Edmilson Teixeira
Edmilson Teixeira

Municípios

Postado em 23/03/2017 às 17:11 0

Ex-prefeito indica neta para comandar PP Jovem


Por Edmilson Teixeira de Lima

O líder do PP no município de Paripueira, o ex-prefeito Carlinhos da Três Irmãos, conta agora com a neta, Nívea Larissa à frente do PP Jovem paripueirense. É filha do ex-vereador Nelsinho, de quem recebeu total aval para ingressar no mundo político. “Unir forças jovens para engrandecer nosso partido, com ideais inovadores que venham somar para o bem de Paripueira; esse tem sido o nosso propósito de trabalho; até porque a juventude precisa de espaço e de oportunidade, a fim de expor seus sentimentos e amor pela terra que mora, sobretudo na condição de um agente político”, disse a jovem estudante entusiasmada com sua nova missão.  


Postado em 22/03/2017 às 18:55 0

Atalaienses vão à Europa disputar mundial de Robótica


Por Edmilson Teixeira de Lima

     

Depois de cumprir de forma vitoriosa as  etapas brasileiras de Robótica, como a regional do Sesi em Alagoas, depois Salvador e as Olimpiadas em Brasília, a equipe  dos alunos da Escola Sesi/Senai (Ebep) de Atalaia/AL, agora tem uma missão espetacular para representar o nosso Estado, e por não dizer o Brasil. É que de forma inédita, sobretudo por conta de sua trajetória nesses últimos meses; se classificou, a fim de participar da principal competição internacional do gênero, que ocorrerá entre os dias 21 e 25 de junho próximo no Reino Unido, mais precisamente na cidade de  Barth, que fica do Sudoeste da Inglaterra.

Denominada de Atobática, a equipe atalaiense ganhou repercussão após criar a Ortofibra, um produto que visa na elaboração de uma órtese [aparelho externo utilizado para auxiliar o movimento dos membros] que ajuda no tratamento da laminite, problema que afeta o casco de equinos, cuja doença, que muitas vezes, obriga o criador a praticar a eutanásia (sacrificar o animal com a morte)

O professor e coordenador técnico da equipe, André Vigário afirma entusiasmado, que a turma está embalada, a fim de representar bem o Brasil na Europa. Formada há dois anos, a equipe Atobática segundo André, chegou a ceder no ano passado, três alunos para o Sesi de Marechal Deodoro disputar o torneio internacional ocorrido na Espanha, que anualmente é  promovido pela FFL (First Lego League) órgão americano que controla mundialmente os eventos importantes de Robóticas.      

Por conta da criação do projeto inovador, recentemente a equipe formada por sete alunas e um aluno, além dos professores técnicos; Iago Basílio, Gildenor Leite e André Vigário, além do diretor Anderson Costa apresentaram o projeto na Câmara de Vereadores de Atalaia, mostrando aos presentes o robô que confeccionaram para o torneio e também o projeto de pesquisa da Ortofibra. Lá estavam: o prefeito Chico Vigário, o presidente da Casa, Alexandre Tenório, professores do próprio Ebep , além de populares.

No dia 14 último, o projeto foi apresentado ao diretor-regional do Senai/AL, Marben Loureiro, que parabenizou a equipe Atabótica, criadora da Ortofibra, pela iniciativa. No encontro, os alunos explicaram que a produção da Ortofibra se baseia no uso de um resíduo industrial produzido em larga escala, o pó de fibra de vidro. Quando misturado à resina, consegue resistir ao peso do cavalo.

Na verdade o projeto vem sendo desenvolvido em parceria com a empresa Glastec e com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos, da Universidade Federal de Alagoas (Grupequi-Ufal), que forneceram matérias primas e de estudo, para que os alunos pudessem desenvolvê-lo.

 

O que é Robótica:

É um ramo educacional e tecnológico  que engloba computadoresrobôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados; tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação direcionada às pessoas (seres vivos); e são feitos de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô.

