Roberto Gonçalves

ASA inicia última semana de preparação antes da estreia na Copa Alagoas

  • Diário Arapiraca
  • 25/01/2021 22:22
  • Roberto Gonçalves

O time arapiraquense entra em campo no sábado (30) contra o Desportivo Aliança, no Municipal

O elenco da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), se reapresentou nesta segunda-feira (25), após o amistoso do sábado (23), no Municipal contra a Seleção de Atalaia, quando o time arapiraquense venceu por 11 a 0.

O time comandado por Lorival Santos, busca definir posicionamento no melhor sistema técnico-tático dentro da proposta apresentada pelo treinador.

Os trabalhos foram iniciados com treino técnico-técnico, no período da tarde. De acordo com a programação divulgada pelo clube, o elenco treina apenas no período da tarde durante a semana.

O clube alvinegro estreia na Copa Alagoas, no sábado, às 16h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, contra o Desportivo Aliança, atual campeão da segunda divisão 2020.

Segundo o departamento de competições da Federação Alagoana de Futebol (FAF), o segundo jogo do ASA será na quarta-feira (03), em Palmeira dos Índios, no Estúdio Juca Sampaio, às 20h30. Já a terceira partida será contra o Murici, no sábado (06), às 16h, no fumeirão, em Arapiraca.

(Treinamaneto do ASA - Foto: Clevânio Henrique) 

Regularizados

Na tarde desta segunda-feira (25), três jogadores tiveram os nomes regularizados juntos a CBF e consequentemente divulgados no BID (Boletim Informativo Diário). São eles: Os laterias Adson e Joaninha e o meia Henrique. Na semana passada já haviam sido regularizados, o técnico Lorival Santos e o atacante Gabriel.

O departamento de futebol está empenhado para que os demais jogadores, inclusive os que tem contratos com transferências internacionais, estejam regularizados até a próxima sexta-feira (29), último prazo para que o jogador possa estrear da Copa Alagoas.

 

Vereadores de Palmeira inspecionam obras paralisadas e cobram ações do prefeito Júlio Cezar

  • Roberto Gonçalves
  • 25/01/2021 20:38
  • Roberto Gonçalves

m grupo de sete vereadores que integram o poder legislativo de Palmeira dos Índios durante a manhã desta segunda feira (25) realizaram uma visita de inspeção ao Centro de Distribuição de Medicamentos e a Secretaria Municipal de Saúde. No momento da visita dos parlamentares, o titular da pasta, Diogenes Costa da Silva não se encontrava. O vereadores foram recebidos pela coordenadora do órgão.

Os vereadores questionaram o problema relacionado com a paralisação das marcações de consultas, exames e Pss, a coordenadora justificou que no momento, órgão passa por um período de restruturação e organização em razão da nova gestão e que todos os serviços serão retomados em tempo hábil. No momento, ficou definida uma reunião entre os vereadores e o titular da pasta nesta terça-feira (26).

 Essa ação de visita e inspeção foi idealizada pelo vereador Geraldo Ribeiro, que convidou os demais vereadores e agradeceu pela atenção a sua sugestão. O presidente da Mesa Diretora, Ronaldo Correia dos Santos Júnior, não pode comparecer em razão de um compromisso oficial em Maceió.

Os vereadores; Cristiano Ramos, Maxuel Feitosa,Geraldo Ribeiro, Pedrinho Gaia, Carlos Guruba Sheila Duarte e Madson Monteiro, justificaram que estão sendo constantemente, diariamente cobrados pela população e como representantes legítimos do povo precisam de uma solução dos problemas em curto espaço de tempo. “Esta será a nossa missão, cobrar e fiscalizar o gestor durante todo o nosso mandato que foi conferido pelo povo” justificou Geraldo Ribeiro. 

Os vereadores inspecionaram as obras de Centro de Reabilitação que se encontram paralisadas e com o prazo de conclusão já vencido. Os vereadores destacaram a importância do órgão como relevante no atendimento aos portadores de deficiências e que precisa ser concluído.

Os vereadores estiveram em seguida na ilha do Açude do Goiti, cujas obras estão paralisadas desde o ano passado, e estão orçadas em mais de três milhões de reais e se encontram paralisadas. A vereadora Adelaide França, questionou que não é justo um local que é referência e cartão postal da cidade se encontre em completo abandono, e o mais grave exalando mal cheiro.  Os vereadores estiveram em seguida na praça Robert Kenedy que faz parte do complexo das obras do açude e que também está paralisada. 

Arapiraca tem o maior índice de Covid-19 em Alagoas

  • já é notícia
  • 25/01/2021 15:53
  • Roberto Gonçalves

Com uma estimativa populacional de pouco mais de 233 mil moradores, a segunda maior cidade de Alagoas aparece como o município que acumula a maior quantidade de casos confirmados do novo coronavírus por habitante. As informações foram obtidas por meio do Monitor da Covid-19. Confira.

Localizada no agreste alagoano, Arapiraca conta com 6.315 pessoas infectadas pelo vírus a cada 100 mil habitantes. No total já foram confirmados 14.717 casos do novo coronavírus até sábado (23). Na sequência aparece Palestina, com 6.114 a cada 100 mil habitantes, e Marechal Deodoro, com 6073.
 

Com relação aos óbitos, Satuba é o que apresenta a maior incidência, que é de 136 a cada 100 mil habitantes. Em segundo, aparece Roteiro (135) e, depois, Messias (116).

Os dados foram coletados na plataforma da Agência Tatu, que extrai de forma automatizada do Brasil.IO as informações registradas pela Secretaria de Estado da Saúde. No monitor, é possível ainda ver o número absoluto de casos e mortes pela doença nos 102 municípios alagoanos, registros das últimas 24h, evolução da doença, entre outras informações.

Clique para acessar os dados completos

Aeroporto de Arapiraca: um sonho improvável do Agreste e Sertão de Alagoas

  • Sete segundos
  • 25/01/2021 12:41
  • Roberto Gonçalves

Segundo o Governo do Estado, o projeto do aeroporto está com a Secretaria Nacional de Aviação Civil

Arapiraca é a segunda cidade mais importante de Alagoas, considerada Capital do Agreste. Sua localização privilegiada a torna uma das principais vias de passagens de quem trafega entre os estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe.

As qualidades citadas acima somadas ao fato de Arapiraca se destacar como destino de negócios e eventos, já seriam suficientes para que a cidade contasse com um aeroporto moderno e movimentado.

Em dezembro do ano passado, o Governo de Alagoas anunciou a abertura do processo de licitação para a obra do Aeroporto Costa dos Corais, que será construído em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas e um dos destinos locais mais procurados por turistas.

O anúncio do empreendimento no Litoral Norte aguçou a esperança nos corações do povo do Agreste e Sertão de Alagoas, que tanto sonham com a construção do Aeroporto de Arapiraca, obra que beneficiaria mais de um milhão de pessoas.

O sonho, apesar de antigo, aparece no cenário atual como uma utopia, já que o assunto não parece mais ser prioridade.

Levando em consideração a demanda popular por informações acerca do Aeroporto de Arapiraca, o Portal 7 Segundos entrou em contato com a Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). 

De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, o projeto está sob responsabilidade da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), ligada ao Ministério da Infraestrutura.

Para buscar mais detalhes sobre o assunto, procuramos a assessoria de comunicação do referido ministério e fomos informados de que o projeto será discutido apenas após conclusão de estudo técnico, decisão do estado pela área e a publicação do decreto de utilidade pública do local escolhido.

Confira a nota do órgão federal na íntegra:

A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura informa que trabalha atualmente na identificação de sítios potenciais, visita em campo, definição da prioridade dos critérios e emissão do relatório com ranqueamento das áreas mais favoráveis para construção do novo Aeroporto de Arapiraca. O projeto será discutido apenas após conclusão do estudo, decisão pelo estado da área e publicação de decreto de utilidade pública do local escolhido.
 

