Marcos Paulo - Marketing Moderno
Marcos Paulo - Marketing Moderno

Descubra agora o que são metodologias ágeis e como aplicá-las

Marcos Paulo - Marketing Moderno|

Gerenciar pequenos e grandes projetos com eficiência é um dos desafios das empresas atualmente. Além disso, a melhora dos processos está diretamente relacionada aos bons resultados financeiros. Para oferecer soluções, as metodologias ágeis foram criadas. 

Essas metodologias reúnem diferentes técnicas de gestão para ajudar sua equipe a tocar projetos. Dessa forma, permitem a realização de um trabalho otimizado, mais rápido e rentável. Ou seja, tudo o que qualquer gestor procura!

Mas você sabe quais são as metodologias ágeis e como usá-las em seu negócio? Leia o texto de hoje e descubra detalhes!

 

O que fazer antes de aplicar as Metodologias Ágeis?


Antes da implementação das metodologias ágeis, é preciso analisar o seu negócio. Quem é administrador, como eu, está acostumado com o método SWOT e Business Model Generation. Com eles, você consegue analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa.

Dessa forma, é possível traçar um bom plano de ação tomando, como base os dados do diagnóstico. E é aí que entram as metodologias ágeis, focando em entregas curtas e rápidas. Elas priorizam, principalmente, a melhoria e alinhamento da equipe.

Confira a seguir as principais e descubra o momento certo para aplicá-las!

 

SMART


É importante traçar objetivos reais que possam ser cumpridos. Começamos, então, por um dos métodos mais conhecidos, o SMART. Nas empresas, a sua aplicação pretende fazer com que as metas estipuladas do negócio obedeçam aos seguintes critérios: 

  • Específicas (S)
  • Mensuráveis (M)
  • Atingíveis (A)
  • Realistas (R)
  • Temporais (T)

A partir disso, você consegue determinar melhor quais metas quer atingir, o que facilita na hora de encontrar os meios necessários para isso.

 

SCRUM


Não há como falar de metodologias ágeis sem lembrar dele. O Scrum é outro método muito popular e funciona, basicamente, criando ciclos de ação, chamados de sprints. Seu aspecto principal é a rapidez em desenvolver projetos mais complexos.

No final de cada sprint, é feita a revisão em equipe para validar o trabalho feito e, só assim, partir para o próximo.

 

Lean


Se por um lado o Scrum encara as tarefas complexas, dividindo-as em ciclos, por outro, o Lean é indicado para testar hipóteses. Por isso, é mais utilizado em startups e projetos menores. A metodologia foi criada pela Toyota, na década de 80, visando à redução de recursos, como materiais, tempo e mão de obra.

Para aplicar, é simples. A ideia central do método se baseia em três passos: construir, medir e aprender.

 

Kanban


Por último, um sistema de controle e fluxo de produção. O Kanban propõe minimizar o caos de conduzir vários projetos em simultâneo. Ele é composto por quadro de checklist que oferece uma visão geral dos processos. Por isso, de forma visual, o método busca monitorar a evolução e não-evolução das atividades desenvolvidas pelas equipes.

Para a implantação do Kanban, é feita a divisão das tarefas em colunas com as atividades a fazer (to do), atividades que estão sendo executadas (doing), atividades finalizadas (done). Atualmente, ferramentas digitais, como Trello e Run Run.it, usam o quadro Kanban.


A corrida para conseguir processos mais eficientes está apenas começando. Por isso, a aplicação das metodologias ágeis é indispensável. Além do controle e gestão das atividades das equipes, é possível ter processos mais enxutos, econômicos e eficientes. 

Portanto, como visto no texto de hoje, o domínio dessas ferramentas faz com que negócios tenham uma melhora significativa nos resultados e com que diferentes profissionais se destaquem no mercado de trabalho.

Quer continuar aprendendo sobre processos de gestão? Conheça também todas as etapas do Scrum, metodologia que tem ajudado empresas e startups a alavancarem seus projetos.

SOBRE O AUTOR

Diretor de Estratégias Digitais da Agência Yellow Kite

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados