Lula pode ficar sem receber título Honoris Causa em visita a Arapiraca nesta quarta-feira

BBC 1e1113c2 8eee 4aa5 9184 2b3d2add2335 Ex-presidente pode ficar sem título Honoris Causa em Arapiraca

Após a concessão de uma liminar pela Justiça Federal da Bahia, que suspendeu a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula, pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cruz das Almas, na última quinta-feira (17) levantaram dúvidas sobre a entrega ou não da mesma honraria pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) marcada para esta quarta-feira (23) em Arapiraca, no Agreste do Estado. 

A decisão de suspender o título no interior da Bahia foi do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara Cível, após ação popular impetrada na Justiça. No documento, o juiz argumentou que o ato era ilegal e lesivo ao patrimônio público. A decisão da justiça baiana poderia causar ‘o efeito cascata’ e causar o cancelamento da homenagem também em solo alagoano. 

Campanha antecipada

De acordo com o magistrado, o ato administrativo de concessão do título honorífico de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva configuraria em desvio de finalidade revelador de ofensa à moralidade administrativa. Ainda de acordo com o juiz, o processo de concessão desta honraria foi feito de forma rápida e não atendeu aos requisitos administrativos necessários. 

Segundo o juiz, a proposta de dar o título ao ex-presidente foi feita por membros do Conselho Universitário, enquanto o regimento da própria instituição determina que seja feita mediante proposta justificada do reitor e aprovada por 2/3 dos membros presentes na reunião (da proposta).

Título da Uneal

Por sua vez, a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) está programando para esta quarta-feira (23), a solenidade de outorga do título do Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula em solenidade que será realizada no ginásio municipal João Paulo II, no Parque Ceci Cunha, a partir das 8h da manhã. Até o fechamento desta matéria, não houve nenhuma informação sobre o cancelamento desta solenidade.  

O ato será conduzido pelo magnífico reitor da Instituição de Ensino Superior, Jairo Campos da Costa, apesar de ter registrado o Boletim de Ocorrência (B.O.), na Central de Polícia, de que recebera ameaças de morte, caso a honraria fosse concedida ao ex-presidente do Brasil. 

Processo de 2011

De acordo com a assessoria da Uneal, o processo que solicitou a concessão do título a Luiz Inácio Lula da Silva foi iniciado em 2011 e passou pelos trâmites legais, inclusive sendo levado à votação em sessão ordinária pelo Conselho Superior (Consu), órgão composto por 45 membros eleitos pela comunidade acadêmica, com representação de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos e confirmado em 2012.

Por meio da assessoria de comunicação, a Uneal informa que a gestão do então presidente da República viabilizou a implantação do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind), investimento em Educação que garantiu a formação de quase mais de 70 professores indígenas.
 
Também durante o governo do ex-presidente, a Uneal lançou o Programa de Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), iniciativa que graduou 54 professores que atuavam na área agrícola, dentre outras ações que resultaram em inclusão social e acesso à Universidade por pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Lula em Alagoas  

O ex-presidente desembarca em Alagoas nesta terça-feira (22), às 16h, em Penedo, cidade da Região do Baixo São Francisco. Lula vai participar de um ato público e em seguida segue para Arapiraca, no início da noite.

Já na quarta-feira (23), Lula será homenageado pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) com o título de Doutor Honoris Causa, honraria dada a personalidades "que tenham se distinguido, seja pelo saber, seja pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras, ou do bem-estar e melhor entendimento entre os povos".

Após a cerimônia em Arapiraca, o ex-presidente segue para Maceió onde deve participar de um ato no Clube Fênix Alagoana. 

 

Dr. Fábio esclarece mudança de pavimentação com emenda do deputado Maurício Quintella

Cláudio Roberto 4f9f6366 e92b 4c63 a70e bdfb395cf021 Dr. Fábio, vereador (PR)

O vereador Dr. Fábio (PR) esclarece que, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Maurício Quintella (PR), hoje ministro dos Transportes, Portos e Aviação, será possível beneficiar os moradores de Vila Bananeiras, em Arapiraca, com o calçamento da Rua São José. 

Dr. Fábio faz questão de destacar que o trecho não seria beneficiado neste momento, mas por conta de uma alteração feita na gestão anterior, a Rua São José passou a ter preferência no lugar da Rua do Campo que era uma de suas reivindicações junto à então secretaria de Obras. 