Um terreno para a construção do Aeroporto de Arapiraca já havia sido escolhido em 2017 pelo Governo do Estado em concordância com a SAC. A informação tinha sido confirmada pelo então ministro dos Transportes e deputado federal Maurício Quintella. O local escolhido ficava às margens da rodovia AL-220, na comunidade Canaã, mas segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), a área precisou passar por reavaliação.

Decisões tomadas pela Mesa Diretora da Câmara de Palmeira mostram novo formato do Legislativo

  • Roberto Gonçalves
  • 25/01/2021 08:13
  • Roberto Gonçalves

 Redução do recesso no início e no meio do ano contou com a aprovação de todos os vereadores 

A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, composta pelos vereadores; Ronaldo Correia dos Santos Júnior, Adelaide França, vice-presidente, 1° secretário José Carlos da Silva Guruba; 2° secretário Maxuel Rocha Feitosa; e 3° secretário Geraldo Ribeiro deram uma nova formação e seriedade para a legislatura 2021/2022. 

Uma das medidas aprovada por unanimidade na primeira sessão ordinária do ano, foi a redução do período de recesso no início e no meio do ano. O Projeto de Lei da Mesa Diretora demostrou a disposição e o empenho dos parlamentares em trabalharem mais na missão de fiscalizar as ações do Executivo e, sobretudo defenderem com mais disposição os pleitos da comunidade palmeirense.

Outra decisão foi a mudança do horário de início das sessões as quartas feiras de 9 para as 10h. O trabalho na Câmara Municipal de Palmeira dos Índios não está restrito apenas as sessões ordinárias e extraordinárias mas centrado no trabalho diário do setor de apoio legislativo e das reuniões das comissões para a apresentação de pareceres para as matérias. 

Em todos as sessões e nos trabalhos legislativos diários as recomendações e orientações da Organização Mundial da Saúde de prevenção ao novo Corona vírus estão sendo rigorosamente mantidos com a determinação do uso de máscara e álcool em gel em todos os setores da Casa, além do distanciamento social nas galerias do plenário. As sessão são transmitidas  para a população ao vivo pelo face book 

Prefeitura de Arapiraca restaura iluminação do Estádio Coaracy da Mata Fonseca

  • Assessoria
  • 24/01/2021 11:46
  • Roberto Gonçalves

O setor de iluminação do Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca passou por uma grande manutenção a pedido do prefeito Luciano Barbosa. O local não recebia atenção do poder municipal desde outubro, quando a antiga gestão comandava a prefeitura.

“Estávamos há três meses sem manutenção e com o transformar quebrado. Agora já podemos ter atividades à noite”. A fala partiu do administrador do estádio, Gilney Franklin, após o trabalho realizado durante essa semana.

O superintendente municipal de Iluminacao Pública, Fabiano Lúcio, explicou que uma equipe técnica foi até o estádio e verificou problemas no setor onde o transformador se encontra. Ele também garantiu novas melhorias para os próximos dias.

“Fizemos um levantamento e começamos a trabalhar para que a iluminação fosse restabelecida o quanto antes. Além do conserto no transformador, realizamos reparos no local onde ele estava. Na próxima semana vamos também trocar alguns disjuntores, garantindo ainda mais segurança para o Fumeirão”, colocou.

Neste sábado (23), o ASA realizou um amistoso com o objetivo de se preparar para o Campeonato Alagoano. O alvinegro venceu a partida contra a Seleção de Atalaia por 11 a 0.

Passeio ciclístico marca início da festa de Nossa Senhora do Bom Conselho

  • Assessoria
  • 24/01/2021 08:00
  • Roberto Gonçalves

Uma das maiores manifestações de fé do interior de Alagoas com certeza é a Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira de Arapiraca, segunda maior cidade do estado. A abertura do evento foi marcada por um passeio ciclístico que percorreu diversas ruas da Capital do Agreste.

Centenas de ciclistas participaram do evento, realizado pela Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, em parceria com a Prefeitura de Arapiraca.

A concentração foi em frente a sede da paróquia, localizada no centro da cidade. Em seguida, os ciclistas deram início ao passei, passando por pontos turísticos como o Parque Ceci Cunha e o Bosque das Arapiracas.

Programação:

24/01 – DOMINGO

18h40 – Terço e Novena de Nossa Senhora;
19:20 – Hasteamento das Bandeiras;
19:30 – Celebração Eucarística;
Celebrante – Pe. Samuel Ventura – Área Pastoral Santa Teresa de Calcutá – Arapiraca;
Noiteiros – Focolares, Prefeitura Municipal de Arapiraca, Câmara Municipal de Vereadores, Servidores Públicos, SMTT, IMPREV, Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Comerciantes, CDL, Patrocinadores;
Animação Litúrgica – Coral Vozes do Altíssimo;
Evento Cultural – Online pelo YouTube – Luanderson.

25/01 – SEGUNDA-FEIRA

7:00 – Bazar e Ação Social;
18h40 – Terço e Novena de Nossa Senhora;
19:30 – Celebração Eucarística;
Celebrante – Pe. Menete Severiano de Melo Júnior – Paróquia Nossa Sra. da Imaculada Conceição – Coruripe;
Noiteiros – Apostolado da Oração, Sacramentinos, e Caminho Neo-catecumenal;
Animação Litúrgica – Coral Divina Misericórdia;
Evento Cultural – Online pelo YouTube.

26/01 – TERÇA-FEIRA

7:00 – Bazar e Ação Social;
18h40 – Terço e Novena de Nossa Senhora;
19:30 – Celebração Eucarística;
Celebrante – Pe. Geraldo Barbosa Leite – Paróquia Nossa Sra. do Ó – Traipu;
Noiteiros – Pastoral da Acolhida, Pastoral do Batismo, Pastoral do Dízimo, Pastoral Litúrgica e Comunidade Kerygma;
Animação Litúrgica – Kerygma;
Evento Cultural – Online pelo YouTube – Dona Flor.

27/01 –QUARTA-FEIRA

18h40 – Terço e Novena de Nossa Senhora;
19:30 – Celebração Eucarística;
Celebrantes – Pe. Antônio Lopes Fonseca – Paróquia São José – Arapiraca;
Noiteiros – Mães que oram pelos filhos, Crianças, Acólitos e Ancilas;
Animação Litúrgica – Coral Sons e Dons;
Evento Cultural – Online pelo You Tube – Cesar Soares.

28/01 – QUINTA-FEIRA

7:00 – Coleta – Doação de Sangue;
18h40 – Terço e Novena de Nossa Senhora;
19:30 – Celebração Eucarística;
Celebrantes – Pe. Bartolomeu Estevan Rodrigues – Área Pastoral São Miguel Arcanjo – Pau D’Arco – Arapiraca;
Noiteiros – TLC, Equipe Jovens de Nossa Senhora, Comunidade Cristo de Betânia, Legião de Maria, Mãe Rainha e Congregação Mariana, Ministros Extraordinários da Comunhão, Cursilho de Cristandade;
Animação Litúrgica – Ministério do TLC;
Evento Cultural – Online pelo You Tube – Ronnier Pertenson.

29/01 –SEXTA-FEIRA

18h40 – Terço e Novena de Nossa Senhora;
19:30 – Celebração Eucarística;
Celebrante – Pe. José Barbosa Neto – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Arapiraca;
Noiteiros – Irmãs Franciscanas, Monjas Beneditinas, Patronesses, Pastoral dos Surdos, Pastoral da Pessoa Idosa, Associação dos Aposentados e Pensionistas e Terço dos Hmens;
Animação Litúrgica – Coral Filhos do Altíssimo;
Evento Cultural: Online pelo You Tube – Valdir e Família.