 


Postado em 21/03/2017 às 16:50 0

Decisão do TSE alivia prefeita que temia perder mandato


Por Edmilson Teixeira de Lima

Prefeita da Barra de Santo Antônio, Emanuella Moura (PSDB) comemorou  nesta terça-feira nas redes sociais, a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que acatou a posição  do TRE/AL, sobre a legalidade de sua vitória eleitoral.  É que uma ação corria na Justiça contra a sua candidatura, acusada de cometer diversas irregularidades durante a campanha.

 “Continuarei a exercer meu mandato de prefeita da Barra normalmente, e agora com mais uma vitória. Hoje caem por terra todos os boatos maldosos de que meu mandato acabaria antes do tempo previsto. Agradeço a todos que assim como eu tinham certeza que mais essa batalha seria vencida. Podem ter certeza que como prefeita continuarei pagando em dia e lutando por uma saúde e educação cada vez melhores para nosso povo” comentou Emanuella Moura.  

Na eleição da Barra de Santo Antônio, Emanuella que entrou na disputa com o apoio do esposo, Abraão Moura, ex-prefeito de Paripueira, venceu o pleito com uma margem folgada de 2.269 votos, à frente do então prefeito Carlos Alexandre (PDT). Ela obteve 5.652 votos e ele 3.383, cuja eleição contou também com a presença do candidato do PSB, Tadeu Cavalcante, o  “poca urna”  que teve somente 294 votos.


Postado em 20/03/2017 às 18:06 0

Falido Parque de Rodeios pode virá outra atração em Palmeira


Por Edmilson Teixeira de Lima

O presidente da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, Júnior Miranda (PSL), apresentou na última quarta-feira, um Projeto de Lei de sua autoria que propõe transformar o Parque de Rodeio Geraldo Bulhões em uma grande Praça Multieventos. A área servia como local de entretenimento para toda a sociedade e está abandonada há quase uma década

O PL prevê a recuperação ambiental, com áreas de caminhada, pedalada, espaços de lazer e uma arena aberta multieventos, para a promoção de atividades culturais e recreativas, abrangendo eventos como vaquejadas, exposições, shows, pista de corrida, entre outras práticas esportivas.

Ao usar a Tribuna, o presidente da Mesa Diretora questionou o fato de um bem público está abandonado há tanto tempo. “Não pode um prédio público ser abandonado e virar um elefante branco. O Rodeio era o melhor parque de Palmeira e hoje está entregue ao léu. Nem as chaves de acesso ao local a gestão anterior entregou a atual. E dinheiro público é pra ficar assim, jogado no mato?”, indagou Júnior Miranda.

O parlamentar lembrou ainda os momentos em que o local proporcionava lazer para as famílias palmeirenses em diversos setores. “Quem nunca foi à churrascaria almoçar com a família ou tomar aquela cerveja gelada com os amigos? As partidas nos belos campos de futebol. A casa de shows. O belo curral. É lamentável ver tudo isso derrubado, onde só restam agora as boas lembranças”, enfatizou.

Júnior Miranda pediu a ajuda de seus pares em busca de apoio nas esferas estadual e federal para que seu projeto ganhe musculatura e, em breve, o novo Parque Multieventos comece a ganhar vida. “Cada vereador aqui tem uma base federal, uma base estadual. Vamos buscar recursos para devolver isso a Palmeira. É uma grande necessidade, e já vi que o prefeito tem boa vontade em ajudar. Quando se quer fazer, faz. Tenho certeza que o Chefe do executivo irá nos atender”, destacou.

O Parque Geraldo Bulhões é de propriedade do Governo do Estado, mas foi cedido ao município. Diante disso, o parlamentar lembrou que o local foi administrado por terceiros por mais de duas décadas e apelou para que o governo tome as providências. “Se apossaram de lá por mais de 20 anos. Mas quem tem de tomar conta de órgãos públicos é o governo, seja estadual ou municipal. Não pode voltar a ser entregue a terceiros ou ser dado de presente para A, B ou C”, disse Miranda.

