Tecnologias para gestão: 5 opções para otimizar seu trabalho!

04/10/2021 10:44 - Marcos Paulo - Marketing Moderno
Por redação
Image

Em um mercado competitivo e muito exigente, as ferramentas digitais surgem para oferecer mais praticidade e assertividade às suas atividades profissionais. Assim, elas permitem entregar resultados melhores, economizando tempo e dinheiro. Por isso, podem ser suas grandes aliadas! 

O uso de tecnologias para gestão, por exemplo, pode trazer benefícios diretos para a otimização do trabalho, transformando processos lentos e prejudiciais em ágeis e lucrativos. Dessa forma, um bom gestor deve estar sempre de olho nas novidades que o mercado oferece e que podem ser incorporadas à sua equipe.

Se você quer otimizar o seu trabalho e o desempenho do seu time com a ajuda da tecnologia, continue lendo este post! A seguir, eu apresento 5 opções indispensáveis na vida profissional de um gestor. Confira!

 

1. Sistema CRM


Se o seu desafio é lidar com o seu público, saiba que é possível gerenciar e automatizar o relacionamento com o cliente com a ajuda da tecnologia. O uso do sistema CRM (Customer Relationship Management) auxilia os gestores a coletar dados de clientes de forma muito mais rápida, precisa e eficiente.

Além disso, ter um software de CRM rodando na empresa ajuda em outro aspecto: a tomada de decisão. Com ele, é possível, inclusive, mapear o perfil do público interessado e identificar quais campanhas de marketing estão tendo os melhores desempenhos.
 

2. Armazenamento em nuvem


Hoje em dia, já é comum o uso de ferramentas como o Google Drive e Dropbox para o armazenamento de arquivos e documentos de forma digital. No entanto, ainda há quem prefira a dor de cabeça de organizar a papelada em prateleiras e gavetas. Se é o seu caso, reveja a prática!

Além da praticidade de, por exemplo, achar um documento em poucos segundos, o armazenamento em nuvem traz consigo outra vantagem: a segurança. Afinal, os arquivos podem ser salvos de forma on-line e criptografados/protegidos por senha.

 

3. Gerenciadores de projetos


Você já sentiu na pele o como é difícil gerenciar equipes e projetos em desenvolvimento na empresa? Na maioria das vezes, falta organização e integração entre os membros do time. E, com isso, é muito provável que se crie um ambiente de procrastinação e desinteresse.

Por isso, os gerenciadores de projetos são essenciais na vida do gestor moderno. Trello, Asana e Run Run.it são algumas das ferramentas que podem organizar as tarefas do seu time. Dessa forma, é possível acompanhar, mensurar e ajustar cada etapa em tempo real.

 

4. Ferramentas para reuniões virtuais


Com o crescimento da adoção do trabalho remoto, o uso das ferramentas para reuniões virtuais se tornou mais frequente. Além de ajudar a alinhar processos entre os integrantes da equipe, elas servem como canal de comunicação com o cliente, a exemplo de consultorias e vendas de serviço via Zoom.

Por isso, conheça as opções, como Google Meet, Discord e o próprio Zoom, para avaliar qual se adequa melhor às suas necessidades.

No entanto, eu preciso destacar que, do ponto de vista do desempenho da equipe, já é comprovado que fazer longas reuniões diárias pode atrapalhar a produtividade. Por isso, vale aquela máxima: foque em menos conversa e mais ação.

 

5. Aplicativos de conversa


Indispensáveis no desenvolvimento dos processos internos, os aplicativos de bate-papo são excelentes aliados da comunicação. Pequenas dúvidas sempre surgem e podem ser sanadas mais rapidamente usando essas ferramentas. Por isso, a importância de contar com esses aplicativos.

Além dos conhecidos WhatsApp e Telegram, existem também o Chat, do Google, e o WorkPlace, do Facebook, que são ferramentas mais voltadas para o ambiente corporativo.


Utilizar tecnologias para gestão transforma os processos das empresas para melhor. Atualmente, não faltam opções para reduzir custos, melhorar a comunicação, aumentar a interação com o cliente e ter lucro. As ferramentas tecnológicas já fazem parte da vida de quem preza a otimização do trabalho

Agora, quer saber o que são e como acompanhar os indicadores de marketing da empresa? Leia também o meu texto sobre esse tema!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..