30/01 – SÁBADO

15h00 – Leilão de Prendas, no Estacionamento São Francisco (do Noel da Catol);
18h40 – Terço e Novena de Nossa Senhora;
19:30 – Celebração Eucarística;
Celebrante – Pe. Jackson Ribeiro do Nascimento – Paróquia Nossa Sra. do Ó – São Miguel dos Campos;
Noiteiros – FCIM, Jovens Sarados, Equipes Jovens de Nossa Senhora, Shalom, Ministério Jovem da RCC e Renovação Carismática;
Animação Litúrgica – Ministério da Comunidade Shalom;
Evento Cultural – Online pelo YouTube – Comunidade kerigma.

31/01 – DOMINGO

18h40 – Terço e Novena de Nossa Senhora;
19:30 – Celebração Eucarística;
Celebrante – Pe. Niraldo José dos Santos – Paróquia Nossa Sra. das Graças – Arapiraca;
Noiteiros – Famílias, ECC, Pastoral Familiar, Equipes de Nossa Senhora e Pastoral Cerimonial;
Animação Litúrgica – Coral Vozes do Altíssimo;
Leilão de Prendas, na porta da Igreja (após a Celebração Eucarística);
Evento Cultural – Online pelo YouTube – Maxsuel.

01/02 – SEGUNDA-FEIRA

18h40 – Terço e Novena de Nossa Senhora;
19:30 – Celebração Eucarística;
Celebrante – Pe. Edinaldo da Silva Santos – Paróquia Catedral Nossa Sra. do Rosário – Penedo Noiteiros – Comunidades São Luís Gonzaga, N. Sra. Aparecida, Santo Expedito, Nossa Sra. de Lourdes;
Animação Litúrgica – Coro Anima Christi (Penedo);
Evento Cultural – Online pelo You Tube – Amanda.

02/02 – TERÇA-FEIRA

9:00 – Solene Concelebração Eucarística de Nossa Sra. do Bom Conselho;
Celebrante – Pe. Daniel do Nascimento Santos – Administrador Diocesano e Concelebrantes: Pe. Paulo de Melo Silva – Pároco, Pe. José Adeilton – Vigário Paroquial e demais Sacerdotes;
Animação Litúrgica – Coral Vozes de Arapiraca;
16:00 – Carreata com a Imagem de Nossa Sra. do Bom Conselho e ao final Benção e aspersão dos veículos com água benta.

Assembleia tem vários nomes para o governo, inclusive Marcelo Victor

  • Blog do Edivaldo Júnior
  • 23/01/2021 15:44
  • Roberto Gonçalves

Marcelo Victor assume no próximo dia 1o de fevereiro, o segundo mandato consecutivo como presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, para o biênio 2019-2021.

O deputado estadual terá pela frente o desafio de continuar conduzindo a Casa com equilíbrio e responsabilidade. Nada que não saiba fazer. MV é a base da governabilidade da administração do governador de Renan Filho (MDB) – literalmente.

Nesses dois anos, ele sempre foi decisivo para manter o diálogo com o governo, mesmo nos momentos de maior acirramento.

Na próxima legislatura, que começa em fevereiro, o perfil de Victor deve continuar o mesmo. Mas com uma diferença significativa. Com a renúncia do vice-governador Luciano Barbosa (MDB), após a eleição para a prefeitura de Arapiraca, o presidente da Assembleia Legislativa será o primeiro na linha de sucessão do Executivo.

E não é só. MV terá o desafio de conduzir a eleição indireta do próximo governador de Alagoas em caso de eventual desincompatibilização de Renan Filho a partir de abril de 2022.

Com forte liderança no Legislativo, Marcelo Victor pode “escolher” ou ser “escolhido”.

Conversei com o presidente em seu gabinete durante bons minutos. Tentei ir além da verbalização. E o sentimento que ele me passou é que poderá sim assumir o governo. Mas essa não será uma “escolha” individual.

Algo importante sobre MV: ele está onde está porque adota uma filosofia rara na política – sabe e gosta de servir aos seus pares. A prioridade é sempre atendê-los, mesmo que deixe de atender a si mesmo.

E é com esse sentimento de “servir” que o atual e futuro presidente da ALE tem avaliado os próximos passos. Se seu nome for o melhor, anote aí, ele vai encarar a missão. E irá junto com seus colegas.

Mas ele também sabe que apesar da forte atuação nos bastidores – ou como gosta de dizer na coxia – não tem no momento a popularidade necessária para disputar o cargo máximo da política alagoana.

O desafio será construir essa “popularidade” ou escolher outro nome.  E nesse sentido, Marcelo Victor aponta que existem na Casa outros deputados com maior popularidade que ele, que poderiam ser eleitos indiretamente para o governo e com viabilidade eleitoral para disputar a reeleição.

Um destes nomes e que seria o favorito na  ALE depois do presidente é o deputado estadual Paulo Dantas (MDB).

“Ele é um político excepcional, com grande capacidade administrativa e tem o respeito da Casa. Avalio que o Paulo seria um grande governador”, aponta.

Marcelo Victor cita ainda outros nomes que despontaram nessa e outras legislaturas: “temos a deputada Jó Pereira, o Davi Maia, o Inácio Loiola, por exemplo. São deputados experientes, com atuação reconhecida a exemplo de vários outros parlamentares desta legislatura”, pondera.

O presidente não descarta outros nomes, como o deputado estadual Davi Davino Filho, que tem sido apontado também como possível candidato a deputado federal em 2022. “O Davi se saiu muito bem em Maceió e tem um grande futuro político”, afirma.

Grupo

Sabe aquela história de “grupo de Marcelo Victor e Arthur Lira”? Ela não existe. Foi apenas uma aliança pontual, em razão da candidatura de Davi Davino Filho em Maceió. “Tenho uma boa relação com o Arthur Lira, mas também já estivemos distantes e em lados diferentes. Não sei porque falam em grupo, porque de fato não existe esse grupo”, pondera MV.

O presidente da ALE diz que seria mais aceitável se fosse incluído no grupo de Renan Filho: “eu sempre participei das vitórias do governador Renan Filho e do senador Renan Calheiros, embora nem sempre eles tenham estado ao meu lado (diz citando a eleição da mesa diretora da ALE em 2017 e 2019 e a disputa pela prefeitura de Rio Largo em 2016)”,.

O que Marcelo Victor parece considerar mesmo como “grupo” – se assim pode se chamar – são os seus colegas deputados com quem divide sonhos e, se necessário, pesadelos.

Horizonte

A posse de Marcelo Victor no segundo mandato na presidência da Assembleia Legislativa será no próximo dia 1o, mas o recesso só termina no dia 15. A volta das sessões plenárias deve ocorrer a partir do próximo dia 16.

O que vem pela frente? No momento não tem nenhum projeto urgente ou polêmico no horizonte, mas como diz o presidente, nunca se sabe o que pode acontecer no parlamento. O clima pode estar aberto e rapidamente fechar, sem nenhum aviso.

É preciso, portanto, estar pronto tanto para a calmaria quanto para a tempestade.

MV conhece como poucos o “clima” da política alagoana e parece estar sempre um passo à frente, se antecipando para contornar as piores crises e enxergando a melhores possibilidades. E com essa expertise, pode ser o próximo governador. Ou colocar no Palácio dos Palmares um aliado para chamar de seu.

Seja qual for a “escolha”, é certo que MV terá a maioria ao seu lado, chova ou faça sol.

Prefeito de Craíbas diz que Mineradora quebrou regra de acordo

  • Roberto Gonçalves
  • 23/01/2021 08:27
  • Roberto Gonçalves

Prefeito de Craíbas diz que Mineradora quebrou regra de contrato

O prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira em entrevista ao jornalista Mozart Luna, Gazeta de Alagoas, afirmou que a mineradora Vale Verde, quebrou o contrato pré-estabelecido com o município de contratar trabalhadores residentes exclusivamente em Craíbas. Explicou o gestor, que vai pedir documentação a empresa para constatar se realmente houve a quebra no acordo entre a empresa mineradora e a Prefeitura de Craíbas. 

