Blog do Paulo Marcelo
Blog do Paulo Marcelo

Colunista político de Arapiraca

Postado em 23/02/2017 às 14:53 0

Servidores ocupam Câmara de Vereadores e pedem pagamento de salários da prefeitura



foto: Cortesia

servidores ocupam sede do Poder Legislativo de Arapiraca

O prédio da Câmara de Vereadores de Arapiraca, localizado à Av. Rio Branco, no Centro, foi ocupado por dezenas de servidores e professores da rede municipal de ensino no início da tarde desta quinta-feira (23). A presidente da Casa, Graça Lisboa (PDT), estava na sede do Poder Legislativo e decidiu receber alguns representantes da categoria em seu gabinete.

Entoando gritos de guerra e provocações, os servidores pedem que os vereadores intercedam junto ao prefeito, Rogério Teófilo (PSDB) para que libere o salário referente ao mês de Dezembro. A manifestação ocorre um dia após o prefeito ter se reunido com o sindicato da categoria e negociado o repasse de seus vencimentos.

Pelo que foi divulgado pela assessoria do governo municipal, o prefeito apresentou algumas propostas para solucionar a pendência e, entre elas, a possibilidade de o município realizar a repactuação do contrato da folha de pagamento e dos serviços financeiros junto à Caixa Econômica Federal (CEF) por mais 60 meses.

Com esta repactuação, a Caixa poderia transferir cerca de R$ 8 milhões para os cofres da prefeitura, que utilizaria os recursos para quitar a folha salarial de Dezembro de 2016. A proposta foi encaminhada à gerência da instituição que deve dar uma posição dentro de quinze dias.

Já entre as soluções apresentadas pela presidente da Câmara, está a criação de um grupo de negociação que vai contar com a participação de outros vereadores na busca de uma solução junto à secretaria municipal da Fazenda.  

Até o fechamento desta matéria os manifestantes ainda estava ocupando a Câmara e até um espaço da Avenida Rio Branco, deixando parte do trânsito lento no local. 

 


Postado em 23/02/2017 às 13:39 0

Vereador de Arapiraca pede pela nomeação de novos agentes de trânsito



foto: Cortesia

Pablo Fênix leva futuros agentes para gabinete do superintendente da SMTT

O vereador Pablo Fênix (PRB) foi procurado, esta semana, por alguns agentes de trânsito aprovados no último concurso público da prefeitura de Arapiraca, em 2013, mas que ainda não foram nomeados.

A partir desta solicitação, o parlamentar agendou uma reunião com o Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) Jodelmir Pereira de Souza, em busca de informações. Segundo o vereador, o resultado do concurso expira no final deste ano e os agentes contam com a nomeação para ingressar no serviço público antes do fim do prazo. 

Mediador

Pablo contou que alguns candidatos classificados já chegaram a passar por outras etapas como teste físico, por exemplo, conforme edital do último certame e aguardam pela chamada. Cerca de dez pessoas pediram apoio do vereador para mediar esta negociação com a administração.

Outra questão que pode contribuir para uma rápida solução, é que desde o concurso de 2013 mais de vinte agentes já foram exonerados, pelos mais variados motivos. Até o momento, segundo o vereador, nenhuma destas vagas foi ocupada.  

O coronel Jodelmir informou que vai buscar todas as informações sobre o concurso aplicado há quase quatro anos e tratar desta carência de agentes com o prefeito Rogério Teófilo (PSDB). O vereador Pablo Fênix contou que terá uma resposta sobre esta pauta nos próximos quinze dias.

 


Postado em 23/02/2017 às 08:00 0

Valsandy Veras assume superintendência de Lazer e Juventude em Arapiraca



foto: Arquivo pessoal

Valsandy Veras, superintendente municipal de Lazer e Juventude

O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) emplacou mais um nome de sua confiança no governo do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) em Arapiraca. 

Trata-se do analista de sistemas e administrador de cartório Valsandy Cavalcanti Veras (PMN) que foi candidato a vereador em 2016 e obteve 989 votos. Valsandy Veras (32) passa a coordenar a superintendência de Lazer e Juventude, função que substitui o cargo de secretário adjunto na administração municipal. 

Em sua página, nas redes sociais, Valsandy Veras agradeceu pelo convite do prefeito Rogério Teófilo e pelo aval que recebeu do secretário de Cultura, Lazer e Juventude, Silvestre Rizzatto, além do apoio do deputado e padrinho político Rodrigo Cunha.

“Agora tenho uma nova missão em minha vida. Assumo a superintendência de Lazer e Juventude de Arapiraca. Uma nova experiência com muitos desafios e muito aprendizado; vou me esforçar para fazer o melhor para contribuir e ajudar no desenvolvimento da nossa cidade”, disse. 

