Clau Soares

Festival da Diversidade traz filmes e palestras para Arapiraca

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Uma grande mobilização, para alertar a sociedade alagoana sobre a diversidade, acontecerá do dia 11 ao dia 13 de fevereiro, em Arapiraca. Criado pelo grupo Cinesystem, o projeto conta com apoio da Associação Pestalozzi e Garden Shopping. 

O Festival da Diversidade, como foi intitulado, acontece em todo o país e abordará diversos temas de inclusão que buscam representar a pluralidade do ser humano.

Durante os três dias, a Pestalozzi Arapiraca irá promover uma série de palestras, apresentações e debates sobre a diversidade, sempre no período da manhã. O espaço será destinado à escolas, universidades, mas também será aberto ao público que queira saber mais sobre o tema.

“Uma grande oportunidade para mostrarmos o trabalho da nossa instituição na inclusão de crianças e jovens, numa sociedade tão desigual. Oportunidade para debatermos melhorias e formas de encararmos a vida dessa galera”, explicou Fabiana Cavalcante, gerente da Associação. 

Além disso, seis filmes que abordam o assunto serão exibidos em horários alternados no Cinesystem: "A pé ele não vai longe"; "Infiltrado na Klan"; "Moonlight"; "Sob a luz do luar"; "Tully"; "Colette" e "Com amor, Simon". 

Para assistir às obras cinematográficas, o público poderá comprar as entradas nos guichês de atendimento, na entrada do cinema, ou nos caixas a um preço especial – R$10 por filme. Também serão disponibilizados descontos para quem optar assistir três ou os seis filmes do festival, todos com valores promocionais.

“Buscamos apoiar, valorizar e dar visibilidade a grupos que precisam de espaço para mostrarem suas experiências. O festival acontece por todo o país, mas aqui em Arapiraca teremos uma programação diferente e atrativa a todos”, comentou Jean Barbosa, coordenador de vendas do Cinesystem.

A gestora de marketing do Garden Shopping, Daniela Santos, elogiou a ação e destacou a importância de eventos desse porte para população. “Nosso empreendimento sempre estará aberto a essas iniciativas. Abordar temas sociais é falar sobre nosso dia a dia e como podemos melhorá-lo”, afirmou.

Outra novidade do festival é que também na próxima semana, especificamente entre os dias 11 e 17, todas as pipocas ou combos vendidos terão percentual de valor revertido para Pestalozzi. 

Programação de Palestras

TODOS OS DIAS DAS 8H ÀS 12H

11/02 – “A diversidade e o respeito contribuem para a construção de uma sociedade inclusiva”

Ciclo de Palestras:

• Cilene Ferreira – Professora - Tema: “A importância de pais co-terapeutas no Desenvolvimento e Reabilitação de Crianças Autistas”

• Equipe Multiprofissional da Pestalozzi – Tema: “A importância da Equipe Multiprofissional no processo de inclusão”.

• Monica Nunes e Luiz Felipe – Tema: “Inclusão com Acolhimento”

12/02 - “A importância do respeito à diversidade na Escola: Não deixe a diversidade se transformar em adversidade”.

Mesa Redonda:

• Thayse Dulles – Psicóloga – Tema: “Adversidade e a diversidade, superando diferenças”

• Karla Thialla – Psicóloga – Tema: “Inclusão social na Escola: do respeito às adversidades à inclusão das diferenças”

Apresentação Cultural: Afrolozzi

13/02 - “Diferente é o Mundo que queremos”

Apresentação Teatral - Le Monde Bleu – O Mundo Azul 

LE MONDE BLEU - O MUNDO AZUL é um espetáculo performance, que trata do TEA - Transtorno do Espectro Autista – através da visão de uma mãe de primeira viagem que descobre que seu filho é autista com apenas 1 ano de idade. E a partir daí começam as andanças pelos tratamentos multidisciplinares, de onde surge a inspiração para o espetáculo. Cenas do cotidiano e a vivência se misturam, trazendo o público para dentro do mundo do autismo de uma forma sensível, visceral e única. Dayane Teles é atriz, formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade Propaganda e possui Especialização em Metodologia do ensino das artes.