“Estamos finalizando mais uma obra de calçamento na Rua São José, em Vila Bananeiras, que a princípio não iria ser contemplada nesse momento, e sim a Rua do Campo como irão mostrar todos os ofícios abaixo”, cita Dr. Fábio.

Apesar da alteração no serviço de calçamento da artéria, os recursos são oriundos de emenda parlamentar N°13040001-OGU/2016 do deputado federal licenciado Maurício Quintella, que exerce o cargo de ministro no governo do presidente Michel Temer (PMDB). 

“Infelizmente a gestão municipal passada (2013-2016) não acatou a minha indicação, fazendo assim a mudança da pavimentação para a Rua São José”, justifica o vereador informando ainda que todos os trâmites legais foram feitos para que os recursos fossem destinados à Rua do Campo, beneficiando mais de 300 moradores. 

Dr. Fábio disse também que “são esses obstáculos que o tornam cada vez mais forte, colocando sempre o povo arapiraquense como prioridade e acreditando que a verdade sempre caberá em qualquer lugar”.    

O vereador destacou que continuará buscando recursos junto ao deputado federal Maurício Quintella e ao prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB) para em breve realizar o sonho do povo querido da Rua do Campo.
 

Políticos homenageiam a Rádio Novo Nordeste pelos 41 anos de fundação

1e6d487d 8bf3 45fb 8bf1 287e52b458a3

Neste domingo (20) a Rádio Novo Nordeste de Arapiraca (AL) comemora o aniversário de 41 anos de fundação (1976). Ao longo deste período, a emissora pioneira contribuiu para o crescimento da cidade e testemunhou o seu desenvolvimento. Um sonho de 30 abnegados empreendedores que conseguiram colocar no ar a primeira emissora da Terra de Manoel André.  

Com uma equipe de profissionais muito talentosa e renomada a NN 570 ofereceu, nestes mais de 40 anos, uma programação variada, do musical ao radio jornalismo, das gincanas aos shows de calouros, dos programas esportivos às transmissões ao vivo e registros dos acontecimentos que marcaram os últimos 40 anos da segunda maior cidade do Estado de Alagoas e que a consagrou com Conceito e Liderança.  

Com o avanço da tecnologia e as novas ferramentas para ouvir a rádio, a direção da emissora confirma que nos próximos meses a Novo Nordeste AM passará a transmitir sua programação em FM (Frequência Modulada), processo de migração que está sendo na maioria das emissoras que ainda funcionam em Amplitude Modulada.  

O Troféu “Novo Nordeste 41 anos” será entregue na tarde deste domingo ao vencedor da partida entre ASA x Moto Clube, jogo válido pela Série C do Campeonato Brasileiro, que será disputado no estádio Coaracy da Mata Fonseca (Fumeirão), às 16h, em Arapiraca.  

Alguns políticos enviaram suas mensagens de felicitações pela passagem do aniversário da Novo Nordeste. 

Deputado Severino Pessoa  

“É motivo de orgulho pra mim, para todos os arapiraquenses e alagoanos o aniversário da Novo Nordeste. Feliz aniversário para todos os Funcionários e seu Aurelino Barbosa o comandante dessa bela empresa”.

Vereador Pastor Marcos Caetano 

“Parabéns a esta querida emissora que sabe transmitir com responsabilidade e carinho as noticias de nosso dia a dia. É verdadeiramente um motivo de orgulho para todos os arapiraquenses. Parabéns Rádio Novo Nordeste pelos seus 41 anos de comunicação e respeito”.

Aurélia Fernandes vereadora licenciada e secretária municipal de Saúde  

“Vivi esse sonho com meus pais Judá e Almira e meus irmãos: uma emissora de rádio em Arapiraca! Uma grande emoção de infância vivida e lembrada até hoje com muito carinho no meu coração! O tempo passa rapidamente e a Novo Nordeste cresceu com a nossa Arapiraca! O sonho virou realidade! Parabéns a todos que fazem hoje a Radio Novo Nordeste e obrigada a todos que acreditaram nesse sonho, pois temos "a rádio de nós" como dizia o povo na época da inauguração. Hoje 41 anos depois continuamos voando nas asas do "bem-te-vi" e nos amando embalados no "besame mucho". Amoooo”.  

