Blog do Paulo Marcelo
Blog do Paulo Marcelo

Colunista político de Arapiraca

Postado em 28/04/2017 às 00:23 0

Ministro visita Arapiraca para entregar obras ao lado do vereador Dr. Fábio



ministro dos Transportes Mauricio Quintella e vereador Dr. Fábio

O ministro dos Transportes, Maurício Quintella (PR) e o vereador Dr. Fábio (PR), farão o reconhecimento e a entrega simbólica das obras de pavimentação do povoado Pau D’arco, na Zona Rural de Arapiraca, no Agreste do Estado de Alagoas, na tarde desta sexta-feira (29).

A região, uma das menos favorecidas pelas ações da prefeitura, não recebia nenhum investimento do poder público há décadas. Desta vez, as obras foram realizadas com a dotação orçamentária do deputado federal Maurício Quintella, hoje ministro do governo Temer (PMDB).   

Promessa de campanha 

O vereador Dr. Fábio afirma que os recursos destinados para execução desta obra tiveram origem durante a corrida eleitoral de 2014, quando Quintella disputou uma das vagas na Câmara dos Deputados.

“Foi graças a uma promessa de campanha feita por nós e pelo compromisso firmado pelo deputado Maurício Quintella com esta comunidade, que hoje, nós podemos de fato e de direito concretizar esta obra em benefício da nossa gente”, frisou Dr. Fábio.

Na memória

O ministro lembrou o momento em que esteve na comunidade e da garantia que deu, em palanque, de que a população do Pau D’arco poderia contar com a obra de pavimentação e outras melhorias locais.

“Eu me lembro de muito bem quando estivemos lá na comunidade e esta foi a primeira solicitação do Dr. Fábio quando me deu apoio na minha campanha de deputado federal. Agora a obra está concluída e entregue aos moradores de Arapiraca e em especial aos que residem no Pau D’arco”, destacou.

Inauguração

Maurício Quintella aproveitou para convidar os moradores do Pau D'arco e adjacências à prestigiar a inauguração da pavimentação da Vila Pau D'arco, na tarde desta sexta-feira, a partir das 15 horas.

“Parabenizo o empenho e dedicação do vereador Dr. Fábio que é um dos mais atuantes dentro da Câmara Municipal”, finalizou o ministro.

 


Postado em 26/04/2017 às 23:23 0

Kátia Born diz que já tá na hora do senador Biu de Lira começar a pensar em sua reeleição



foto: Cortesia

presidente estadual do PSB, Kátia Born

A secretária de Saúde de Palmeira dos Índios e ex-prefeita de Maceió, Kátia Born (PSB) disse que o senador Benedito de Lira (PP) já deve começar a pensar na campanha política para a sua reeleição, em 2018.

A presidente estadual da legenda comemorou muito, esta semana, o fato de o senador ter sido inocentado das acusações do doleiro Alberto Youssef no processo da Operação Lava Jato. Biu de Lira vem recebendo inúmeras manifestações de apoio nas redes sociais.

Defesa de Biu

A ex-prefeita de Estrela de Alagoas, Ângela Garrote, também saiu em defesa do senador Benedito de Lira e escreveu em sua página no face book: "Não podemos acreditar num doleiro bandido que, para sair da cadeia, fez acusações falsas pensando em destruir uma carreira política de mais de 50 anos a serviço do povo alagoano".  

Por sua vez, o prefeito de Palmeira dos Índios, Julio César (PSB), pontuou: "O senador Benedito de Lira é um aliado e amigo do povo da minha terra. Na minha candidatura foi o primeiro a ser aliado e vem correspondendo com a promessa de palanque, ajudando Palmeira dos Índios”, destacou.

Já o ex-prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, foi mais enfático. "Queriam derrubar o velho Biu, mas quem apostou no pior quebrou a cara".

 


Postado em 26/04/2017 às 23:45 0

"Tem motorista sem condição de dirigir ônibus escolar em Arapiraca", diz vereador



foto: Claudio Roberto

Pablo Fênix, vereador do PRB de Arapiraca

O vereador Pablo Fênix (PRB) usou a tribuna da Câmara Municipal, na noite desta quarta-feira (26), para fazer um alerta sobre a falta de qualificação de alguns motoristas de ônibus escolares da prefeitura de Arapiraca, notadamente os recém-contratados temporariamente por meio do Processo Seletivo Seriado (PSS).

O flagrante foi feito pelo próprio vereador, na tarde desta quarta-feira, quando conduzia seu veículo numa das ruas do bairro Alto do Cruzeiro. De acordo com o parlamentar, o motorista do veículo que transporta alunos da rede pública municipal não tem a mínima condição de dirigir tal veículo, por demonstrar até nervosismo ao volante.

