu pedido alegando que os moradores desta localidade usaram a ferramenta virtual ‘Gabinete On Line’ para pedir ao vereador que encaminhe o pedido para este mutirão de limpeza junto à secretaria de Serviços Públicos o mais breve possível, devido ao grande volume de lixo e entulhos acumulados em vários trechos da comunidade.  

Na oportunidade, Dr. Fábio conseguiu que os vereadores presentes à sessão desta terça-feira aprovassem a indicação nº 447/2017 que solicita ao prefeito Rogério Teófilo (PSDB), junto à secretaria municipal de Educação e Esporte, que viabilize meios para construir um campo de futebol no bairro Bom Sucesso.

Em outra indicação, o vereador pede a construção de um posto policial no residencial Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bom Sucesso. Todas as indicações do parlamentar foram aprovadas por unanimidade e com a subscrição dos demais parlamentares.

 


Postado em 13/06/2017 às 16:41 0

Secretário de Educação pede exoneração do cargo em Feira Grande



foto: Arquivo pessoal

Ex-secretário de Educação de Feira Grande, Rosivaldo Pereira

A administração pública de Feira Grande, na Região Agreste de Alagoas, não pode mais contar com o professor Rosivaldo Pereira à frente da secretaria municipal de Educação. Na manhã desta terça-feira (13) foi confirmada sua exoneração do cargo, por motivos pessoais.

Esta foi a primeira baixa na gestão do prefeito Flávio Rangel (Flávio do Chico da Granja) que conviveu, recentemente, com impasse dos servidores da Educação que chegaram a entrar em greve por mais de uma semana. O movimento paredista só foi encerrado após decisão da Justiça de Alagoas que determinou o fim da mobilização sob pena de pagamento de multa diária de R$ 5 mil.

Representados pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Feira Grande (Sindsfeira) a categoria entrou em greve no dia 1º de junho de 2017, pedindo reajuste salarial e outras reivindicações. Em sua defesa, a prefeitura alegou que o edital de convocação de assembleia da categoria não ocorreu, como determina a lei federal nº 7.783/89, que dispõe sobre o direito de greve e nem foi mantida manutenção de 30% do efetivo mínimo.

O ex-secretário de Educação, Rosivaldo Pereira, deixou o cargo alegando motivos pessoais, mas deixa claro que seguirá atuando como professor da rede municipal de ensino de Feira Grande. Até o fechamento desta matéria a assessoria da prefeitura não havia informado o nome do substituto na pasta. 

 


Postado em 13/06/2017 às 15:49 0

Benedito de Lira avisa: "Tenho fôlego e sou candidato ao Senado na eleição do próximo ano"



foto: TV Senado

senador Benedito de Lira (PP/AL)

O senador Benedito de Lira (PP) sai do silêncio e revela que vai disputar a reeleição para o Senado em 2018. Apontado como possível candidato ao governo de Alagoas, numa revanche da campanha de 2014, Biu desmente os boatos sobre sua aposentadoria política.

A confirmação de que o Biu vai mesmo participar do pleito do próximo ano, na condição de candidato ao Senado, deixa a disputa ainda mais acirrada mesmo sendo para duas vagas em Brasília. O senador já iniciou, inclusive, encontros e reuniões político-partidárias em busca de aliados para fortalecer sua candidatura.

São nomes teoricamente confirmados para esta disputa o senador Renan Calheiros (PMDB), candidato a reeleição; o ministro do Turismo Marx Beltrão (PMDB); a ex-senadora e ex-vereadora Heloísa Helena; além do ex-senador e ex-governador Teotônio Vilela Filho (PSDB). A meta do PMDB e fazer a dobradinha Renan e Marx para não dar chance à outra legenda.

Os Beltrão

Já a família Beltrão quer garantir, além do Senado, uma vaga na Câmara Federal e outra na Assembleia Legislativa de Alagoas. Para a vaga em Brasília, a estratégia passa pela renúncia do prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão (PMDB), no início de 2018. Neste caso, a vaga de prefeito ficará em casa, pois será herdada pela esposa de Joaquim Beltrão, Dalva Edith.

A vaga de deputado estadual será disputada por João Beltrão, que é irmão de Joaquim e tio de Marx Beltrão. João vai tentar a reeleição em 2018. Já o ex-prefeito de Feliz Deserto, Maycon Beltrão, também filho de João, é atual secretário de governo em Coruripe. A ex-cunhada de João, Rosiana Beltrão é a atual prefeita de Feliz Deserto.

Ainda no litoral do Estado, a cidade de Jequiá da Praia é administrada Jeannyne, mais uma filha do deputado João Beltrão. Já a cidade de Penedo, no Baixo São Francisco, tem como prefeito Marcius Beltrão, sobrinho de João. E o município de Piaçabuçu tem como prefeito o primo de João, Djalma Beltrão.

 


Postado em 12/06/2017 às 17:37 0

Rui Palmeira e Rodrigo Cunha são nomes estratégicos do PSDB para 2018



foto: Arquivo/Cada Minuto

Rui Palmeira e Rodrigo Cunha, nomes fortes do PSDB de Alagoas

O PSDB de Alagoas já sinaliza positivo para formação de uma chapa que vai disputar cargos do Executivo e Legislativo em 2018. Os nomes, já cogitados a um bom tempo, começam a ganhar fôlego e as opções são as mais variadas deixando, por exemplo, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e o deputado estadual Rodrigo Cunha em posições confortáveis.

O prefeito reeleito de Maceió é cotado para encabeçar a chapa na condição de candidato ao governo para tentar impedir a reeleição de Renan Filho (PMDB). Mas Rui Palmeira pode ainda ser o candidato ao senado, numa possível desistência do ex-senador e ex-governador Teotônio Vilela Filho ou seguir o mandato de prefeito até 2020.

Já o deputado estadual Rodrigo Cunha é candidatíssimo a reeleição, mas também pode ser definido como candidato a deputado federal ou senador, sem Téo e Rui no páreo. Outra hipótese seria colocar Rodrigo na condição de candidato ao governo, mas pelo que levantei a bola da vez é mesmo Rui Palmeira e sua boa gestão à frente da prefeitura da capital lhe credencia para liderar o grupo tucano em Alagoas.

Por sua vez, o deputado federal Pedro Vilela vai tentar a reeleição e terá diretamente o apoio dos prefeitos de Maceió e Arapiraca, Rui Palmeira e Rogério Teófilo, respectivamente. O leque de opções para deputado estadual deve crescer, mas vai depender dos nomes que (ainda) estiverem filiados ao partido e os que podem assinar com o diretório estadual do PSDB.