A tragédia no Rio Grande do Sul uniu os corações dos brasileiros de todas as regiões em busca de ajudar os gaúchos nesta situação emergencial que já contabiliza mais de 100 mortos, além de mais de 140 desaparecidos e milhares de pessoas desalojadas e desabrigadas. 

Em Alagoas, diversas instituições, empresários, cidadãos e o Poder Público estão promovendo iniciativas para enviar suprimentos, tais como: alimentos, água potável, colchões, roupas, produtos de higiene pessoal, entre outros.

Muitas doações de várias pessoas já foram arrecadadas e enviadas de todas as formas para a população do Sul, como mostrado ainda nesta quinta-feira (9), pela redação.

Pontos de coleta que continuam recebendo doações em Maceió

O Cada Minuto apurou a respeito dos pontos de coleta de arrecadações que continuam recebendo doações para serem enviadas nessa próxima semana.

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), já enviou ao Estado do Rio Grande do Sul nessa sexta-feira (10), três caminhões cheios de garrafões de água mineral, roupas e colchões. 

A Sefaz estará recebendo doações até às 17h dessa terça-feira (14), que deverão ser entregues na Escola Fazendária, no bairro de Jacarecica. Para essa arrecadação será enviado um quarto caminhão

A Superintendência da Polícia Federal de Alagoas, localizada na Av. Walter Ananias, 705, no bairro do Jaraguá, é um novo ponto de coleta e está recebendo doações de alimentos não perecíveis, cestas básicas, roupas, calçados, entre outros. 

Reprodução: redes sociais

 

Nesse sábado (11), a Associação Beneficente Casa Tuca, que já havia enviado doações ao Estado do RS, mandou uma carreta com cerca de 32 toneladas de materiais doados. 

E continua trabalhando a todo vapor, segue recebendo materiais para doação em seus pontos de coleta. Na sede, que fica na Rua Santo Antônio, 980, no bairro do Vergel do Lago; no Hotel Acqua Prime, localizado na Rua Engenheiro Mário de Gusmão, 126, Ponta Verde; e no Maceió Mar Hotel, localizado na Av. Álvaro Otacílio, 2991, no bairro da Ponta Verde.

Outro ponto de coleta que as doações podem ser deixadas é no Campus 1 do Centro Universitário Cesmac, nas coordenações dos cursos da área da saúde, uma parceria da extensão do curso com as ligas acadêmicas. 

O Campus fica localizado na Rua Côn. Machado, 984, no bairro do Farol, em Maceió. Os alunos também estão recebendo alimentos não perecíveis, vestimentas, roupas de cama, toalhas e produtos de higiene pessoal.

Reprodução: redes sociais

Junte-se a tantos alagoanos que se solidarizaram com a população do Rio Grande do Sul, e se ainda não conseguiu ajudar de alguma forma, tome essa iniciativa para que essas pessoas que perderam tudo, possam recomeçar a vida com dignidade.

De AL ao RS: Relembre alguns casos de solidariedade

Muitas pessoas, grupos, movimentos e pastorais já vem se mobilizando e se unindo em prol dessa causa humanitária. Nessa última semana o Cada Minuto mostrou alguns exemplos de solidariedade aos atingidos pelas chuvas e enchentes, no RS.

Tivemos alguns movimentos pastorais da Igreja Católica, como o EJC (Encontro de Jovens com Cristo) da Paróquia São Judas Tadeu, no Feitosa, e também da Paróquia Imaculada Conceição, no Jacintinho.

Os jovens se juntaram e receberam doações como: água mineral, fraldas, produtos de higiene pessoal, roupas, lençóis e rações para animais. As doações foram recebidas até essa quarta-feira (8), e foram levadas para uns dos pontos de coleta, na Ponta Verde.

Reprodução: redes sociais

 

O Colégio Santíssimo Senhor, em parceria com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio e da Casa Tuca, também se comprometeram em ajudar e arrecadaram doações até o envio que ocorreu nessa quinta-feira (9), com o auxílio da Associação Beneficente.

Além das doações, os alunos converteram o valor de toda rifa que estavam vendendo em prol das vítimas do Sul.

Reprodução: redes sociais

 

Outro exemplo de apoio foi a Escola Canadense Bilíngue Maple Bear, que fica localizada na Av. João Davino, no bairro da Jatiúca e receberam fraldas infantis e geriátricas, roupas de bebê, itens de higiene pessoal e água mineral.

As doações foram entregues à escola também nessa quinta-feira (9) e foram enviadas por meio de uma transportadora na manhã dessa sexta-feira (10).

E por último tivemos a iniciativa da dermatologista Mirella Borges, que abriu 10 vagas de um dos seus serviços a 50% de desconto, para esse sábado (11), tratou-se do “peeling véu de noiva laser fotona”.

Através do valor arrecadado com esse serviço, a médica fará uma compra de materiais para doação e enviará para as vítimas das enchentes do Sul. 

Em um vídeo de divulgação nas redes sociais, a médica dermatologista comentou e agradeceu aqueles que se juntaram a ela nessa iniciativa de auxílio.

“Eu, como todo brasileiro, estou muito consternada com essa situação do Rio Grande do Sul e resolvi fazer uma ação, de maneira pequena, mas mesmo assim para ajudar.” E garante, “prestarei contas a respeito dessas compras que serão feitas e as pessoas que participarem dessa campanha. Muito obrigado a todos que me ajudaram!”.

Dermatologista Mirella Borges - reprodução: redes sociais.

*Estagiários sob supervisão da editoria.