Bate Papo: Equipe SAUT e CAEEP da Pestalozzi

Apresentação Cultural: Cia Fulô de Mandacaru

Após reforma, Pecado da Gula surpreende clientes com decoração requintada e novidades no cardápio

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Quem nunca recorreu à tradição do Pecado da Gula, em Arapiraca, para comprar uma torta para celebrar um aniversário - ou qualquer outra data importante - ainda irá fazê-lo. Com mais de 20 anos de portas abertas, a doceria é uma referência na cidade e difícil é encontrar quem nunca saboreou suas tortas, doces de festa ou salgados.  No último domingo (22), a empresa reabriu as portas, na Rua Estudante de Oliveira Leite,  com uma nova estrutura física e a oferta de um novo produto, o gelato. O sucesso foi imediato e a casa está cheia, desde então. 

A reforma do Pecado da Gula durou exatos 100 dias. O tempo foi suficiente para trazer uma empresa repaginada, com cara de bistrô e ar europeu. Tudo na obra teve o acompanhamento direto dos proprietários, Renata Aníbal e Paulo Henrique Micheloto, junto com o trabalho da designer de interiores, Júlia Barros, e do arquiteto Josival Júnior. “Fomos contratados em setembro. Foi uma correria para fazer projeto arquitetônico, fachada, especificação de revestimentos, materiais, e encontrar fornecedores que entregassem os produtos que a gente precisava a tempo”, explicou Josival Júnior.

A ideia dos proprietários foi trazer um ambiente especial para os clientes, a partir das suas experiências em viagens. Em uma das paredes, os quadros com imagens adquiridas pelo casal, ao redor do mundo, chamam a atenção, além dos lustres e dos confortáveis ambientes próximos às janelas que conduzem a visão para a rua. “Ficou show. Super- aconchegante e o bom é que mantiveram o mesmo preço”, afirmou a cliente Isabella Senna, em uma rede social.

Mais de 20 anos em Arapiraca

Com duas décadas de existência, o Pecado da Gula tem uma história afetiva com seus clientes. "Vi muita gente crescer aqui, vindo lanchar com a turminha, depois da aula. Hoje, posso dizer que temos uma história", afirma Renata Aníbal. Inclusive, os próprios filhos do casal, Nicholas e Daphne Micheloto, cresceram junto com a empresa. Estudantes, eles aproveitaram as férias para ajudar os pais na reforma e ainda na reinauguração.

Quando o Pecado da Gula teve início, era a própria Renata quem fazia as tortas, enquanto Paulo ficava no balcão.  Ao longo dos anos,  a oferta de produtos mudou bastante,  a equipe cresceu (são 27 funcionários hoje), mas a qualidade permaneceu, o que motiva o retorno dos antigos clientes e a chegada de novos. "Cada torta é batida individualmente. Todos os nossos produtos são artesanais", destaca a empresária que apresentou ao Blog as instalações modernas e organizadas da cozinha e do estoque de matéria-prima.

Nova casa, novo cardápio

Além do gelato (um sorvete mais cremoso e de sabor marcante), que já ganhou o coração dos consumidores, o Pecado da Gula deve ofertar, em breve, cafés, suco, e mais opções de salgados.  Renata destaca que, mesmo com tantas mudanças, além de manter a qualidade e os preços dos produtos, a maior preocupação é continuar a atender bem cada cliente. "Temos uma clientela muito fiel ao Pecado da Gula", afirma. E isso, em tempos de amores líquidos, é algo realmente para se orgulhar e cuidar.

Arapiraquense promove workshop para fotografias com smartphone

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Texto e foto: Assessoria

O lado fotógrafo de cada um de nós foi aflorado com as redes sociais, que exigem uma certa ousadia. O Instagram, a rede que mais cresce no mundo, nos instiga a registrar e compartilhar com nossos seguidores o que comemos, por onde andamos, para onde estamos indo e até as belezas que podemos encontramos pelas ruas no caminho para o trabalho.

Ter que andar com uma câmera para cima e para baixo não cabe mais. Um bom smartphone resolve e supera expectativas. Mas mesmo com uma imagem de qualidade, há quem reclame que as fotos não saem tão bonitas. Chegam a duvidar que seja possível fazer tanta coisa bacana pelo celular. 

De fato um bom smartphone resolve. Mas são necessárias técnicas para aperfeiçoar o olhar. Pensando em fotografia de qualidade com baixo custo, já que nem todo mundo tem como investir em cursos e equipamentos profissionais, o fotógrafo Valdeir Gois – que atua com fotografia há oito anos - montou o workshop para fotografias com smartphone. 

Posição adequada do celular, como adquirir uma boa luz, filtros ideais e aplicativos para edição são alguns pontos que serão abordados no próximo dia 15 de dezembro. O workshop vai acontecer das 8 às 12h, no auditório do espaço UniCoworking, na Avenida Ceci Cunha, 954, bairro Itapuã.