Valores de empréstimos consignados foram descontados e não recolhido ao BB

O prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira dez uma grave denúncia em entrevista ao jornalista Mozart Luna, de acordo com o gestor, o ex-prefeito fez o desconta de empréstimos consignados dos servidores relativos ao mês de dezembro de 2020 e não fez o recolhimento dos valores ao Banco do Brasil. 

Outra gravidade encontrada pelo novo gestor segundo revelou na entrevista, foi o excesso de contratados. Segundo o prefeito, a Prefeitura conta com 1.600 servidores e a metade são contratados, e muitos deles, inclusive um motorista há sete anos não dava um só dia de serviço na Prefeitura e ainda residia em outra cidade.

Justiça eleitoral defino data para nova eleição em Campo Grande

Com a anulação da vitória de Arnaldo Higino nas últimas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que Campo Grande, no Agreste de Alagoas, deverá ter novas eleições para os cargos de prefeito e vice da cidade. Atualmente, o município está sendo comandado pela vereadora Zefa Barbosa, que é presidente da Câmara Municipal. 

Após a revogação do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral de Alagoas (TREAL) definiu que deverá haver eleições em Campo Grande no dia 11 de abril deste ano. A decisão foi proferida pelo desembargador eleitoral Otávio Praxedes, presidente do TRE/AL, e acompanhada pelos demais desembargadores eleitorais.

Sefaz Al discute possibilidade de novo concurso público para auditores

Um novo concurso público para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual e Auditor de Finanças, Controle e Arrecadação está em discussão na Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL). O assunto foi pauta de uma reunião realizada, na tarde desta quarta-feira (20), entre o secretário da Fazenda, George 

Santoro, a secretária especial do Tesouro, Renata Santos, o secretário especial da Receita, Luiz Dias e o superintendente Especial da Receita, Francisco Suruagy, na sede do órgão, em Maceió.

A possibilidade de realização de um novo concurso já é discutida, devido alguns auditores que assumiram recentemente o cargo, optarem por outros estados onde foram aprovados em certames anteriores. Rio Grande do Sul e Bahia nomearam servidores; no Distrito Federal o concurso deve ter sequência a partir de março; já em Goiás, há expectativas para a divulgação do cronograma de nomeações.

 

Ufal divulga calendário acadêmico para 2021

Com a anulação da vitória de Arnaldo Higino nas últimas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que Campo Grande, no Agreste de Alagoas, deverá ter novas eleições para os cargos de prefeito e vice da cidade. Atualmente, o município está sendo comandado pela vereadora Zefa Barbosa, que é presidente da Câmara Municipal. 

Após a revogação do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral de Alagoas (TREAL) definiu que deverá haver eleições em Campo Grande no dia 11 de abril deste ano. A decisão foi proferida pelo desembargador eleitoral Otávio Praxedes, presidente do TRE/AL, e acompanhada pelos demais desembargadores eleitorais.

Funcionários de prefeituras de Al terão descontos em faculdades 

Funcionários públicos da rede municipal terão descontos em diversas instituições de ensino superior. Os descontos são resultado de um convênio de cooperação entre a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e faculdades. Segundo a AMA, os descontos são garantidos aos servidores públicos e seus dependentes, ensino de qualidade com descontos.

O objetivo é incentivar o estudo e a capacitação dos servidores públicos para garantir eficiência cada vez maior na gestão pública. O gerente de projetos Pedro Ferro explicou que outras faculdades também estão sendo contatadas e em breve também irão oferecer descontos aos funcionários públicos dos municípios.

Faculdade Raimundo Marinho (FRM):
60% de desconto nas graduações e 20% na pós.

CESMAC:
Desconto de 20% na graduação e 30% na pós. A exceção é para os cursos de Direito, Medicina, Odontologia e Veterinária.

FAT:
30% em qualquer curso presencial, 15% na graduação EAD e 10% na pós graduação.

UNIT:
Para os colaboradores (servidores públicos) lotados nas prefeituras vinculadas e/ou representadas pela AMA AL:
-15% de desconto nas mensalidades da graduação presencial; (Não se aplicando para os cursos de graduação de Medicina e Odontologia)
-15% de desconto nas mensalidades da pós graduação presencial.
Para os cônjuges e filhos dos colaboradores(servidores públicos) lotados nas prefeituras vinculadas e/ou representadas pela AMA AL:
– 10% de desconto nas mensalidades da graduação presencial; (Não se aplicando para os cursos de graduação de Medicina e Odontologia);
– 10% de desconto nas mensalidades da pós graduação presencial.

Para cursos:
CGAP: descontos especiais quem podem chegar até 30%
Licitotus: 30% para capacitações e consultorias

 

 

 

 

Com agência do INSS de Arapiraca fechada, aposentados buscam atendimento em outra cidade

  • 22/01/2021 17:14
  • Roberto Gonçalves

Dona Lourdinha, presidente da AAPIAR, reclama da situação que está prejudicando muito os idosos, pois precisam se locomover para outra cidade e isso demanda gasto com transporte  

Os atendimentos na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na cidade de Arapiraca seguem suspensos desde o incêndio que aconteceu no mês de outubro do ano passado. Desde então, os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS estão sem atendimento em Arapiraca.

Na manhã desta sexta-feira (22/01), o repórter Cláudio Barbosa, do Comando 91, transmitido pela Rádio 91.5 FM, esteve na Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca (AAPIAR), onde conversou com a assistente social Maria Edégia Porto sobre o problema. Segundo ela, quando os aposentados associados precisam de atendimento, ela liga para o número do INSS e agenda o atendimento para o aposentado no posto de INSS da cidade de Igaci ou de São Sebastião.

De acordo com a presidente da AAPIAR, Dona Lourdinha, o fechamento da agência do INSS em Arapiraca está prejudicando muito os idosos, pois precisam se locomover para outra cidade e isso demanda gasto com transporte. “A nossa assistente social sempre acompanhou os nossos associados no INSS e continua dando essa assistência, então, tem o custo com o transporte para outra cidade”, reclamou. A situação é ainda pior para os aposentados que residem na zona rural.

Ela explica que a AAPIAR faz tudo que pode para que o idoso tenha uma qualidade de vida melhor. “Aquele que não consegue ter qualidade de vida na sociedade ou em casa, encontra aqui na associação”, destacou. Dona Lourdinha disse que a AAPIAR está fazendo uma atualização dos associados para saber como estão passando este período de pandemia. “Vamos fazer um diagnóstico dos nossos associados, para verificar como estão na saúde, educação, esporte, cultura e lazer”, apontou.

ASA realiza amistoso neste sábado(23), no Municipal, contra a Seleção de Atalaia

  • Diario Arapiraca
  • 22/01/2021 16:51
  • Roberto Gonçalves

O amistoso servirá para observação do elenco em condição de jogo, diz treinador

Na fase de preparação para duas importantes competições do futebol alagoano, o ASA fará na tarde desta sábado (23), no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, o seu primeiro e único amistoso antes no início da Copa Alagoas.

O jogo preparatório será contra a Seleção da cidade de Atalaia - time formado por ex-jogadores profissionais e atletas amadores, mas que tem uma boa qualidade e técnica de futebol. De acordo com o Gerente de Futebol alvinegro, Emanoel Cerqueira, a intensão do ASA era marcar um amistoso com um clube profissional, de preferência, mas, devido aos clubes estarem início de pré-temporada não foi possível encontrar um clube que se prontificasse vir para Arapiraca, já que o programado era realizar o amistoso na terra alvinegra.