 

Vereador Fabiano Leão confirma parceria que vai levar cisternas para comunidades de Arapiraca

Ascom 83193efc dba8 47c1 b49f 2a0b75a6e718 Serão investidos R$ 15,7 milhões em cisternas

Dezenas de comunidades de Arapiraca serão contempladas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), que vai construir centenas de cisternas de tecnologia de primeira água na Zona Rural e em escolas da rede pública municipal. 

A informação foi confirmada pelo vereador Fabiano Leão (PMDB) após a assinatura do convênio pelo secretário Álvaro Vasconcelos na sede da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar). Por meio de convênio entre os governos federal e de Alagoas serão investidos R$ 15,7 milhões.
 
Benefício

De acordo com o secretário Álvaro Vasconcelos, além de beneficiar as famílias, as cisternas também vão auxiliar, positivamente, com as tarefas do dia a dia nas escolas públicas da zona rural. 

"As famílias beneficiadas passam a contar com um espaço adequado para o consumo e o armazenamento de água durante o ano todo", assegura o gestor da Seagri.

Trabalho

Fabiano Leão agradeceu ao apoio que vem recebendo do governo do Estado e parabenizou também a parceria que foi feita com a Facomar que nunca mediu esforços para apoiar as comunidades arapiraquenses. 

"A chegada das cisternas para as famílias será uma grande conquista. Algumas vezes as comunidades estão em áreas de difícil acesso e nenhum transporte motorizado. É assim que estamos trabalhando, em parceria com o governador Renan Filho, com o secretário Álvaro Vasconcelos e com o presidente Brás de Farias da Facomar”, disse Fabiano.  

Cada cisterna tem capacidade para 52 mil litros de água e o prazo de construção é de um mês. As entidades aproveitam os próprios moradores das comunidades na contratação dos serviços. 

 

Vereador Léo reivindica Parque de Exposições para cidade de Arapiraca

Arquivo pessoal Eb31a443 319b 4439 8284 828a47313f8d Léo Saturnino, vereador por Arapiraca (PMDB)


O desenvolvimento do município de Arapiraca ainda é tímido se comparado com suas necessidades em infraestrutura e saneamento básico, abastecimento regular de água e fornecimento de energia elétrica sem cortes ou oscilações, espaços de lazer e entretenimento, entre outras necessidades. É sobre esse aspecto que o vereador Léo Saturnino (PMDB) tem se preocupado também. 

Nesta semana, em sessão ordinária na Câmara Municipal, o parlamentar apresentou uma indicação a cerca da necessidade da construção de um espaço multifuncional para a realização de grandes eventos como feiras agropecuárias, exposições, workshops, leilões, comercializações do agronegócio e até de convenções. Com isso haveria um incremento na economia e no turismo de Arapiraca. 

“Não vejo como prioridade, mas como necessidade do município em ter um local amplo para promover eventos desta natureza e que possa, com isso, receber um número bem maior de visitantes já que Arapiraca está muito bem localizada geograficamente e hoje pela falta de um Parque de Exposições perde recursos que poderiam incrementar os segmentos de cultura, gastronomia, turismo, lazer e entretenimento”, explicou. 

Léo Saturnino lembra que em outros municípios do porte de Arapiraca já existem espaços para este fim e sugeriu ainda que com a construção do novo aeroporto de Arapiraca, cujo projeto já está bem adiantado, a cidade também seja contemplada com o Parque de Exposições. O vereador destaca que junto ao projeto do Centro de Convenções, a cidade passaria a receber eventos que até então só são realizados na capital alagoana ou em outros Estados.  

Ediel Leite e secretários inauguram creche na cidade de Craíbas

TV OOPS 05ead1c3 b159 4ad3 a3d9 def803c42874 Ediel Leite, em inauguração de creche em Craíbas

Com sete meses de administração, o prefeito de Craíbas, Ediel Leite (PMDB) inaugurou, na última sexta-feira (11) o Centro de Educação Infantil municipal que terá capacidade para 120 crianças. A creche Emília Moreira dos Santos (Vovó Santa), nome da avó do prefeito, vai atender a necessidade de crianças de 2 a 3 anos de idade do bairro Teodoro Gama e adjacências. 

O prefeito Ediel destacou os esforços de toda sua equipe para fazer com que a cidade siga seu desenvolvimento e que a creche, recém-inaugurada, tem um papel importante em benefício da educação das crianças de Craíbas. 