O investimento é de R$ 100 mais 1kg de alimento. Os alimentos doados serão revertidos para a campanha Natal Solidário da rádio 96 FM Arapiraca. 

Inscrições e maiores informações através dos números 99900-5164 e 98134-2588.

O Boticário inaugura nova loja em Arapiraca

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Texto e fotos: assessoria
 

O Boticário, maior franqueadora de cosméticos do mundo, inaugura na manhã desta quinta (06) um novo modelo de loja no Arapiraca Garden Shopping. A unidade, que está localizada ao lado das lojas Americanas, traz um layout mais moderno e interativo com foco na valorização da exposição dos produtos e no incentivo à experimentação.

O novo espaço conta com camarim de maquiagem para que as consumidoras tenham acesso a todas as linhas de produtos ao mesmo tempo e façam a experimentação com conforto e praticidade. Há também um local especial para customização dos presentes onde estão disponíveis embalagens, fitas, cartões e canetas coloridas.

Quem visitar a loja a partir desta quinta já pode conhecer todas as novidades que a marca preparou para o Natal e festas de fim de ano. São mais de 50 opções de kits compostos pelos best-sellers e por produtos queridinhos do público que irão deixar o presente ainda mais inesquecível.

Workshop sobre mesa posta atrai público interessado em receber bem

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Organizar a mesa para servir bem à família e convidados é uma dessas práticas que a rotina corrida, cheia de obrigações, pode até não permitir diariamente, mas que pode ser feita a qualquer tempo para mimar quem amamos. Há até um nome para este tipo de ambientação: mesa posta. Nas redes sociais, o compartilhamento de ideias e dicas se tornou um verdadeiro movimento que reúne amantes e profissionais.

Para compartilhar ainda mais informações sobre o assunto, foi realizado, neste sábado (24), na loja Innovare, o primeiro workshop da área com o tema “Mesas natalinas e dicas de como receber bem em casa”, conduzido pela equipe do Mesas e Mais (@mesasemais). Gratuito, o evento reuniu cerca de 30 pessoas.  

A meseira Amanda Araújo, além de compor o grupo Mesas e Mais, possui um perfil no Instagram com mais de 22 mil seguidores, o @donadenossacasa, no qual ela publica, há cerca de quatro anos, receitas culinárias e ainda dicas para montar mesas em diferentes ocasiões. Ela foi uma das palestrantes do workshop, junto com Mariana Marques e Cláudia Bichler – também membros do Mesas e Mais. “Adoro cozinhar. E comecei a ter a necessidade de fazer mesas que pudessem comportar a comida que eu faço”, frisou Amanda.  

Para as meseiras, toda refeição é especial e também um motivo para caprichar nos detalhes. Desde o café da manhã até um chá com amigas. E, por isso, estão sempre procurando mais informações e inspirações. Silvia Oliveira é mediadora de um grupo  sobre mesa posta no whatsapp e avaliou como positivo a realização do workshop. “Foi maravilhoso. Tiramos muitas dúvidas” , avaliou.

A empresária e anfitriã Lívia Tavares celebrou o sucesso do evento e ressaltou que outras ações serão realizadas para reunir. “Fiquei muito feliz por tantas pessoas terem tido interesse. Tivemos que limitar o número de participantes, em virtude do espaço. Em breve, traremos mais novidades, em formatos diferentes”, destacou.  

Para os participantes do workshop, foi servido coffee break com bolos, biscoitos, salada de frutas e bebidinhas.

Embaixadores da Via G traduzem tendências do São Paulo Fashion Week 2018

Arquivo pessoal Ce6c9ce7 f97a 4e1f 8a9d 70592458f502 Débora e Felipe são apaixonados pelo mundo fashion

Um mergulho no universo da moda. Assim pode ser resumida a incursão dos embaixadores da Loja Via G, no São Paulo Fashion Week, número 46, no final do último mês. A blogueira Débora Lima e o fotógrafo Felipe Leão saíram de Arapiraca para a Terra da Garoa com a missão de mostrar tudo que rola na maior semana de moda do Brasil nas redes sociais da Maison e captar quais tendências serão mais fortes nesta e nas próximas temporadas. 

O que pode parecer futilidade para alguns, na verdade, é estratégico para empresas que atuam no ramo da moda. São estes grandes eventos do segmento que antecipam aquilo que vai estar em alta nas vitrines mundo afora. “Ter esse conhecimento é importante para a loja acertar nas compras com fornecedores e agradar ao cliente que sempre quer estar por dentro do que é tendência”, destacou o diretor da Via G, Thiago Tenório. 