 

Com informação da  Assessoria

 

 


Postado em 16/03/2017 às 10:25 0

Além da crise da falta d’água Prefeitura tenta mudar perfil do SAAE


Por Edmilson Teixeira

 

Um dos grandes desafios  da administração atual de Atalaia, é reverter o triste quadro  encontrado no SAAE, o órgão que controla o serviço de abastecimento de água na cidade. Praticamente sucateado; e como se não bastasse, sobrevivendo em meio a essa crise hídrica nunca vista na região, assim é o SAAE, que deve uma fortuna a Eletrobras e que têm muitas pendências à receber de consumidores inadimplentes.

O bom é  que nesse curto período de governo, a água está sendo viabilizada de outras fazendas para suprir a carência do reservatório, foi adquirido um potente motor-bomba e  está havendo constantes mudanças na tubulação, porque grande parte da existente ainda é de amianto, produto hoje condenado pela Vigilância Sanitária.

“Encontramos o SAAE muito desgastado, sobretudo com sérios problemas que têm que ser resolvidos”, argumentou seu diretor Luiz Vigário (Lulinha), ciente que a tarefa é pesada, visto que a Prefeitura tem pouco dinheiro em caixa. Diz  que o prefeito Chico Vigário decretou ‘Estado de Seca’ e que o município estará sendo beneficiado por meio do Governo Federal, onde a partir da próxima semana devem chegar alguns caminhões pipas que vão operacionalizar no serviço de abastecimento de água nos povoados e na cidade, face a demanda existente por conta da seca que já dura mais de três anos.


Postado em 08/03/2017 às 13:03 0

Prefeito planeja renunciar na missão de concorrer cargo federal


Por Edmilson Teixeira de Lima

Planos do prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão (PMDB) é o de se afastar da Prefeitura no próximo ano, a fim de tentar retornar a Brasília, mais uma vez na condição  de deputado federal. Pelo menos são as informações dos bastidores políticos ligadas a Executiva do PMDB em Alagoas, que traça planos para a próxima eleição  de forma bem antecipada.

Na verdade, Joaquim Beltrão o prefeito que está à frente da Prefeitura pela quarta vez, vai entrar no embalo da campanha do sobrinho, Marx Beltrão, atual ministro do Turismo, que ambiciosamente articula chegar ao Senado Federal em 2018, superestruturado; visto que está amparado na dimensão de seu trabalho político ao longo desses últimos anos, sobretudo agora, como ministro de Estado abraçando de corpo e alma os municípios alagoanos. 

Detalhe é que se ganhando ou perdendo, caso entre na eleição, Joaquim perde o mandato de prefeito, já que para disputar o tal pleito, ele tem que renunciar o cargo no dia 6 de abril de 2018, seis meses de antecedência da batalha eleitoral. Em contra partida, a cadeira da “viúva” (se confirmada a sua candidatura), será ocupada pela sua esposa, Dalva Edite, que atualmente é a vice-prefeita pelo segundo mandato consecutivo. “Estamos caminhando nesse sentido” nos afirmou de forma lacônica Joaquim Beltrão, dando conta que sua pretensão mesmo, é retornar a Câmara Federal.  

 


Postado em 02/03/2017 às 18:10 0

Uveal anuncia sua eleição para o próximo dia 25


Por Edmilson Teixeira de Lima

Conforme edital publicado nesta quinta-feira, a eleição da Uveal, União dos Vereadores de Alagoas, será no próximo dia 25 na sede da entidade no bairro do Farol. Diferentemente dos últimos pleitos, somente pode votar o vereador que estiver em dia com a mensalidade do órgão, que é de R$ 100, a partir de janeiro deste ano. Somente três chapas estão inscritas até o momento; por sinal todos os candidatos são do PMDB, como: Anizão (Murici), Edinho (Coruripe) e Tayronne (Pilar). As inscrições para formação de chapa estão abertas até o outro sábado dia 11.