"Tentamos vários clubes - detre eles, Coruripe, Lagarto, Itabaiana, entre outros, mas as equipes informaram que não seria possível, dado a necessidade de realizarmos o amistoso, como estava na programação para o dia 23, acertamos com a Seleção de Atalaia, creio que será bom para que o professor Lorival faça algumas avaliações em relação", disse Emanoel.

A partida está marcada para às 15h. Na manhã desta sexta-feira (22), o elenco realizou treinamento no Estádio Municipal sob o comando do técnico Lorival Santos e logo depois concentrou para o jogo deste sábado.

Sobre que time será utilizado para iniciar a partida, Lorival não informou, mas deve ser utilizado boa tarde do elenco durante o amistoso.

A provável equipe para iniciar jogando deve formar com: Dida, Wander, Rildo, Martony e Aquiraz ( Ítalo); Zé WilsonDinda e Echeverria; Adailson, Kapa e Erivan.

O ASA estreia na Copa Alagoas, no sábado (30) contra a equipe do Desportivo Aliança, às 16h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.

Câmara de Palmeira mantém regime de distanciamento social para evitar contágio do Covid-19

  • Roberto Gonçalves
  • 22/01/2021 12:33
  • Roberto Gonçalves
Júnior Balla

Determinação da Mesa Diretora está focado na prevenção e cumprimento das normas da OMS

A Câmara Municipal de Palmeira dos Índios vem cumprindo com rigor as recomendações da organização Mundial de Saúde no que diz respeito ao distanciamento social como forma segura de evitar a transmissão e contagio pelo novo corona vírus nesse retorno as atividades da Casa em 2021.

De acordo com a orientação da Mesa Diretora da Casa, tendo à frente o vereador Ronaldo Correia dos Santos júnior e a vereadora Adelaide França vice-presidente, esses cuidados devem ser o ponto fundamental de todas as ações do Legislativo de Palmeira dos Índios.

Todos os servidores em suas atividades internas usam máscaras, o álcool em gel é disponível na portaria e entrada das salas da Casa para quem está em atividade ou visitante. Nas galerias no plenário foi normalizado o distanciamento entre as pessoas nas cadeiras e as sessões estão sendo transmitidas ao vivo pelo face book para evitar aglomeração.  

 

Legislativo de Palmeira dos Índios realizou sessão extraordinária nesta sexta (22)

  • Roberto Gonçalves
  • 22/01/2021 11:26
  • Roberto Gonçalves

A Câmara Municipal de Palmeira dos Índios realizou sessão extraordinária nesta sexta-feira (22) para deliberação e aprovação de várias matérias que estavam na pauta. A sessão contou com a presença da maioria dos vereadores e foi presidida pelo presidente da Mesa Diretora, vereador, Ronaldo Correia dos Santos Júnior. 

Os secretários municipais de Finanças e Cultura que estavam programados para participarem da sessão desta sexta-feira (22) através de convocação do Poder Legislativo para prestarem esclarecimentos das ações de suas pastas, através de ofícios pediram adiamento da convocação em razão da exiguidade do tempo nesta sexta-feira (22). Outra data para a convocação deverá ser anunciada pela Mesa Diretora. 

Foi aprovada na sessão extraordinária desta sexta-feira a mudança de horário das sessões ordinárias que estavam sendo realizadas na quarta-feira as 09h para o mesmo dia a partir das 10h. A Câmara municipal de Palmeira dos Índios voltará se reunir em sessão ordinária na próxima quarta-feira 27 de janeiro. 

Moradores do Jardim das Paineiras reclamam de falta de estrutura da quadra no conjunto, em Arapiraca

  • NN1
  • 22/01/2021 10:57
  • Roberto Gonçalves

Quadra de esportes em mal estado também foi apontada como problema local

Nesta quinta-feira (21/01), a equipe de reportagem da Rádio 91,5 FM estive no Jardim das Paineiras, em Arapiraca, para ouvir os moradores sobre os problemas enfrentados na localidade. Dorgival, que é líder comunitário do Conjunto contou algumas demandas.

Ele relata sobre o abandono de uma quadra esportiva, que apresenta vegetação alta, acúmulo de água e alambrados danificados. “A nossa comunidade é muito carente, necessita de atividade esportiva e lazer para essas crianças aqui nessa quadra de esporte e não tem condição de usar essa quadra. Há 12 anos essa quadra foi feita e não tem manutenção nenhuma. Entra prefeito, sai prefeito e a quadra nunca foi reformada.”, disse.

Dorgival também frisa que a entrega do Programa do Leite não foi realizada. “Estamos carente também do Programa do Leite porque todas as comunidades receberam leite, menos o Jardim das Paineiras e a gente não sabe qual o motivo.”.

“Nós temos ali no Centro Comunitário um Telecentro que há mais de 12 anos nunca funcionou. 12 computadores estão lá abandonados, com a poeira acabando. Havia o Programa do Governo Federal de Inclusão Digital e esse programa nunca foi colocado em prática aqui na nossa comunidade.”, completou.

O NN1 procurou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca, que informou  a secretaria de infraestrutura está ciente sobre os problemas da quadra do Jardim das Paineiras, e reorganizando os fluxos para dar início a manutenção dos equipamentos públicos.

Já sobre o Programa do Leite, a responsabilidade é do governo estadual e o Centro Comunitário com o Telecentro é iniciativa do governo federal.

 

Grave acidente na BR-316 em Maravilha, deixa saldo de oito feridos e um morto

  • NN1
  • 22/01/2021 09:50
  • Roberto Gonçalves

Um grave acidente envolvendo um caminhão, uma van, e um carro, deixou oito pessoas gravemente feridas e uma pessoa morta, na noite desta quinta-feira (21/01). O acidente, do tipo engavetamento, aconteceu na BR 316, por volta das 20h, em Maravilha, Sertão de Alagoas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, CBM/AL, a Polícia Rodoviária Federal solicitou atendimento para o ocorrência nas proximidades da entrada de Maravilha.

No local, os militares encontraram nove vítimas gravemente feridas, dentre elas, duas estavam presas às ferragens da van, e uma presa às ferragens do Kia Sportage.

Após os esforços de resgate e estabilização, oito vítimas foram encaminhadas ao Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema, com quadro estável. Uma das vítimas não resistiu, e o óbito foi constatado por um médico do SAMU.

A PRF informou que o acidente aconteceu no km 66. O caminhão, M.Benz/L 1618, seguia fluxo no sentido Santana do Ipanema a Maravilha, quando foi atingido na traseira pela van Fiat/Ducato Minibus, que foi atingida na traseira pelo veículo Kia Sportage.

A equipe PRF constatou que a iluminação traseira, que ficou inteira após o impacto, do caminhão encontrava-se funcionando normalmente. Devido ao veículo encontrar-se com o disco do tacógrafo vencido, não foi possível levantar a velocidade na qual o veículo seguia no momento da colisão.

Mulheres de Palmeira dos Índios terão aplicativo para denunciar violência doméstica

  • Assessoria
  • 22/01/2021 08:44
  • Roberto Gonçalves
Roberto Gonçalves

Com plataforma desenvolvida por estudantes do Cesmac, bastam alguns cliques para acionar a polícia e compartilhar localizaçã oEstudantes de Direito da Faculdade Cesmac do Sertão desenvolveram um aplicativo para que mulheres possam fazer denúncias de violência doméstica. Com a plataforma instalada, se estiverem sendo agredidas, bastam alguns cliques para acionar a polícia e compartilhar a localização em tempo real, de forma rápida e discreta. O aplicativo aguarda autorização da Polícia Militar para começar a funcionar em Palmeira dos Índios.

O app, que recebeu o nome “Não”, é uma iniciativa da  Liga Acadêmica de Direito Digital do Cesmac. O Tribunal de Justiça de Alagoas apoia o projeto e assinou termo de cooperação com a Liga, visando contribuir com a implementação e divulgação da ferramenta.