Flagrante

“Deparei-me com uma cena inusitada. O motorista do ônibus quando me viu ficou nervoso e demorou mais de três minutos para fazer uma conversão à direita. Sou instrutor de Centro de Formação de Condutores, antiga Auto Escola, e acredito que a prefeitura deve encaminhar estes servidores para a sala de aula para serem capacitados. Esses motoristas levam perigo ao trânsito”, criticou Pablo Fênix.

O vereador lembra que no trânsito é necessário ter responsabilidade e o gestor público não pode consentir que alguém inabilitado ou sem a devida classificação para a função guie veículos pelas ruas e avenidas da cidade.

 


Postado em 25/04/2017 às 20:45 0

Secretário se reúne com vereadores para definir local onde será construído o Restaurante Popular



foto: Cortesia

secretário se reúne com vereadores para definir local onde será construído o Restaurante Popular

Os vereadores Fábio Henrique (PCdoB), Jario Barros (PRP) e Leo Saturnino (PMDB) se reuniram, nesta terça-feira (25) com o superintendente de Interiorização do Agreste, Josenildo Souza, e com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, para iniciar a discussão em torno da área que será utilizada para a construção do Restaurante Popular de Arapiraca.

O encontro aconteceu na sala de reuniões da Governadoria do Agreste e, de acordo com Fábio Henrique, já existem ao menos cinco áreas, todas no Centro de Arapiraca, que serão analisadas pelos técnicos da secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social. A escolha definitiva do local será anunciada nos próximos dias.   

Restaurante do Estado

O secretário Fernando Pereira fez questão de conhecer todos os espaços, também nesta terça-feira, a fim de reunir dados que possam ajudar a definir o local que vai receber a unidade do Estado de alimentação a preço popular.

O Restaurante Popular vai garantir alimento à população em situação de vulnerabilidade de Arapiraca e Região.

 


Postado em 25/04/2017 às 17:51 0

Vereador lança plataforma Gabinete On-line e recebe apoio do ministro Maurício Quintella



foto: Cada Minuto

Dr. Fábio ao lado do ministro Mauricio Quintella

O vereador Dr. Fábio (PR) está dando início às atividades da plataforma Gabinete On-line em parceria como o ministro dos Transportes, Maurício Quintella (PR). A iniciativa pioneira em Arapiraca visa manter um canal aberto com a população e, consequentemente, buscar atender a população dentro do possível.

Dr. Fábio acredita que, como parlamentar, deve manter uma linha aberta com os moradores da cidade que o elegeram para o segundo mandato.

“É necessário mudar o jeito de fazer política e atender a comunidade mesmo aqueles que preferem reivindicar ou denunciar sem ter que ir à prefeitura ou ao gabinete do vereador. É pra isso que criamos o Gabinete On-line”, justificou.

Whats app

O vereador está disponibilizando um número de telefone móvel com aplicativo whats app (98160-6853) para que as pessoas possam contribuir para melhoras suas ações em benefício da própria comunidade.

“Pretendo manter contato direto com a sociedade e em contrapartida melhorar minha atuação como parlamentar e reiterando a busca por melhores condições de vida e de justiça social”, destaca.

Pioneirismo 

O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, parabenizou o vereador Dr. Fábio pelo ineditismo em Arapiraca que coloca toda a população em linha direta não só com o vereador, mas também com o deputado federal (hoje ministro) para que juntos possam somar esforços em benefício geral.

“Todas as reivindicações que vocês fizerem ao Dr. Fábio também vai chegar em Brasília e o que eu puder fazer para ajuda-lo, não tenha dúvida que irei fazer em prol da população de Arapiraca”, destacou Quintella.

 


Postado em 24/04/2017 às 21:08 0

Vereador denuncia descaso e abandono de posto de saúde e centro comunitário em Arapiraca



Cada Minuto

Pablo Fênix visita centro comunitário abandonado

O vereador Pablo Fênix (PRB) denuncia o descaso da Saúde em Arapiraca num dos bairros da periferia da cidade. O parlamentar visitou, nesta segunda-feira (24) o Posto de Saúde da comunidade e constatou várias irregularidades.

Pablo disse que foi convidado por representantes da associação de moradores do Jardim das Paineiras e constatou, in loco, o que já havia tomado conhecimento a partir de depoimentos de outros moradores.

“Fiquei indignado ao descobrir que o Posto de Saúde daquele lugar está paralisado há um ano e meio e que o atendimento está sendo feito no loteamento Ponta Verde, desde a gestão anterior, dificultando ainda mais a locomoção da população que tem que percorrer três quilômetros. Vou buscar uma solução o mais breve possível”, disse Pablo.

O vereador arapiraquense também esteve no Centro Comunitário do Jardim das Paineiras e presenciou outros absurdos. No local existe uma sala com vários computadores novos e que nunca foram usados desde 2009. Também segundo o parlamentar, o prédio está necessitando de reforma.