E para traduzir o que passou pela passarela do SPFW nº 46, nada melhor do que quem realmente vive a moda. A blogueira e personal stylist, Débora Lima, acompanhou tudo, junto com o namorado Felipe Leão, e transformou em conteúdo para o Instagram da Via G - @lojasviag, inclusive os stories permanecem nos Destaques do perfil on-line. “A ideia foi essa: estar lá e poder trazer o conteúdo em primeira mão para quem segue a loja, como se também estivesse lá”, explicou a blogger. 

Eles estiveram na platéia dos desfiles das disputadas PatBo, Apartamento 03 e Água de Coco, mas também observaram o que o público, sempre tão antenado quanto as próprias estrelas da SPFW, usava.  “Vimos muito Neon. Tanto dentro dos desfiles quanto fora. Mangas e ombras super-estruturados, tons terrosos, alfaiataria ampla com tons vibrantes, bermudas ciclistas, pegada esporte, tecidos leves e fluidos, babados, candy colors, botões grandes, handmade”, enumerou Débora. 

Para além do trabalho, a dupla frisou a experiência de estar imerso em um universo cercado de criatividade e estilo.Felipe Leão falou da oportunidade de aprender ainda mais e unir esforços para mostrar conteúdo de atraente para os clientes. “Temos o mesmo objetivo de informar, compartilhar conteúdo com a maior qualidade possível, de fazer com que cada vez mais e mais pessoas tenham acesso a esse tipo de conteúdo. Foi realmente gratificante, emocionante e realizador”, afirmou. 

A iniciativa foi um sucesso, com o engajamento dos seguidores que acompanharam as publicações, inclusive, participando das transmissões ao vivo, e elogiando o trabalho. A expectativa é que a loja continue a presentear os seguidores e clientes com muita informação e muita moda. Afinal, estamos todos com um “gostinho de quero mais”.

Chapa 2 “OAB Atuante por Todos” reúne 200 advogados durante lançamento de comitê em Arapiraca

Emily Queiroz 3764d53a 2471 4afc a5d6 16cd89a0fa4e Márcia Acioly recebeu colegas advogados e advogadas

Texto: Assessoria

"Arapiraca dando exemplo de democracia e de inclusão participativa das advogadas e advogados ao promover a inauguração do seu comitê com a presença de um grupo enorme de advogados que reconhece que o momento da advocacia alagoana é de muita preocupação”. Estas foram as palavras do advogado Fernando Falcão, candidato à presidência da Ordem dos advogados do Brasil Seccional de Alagoas (OAB/AL) pela Chapa 2 “OAB Atuante por Todos” durante o lançamento do comitê e do caderno de compromissos dos candidatos na cidade de Arapiraca.

O evento aconteceu na noite desta terça-feira (6), e reuniu mais de 200 advogados apoiadores e simpatizantes da chapa que tem como candidata para o cargo de vice-presidente a advogada arapiraquense Claudia Lany. O coquetel de lançamento dos compromissos aconteceu no FDS Coworking e superou as expectativas do grupo.

“Esse grupo de advogados comprometidos com os anseios de toda uma classe resolve colocar o seu nome na disputa pela subseção da OAB de Arapiraca promovendo debate de ideias e apresentação de compromissos que verdadeiramente poderão fazer da OAB uma entidade atuante por todos", destacou Fernando Falcão sobre os nomes que compõem a chapa da subseccional de Arapiraca, segundo colégio eleitoral de Alagoas.

O caderno de compromissos está disponível de forma on line e foi lançado oficialmente em Maceió durante a inauguração do comitê da chapa 2, na última quinta-feira. Durante as apresentações, a candidata a vice-presidente reforçou o desejo do resgate de uma Ordem que tenha como princípios a defesa dos profissionais.

“A inauguração do nosso Comitê e apresentação dos compromissos da Chapa 2, tanto da Subseção de Arapiraca como os da Seccional, em ocasião em que se fazem presentes nomes tão valorosos da Advocacia, de tantos colegas que sonham com uma OAB  altiva, só reforça a certeza de que estamos no caminho certo, em busca de uma OAB Atuante por Todos. Onde todos efetivamente participem, com o resgate dos verdadeiros princípios da ORDEM: A defesa incondicional de seus membros”, disse a advogada.