“Nós implantamos mais uma creche na cidade para proporcionar mais qualidade de vida à população. As mães e responsáveis passam a contar, a partir de gora, com este instrumento educacional e que passa a atende as necessidades das inúmeras famílias desta localidade”, disse Ediel.

Mais uma creche

O prefeito de Craíbas anunciou que nos próximos meses vai inaugurar a creche do São João e que seu governo tem o compromisso de seguir trabalhando durante todo o ano e não apenas na época do aniversário da cidade. Ediel já determinou à sua equipe que não meça esforços para garantir outras unidades deste porte funcionando em todas as áreas do município de Craíbas. 

“O perfil de nosso governo é trabalhar o ano todo. Já implantamos uma creche no distrito de Folha Miúda e agora estamos entregando mais uma nesta comunidade. Quero garantir que em 2018 vamos entregar a creche da comunidade São João numa obra onde serão investidos mais de R$ 2 milhões em parceria com o governo federal, para atender a mais de 200 alunos”, destacou.  

O deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) prestigiou a inuguração da creche ao lado de secretários municipais, vereadores, educadores e lideranças da comunidade. 

 

Filho do prefeito Rogério Teófilo será candidato a deputado estadual em 2018

Arquivo pessoal 9933fb9f 7afe 42c9 8a86 697f1b10638e Moacir Teófilo, candidato a deputado em 2018 (não confirma)

O advogado Moacir Teófilo Neto, filho do prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB) deve ser confirmado como candidato a deputado estadual nas eleições de 2018. A informação não foi confirmada oficialmente, mas são cada vez mais crescentes os comentários na Casa Azul, sede do Poder Executivo municipal, que este será mesmo o caminho do herdeiro político da família Auto Teófilo. 

Moacir Teófilo Neto participou diretamente das últimas três investidas do pai nas eleições para prefeito (2012), deputado federal (2014) e de novo para prefeito (2016) quando Rogério venceu todo aparato dos governos estadual e municipal contra o candidato da situação, o deputado Ricardo Nezinho (PMDB).  
 
Conjuntura

Caso Moacir confirme o registro de sua candidatura, será mais um nome do PSDB a encarar o pleito junto ao deputado estadual Rodrigo Cunha, cotado para disputar uma das vagas na Câmara Federal no ano que vem. Cunha já confirmou que é candidato a reeleição na Assembleia Legislativa (ALE), mas seu crescimento político o credencia para tentar ocupar a cadeira que já foi de sua mãe, a saudosa deputada Ceci Santos Cunha. 

Por sua vez, o prefeito Rogério Teófilo terá outras opções dentro da própria equipe de governo com as eventuais candidaturas de sua vice, Fabiana Pessoa (PRB) que também pretende disputar uma das vagas na ALE; já para a Câmara dos Deputados os nomes mais especulados no momento são: Severino Pessoa (PSC), Rodrigo Cunha (PSDB) e Adoniram Guerra (PRTB). 

O partido tucano deve fechar a chapa com a candidatura do prefeito de Maceió, Rui Palmeira, para o governo do Estado e do ex-governador e ex-senador Teotônio Vilela Filho para o senado. Já o deputado federal Pedro Vilela vai tentar renovar seu mandato e tem interesse em buscar, mais uma vez, os votos dos eleitores de Arapiraca. 
 

PSC amplia número de filiados e empossa sua nova presidente da Ala Feminina em Arapiraca

15def7ea 48bd 414f 90a2 a03863ff9aa6

Na tarde do último sábado (12), um encontro oficializou a filiação da enfermeira Cristina Cardoso (Kiu) junto ao Partido Social Cristão (PSC) em Arapiraca, no Agreste do Estado. Na oportunidade, a nova integrante da legenda assumiu a presidência da Ala Feminina do partido. 

O almoço de confraternização ocorreu num restaurante de Arapiraca com a presença do presidente municipal do PSC, Carlos André (o Poeta), e de outros correligionários. A nova presidente aproveitou para apresentar diversas lideranças e defensores ativistas político-femininas, que também se afiliaram a legenda além de simpatizantes.

A presidente agradeceu a confiança e disse estar à disposição do partido para estimular o crescimento do PSC Mulher na região e o número de mulheres na política. Kiu aproveitou a oportunidade para chamar as jovens e adolescentes para a política. “O exercício da política do bem precisa cada vez mais da presença e da sensibilidade da mulher”, disse.