A presidente da Liga Acadêmica, Isabelle da Silva Mendes, diz que o sistema está à disposição para ser instalado em outras cidades, em bases de polícia ou guarda municipal.

Estudante do 7º período de Direito, Isabelle conta que a Liga foi criada em abril de 2020, já no contexto da pandemia de Covid-19. “Dentro da liga, surgiu a ideia de ajudar as mulheres vítimas de violência doméstica, visto que nesse período de isolamento, a situação para essas mulheres ficou muito mais difícil. O tempo delas ao lado de seus agressores dobrou”.

Além da função de poder chamar a polícia com discrição, o app permite que as vítimas enviem fotos e vídeos para provar as agressões. Os arquivos só poderão ser acessados pela Polícia. É possível ainda cadastrar números de pessoas próximas, que também serão contactadas automaticamente no caso de uma emergência.

“Uma grande preocupação da liga acadêmica era a acessibilidade. Ele foi feito num formato para que qualquer pessoa consiga acessar. Onde tem um texto, também tem uma imagem, uma cor. Então, da pessoa mais instruída à menos favorecida, vai conseguir pedir ajuda”, ressalta Isabelle.

A estudante destaca a importância da parceria com o Tribunal de Justiça. “A partir do momento que o Tribunal de Justiça abraçou a ideia, tudo foi fluindo com muito mais agilidade. Aproveito para agradecer ao magistrado André Parizio, que buscou a ajuda no Tribunal, e ao ex-presidente, desembargador Tutmés Airan”

O aplicativo será gratuito e estará disponível nas lojas Play Store (para celulares Android) e App Store (Iphone).

Casa Café e Acolhimento abriga pessoas em tratamento contra o câncer em Arapiraca

  • NN1
  • 22/01/2021 01:47
  • Roberto Gonçalves

A instituição se mantém de doações para acolher pessoas carentes vindas de outras cidades para se tratar nos hospitais especializados de Arapiraca

 O repórter Cláudio Barbosa, do Comando 91, transmitido pela Rádio 91.5, esteve na Casa Café e Acolhimento, que foi fundada em 2016, pelo saudoso Dr. Maxsuel Lúcio Barbosa, com a finalidade de acolher pessoas que fazem tratamento contra o câncer na cidade de Arapiraca.

Cláudio Barbosa conversou com o professor Sávio Rodrigues, que é diretor da Casa Café e Acolhimento Santíssimo Redentor. Segundo ele, a Casa tem seis quartos e atualmente abriga 12 pessoas, seis pacientes e seis acompanhantes, gratuitamente. “A Casa Café e Acolhimento se mantém através de doações, por isso, quem quiser doar material de limpeza, de higiene pessoal, alimentos, dinheiro ou qualquer outra coisa que seja útil, pode nos procurar aqui mesmo ou através das nossas redes sociais”, destacou.

De acordo com o professor Sávio Rodrigues, as pessoas carentes que são acolhidas na Casa Café e Acolhimento, geralmente, vêm do Sertão de Alagoas para fazer o tratamento dos hospitais especializados de Arapiraca. “Nós acolhemos essas pessoas de segunda a sexta-feira, durante todo o período de tratamento. Temos uma equipe formada por psicólogo, assistente social e nutricionista para dar assistência as essas pessoas”, ressaltou. Ele salienta que a Casa também acolhe pessoas carentes em tratamento contra o câncer que residem em Arapiraca.

A Casa Café e Acolhimento está localizada na Rua Santa Rita, nº 655, no bairro Brasília, em Arapiraca.

Ifal vai desenvolver ferramenta para ajudar vacinação contra a Covid-19 em Arapiraca

  • Assessoria
  • 21/01/2021 16:16
  • Roberto Gonçalves

O combate à Covid-19 conta com o apoio do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Arapiraca. Nessa terça-feira, 19, servidores do campus fecharam mais uma parceria com a Prefeitura Municipal para o desenvolvimento do Sisvac, um sistema que permitirá que a população possa verificar os locais de vacinação e agendar horário para evitar filas e aglomerações.

A ferramenta também será disponibilizada para a gestão do município, que vai poder ter acesso aos dados em tempo real sobre a vacinação e o controle da aplicação das vacinas. Esses e outros detalhes foram discutidos em uma reunião com a participação do diretor-geral do Ifal Arapiraca, Fábio Ribeiro, do professor Társis Marinho, que também coordena o curso de Sistemas de Informação do campus, do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, da secretária de Saúde, Luciana Fonseca, e demais integrantes da gestão municipal.

“A reunião marcou o compromisso colaborativo entre as duas instituições, para com a ajuda da tecnologia, podermos maximizar nossa força produtiva e avançar rapidamente na organização de campanhas como essa e projetos similares também em outras áreas. O Instituto Federal de Alagoas, campus Arapiraca, cumpre assim, parte do seu papel social e utiliza seus talentos e valiosos serviços, estruturas, servidores e alunos, para juntos ajudarmos o município de Arapiraca nesse momento. Agora é esperar que todos possam ser vacinados de maneira organizada com o auxílio dessa ferramenta tecnológica. Bom para a cidade, bom para os cidadãos e bom para a gestão da saúde no município”, afirma Fábio Ribeiro.

Trabalham no desenvolvimento da plataforma o professor Társis, o técnico em Informática Vinnicyus Gracindo e os estudantes Gabriel Soares, Matheus Breno e Wallisson Rony. “O Ifal, campus Arapiraca, tem se esforçado para contribuir em diversas frentes durante a pandemia, incluindo uma outra plataforma destinada ao acompanhamento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 no município. Agora, vamos contribuir na vacinação, promovendo um processo seguro e transparente”, ressalta o docente.

A plataforma anterior desenvolvida pelo Ifal em parceria com a Secretaria de Saúde de Arapiraca foi lançada no dia 4 de junho. A parte relacionada à área da Saúde contou com a orientação do coordenador de Monitoramento e Análise de Informação em Saúde de Arapiraca, Evandro Melo Júnior, que também acompanha o desenvolvimento do próximo sistema. A plataforma que está em atividade integra o programa  “Saúde em Casa” e registra o histórico de todos os atendimentos realizados pelo município, auxiliando no monitoramento de pacientes em estado mais grave. Desde o mês de junho, mais de 25 mil atendimentos foram registrados na plataforma.

Dados da Secretaria de Saúde de Arapiraca mostram que mais de 15 mil casos de Covid-19 foram confirmados no município e foram registradas mais de 250 mortes. Na reunião ocorrida nessa terça-feira, a Prefeitura aprovou o Plano Municipal de Vacinação, que é a base para o desenvolvimento do novo sistema para ajudar na vacinação. “Acabamos de fazer uma reunião aqui, com a aprovação do Plano Municipal de Vacinação. Estou muito contente com a equipe, muito satisfeito. E nós vamos utilizar uma ferramenta desenvolvida pelo Ifal e vai dar tudo certo para a nossa população. A primeira quantidade ainda é muito pequena, mas estamos torcendo para que tudo aconteça e que a gente tenha a universalização desta vacina o mais breve possível”, contou o prefeito Luciano Barbosa na rede social da prefeitura, logo após a reunião.

 

Técnico Lorival Santos e atacante Gabriel são os primeiros regularizados no ASA

  • Diário Arapiraca
  • 21/01/2021 16:02
  • Roberto Gonçalves

O restante do elenco deve ser regularizado até a próxima semana

Começam a aparecer no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os primeiros nomes do ASA para a temporada 2021.

Na segunda-feira (18), o primeiro atleta a ser regularizado junto a CBF foi o atacante Gabriel. Ele estava com contrato por empréstimo ao Coruripe, onde jogou o Campeonato Brasileiro da Série D de 2020.

(Atacante Gabriel - ASA - Fonto: Arquivo)

Já na terça-feira (19), foi a vez do técnico Lorival Santos ter seu nome publicado no BID. O restante do grupo deve ser regularizado até a semana que vem.