O atual presidente da AMA, Hugo Wanderley esteve à frente da UVEAL durante os últimos três mandatos, cujo órgão hoje está sendo conduzido pelo então vereador por Paulo Jacinto, Fabrício Faustino, uma vez que Hugo foi eleito prefeito de Cacimbinhas. Porém suas raízes continuam na antiga Casa, tanto que está engajado de corpo e alma na campanha do vereador Edinho, amparado pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão e pelo Palácio do Governo.

“Eu não acredito que surja outra chapa nessa reta final de campanha; até porque os três atuais candidatos estão pelas estradas, desde novembro último, sobretudo com as musculaturas fortalecidas, visto que a formação de cada grupo exige a participação de 69 vereadores para compor a chapa” comentou o candidato Tayronne.

Tayronne assim como seus adversários, tem afirmado que não abre mão de sua candidatura. Tanto, que segundo ele, recusou a participar de uma reunião em Murici, a fim de apoiar o vereador Edinho, num encontro articulado por Hugo Wanderley. Na realidade, não será surpresa alguma, que todo esse individualismo pode chegar a seu final, depois de uma “martelada” do senador Renan Calheiros, o mandatário do PMDB em Alagoas.    


Postado em 01/03/2017 às 17:51 0

 Três vereadores do PMDB estão na briga pela UVEAL  


Por Edmilson Teixeira de Lima

Final deste mês acontecerá à eleição para a presidência da UVEAL, União dos Vereadores de Alagoas. Por enquanto, três candidatos têm declarado publicamente que estão na briga; e que por incrível que pareça todos são vereadores do PMDB. São eles: Anizão (Murici) Tayronne Henrique (Pilar) e Edinho (Coruripe).  

“Estamos unicamente aguardando a publicação do edital sobre quando será o dia da eleição, para assim a gente colocar o nosso bloco na rua”, disse entusiasmado o vereador Anizão, que vem atuando em campanha com  alguns integrantes de sua chapa, entre eles Domício Júnior (Jequiá da Praia) Fabiano Leão (Arapiraca) e Toninho Garrote (Palmeira dos Índios).

Informa Anizão, que cada candidato tem que formar uma chapa com 69 vereadores. Afirma que 19 são da Diretoria Executiva e 50 das Regionais. Certamente o desfecho dessa história (envolvendo os três candidatos de um mesmo partido) será dado pelo senador Renan Calheiros, pelo fato de presidir em Alagoas o PMDB. Pelo menos até agora o “poderoso” ainda não se manifestou publicamente sobre seu candidato.   


Postado em 23/02/2017 às 18:52 0

Bloco do “Seu Boga” promete agitar Paripueira no Carnaval


Por Edmilson Teixeira de Lima

Divulgação

Na segunda-feira de Carnaval, a partir das 16h, entra no ar, pelas ruas de Paripueira, um dos mais frenéticos blocos carnavalesco da região Norte de Alagoas. Trata-se do “Seu Boga” que pelo 5º ano consecutivo, espera manter sua performance crescente, que ocorre a cada edição realizada. “O bloco será animado pela orquestra de frevo do maestro Miguel, tida como uma das mais badaladas do interior alagoano, na ocasião, teremos a presença de um carro pipa, jorrando água entre todos os foliões. É um momento fantástico, que tem entusiasmado a todos por onde o bloco passa; arrastando os nativos, turista e tudo que e gente presente na cidade, de forma livre e espontânea, com direito até a camisa de graça” confessa o dirigente da agremiação, Marcílio Balbino.