Essa é a quarta indicação do deputado Rodrigo Cunha na nova gestão de Arapiraca. No início do mandato tucano foram nomeados o secretário de Cultura, Lazer e Juventude, Silvestre Rizzatto; o Controlador Geral do Município, Fabrizio Almeida; e o coordenador de Comunicação, Guilherme Lamenha. 

 


Postado em 23/02/2017 às 00:21 0

PSB de Alagoas volta a ser comandado pela secretária de Saúde de Palmeira dos Índios



foto: Cada Minuto

Kátia Born será reconduzida a presidência do PSB/AL

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) reconduziu a secretária municipal de Saúde de Palmeira dos Índios, Kátia Born, ao cargo de presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) após disputa judicial com o deputado João Henrique Caldas (JHC).

A peleja já mostra o placar de 2 a zero em favor da ex-prefeita de Maceió, numa ‘guerra’ interna pelo comando da legenda. Votaram pela recondução de Katia Born ao cargo os desembargadores Tutmés Airan e Fernando Tourinho. Mas promete prorrogação.  

Tudo porque o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, pretende deixar o deputado JHC numa condição ‘mais confortável’ para a disputa do mandato de senador ou de governador de Alagoas em 2018. Desde o final do ano passado que Kátia foi destituída do cargo por imposição da executiva nacional do partido, já que ela não concorda em passar a direção partidária para JHC.

Ainda em 2016, a sede do PSB (Maceió) foi invadida por militantes e defensores de Kátia Born, logo após tomarem conhecimento de que a ex-prefeita teria sido obrigada a deixar a presidência. Com a nova decisão do TJ/AL, Kátia já reassume a liderança do partido a partir desta quinta-feira (23).

 


Postado em 22/02/2017 às 14:19 0

Rogério Teófilo: O desafio de revitalizar o Centro Comercial de Arapiraca



foto: Cortesia

Bueiro joga esgoto nas ruas do Centro

Lojistas da Associação Centro Novo de Arapiraca (ACENA), região de maior fluxo de pessoas da Cidade, acreditam que a tão sonhada reforma do Centro Comercial vai acontecer ainda em 2017.

Enquanto o projeto não sai do papel, empresários são obrigados a conviver com as mais variadas situações de falta de estrutura ou de manutenção.

Nesta quarta-feira (22) os bueiros da Rua Aníbal Lima começaram a jogar todo tipo de sujeira pra cima do calçadão e o mau cheiro espantou clientes, irritou donos de lojas e deixou até funcionários passando mal. Pior é que o problema é recorrente e o transtorno acaba se repetindo a cada intervalo de dois ou três meses no máximo.

 

Resposta do poder público

Recentemente o prefeito Rogério Teófilo (PSDB) esteve com representantes da Associação Centro Novo e garantiu dar todo o apoio para revitalizar o espaço que compreende as praças Manoel André e Bom Conselho além da Rua Aníbal Lima. O prefeito recebeu o projeto, idealizado em parceria com o SEBRAE, já pediu para avaliar os custos e indicou um direcionamento para as ações que serão divididas em etapas.

De acordo com a direção da ACENA o objetivo é a modernização da área comercial e a instalação de um shopping a céu aberto com estacionamentos e linha azul, ampliação do calçadão, áreas de acesso, estrutura de banheiros públicos e arborização.  Os serviços ainda não tem data para serem iniciados.

 


Postado em 22/02/2017 às 08:10 0

Direção da Casal participa de audiência para explicar falta de água em Arapiraca



foto: Cláudio Roberto

Presidente Graça Lisboa e vereadores Melquisedec e Fabiano Leão

As dificuldades da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) em abastecer a população de Arapiraca serão debatidas numa audiência pública nesta quarta-feira (22) às 14h, na sede do Poder Legislativo.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Graça Lisboa, espera que o auditório da Casa Herbene Melo esteja lotado já que o problema afeta todos os moradores da Cidade. 

Na oportunidade, dirigentes e técnicos do escritório Regional da Casal vão passar os detalhes da chamada Crise Hídrica pela qual passa o sistema de captação e consequentemente de distribuição de água para a Região do Agreste.

Por conta do atual problema e da falta de investimentos do governo do Estado no passado, milhares do moradores são obrigados a conviver com a falta do produto nas torneiras por vários dias e/ou semanas. 