O encontro contou com diversas lideranças: Netinho Cavalcante (Associação dos Moradores do Baixão e vice-presidente do PEN Arapiraca); J. Gil (rep. da Cultura), Valsandy Veras (superintendente de Juventude de Arapiraca); Taisa Bibi (jornalista e publicitária); Nice (representante da Associação dos moradores da comunidade do Carrasco); o casal Ney e Isabela Gouveia, entre outros articuladores políticos que também ingressaram no PSC.

O partido faz parte da base do Governador Renan Filho (PMDB) e do Prefeito Rogerio Teófilo (PSDB), em Arapiraca. “Esta é uma nova maneira de promoção e da prática da boa política que começa a surgir na Capital do fumo”, disse o presidente do PSC.
 

Cícero Almeida muda de partido de novo e deixa legenda do governador Renan

Tribuna Hoje 8a015c6a d06a 4388 82f5 862da732d207 Cícero Almeida muda de partido mais uma vez

O deputado federal Cicero Almeida surpreendeu até seus aliados, na última semana, quando pediu sua desfiliação do PMDB, partido pelo qual concorreu a eleição de prefeito de Maceió em 2016, quando foi derrotado pelo atual prefeito Rui Palmeira (PSDB) que renovou seu mandato. 

Mesmo com a estrutura e o apoio político do governo do Estado, Cícero não viu a cor da vitória e talvez estivesse esperando ‘a poeira baixar’ para pegar o banquinho e sair de mansinho. O parlamentar não perdeu tempo e já anunciou sua filiação no Podemos, antigo PTN. Será por essa legenda que Almeida deve se candidatar a reeleição em 2018. 

Esta é a terceira vez, em menos de três anos de mandato, que o parlamentar troca de ideologia ou interesse partidário. Em 2014, Almeida foi eleito deputado federal pelo PRTB. Um ano depois migrou para o PSD e depois pulou para o PMDB para se candidatar a prefeito da Capital. Agora, pensando em seu futuro político, Cícero deixa o partido dos Renan’s e passa a defender a bandeira do recém-criado Podemos. 

Pesquisando um pouco mais, é fácil encontra a longa ficha partidária de Cícero Almeida que, desde que foi eleito vereador por Maceió em 2000 que já vestiu a camisa do PSL (2000 – 2001); PDT (2002 – 2005); PTB (2005); PP (2006 – 2012); PEN (2012); PSD (2012); PRTB (2012 – 2015); PSD (2015 – 2016); PMDB (2016 – 2017) e Podemos (2017).

 

JHC assume presidência do PSB/AL e Kátia anuncia saída de filiados em bloco

Montagem: Cada Minuto 4245dd85 2eab 460d bfd3 a44dddba1fd8 Kátia e JHC foram à Justiça para definir os rumos do PSB

Após uma longa e tenebrosa disputa judicial, a presidência do PSB/AL vai mesmo ficar com o deputado federal João Henrique Caldas, o JHC. 

O parlamentar já assumiu as rédeas da legenda e, por conta disso, deve assinar (contra a vontade) uma série de desfiliações, entre elas a da ex-prefeita de Maceió, Kátia Born, atual secretária de Saúde da cidade de Palmeira dos Índios. 

Segundo uma fonte do PSB, partido que também abriga o prefeito de Palmeira, Júlio Cezar, a lista que vai protocolar a desfiliação imediata do partido pode chegar a 50 incluindo a própria Kátia Born que pode acabar deixando o prefeito numa saia justa. Quem também deve estar de malas prontas é o deputado estadual Inácio Loiola. 

A ex-presidente do PSB estaria prestes a voltar para o PDT, do amigo e conselheiro Ronaldo Lessa, deputado federal e que já foi prefeito de Maceió e governador de Alagoas. 

Com vistas às eleições de 2018, a chegada de Kátia Born e de outros políticos com vasto currículo ao partido de Lessa fará crescer, ainda mais, o peso da legenda na hora do fechamento das composições para o pleito do ano que vem. 

 

Comercial (82) 3313.6040 (82) 99812.2189 comercial@cadaminuto.com.br
Redação (82) 3313.2162 (82) 99664.2221 cadaminutoalagoas@hotmail.com