Na verdade, o “Seu Boga” segundo seus dirigentes, nasceu da união das famílias Rony Nobre e Marcílio Balbino, quando os mesmos observaram que os tradicionais blocos existentes, não traziam mais a alegria do frevo. Por isso, resolveram investir nesse segmento musical, a fim de resgatar as antigas tradições, cuja cidade de Paripueira, nos anos 70 e 80  quando ainda pertencia a Barra de Santo Antônio, era tida como o maior xodó do Carnaval alagoano. "É que podemos comparar hoje, com a Barra de São Miguel, cidade invadida por veranistas e gente de toda parte, onde os moradores faturam nesse período do ano, alugando suas casas" disse Balbino.  

Segundo Alex Souza, coordenador municipal do Carnaval de Paripueira, a festa de momo hoje já faz parte do calendário de eventos turísticos e culturais do Estado. Diz que o prefeito Haroldo Nascimento (PSDB) faz questão de mantê-lo cada vez mais atrativo. “Os festejos acolhem a alegria dos foliões com segurança, com blocos e muita diversão, cuja festa começou no último domingo, 19, com desfile de blocos. Somos um povo hospitaleiro, temos uma praia belíssima, e uma gastronomia que encanta quem nos visita”, disse.

 

 


Postado em 23/02/2017 às 09:36 0

Reabertura de hospital consagra serviço de saúde no Vale do Paraíba


Por Edmilson Teixeira

Um dos maiores patrimônios do povo atalaiense ganhou vida agora em 2017, sobretudo depois de uma longa temporada debilitado e  sem fôlego  para atender a comunidade. Trata-se do Hospital João Lyra Filho, que até então precisava de apenas um gestor compreensível, que pudesse lhe oferecer condições dignas, para assim salvar muitas vidas humanas. “Sabemos que a crise econômica existe, mas desprezar um órgão de saúde do porte do nosso Hospital, é coisa de gente incapacitada”, disse o prefeito Chico Vigário, ressaltando que centenas e centenas de crianças estavam nascendo em outras cidades, deixando de ter em seus registros o carimbo da marca de atalaiense de nascença.

Segundo o secretário de Saúde do Município, Juliano Montenegro, do dia 2 de janeiro até esta quinta-feira, dia 23 de fevereiro, nasceram 40 crianças por meio dos serviços médicos dentro do Hospital; além de mais de 4.200 atendimentos diversificados. “Saúde se faz com ações e não com conversa fiada”, diz Juliano, enaltecendo a todos que fazem a unidade hospitalar, onde segundo ele, a união do grupo hoje, tem resultado num ambiente a cada dia mais digno, sobretudo sem fazer distinção de cor, raça, religião ou partido político.

Para que as coisas aconteçam, o prefeito Chico Vigário não tem medido esforços, a fim de buscar parcerias importantes; como junto ao governador Renan Filho e ao governo federal, onde recentemente esteve em Brasília, levando projetos para o Ministério da Saúde, com o apoio da bancada alagoana. O novo secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, está agendando uma visita ao Hospital de Atalaia, ciente de que a nova gestão pública vem atuando para garantir a casa hospitalar num digno Centro de Saúde de referência do Vale do Paraíba.     


Postado em 21/02/2017 às 18:31 0

Em Alagoas, vereadora assume Secretaria, mesmo estudando na PB


Por Edmilson Teixeira de Lima

Politicamente a família Brandão continua deitando e rolando em Mata Grande. Vejam só: a vereadora Diana Brandão Malta (PP) bem não assumiu o cargo, resolveu se afastar de suas funções, a fim de ocupar uma Secretaria que foi criada pelo próprio primo, o ex-prefeito Jacob Brandão,  que pretendia permanecer dentro do governo como secretário, já que o atual prefeito Erivaldo Mandú (PP), é cria sua e foi seu vice, na gestão passada. Pois bem, o Jacob não é mais secretário, alegando se dedicar agora a projetos pessoais; e o suplente de vereador que vai ocupar a vaga da Diana, é Teomar Brandão (PP), que ficou na 12º posição na contagem geral, com 548 votos.  