Lany explicou, ainda, que o convite para fazer parte do grupo a deixou imensamente honrada. “Posso resumir em duas palavras: honra e responsabilidade: “Sim, quando recebi o convite de Fernando Falcão para estar candidata à vice Presidente da OAB/AL, senti-me extremamente lisonjeada em poder representar a mulher advogada como, também, a todos os advogados do interior, colegas que militam no agreste, sertão e em todo interior do Estado. Junto com o sentimento de satisfação, aflora a consciência da responsabilidade que terei à frente de tão honroso cargo. Finalizo, salientando que não medirei esforços para corresponder à confiança depositada”.

O evento reuniu diversos segmentos da advocacia alagoana tendo, além de jovens advogados, presença de profissionais de alto prestígio na advocacia, a exemplo de Marcelo Brabo, atuante na área eleitoral. Para ele, a pluraridade da chapa pode ser atestada através da sua composição, tendo como destaque o grande números de mulheres que fazem parte da composição, quase 50%.

"É com imenso prazer que estamos em Arapiraca para mais um grande evento, o lançamento do nosso comitê onde temos uma grande chapa capitaneada pela nossa amiga Márcia Acioly e nosso amigo Abel Felipe num momento ímpar demonstrando a pujança a forma altaneira com que arapiraca se porta, a valorização de todo interior do Estado,  junto ao nosso presidente Fernando Falcão e a nossa vice presidente Claudia Lany e com a chapa por demais representativa com mais de 40 colegas advogadas, demonstrando que é uma chapa plural composta por mulheres, advogados da capital e do interior, com jovens e advogados públicos e privados", finalizou o advogado.

Fotos da galeria: Guido Jr.

Vera’s Boutique celebra 30 anos com um dia inteiro de comemoração

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A empresária Vera Lúcia da Silva, à frente da tradicional Vera’s Boutique, promoveu, na última sexta-feira (28), um dia de festa para comemorar os 30 anos da maison. Na loja, localizada na Rua Estudante de Oliveira Leite, ela recebeu pessoalmente cada convidado – clientes, imprensa e influenciadores digitais. 

Natural de Mato Grosso, Vera passou a infância em Petrolândia, em Pernambuco. Foi lá que conheceu seu esposo, José Marcolino, com quem divide também o sucesso nos negócios. Em Arapiraca, onde Marcolino trabalhou como funcionário do Banco do Brasil, ela iniciou a carreira, como vendedora de bijuterias e, posteriormente, como sacoleira de roupas. 

Com trabalho, força de vontade e apoio do marido, Vera abriu, há três décadas, a loja Vera´s Boutique. “Tenho um sentimento de gratidão. Gratidão aos meus clientes, a essa cidade maravilhosa que me acolheu, de uma história construída com muito amor pelo que faço. O começo não foi fácil. Enfrentei muitas dificuldades e superei com muita sabedoria e entusiasmo. Nestes 30 anos, eu aprendi e ensinei muito”, declarou a empresária. 

A empresária contribui ainda com o desenvolvimento de Arapiraca ao assumir cargos de liderança. Ela já foi presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, entre os anos 2010 e 2013, e retornou ao cargo este ano, aclamada por unanimidade. 

Vera é casada com José Marcolino há 36 anos, tem duas filhas, Monick e Nathália, e um neto, o Lucas. 

Bolo e influenciadores digitais 
O aniversário teve muita alegria, coleção nova e, claro, os parabéns com bolo de aniversário degustado pelos presentes. 

As digitais influencers Mirella Cabús e Juliana Ribeiro foram atrações à parte, desfilando looks  e atendendo aos inúmeros pedidos de fotos dos fãs.

Shopping em Arapiraca: cinco anos de atuação e muitos desafios pela frente

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Há cinco anos, chegava a Arapiraca, o primeiro shopping da cidade, o Arapiraca Garden Shopping, do Grupo Tenco. A novidade, que há muito era cobrada pela população, foi inaugurada com muito entusiasmo. Lojistas aceitaram o desafio e os consumidores elegeram o empreendimento como local para ter acesso a serviços e produtos, além de utilizar como espaço de lazer e encontros.

Com 125 lojas, inclusive academia e cinema, e cerca de 800 funcionários, o empreendimento é um avanço para o município, apesar dos encalços enfrentados nos últimos anos. Com altos custos, aliados à recessão econômica enfrentada em todo o País, muitos empresários tiveram que fechar as portas (como se recuperar do choque de ver uma fast fashion como a Marisa encerrar suas atividades na terrinha?).