“A comunidade pode contar com meu apoio, vou buscar as soluções para estes problemas”.

 


Postado em 24/04/2017 às 19:48 0

Rogério Teófilo apresenta projeto para revitalização do Centro Comercial de Arapiraca



Cortesia

prefeito de Arapiraca apresenta projeto Centro Novo

Com investimento de R$ 11 milhões, o prefeito Rogério Teófilo (PSDB) apresentou, na noite desta segunda-feira (24) no auditório do SEBRAE/Arapiraca, o projeto de revitalização da área comercial compreendida entre a Rua Aníbal Lima, Praça Manoel André e Calçadão da Praça Bom Conselho, conhecido por Centro Novo.

O encontro foi promovido pelo chefe do Poder Executivo que já havia recebido o projeto inicial elaborado pela Associação Centro Novo de Arapiraca (ACENA) em parceria com o SEBRAE, Fecomércio, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e empresários do setor.

O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB), a presidente da CDL, Tânia Núbia e o presidente da Fecomércio, Wilton Malta também estiveram presentes na apresentação do projeto final que pretende transformar a área do Centro Novo num shopping a céu aberto.

De acordo com o presidente da ACENA, Claudio de Oliveira Magalhães Júnior, a proposta atende toda a área pré-definida como Centro Novo que vai ganhar novas características gerais, área de estacionamento rotativo, iluminação e espaço de lazer contínuo. Lojistas e colaboradores também serão capacitados na busca pelo dinamismo e melhoria do atendimento aos clientes.

O projeto deve ser licitado nos próximos meses e, só então, serão iniciadas as obras do Centro Novo. 

 


Postado em 22/04/2017 às 09:00 0

Vereador e população cobram reurbanização do Vale do Perucaba



foto: Claudio Roberto

vereador Léo Saturnino (PMDB)

De acordo com uma Indicação feita pelo vereador Léo Saturnino (PMDB), a população do Olho D’água dos Cazuzinhas, na periferia de Arapiraca, quer que a prefeitura inicie os serviços de reurbanização do Vale do Perucaba.

Segundo o vereador, são constantes as reclamações de moradores que residem no local ou que trafegam pela área diariamente e se deparam com a falta de organização urbana, desde a falta de calçadas, meio fio e calçamento até trechos onde nem mesmo o carro de coleta de lixo consegue chegar.

O vereador Léo Saturnino pediu ao chefe do Poder Executivo, por meio das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Obras e de Serviços Públicos que viabilize meios para levar melhorias para este trecho, numa das áreas periféricas da cidade de Arapiraca.

Infraestrutura

Segundo o parlamentar, o Vale do Perucaba sofre com a falta de infraestrutura, pavimentação e esgotamento sanitário, apesar das recentes intervenções da prefeitura após as fortes chuvas que deixaram alguns trechos intransitáveis.

“O Vale do Perucaba e toda aquela região dos Cazuzinhas está sofrendo com o desgaste de suas ruas e necessitando de melhorias”, pede o vereador.

Em sua reivindicação, Léo Saturnino pede ainda a reurbanização da área de convívio urbano conhecida como Lago da Perucaba. O local, que já foi palco de grandes eventos culturais e de shows está abandonado e carece de reforma.

As duas indicações do peemedebista já foram aprovadas, por unanimidade, pela Câmara Municipal de Arapiraca.

 


Postado em 20/04/2017 às 18:33 0

Vice-governador e secretário de Educação garante mais investimentos para escola em Igaci



foto: Davi Salsa

Luciano Barbosa revela as melhorias que escola de Igaci está recebendo

Quando foi prefeito de Arapiraca (2005-2012) Luciano Barbosa, hoje vice-governador e secretário de Estado da Educação, teve como uma de suas prioridades investir na melhoria da qualidade na Educação.

Como prefeito da segunda maior cidade de Alagoas, Luciano Barbosa conseguiu melhorar os índices da Educação no município e implantou dez escolas de Ensino em Tempo Integral.

Desde o início de sua atual gestão, ao lado do governador Renan Filho (PMDB), Luciano não mede esforços para garantir que os indicadores continuem melhorando e também conseguiu implantar dezenas de escolas estaduais de Ensino Integral e os resultados positivos já começam a aparecer.

Igaci

Nesta semana, o vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa conseguiu garantir investimentos para mais uma unidade escolar da rede estadual de ensino. Os benefícios acabam de chagar para a Escola Estadual Coité das Pinhas, na cidade de Igaci, na Região Agreste de Alagoas.

O estabelecimento de Ensino está recebendo melhorias em sua estrutura física, após vinte anos sem nenhum tipo de restauração ou reforma. A Escola terá ainda outros importantes investimentos que vão possibilitar uma mudança significativa na qualidade do ensino.   