A questão agora é saber o futuro político da vereadora Diana Brandão, eleita como terceira colocada com 728 votos. Pois bem; ela é formada em Biomedicina pela Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, órgão que continua estudando, mas agora no curso de Medicina, razão que certamente lhe impossibilitará  de prestar serviços em sua terra natal. O zunzunzum que toma conta da cidade é de que a bancada da oposição (seis, que é a maioria) vai pegar no pé dela, caso a mesma não cumpra seus deveres de secretária municipal, função que exige do gestor está presente no dia-a-dia.

Já o presidente da Câmara, vereador  Rodolfo Izidoro (PMDB) tomou conhecimento de que Diana optou pelo salário da Casa Parlamentar, que é de R$ 2.850; e não o de secretária que é de R$ 2.500. Nesse caso; ele vai sondar, conforme revelou ao blog do jornalista Jota Silva, a questão de como a Câmara manterá 12 vereadores a partir de então, até porque, segundo ele, o suplente Teomar ainda não tomou posse.

Bronca maldita

No dia 18 do mês passado, o MPE/AL  entrou com uma ação civil, contra o ex-prefeito Jacob Brandão e da ex-diretora-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores municipais, Geórgia Cecília Alencar, por atos de improbidade administrativa. O Ministério  ainda afirma que as irregularidades foram confirmadas pelo Ministério da Previdência Social.

No pedido do MPE/AL, consta que os acusados são responsáveis por causar dano ao erário municipal de R$ 4.352.843,18. Do total, R$ 801.143,32 são do não recolhimento integral da contribuição dos servidores, e R$ 3.551.699,89 do não recolhimento integral da contribuição patronal, entre o período de fevereiro de 2013 a julho de 2016.  Na ação, o MP pede que os bens e valores do ex-prefeito sejam indisponibilizados em um total de R$ 4.352.843,18. E, para a ex-diretora, que o valor de R$ 43.360 seja indisponibilizados.



 


Postado em 20/02/2017 às 17:04 0

Prefeito de Porto Calvo comandará Consórcio do Norte de AL


Por Edmilson Teixeira de Lima

Prefeito de Porto Calvo, David Pedrosa (PMDB) (no centro de camisa marrom), foi eleito por aclamação na manhã de desta segunda-feira, na sede da AMA, como presidente do Conorte, que é o Consórcio dos municípios que compõem a região Norte de Alagoas. O órgão conta hoje, com apenas 10 municípios; mas pode chegar a 15; isso porque para fazer parte do bloco, é preciso que as Câmaras Legislativas aprovem a participação de seus respectivos territórios; o que não houve até agora com os cinco que restam. David vai ocupar a vaga da ex-prefeita de Porto de Pedras, Camila Farias.

O desafio do novo comandante do Conorte é trabalhar para garantir a implantação de um aterro sanitário, que venha a atenda a todos os integrantes do Consórcio. “Estamos com um projeto bastante avançado, a fim de iniciar a obra do tão sonhado aterro, cujo local ainda não foi definido. Porém, já temos em vista, dois locais propícios para erguer a obra, devendo ser ou em meu município; ou em Matriz, conforme uma ampla avaliação técnica que já foi feita”, disse David Pedrosa, que tem como vice, o  prefeito de São Miguel dos Milagres, Bureco Ataíde (PSD), (camisa amarela)

“O David Pedrosa tem demonstrado bastante entusiasmo para conduzir o nosso Consórcio, sobretudo com o aval de seu partidário, o governador Renan Filho (PMDB), que tem conduzido Alagoas, dando a maior atenção administrativa para região Norte; coisa que a gente pouco viu em outros governos recentes”, comentou o jovem prefeito de Matriz de Camaragibe, Anderson Bolevard (PSD) (camisa verde claro).  Ele acredita que o Consórcio será de fundamental importância para o Estado, principalmente nesse momento de expectativa de crescimento econômico.