O ciclo econômico de renovação e a vocação empreendedora de Arapiraca, entretanto, motivam mais investimentos por entes públicos e privados. Temos salão de beleza express, o Top Studio – um dos mais tradicionais da cidade, lojas fast fashion, uma praça de alimentação sempre badalada, farmácia e lojas que têm de tudo, como a 1 a 99, aberta recentemente. Ah, e vem mais por aí. A previsão é de abertura, ainda este ano, da sonhada livraria, uma franquia da rede Nobel.

A jovem empresária Nathalie Silva é freqüentadora assídua do shopping. Para ela, o centro de compras “foi mais um passo para o desenvolvimento da cidade. Deu oportunidade de emprego para muitas pessoas, inclusive para mim”. Ela destaca, no entanto, que nota “muitas lojas fechadas, a limpeza, às vezes, fica a desejar, falta mais atenção da segurança também. Parece que só estão lá de enfeite. E falta um espaço para os leitores”.

A comodidade e o horário de funcionamento, até as 22h, foram apontados como as maiores vantagens do shopping pela nutricionista Michelle Yanne. “O shopping é como uma segunda casa para mim. ‘É muito prático e fácil precisar comprar alguma coisa após as 18h e você ter esse poder de compra até as 22h, sem falar no lazer, é excepcional”, frisou.

Comemorações

Na última terça-feira (25), a celebração dos cinco anos de atuação teve bolo de aniversário, parabéns ao som da banda Art Choro, apresentação do saxofonista Marcos Senna e distribuição de brindes com a promoção “estoura balão” para os clientes que tivessem feito compras. O ápice das comemorações será o sorteio de um carro novo, no próximo domingo, dia 30, para clientes que seguirem as regras da campanha, além do show Pôr do Sol, também no domingo, dia 30, a partir das 14h30, com Péricles, Jammil, Boca de Forno, Mercinho e DJ Senna.

 Fotos: Live Comunicação/Assessoria

Em Campo Alegre, antigo engenho produz cachaça com selo internacional

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A cachaça é uma das mais populares bebidas alcoólicas entre os brasileiros. Fora do Brasil, é iguaria. Produzida a partir da fermentação do sumo da cana de açúcar, a aguardente traz em sua composição a própria história colonial do País. 

Diz-se que ela surgiu a partir de um acidente nos antigos engenhos quando os negros por cansaço deixavam o melado fermentar ou ainda quando os portugueses aprenderam a técnica da destilação com o povo árabe. O fato é que a cachaça é produzida no Brasil desde os idos de 1530, como apontam estudos históricos. E, para além dos clichês, é uma verdadeira paixão nacional. 

Em Alagoas, a produção artesanal de cachaça é tradição e pode ser vista de perto. A convite do Engenho Caraçuípe, no distrito de Luziápolis, no município de Campo a Alegre, acompanhamos como todo o processo é feito, desde a extração do caldo de cana até o armazenamento em barris de madeira nobre que conferem ainda mais valor à aguardente produzida.

A história da cachaçaria tem início em 1933, quando os irmãos Antônio e Benedito Coutinho adquirem o então Engenho. Desde aquela época, a cachaça já era produzida nos alambiques da empresa, mas foi interrompida em meados do século XX. Há nove anos, o casal Renato Coutinho (neto de Antônio) e Cristiane Dantas decidiu retomar a tradição da família. 

Nos primeiros quatro anos da nova gestão, o engenho apenas produziu a bebida e a manteve em estoque para envelhecimento. Somente há cinco anos, o produto, de qualidade reconhecida internacionalmente, chegou aos consumidores.

A beleza da estrutura física foi transformada em ponto turístico, com uma loja que oferta as bebidas do Engenho e produtos de artesãos da região, como as belas peças em palha, ideais para  presentear. 

Os visitantes podem fazer todo o itinerário da produção - precisa agendar antes - e, ao final, são surpreendidos com uma degustação das cachaças  Escorrega e Caraçuípe, esta da linha nobre, extremamente pura. Ambas  destiladas em alambiques de cobre e armazenadas nos barris de madeira que o visitante já terá se encantado ao ver. 

Para quem ficou com vontade conhecer, o Engenho fica às margens da Rodovia BR 101, km 159, em Luziápolis, Campo Alegre-AL. Para mais informações, basta ligar: Telefone: (82) 3275.9294 ou acessar o site: https://www.engenhocaracuipe.com.br/centro-de-visitacao/

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