Marketing Digital: Conheça as novidades para 2023

16/11/2022 15:02 - Marcos Paulo - Marketing Moderno
Por redação
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O ano de 2023 promete ser cheio de grandes novidades para o marketing digital. A crescente popularidade do WhatsApp e as inovações na área de vendas são algumas das tendências que devem afetar positivamente o mercado.

Sobre as novidades do WhatsApp, a plataforma de mensagens está se tornando cada vez mais popular entre os usuários. Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o app está se transformando em um importante canal de marketing e vendas. 

Algumas das principais mudanças anunciadas para o WhatsApp em 2023 incluem: suporte ao marketing de conteúdo, mensagens de marketing por meio da plataforma e integração junto ao RD Station.

Nessa última edição do maior evento de Marketing Digital da America Latina, o RD Summit ficou marcado por 3 grandes assuntos: Marketing de influência, Marketing Conversacional e integração Marketing e Vendas.

 

Marketing Conversacional

 

O marketing conversacional é uma abordagem baseada em diálogo e interação com o público através das plataformas de mensagens, como o WhatsApp, Messenger, Telegram e outras, em vez de apenas um monólogo de venda. Ele envolve a criação de um relacionamento com o cliente, ao invés de apenas uma troca comercial.

Ao usar o marketing conversacional, as empresas podem se beneficiar de um maior envolvimento do cliente, uma melhor compreensão das necessidades do cliente e uma maior probabilidade de conversões. No entanto, é importante lembrar que o marketing conversacional não é apenas uma ferramenta de venda, mas também um meio para criar um laço mais forte com o cliente.

 

Marketing de influência

 

A influência no marketing digital estará em alta em 2023, pois as marcas buscarão cada vez mais a interação com seus consumidores através das redes sociais. As campanhas de marketing terão que ser mais criativas e inovadoras para chamar a atenção dos internautas. Além disso, os vídeos serão uma ferramenta indispensável para as marcas porque permitem um maior envolvimento com o público. Outro ponto importante é o uso da tecnologia para criar experiências personalizadas para o cliente. Com isso, as empresas poderão conquistar mais leads e aumentar suas vendas.

 

Integração Marketing e Vendas

 

Em 2023, a integração do marketing e das vendas será ainda mais importante do que é hoje. Com o crescimento do marketing digital e da publicidade online, as empresas estão buscando formas de integrar suas campanhas de marketing e suas estratégias comerciais. A integração do marketing e das vendas permite que as empresas criem campanhas mais eficazes e direcionadas, além de aumentar a produtividade da equipe.

A integração do marketing e das vendas também facilita para as empresas medirem o retorno sobre o investimento (ROI) de suas campanhas. Com a integração, as empresas podem ter um melhor controle sobre o orçamento das campanhas e saber exatamente onde estão investindo seu dinheiro. Isso permite que elas tomem decisões mais acertadas sobre como alocar seus recursos para obter os melhores resultados possíveis.

 

CRM (Customer Relationship Management)

 

Como o marketing digital continua evoluindo, as empresas estão buscando cada vez mais formas de se destacar da concorrência. Uma das áreas que está recebendo muita atenção é o uso do CRM (Customer Relationship Management) em vendas.

O CRM é uma ferramenta poderosa que ajuda as empresas a gerenciar seus clientes e contatos, além de rastrear e analisar todas as interações com eles. Isso permite que as equipes de vendas sejam mais eficientes e tenham um melhor entendimento do comportamento do lead.

As empresas podem obter uma visão 360º dos seus clientes, o que, por sua vez, ajuda a melhorar significativamente a experiência do cliente. Além disso, o CRM também oferece um melhor controle sobre o funil de vendas, permitindo que as equipes gerenciem melhor seus esforços e alcancem seus objetivos de forma mais eficiente.

 

O que você deve continuar fazendo bem feito:

Inboundo Marketing

 

O inbound marketing é uma estratégia de marketing que se concentra em atrair o público-alvo para o site da empresa ou outros canais através de uma estratégia bem elaborada com conteúdos interessantes e relevantes. Uma vez nos canais online, a empresa pode converter os visitantes em leads, clientes e promotores da marca.

 

Customer Success 

 

O objetivo do customer success é ajudar os clientes a alcançarem seus objetivos de negócios, aumentando sua satisfação e fidelidade. Como o marketing digital está evoluindo, as estratégias de customer success também precisam evoluir para atender às novas demandas.

Aqui estão algumas das principais tendências para o customer success em 2023:

1. Uso crescente de inteligência artificial e analytics para compreender e prever as necessidades dos clientes;

2. Maior ênfase em proatividade e preventivo, em vez de reativo;

3. Aumento da colaboração entre as equipes de customer success e outras áreas da empresa, como vendas, marketing e suporte técnico;

4. Maior uso de tecnologias de automação para simplificar tarefas repetitivas e permitir que os profissionais se concentrem nas tarefas mais valiosas;

5. Crescimento do investimento em soluções omnichannel para permitir que os clientes recebam ajuda onde quer que estejam – seja online, por telefone ou pessoalmente.

 

UX | Experiência do usuário

 

A experiência do usuário continua com uma importância grande para o marketing digital em 2023. Isso significa que as empresas devem se concentrar em fornecer a melhor experiência possível para seus clientes em todos os canais, incluindo sites, aplicativos, redes sociais e e-mails. 

Sendo assim, é preciso investir em tecnologias que permitam personalizar a experiência do usuário e torná-la cada vez mais relevante. Além disso, as empresas devem se concentrar em simplificar suas mensagens e ofertas para serem fáceis de compreender.

Com essas e outras tendências em alta, o marketing digital terá um ano repleto de desafios e oportunidades. Para ficar por dentro das principais novidades do marketing digital, me acompanhe nas redes sociais e fique por dentro das principais tendências.

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