 


Postado em 21/02/2017 às 21:00 0

Pedro Vilela garante que PSDB vai lançar candidato ao governo de Alagoas



foto: PSDB

deputado federal Pedro Vilela

O deputado federal Pedro Vilela (PSDB) afirmou que o partido vai lançar um nome para a disputa da eleição para governador de Alagoas em 2018. Segundo o parlamentar o caminho ainda é longo, mas ele garante que a legenda tem vários nomes que podem encabeçar a chapa tucana.

Entre os eventuais candidatos, o PSDB pode apostar em nomes como o atual prefeito de Maceió Rui Palmeira, o ex-governador Teotônio Vilela Filho, o deputado estadual Rodrigo Cunha e o próprio federal Pedro Vilela. Vale lembrar que o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, também entra na lista dos nomes mais fortes do partido.  

Chapa completa

Pedro Vilela revela ainda que a pretensão do PSDB é apresentar uma chapa completa que terá candidato ao Senado, candidatos a deputado federal e estadual e muito provavelmente uma candidatura à presidência da República que será definida pela executiva nacional, em Brasília.

Já sobre as prováveis coligações para 2018, Vilela acredita que partidos como PP, do senador Benedito de Lira; DEM, do ex-deputado José Thomaz Nonô; e PR, do deputado licenciado e ministro dos Transportes Mauricio Quintela, podem ajudar a formar a chapa de oposição, ou como ele prefere chamar de grupo independente.

 


Postado em 21/02/2017 às 20:07 0

Prefeito e direção do Cesmac anunciam ampliação de cursos em Palmeira dos Índios



foto: Cortesia

prefeito se reúne com a direção do Cesmac em Palmeira

O prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar (PSB) confirmou, no início da noite desta terça-feira (21) que o Centro Universitário Cesmac/Fejal vai contemplar o município do Agreste do Estado com novos cursos, ainda em 2017.

A informação foi confirmada após reunião do gestor com o reitor da Instituição de Ensino Superior, João Sampaio. O encontro contou ainda com a presença do vice-reitor Douglas Apratto Tenório e diretores de cursos.

De acordo com a direção do Cesmac Palmeira dos Índios vai contar com os cursos de Psicologia, Biomedicina e Engenharia. Atualmente a Faculdade Cesmac do Sertão forma estudantes em Administração, Direito e Enfermagem.

O prefeito pretende em parceria com outras Universidades, consolidar o município como polo de excelência estudantil. Existe também a possibilidade da assinatura de um convênio para a capacitação dos trabalhadores da Educação e para os servidores que desejam cursar uma Universidade. 

 


Postado em 21/02/2017 às 13:15 0

Vereador pede recuperação da iluminação pública do Parque Ceci Cunha e Bosque em Arapiraca



foto: Cada Minuto

Imagem noturna do Parque Ceci Cunha, em Arapiraca

Na manhã desta terça-feira (21) o vereador Pablo Fênix (PRB) solicitou à secretaria municipal de Serviços Públicos (SMSP) que solucione o problema de falta de energia elétrica na parte antiga do Parque Ceci Cunha e no entorno do Bosque das Arapiracas nos Bairros Centro e Teotônio Vilela, respectivamente.

O vereador fez questão de ir ao Centro Administrativo para fazer o pedido diretamente à secretária Vanessa Sampaio, que o informou que já existe uma ação em curso com o objetivo de melhorar e recuperar a rede de iluminação pública da cidade. Segundo a titular da pasta, esta é uma das prioridades do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) e que está sendo executada pela Superintendência de Iluminação desde o último dia 14 de Fevereiro.

Fiscalizando

Após o encontro, o vereador Pablo Fênix informou que está acompanhando as ações da gestão municipal na qualidade de representante da população e que não se acomoda em buscar as soluções definitivas ou que minimizem os problemas da cidade.

A assessoria de comunicação da prefeitura informou, por meio do site oficial, que para suprir as demandas deste setor, as equipes estão trabalhando nos três turnos e que ao final desta etapa os serviços estarão normalizados em sete comunidades da zona rural e região central de Arapiraca. 

Em tempo 

Em meados de Janeiro, toda a iluminação do Parque Ceci Cunha e do Bosque das Arapiracas foi recuperada pela administração pública. A assessoria informou ainda que no início da noite desta segunda-feira (21) todo o trecho estava iluminado, mas que pode ter ocorrido uma falha no sistema de distribuição de energia elétrica que atingiu boa parte da cidade nas últimas horas.   

 

 

 


Postado em 20/02/2017 às 23:39 0

Severino Pessoa e Luciano Barbosa podem dividir os votos de Arapiraca no próximo ano



foto: Montagem Cada MInuto

deputado estadual Severino Pessoa e o vice governador Luciano Barbosa

Dois dos maiores nomes da política do Agreste podem dividir os votos do segundo maior colégio eleitoral nas eleições de 2018, caso sejam candidatos a deputado federal.