Vale lembrar que a Copa Alagoas tem início previsto para o sábado (30) de janeiro. Para estar apto a jogar na partida de estreia do gigante contra o Desportivo Aliança, o atleta tem de ter o nome regularizado junto a CBF até a sexta-feira (29).

Amistoso

O time comandando por Lorival Santos fará um jogo amistoso na tarde deste sábado (23), às 15h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca,contra uma Seleção de ex-profissionais da cidade de Atalaia-AL.

Laudos

Os laudos que liberam o Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, ainda não estão regularizados. De acordo com o administrador do Estádio, Gilney, os esforços estão sendo empreendidos para que tudo fique pronto dentro do prazo legal para que o ASA não seja penalizado em ter de jogar fora de Arapiraca.

Energia

O Estádio Fumeirão passa pro outros problema sério, a falta de energia elétrica. Isso porque o transformador que leva energia para todos os setores do Estádio está danificado há mais de 3 meses. Segundo Gilney, todo esforço está sendo feito para resolver o problema.

Prefeitura de Arapiraca estabelece critérios para funcionamento do Parque de Diversões

  • Assessoria
  • 21/01/2021 10:47
  • Roberto Gonçalves

Grupo de gestores se reuniu para tratar do assunto

Um grupo de gestores da Prefeitura de Arapiraca se reuniu, na tarde desta quarta-feira (20/01), para traçar estratégias para liberação do Parque de Diversões, tradicional atração do período da Festa da Padroeira. O Comitê debateu a necessidade da implementação de novos critérios para o funcionamento tanto do parque, quanto das barracas no entorno, tendo em vista o período de pandemia.

A aprovação foi debatida tendo como regras prioritárias a segurança da população. Para isso, além do cumprimento do protocolo interno do Parque, que já detém o Selo Turismo Responsável, algumas novas determinações foram tomadas pelo Comitê.

Limite de público e de barracas

Uma das primeiras regras observadas será a obediência ao limite de público no interior do Parque, com a presença de fiscais no local. O número de barracas de alimentos com lanches também será reduzida, com área restrita e com proibição de cadeiras e mesas.

Para ter acesso ao local será feito um cadastramento da Casa do Empreendedor nesta quinta-feira, dia 21. Na sequência, a Vigilância Sanitária, que estará presente em todos os dias de funcionamento da festa, irá promover um treinamento com os ambulantes que receberão kits informativos sobre os protocolos em vigência, a exemplo do uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool gel.

Participaram da reunião: os secretários Yale Fernandes, de Governo; Rosa Lira, de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Wellington, de Cultura, Lazer e Juventude; Simone Romão, de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; e Monica Nunes, de Comunicação.

Também estiveram presentes: o superintendente de iluminação, Fabiano Lúcio; o secretário adjunto da SEDUMA, Ricardo Vieira; o coordenador de Vigilância Sanitária, Diego Albuquerque; o fiscal Isac Nunes, e os técnicos João Paulo e Alberto Peixoto, da SMTT e Secretaria de Infraestrutura, respectivamente.

“Esse é o primeiro evento que acontece na cidade na atual gestão. Sabemos da tradição e importância da festa, mas a orientação do prefeito Luciano Barbosa é a de que tudo aconteça com muita responsabilidade e respeito às orientações sanitárias”, comentou Yale Fernandes.

Divulgação dos protocolos, instalação de disciplinadores e presença de fiscais em diversas áreas de atuação ligados à Prefeitura foram algumas das regras para aprovação do parque. “Estaremos presentes em toda a programação, atentos e sensíveis ao momento. A festa é importante, mas ela deve acontecer com muito cuidado. Afinal, chegou à vacina, mas ainda não para toda a população e a prudência é muito importante”, concluiu Rosa Lira.

Fluxo

O Comitê irá levar a conhecimento dos empresários as regras e orientações para o funcionamento, a fim de que o alvará seja emitido. Ficou estabelecido ainda a volta do fluxo de liberação de eventos. “Vamos implantar de novo um trabalho de parceria e cooperação entre a prefeitura e os demais órgãos, como Batalhão da Polícia Militar, Ministério Público e Corpo de Bombeiros, entre outros, para facilitar e organizar os eventos e festas em nossa cidade”, falou a secretária Simone Romão.

Testes de Covid-19 apontam mais casos positivos do que negativos nessa quarta (20) em Arapiraca

  • Sete Segundos
  • 21/01/2021 08:03
  • Roberto Gonçalves

Os casos confirmados nesta quarta representam 60% dos testes feitos em Arapiraca; essa é a primeira vez que isso acontece depois do pico da pandemia

Um dado deixou os profissionais da Secretaria de Saúde de Arapiraca preocupados na noite dessa quarta-feira (20). É que, de acordo com o relatório diário de testes realizados na cidade, o número de casos confirmados foi maior do que os negativos.

Segundo informações apuradas pela equipe do Portal 7 Segundos, o dado confirma uma curva ascendente no número de casos da doença na Capital do Agreste, fazendo com que os profissionais de saúde reforcem a vigilância.

Essa foi a primeira vez que o número de casos positivou superou o de negativos desde o pico da pandemia, em meados de junho/julho.

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde acreditam que o aumento no número de casos ainda estejam ligados com as festas de fim de ano, que acabaram causando aglomerações e, consequentemente, a proliferação do coronavírus.

De acordo com o relatório, nessa quarta foram registrados 52 casos positivos oriundos dos Testes Rápidos realizados na Unidade Sentinela, Laboratório Central (Lacen), laboratórios e farmácias particulares e na Central de Triagem Iza Castro.

Trata-se de 21 pacientes do sexo masculino e 31 pacientes do sexo feminino, com idades entre 10 e 74 anos, residentes em diversos bairros de Arapiraca.

Os dados deixaram os profissionais surpresos porque geralmente o número de casos positivos é bem menor que o de negativos, representando cerca de 20%/30%. Nessa quarta, o número de casos positivos representa 60% do total de testes feitos.
 

 

 

Serviço municipal de Saúde dará início nesta quinta (21) à vacinação contra Covid-19 em Arapiraca

  • Assessoria
  • 21/01/2021 07:53
  • Roberto Gonçalves

Equipes já estão prontas para iniciar vacinação e aguardam a chegada das vacinas

A Prefeitura de Arapiraca, através da assessoria de comunicação, informou, na tarde desta quarta-feira (20), que a vacinação contra à Covid-19 deve ser iniciada ainda hoje pelo serviço municipal de Saúde.

De acordo com o órgão, a área técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi informada pelo Governo do Estado de que as 1646 destinadas a Arapiraca devem chegar ainda hoje ao município agrestino, mas sem horário definido.

Assim que as vacinas chegarem a Rede de Frios do Município, as equipes darão início imediato ao trabalho de vacinação.

Nesta primeira etapa de vacinação, será dado início à imunização de parte do grupo prioritário, como profissionais de saúde da linha de frente do combate à Covid, e idosos que moram em abrigos institucionais. 

O grupo prioritário será vacinado em seus locais de trabalho, para os profissionais da saúde; e nos abrigos institucionais, para os idosos que se enquadram nesta etapa de imunização.

Arapiraca já contabiliza 256 óbitos ocasionados pelo coronavírus, de acordo com o Boletim Epidemiológico publicado na noite dessa terça-feira (19).

Mais informações em breve.

Prefeitura de Arapiraca debate melhorias no Mercado Público e Shopping Popular

  • Assessoria
  • 20/01/2021 17:40
  • Roberto Gonçalves

Restabelecer espaços públicos para torna-los mais seguros para o público e para quem trabalha no local. Este é um dos objetivos do prefeito Luciano Barbosa para lugares como Mercado Público e Shopping Popular, no Centro de Arapiraca.