 


Postado em 19/04/2017 às 18:33 0

Vereadores discutem redução de salário imposta pelo presidente da Câmara de Penedo



foto: Cortesia

Vereadores foram surpreendidos com corte de seus salários

A crise se instalou na Câmara Municipal de Penedo, na Região do Baixo São Francisco de Alagoas, após a decisão do presidente da Casa de Leis, Antônio de Figueiredo Barbosa Junior (Junior do Tó/PDT) de cortar os salários dos colegas vereadores.  

A redução foi de R$ 2 mil para cada vereador e pegou todos os parlamentares de surpresa; alguns só souberam do corte na hora de consultar o saldo na conta bancária. Segundo a assessoria, cada vereador recebe o salário de R$ 10 mil.  

O vereador mais votado da cidade, radialista João Lucas (PRTB), disse que a atitude do presidente do Poder Legislativo representa falta de respeito e consideração aos demais pares. Já o líder do governo na Câmara, Bili Marques (PMDB), não se conforma com a decisão e destaca que os vereadores tem seus compromissos com os valores que recebem mensalmente.

Investigação

O corte dos salários pode ter como justificativa o inquérito do Ministério Público de Alagoas (MP-AL) que investiga o aumento dos salários de vereadores, prefeito e vice-prefeito na gestão passada no município de Penedo. 

O inquérito busca colher provas para a anulação do último reajuste e exige a devolução dos valores pagos. 

 


Postado em 19/04/2017 às 17:45 0

Teófilo consegue recursos para quitar parte dos salários de 2016 e greve é considerada irregular



foro: Cada Minuto

Rogério Teófilo, prefeito de Arapiraca (PSDB)

Enquanto os servidores da prefeitura de Arapiraca davam início a um movimento grevista, no início da semana, o prefeito Rogério Teófilo (PSDB) foi buscar, em Brasília, a solução para quitar os salários deixados pela gestão anterior.  

Teófilo se reuniu com o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Gilberto Occhi, para formalizar um contrato que vai garantir a liberação da repactuação de cerca de R$ 2 milhões, dinheiro que pode garantir a quitação de parte da folha de Dezembro de 2016. Um alívio aos servidores e um compromisso assumido pelo prefeito dias após assumir a gestão.

Por meio das redes sociais, Teófilo já anunciou que todos os servidores que recebem até R$ 1.200,00 serão beneficiados. Os demais funcionários públicos também recebem a garantia do prefeito de que tudo será feito para quitar o débito, mas sem prazo determinado.

Greve

Por sua vez, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) determinou ilegalidade da greve dos servidores públicos de Arapiraca, nesta quarta-feira (19). O desembargador Klever Rêgo Loureiro concedeu os efeitos antecipatórios da tutela, declarando ilegalidade do movimento grevista pelos representantes do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde, Administração e Serviços do Município de Arapiraca (SINDSAR), em face do desrespeito aos comandos insertos na Lei n.º 7.783/89. 

De acordo com o magistrado, caso a categoria não retome os trabalhos nesta quinta-feira (20) será aplicada multa diária no valor de R$ 5 mil por descumprimento da decisão provisória contra o SINDSAR, por meio do artigo 536, §1º, do Código de Processo Civil de 2015 (CPC/2015). 

Outra decisão autoriza desconto nos salários dos servidores por falta injustificada.

 


Postado em 18/04/2017 às 21:38 0

Ministro Marx Beltrão garante encaminhamento de recursos para Palmeira dos Índios



foto; assessoria

Ministro Marx Beltrão com prefeito Júlio Cezar e o vereador Agenor Lêoncio na visita a Palmeira

O ministro do Turismo, Marx Beltrão (PMDB), virtual candidato ao Senado em 2018, segue sua peregrinação pelo interior do Estado. A última parada foi na cidade de Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano, na última segunda-feira (17).

Na ocasião, o ministro garantiu o repasse de R$ 6 milhões para investimentos no município administrado pelo prefeito do PSB, Julio Cezar. Inicialmente serão investidos R$ 4 milhões para as obras de revitalização do Lago da Serra do Goiti.  

Já o restante (R$ 2 milhões), oriundos de emenda parlamentar, será destinado para a construção de duas unidades básicas de Saúde e aquisição de equipamentos para dar suporte aos exames dos pacientes na rede pública municipal.

A prefeitura vai poder contar ainda com cerca de R$ 800 mil para a aquisição de equipamentos para o Hospital Santa Rita.. O objetivo é facilitar o acesso da população a exames especializados.

Marx Beltrão aproveitou a visita à Palmeira dos Índios para anunciar a perfuração de quinze poços artesianos, sendo dez na zona rural e cinco na área urbana.