O deputado estadual Severino Pessoa (PSC) e o vice-governador e secretário de Estado de Educação, Luciano Barbosa (PMDB) estariam frente a frente no pleito do ano que vem, segundo pessoas próximas aos dois representantes de Arapiraca.

Pessoa

Cinquenta por cento desta projeção estaria garantida, já que o próprio deputado estadual revelou, no final de 2016, seu interesse em disputar uma das cadeiras da bancada federal.

Para o parlamentar, o município de Arapiraca não pode ficar sem representação em Brasília e que é de fundamental importância que a cidade volte a ocupar uma das vagas do Poder Federal.

Luciano

Já a posição do secretário Luciano é de desconversa, pelo menos por enquanto. O vice-governador acha que é muito cedo para tratar desse assunto e que o melhor a fazer é seguir trabalhando para melhorar os índices da Educação do Estado.

Ele prestigiou a aula inaugural do Colégio Tiradentes do Agreste, em Arapiraca, nesta segunda-feira (19) e disse que o foco neste momento é continuar trabalhando ao lado do governador Renan Filho (PMDB) para que Alagoas continue crescendo e se desenvolvendo com mais serviços eficientes em benefício da população.   

 


Postado em 20/02/2017 às 23:00 0

Arcebisbo de Maceió diz que governador e deputado Carimbão usam instituições com fins eleitoreiros



foto: Cada Minuto

Dom Antônio Muniz, arcebisbo metropolitano de Maceió

O arcebisbo da capital alagoana, D. Antônio Muniz Fernandes, denunciou o uso eleitoreiro da política pública de prevenção da violência e de tratamento a dependentes químicos por parlamentares do Estado. O religioso citou, por exemplo, que o deputado federal Givaldo Carimbão (PHS) se aproveita da secretaria de Estado de Prevenção a Violência (Seprev) para favorecer seus interesses políticos.

A secretaria é comandada pelo filho de Carimbão, o deputado estadual conhecido por Carimbão Júnior (PHS) e, segundo o arcebisbo metropolitano de Maceió, “os rumos eleitoreiros que o tratamento à dependência química vem tomando em Alagoas está transformando algumas comunidades terapêuticas em espaços de proselitismo político”.

Nova denúncia

Esta é a segunda vez, em menos de dois meses, que D. Antônio Muniz fez a denúncia sobre essa situação, mas agora por meio de nota de repúdio na qual cita a pasta da gestão do governador Renan Filho (PMDB). O arcebisbo preside a Rede Cristã de Acolhimento, sediada em Maceió.

A denúncia traz ainda um trecho que relata um encontro que foi realizado na última semana, em Santana do Ipanema, no Sertão alagoano, cujo objetivo seria amedrontar e ameaçar alguns dirigentes de comunidades terapêuticas que dependem de verba pública para sua manutenção.  

No início do ano, D. Muniz concedeu uma coletiva e na oportunidade denunciou que a distribuição de recursos do Estado para algumas comunidades terapêuticas estariam seguindo critérios eleitoreiros. De acordo com o líder católico, as instituições são usadas até por aliados do governador Renan Filho (PMDB) e que as mesmas recebem cotas mensais maiores do que outras entidades do mesmo porte.   

 


Postado em 20/02/2017 às 22:05 0

Vereadora apresenta proposta para criação do Portal da Transparência



foto: Rede Social

vereadora é a favor da criação do Portal da Transparência em Palmeira

A Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas, é como tantas outras no país, uma Casa Legislativa que não conta com o Portal da Transparência cujo objetivo é assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. A iniciativa é da Controladoria-Geral da União (CGU) desde 2004, mas ainda há resistência.

A vereadora Adelaide França (PMDB) pretende contar com o apoio dos demais vereadores da Casa de Leis para que o Portal da Transparência seja uma realidade na Câmara Municipal ainda a partir deste ano. Proposta neste sentido já foi apresentada pela parlamentar que acaba de iniciar seu primeiro mandato.  

Adelaide culpa a gestão anterior pelo não cumprimento do prazo estipulado pela CGU, mas acredita que terá o apoio da maioria dos edis para aprovação da proposta e posterior criação do Portal da Transparência.

O Portal

De acordo com a ideia da CGU, o Portal da Transparência propõe que esta ferramenta seja o melhor antídoto contra a corrupção, dado que ela é mais um mecanismo indutor de que os gestores públicos ajam com responsabilidade e permite que a sociedade, com informações, colabora com o controle das ações de seus governantes, no intuito de checar se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam.