Marcos Paulo - Marketing Moderno
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Você sabe quais indicadores de marketing digital precisa acompanhar?

Marcos Paulo - Marketing Moderno|

Você já deve ter ouvido falar na mensuração de resultados a partir de indicadores. Com eles, é possível observar quantas pessoas foram impactadas por sua estratégia, quantas vendas foram realizadas, entre outras questões. Mas sabia que essa regra também vale para o marketing digital?

Assim como no marketing tradicional, o ambiente online precisa dos números para medir o sucesso das campanhas, evitando, assim, a armadilha das “métricas da vaidade”. Ele, inclusive, facilita o acesso a esses dados, já que há ferramentas de automação que permitem coletar e categorizá-los. 

No entanto, é difícil saber quais métricas usar diante de tantas siglas e nomes em inglês. Por isso, para facilitar a sua vida, eu separei alguns dos principais indicadores e mostrei como eles podem ajudar o dia a dia de um profissional de marketing. Confira abaixo!

 

Por que usar os Indicadores de Marketing Digital?


Agir a partir de dados é mais fácil do que trabalhar no escuro. Nesse sentido, os números trazem algo concreto para as ações de marketing online da sua empresa. E em qualquer negócio, os resultados precisam ser apresentados de forma clara, simples e objetiva.

Conheça a partir de agora os principais Indicadores de Marketing Digital!

 

ROI | Return on investiment


O ROI, que pode ser traduzido como “retorno sobre investimento”, mede a eficácia da campanha de acordo com o montante que foi aplicado. Em outras palavras, é a avaliação do resultado financeiro de uma ação, como uma campanha de mídia paga, por exemplo. Dessa forma, é possível saber se a estratégia foi ou não lucrativa para a empresa.

Por isso, ela é um dos indicadores mais importantes do marketing digital. E, para calcular esse indicador; é muito simples. Use a seguinte fórmula:

ROI = (Lucros ou rendimentos gerados - custos do investimento) / custos do investimento

 

LTV | Lifetime Value


Todo mundo tem um tempo de relacionamento com alguma empresa. Isso é um fato! E, para o profissional de marketing digital, saber medir esse tempo é essencial para prever os rendimentos, visualizando a receita média de um cliente com clareza.

Dessa forma, usando o LTV, você consegue descobrir o valor que cada cliente representa para o seu negócio. Veja abaixo como medir:

LTV = Ticket médio mensal x Tempo médio de retenção de cada cliente

 

CPC | Custo por clique


Não tem como negar. Atualmente, investir em tráfego pago é imprescindível para qualquer empresa que almeja alcançar maiores e melhores resultados na internet. E é nesse cenário que a métrica do custo por clique é importante.

É a partir dela que se consegue saber, de forma precisa, quanto está sendo gasto para levar o cliente a uma ação específica, como uma visita a sua página de vendas, por exemplo. Para obter esse indicador, realize a seguinte equação:

CPC = Custo da campanha / números de cliques obtidos

 

NPS | Net Promoter Score


Entender o nível de satisfação do cliente é importante para qualquer negócio fora e dentro da internet. O indicador NPS apresenta essa métrica, por meio de um questionamento feito diretamente com o cliente logo após a compra.

Com certeza, você já se deparou com perguntas do tipo: “de 0 a 10, qual a possibilidade de você indicar os nossos serviços para um amigo?”. Isso é um NPS. Sendo assim, se você quer saber se um cliente está satisfeito, elabore sua própria pesquisa e avalie os resultados!

 

CPM | Custo por Mil Impressões


Identificar o valor gasto por mil impressões é o objetivo deste indicador. Por isso, esta métrica é conhecida como CPM. Mas, cuidado, não confunda impressão com alcance. Pois, o CPM refere-se exclusivamente a quantidade de vezes que o anúncio foi exibido. Entenda como calcular:

CPM = Valor gasto com anúncios / impressões dos anúncios * 1000

 

Custo por Alcance


Esta métrica é muitas vezes confundida com o indicador de impressões. No entanto, ao invés de medir a quantidade de vezes que o anúncio foi exposto, ela mede o número de pessoas impactadas. Por exemplo: se o seu anúncio foi exibido 6 vezes para uma pessoa e 4 vezes para outra, então, ele teve 10 impressões e 2 alcances.

 

CPA | Custo por Aquisição


O custo por aquisição é o indicador responsável por medir o custo de cada “conquista”. Ou seja, ele consegue identificar o valor exato para que o seu público atinja o objetivo principal da campanha. Se o seu negócio é vendas pela internet, por exemplo, este indicador vai medir o custo, em marketing, para cada venda realizada.

 

CPL | Custo por Lead


O custo por lead mensura o número de leads que se interessaram pelo seu produto. Agora, atenção, não confundir com o número de vendas. Pois, esta métrica de marketing mede apenas o interesse do público pelo seu produto/serviço. Para calcular este indicador é simples: divida o número do valor investido pelo número de pessoas interessadas.

 

No marketing digital, existem muitos indicadores para mensurar o sucesso das ações. No post de hoje, apresentei apenas alguns dos principais. Entender e colocar em prática já é o primeiro passo para começar a navegar de forma consciente e tranquila pelas águas do mundo online.

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SOBRE O AUTOR

Diretor de Estratégias Digitais da Agência Yellow Kite

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