Pensando nisso, nesta semana a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira, compareceu as duas localidades onde foi recebida por permissionários e pessoas que frequentam o local. Este foi o primeiro contato da atual gestão nas unidades.

A receptividade, segundo Rosa Lira, foi excelente. Nos locais, a secretária, que estava acompanhada de técnicos da Vigilância Sanitária, ouviu demandas e iniciou o planejamento visando estratégias de organização e modernização dos espaços, assim como as feiras livres.

“Fomos conferir de perto a realidade desses locais, que precisam de melhorias e de uma atenção maior por parte da prefeitura, assim como a ordenação dos pontos. Também queremos realizar capacitação com esses profissionais”, colocou a secretária.

O secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Welligton Magalhães também esteve no Shopping Popular com objetivo de transformar o local em um espaço cultural.

 

Passeio ciclístico marca abertura da festa da Padroeira de Arapiraca neste sábado (23)

  • Assessoria
  • 20/01/2021 14:29
  • Roberto Gonçalves

A Prefeitura de Arapiraca é uma das parceiras da Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho, promovida pela Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho. A abertura acontece neste sábado (23), com passeio ciclístico pelas ruas de Arapiraca.

O evento terá concentração inicial na própria Concatedral, e seguirá por várias ruas do centro da cidade e bairros adjacentes.

No mapa abaixo é possível ver o itinerário do passeio ciclístico.

Confira a programação na íntegra:

Programação:

23/01 – SÁBADO

15:00 – Passeio ciclístico pelas ruas da cidade, com concentração inicial no Largo Dom Fernando Gomes.

24/01 – DOMINGO

  • 18h40 – Terço e Novena de Nossa Senhora;
  • 19:20 – Hasteamento das Bandeiras;
  • 19:30 – Celebração Eucarística;
  • Celebrante – Pe. Samuel Ventura – Área Pastoral Santa Teresa de Calcutá – Arapiraca;
  • Noiteiros – Focolares, Prefeitura Municipal de Arapiraca, Câmara Municipal de Vereadores, Servidores Públicos, SMTT, IMPREV, Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Comerciantes, CDL, Patrocinadores;
  • Animação Litúrgica – Coral Vozes do Altíssimo;
  • Evento Cultural – Online pelo YouTube – Luanderson.

25/01 – SEGUNDA-FEIRA

  • 7:00 – Bazar e Ação Social;
  • 18h40 – Terço e Novena de Nossa Senhora;
  • 19:30 – Celebração Eucarística;
  • Celebrante – Pe. Menete Severiano de Melo Júnior – Paróquia Nossa Sra. da Imaculada Conceição – Coruripe;
  • Noiteiros – Apostolado da Oração, Sacramentinos, e Caminho Neo-catecumenal;
  • Animação Litúrgica – Coral Divina Misericórdia;
  • Evento Cultural – Online pelo YouTube.

26/01 – TERÇA-FEIRA

  • 7:00 – Bazar e Ação Social;
  • 18h40 – Terço e Novena de Nossa Senhora;
  • 19:30 – Celebração Eucarística;
  • Celebrante – Pe. Geraldo Barbosa Leite – Paróquia Nossa Sra. do Ó – Traipu;
  • Noiteiros – Pastoral da Acolhida, Pastoral do Batismo, Pastoral do Dízimo, Pastoral Litúrgica e Comunidade Kerygma;
    Animação Litúrgica – Kerygma;
    Evento Cultural – Online pelo YouTube – Dona Flor.

27/01 –QUARTA-FEIRA

  • 18h40 – Terço e Novena de Nossa Senhora;
  • 19:30 – Celebração Eucarística;
  • Celebrantes – Pe. Antônio Lopes Fonseca – Paróquia São José – Arapiraca;
  • Noiteiros – Mães que oram pelos filhos, Crianças, Acólitos e Ancilas;
  • Animação Litúrgica – Coral Sons e Dons;
  • Evento Cultural – Online pelo You Tube – Cesar Soares.

28/01 – QUINTA-FEIRA

  • 7:00 – Coleta – Doação de Sangue;
  • 18h40 – Terço e Novena de Nossa Senhora;
  • 19:30 – Celebração Eucarística;
  • Celebrantes – Pe. Bartolomeu Estevan Rodrigues – Área Pastoral São Miguel Arcanjo – Pau D’Arco – Arapiraca;
  • Noiteiros – TLC, Equipe Jovens de Nossa Senhora, Comunidade Cristo de Betânia, Legião de Maria, Mãe Rainha e Congregação Mariana, Ministros Extraordinários da Comunhão, Cursilho de Cristandade;
  • Animação Litúrgica – Ministério do TLC;
  • Evento Cultural – Online pelo You Tube – Ronnier Pertenson.

29/01 –SEXTA-FEIRA

  • 18h40 – Terço e Novena de Nossa Senhora;
  • 19:30 – Celebração Eucarística;
  • Celebrante – Pe. José Barbosa Neto – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Arapiraca;
  • Noiteiros – Irmãs Franciscanas, Monjas Beneditinas, Patronesses, Pastoral dos Surdos, Pastoral da Pessoa Idosa, Associação dos Aposentados e Pensionistas e Terço dos Hmens;
  • Animação Litúrgica – Coral Filhos do Altíssimo;
  • Evento Cultural: Online pelo You Tube – Valdir e Família.

30/01 – SÁBADO

  • 15h00 – Leilão de Prendas, no Estacionamento São Francisco (do Noel da Catol);
  • 18h40 – Terço e Novena de Nossa Senhora;
  • 19:30 – Celebração Eucarística;
  • Celebrante – Pe. Jackson Ribeiro do Nascimento – Paróquia Nossa Sra. do Ó – São Miguel dos Campos;
  • Noiteiros – FCIM, Jovens Sarados, Equipes Jovens de Nossa Senhora, Shalom, Ministério Jovem da RCC e Renovação Carismática;
  • Animação Litúrgica – Ministério da Comunidade Shalom;
  • Evento Cultural – Online pelo YouTube – Comunidade kerigma.

31/01 – DOMINGO

  • 18h40 – Terço e Novena de Nossa Senhora;
  • 19:30 – Celebração Eucarística;
  • Celebrante – Pe. Niraldo José dos Santos – Paróquia Nossa Sra. das Graças – Arapiraca;
  • Noiteiros – Famílias, ECC, Pastoral Familiar, Equipes de Nossa Senhora e Pastoral Cerimonial;
  • Animação Litúrgica – Coral Vozes do Altíssimo;
  • Leilão de Prendas, na porta da Igreja (após a Celebração Eucarística);
  • Evento Cultural – Online pelo YouTube – Maxsuel.

01/02 – SEGUNDA-FEIRA

  • 18h40 – Terço e Novena de Nossa Senhora;
  • 19:30 – Celebração Eucarística;
  • Celebrante – Pe. Edinaldo da Silva Santos – Paróquia Catedral Nossa Sra. do Rosário – Penedo Noiteiros – Comunidades São Luís Gonzaga, N. Sra. Aparecida, Santo Expedito, Nossa Sra. de Lourdes;
  • Animação Litúrgica – Coro Anima Christi (Penedo);
  • Evento Cultural – Online pelo You Tube – Amanda.

02/02 – TERÇA-FEIRA

  • 9:00 – Solene Concelebração Eucarística de Nossa Sra. do Bom Conselho;
  • Celebrante – Pe. Daniel do Nascimento Santos – Administrador Diocesano e Concelebrantes: Pe. Paulo de Melo Silva – Pároco, Pe. José Adeilton – Vigário Paroquial e demais Sacerdotes;
  • Animação Litúrgica – Coral Vozes de Arapiraca;
  • 16:00 – Carreata com a Imagem de Nossa Sra. do Bom Conselho e ao final Benção e aspersão dos veículos com água benta.