Como o Scrum pode ajudar a alavancar seus projetos?

13/09/2021 09:29 - Marcos Paulo - Marketing Moderno
Por redação
Image

O Scrum foi desenvolvido e começou a ser aplicado no mercado de desenvolvimento de software. No entanto, hoje ele já está presente nos processos de muitas empresas. Apesar de ser focado em produção, é possível aplicá-lo em diversos setores, visando aumentar a autonomia da equipe e, consequentemente, a velocidade dos projetos internos.

Saiba como alavancar os projetos da sua empresa, lendo o texto de hoje!

Ao contrário do que muitos pensam, o Scrum não é uma metodologia. Na verdade, ele é uma framework, estrutura básica, que ajuda na hora da produtividade, com foco na realização das tarefas. Os três pilares principais do Scrum são: transparência, inspeção e adaptação.

 

Como aplicar o Scrum na sua empresa?


O Scrum é dividido em ciclos de interação e esses ciclos são chamados de sprints. Dentro de cada sprint, um conjunto de atividades devem ser executadas conforme uma meta previamente estabelecida. Em média, um sprint tem duração total de 2 semanas. No entanto, o tempo deve ficar a critério da equipe de acordo com o trabalho a ser realizado.

Veja abaixo, na prática, como organizar os eventos de encontros (cerimônias):

 

Planejamento de sprint


No início de cada sprint, é necessário a elaboração de um breve planejamento. É nesse momento que o escopo de trabalho do sprint é definido com a participação de toda a equipe. O importante, aqui, é definir uma meta clara e alcançável para ser colocada em prática durante o período pré-estabelecido.

 

Scrum diário


Uma reunião objetiva e rápida. O scrum diário é realizado com o objetivo de alinhar as principais dúvidas sobre as tarefas que serão entregues em 24 horas. Por isso, geralmente, essas reuniões acontecem no mesmo local, todos os dias, pela manhã.

Para que não se torne algo cansativo e fuja do foco, essas reuniões duram em média 15 minutos. Além de priorizar o que vai ser feito no dia, o scrum diário pode ser utilizado para lembrar o que foi feito no dia anterior e identificar possíveis imprevistos.

 

Análise de sprint


A análise de sprint pode ser entendida como as apresentações, para toda a equipe, das atividades feitas e implementadas. Aqui, o foco é a participação de todos. Com devolutivas construtivas, fica fácil corrigir ou melhorar possíveis falhas no processo.

 

Retrospectiva de sprint


Por fim, é feita uma retrospectiva para saber o que, de fato, funcionou e o que precisa melhorar. Assim, o importante dessa etapa é o fechamento e recapitulação de tudo que foi feito, proporcionando um momento de aprendizagem para todos que participaram. Mas, atenção: não use esse ciclo para ressaltar erros e apontar culpados.

 

Se você busca uma estrutura básica para alavancar projetos e demandas internas da sua empresa, a estrutura do Scrum pode lhe ajudar. Visando um objetivo claro, fica mais fácil ter uma equipe participativa, motivada e com o senso de unidade de propósito. Além disso, os ciclos de inspeção e adaptação do framework criam intervalos regulares para saber se a equipe está no caminho certo.

Dúvidas e sugestão de temas? Entre em contato pelo meu instagram: @marcospaulo.marketing.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..