Roberto Gonçalves

Prefeitura de Arapiraca realiza projeto educacional em substituição ao tradicional desfile de 30 de Outubro

  • 24/10/2020 12:55
  • Roberto Gonçalves

Os desafios globais impostos pela pandemia do novo coronavírus impuseram à educação necessidades de adaptação e desenvolvimento de novas competências, alterando planejamentos na arte de ensinar e aprender. Em substituição as comemorações alusivas a Emancipação Política de Arapiraca, culminado sempre com o Desfile Cívico, Militar e Estudantil de 30 de outubro, a Prefeitura de Municipal de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte desenvolveu o Projeto Arapiraca: Cidade da Gente, envolvendo a criação e publicação de livro, formações, concurso de córdeis, fotografias e cinematografia, apresentações artísticas, exposições e outras.

O lançamento do projeto aconteceu no dia 22 com, nesta quinta-feira com lançamento do livro didático Arapiraca: Cidade da Gente, sessão de autógrafos dos autores e apresentação teatral da Turma do Biribinha. No segundo dia, a escritora e poetisa Marta Eugênia recitou uma de suas poesias: “Mulheres Guerreiras” e houve uma rosa de conversa com professores, escritores e poetas.

O projeto se estende até dia 24 com apresentação do Coco de Roda Mestre Nelson Rosa da Vila Fernandes, apresentação do espetáculo intitulado “Patrimônio Imaterial de Arapiraca” e premiação aos alunos da Rede Municipal que criarão córdeis, registros fotográficos e produções de vídeos. O último dia de exposição acontece hoje a partir das 16h no Arapiraca Garden Shopping.

Projeto de fruticultura no Canal do Sertão vai gerar 900 empregos diretos

  • Roberto Gonçalves
  • 24/10/2020 07:25
  • Roberto Gonçalves

A criação de novos postos de trabalho e garantia de ampla oportunidade para os alagoanos é o objetivo prioritário. Atualmente em fase de licitação, o projeto piloto de Desenvolvimento da Fruticultura Irrigada – projeto Gavião – será pioneiro no Estado na ocupação ordenada do novo perímetro de irrigação do Canal do Sertão, na região do Semiárido, com a previsão de gerar de cerca de 900 vagas de emprego direto para a população local, por meio do incremento da atividade de fruticultura irrigada.

Essencialmente voltadas para práticas de desenvolvimento social, as ações serão realizadas com recursos de R$ 12,8 milhões oriundos do Fundo de Erradicação de Combate à Pobreza (Fecoep). Não por acaso, São José da Tapera foi o município escolhido como modelo para iniciativa, já que uma parcela majoritária de 61% da sua população é caracterizada como rural, contabilizando 12.700 Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA) da agricultura familiar com grande potencial para a produção de frutas.

Por outro lado, o forte caráter empresarial também será responsável pela condução do projeto, que foi apresentado aos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes), na última terça-feira (20), pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e coordenador da ação, Rafael Brito. Isso porque, a proposta é que os 17 lotes disponíveis sejam pleiteados por pequenos empresários e produtores rurais com atuação na área de fruticultura, em especial maNga, maracujá, uva, melão, goiaba, abacaxi, mamão, banana e acerola.

“A premissa do projeto é assegurar que as áreas de desenvolvimento econômico e social trabalhem de forma integrada, para garantir que os investimentos na economia e melhorias na qualidade de vida de toda a população andem sempre juntos. 

Com a eficácia do projeto piloto, a ideia é que consigamos levá-lo para outros municípios que também são margeados pelo Canal do Sertão e, assim, gerar novas oportunidades para a população, na medida em que potencializamos a atividade de fruticultura”, enfatiza o secretário Rafael Brito, que, ao lado das pastas de Infraestrutura e Agricultura, forma o time à frente da iniciativa.

Candidato parte para ataques no Guia Eleitoral em Arapiraca 

O Candidato a prefeito de Arapiraca, Lindomar Ferreira (Psol) no seu mínimo espaço no Guia Eleitoral nas emissoras de rádio locais, não faz indiretas e partir para o ataque frontal aos demais candidatos. Essa foi a primeira peça com conteúdo de ataque na imagem dos candidatos divulgada desde quando o Guia Eleitoral começou a ser veiculado.

Na regra de que quem bate apanha, a tendência é que o material divulgado no guia eleitoral venha a esquentar ainda mais a política na capital do Agreste. O candidato fala “que um postulante a prefeitura diz que é diferente, mas que é igual a todos”. 

Outro ataque diz que uma candidata a prefeita quer transformar Arapiraca em curral político familiar”. Vai mais além, tem candidato que deseja o mal do próximo” “Candidato que não é o “preferido do coronel” e “Candidato que confunde eleição para prefeito com eleição na seccional da OAB”. Até o momento, não ocorreu nenhuma reação dos candidatos que foram atingidos, vamos aguardar.  

 

 

 

 

 

"Com Tarcizo na prefeitura vai ser diferente", relata moradora do Novo Horizonte, em Arapiraca

  • Assessoria
  • 23/10/2020 21:24
  • Roberto Gonçalves

Simples, humilde, trabalhador e merecer do nosso voto", foi assim que Dayane Kelly, moradora da rua Clóvis de Barros, definiu o candidato a prefeito de Arapiraca, Tarcizo Freire.  

A caravana vitoriosa de Tarcizo, percorreu na noite dessa quinta-feira (22), os bairros Novo Horizonte, Santa Esmeralda e Itapoã, recebendo apoio dos moradores.

Os problemas enfrentados pelos arapiraquenses são muitos. Por onde tem passado, Tarcizo, ouve da população demandas como: dificuldade para conseguir emprego, falta de especialidades médicas nas Unidades Básicas de Saúde, limpeza pública, iluminação, infraestrutura e assistência social.

Tarcizo irá fazer uma gestão participativa, ouvindo e debatendo as ações prioritárias do governo com os diversos setores da população e fortalecer os conselhos municipais.

 

Campanha vitoriosa do candidato a prefeito de Arapiraca, Tarcizo Freire, cresce a cada dia

  • Assessoria
  • 23/10/2020 21:21
  • Roberto Gonçalves

Pedindo o voto de confiança para trabalhar pelo povo a frente do poder executivo municipal, na manhã deste domingo (18), Tarcizo Freire e Dr. Nelson Brandão, percorreram as ruas das Vilas São Francisco e Fernandes.

E as pessoas de imediato reconhecem o incansável trabalho do candidato a Prefeito de Arapiraca, que enquanto foi vereador apresentou projetos importantíssimos em diversas áreas.  

Com cinco mandatos como vereador, duas vezes deputado estadual, bacharel em direito, experiente, trabalhador, sincero e verdadeiro, Tarcizo Freire é o mais preparado para administrar Arapiraca.

Residindo na Vila São Francisco (antigo Serrote) há mais de 40 anos, Maciel Farias, vai votar na coligação a mudança que o povo quer, porque afirmou que Tarcizo já mostrou do que é capaz.

"Conheço várias crianças atendidas pelo projeto social idealizado por ele. Com certeza ele será um gestor diferente e vai fazer mais por Arapiraca"

 

Com expulsão de Luciano Barbosa do MDB cenário político em Arapiraca muda literalmente

  • Roberto Gonçalves
  • 23/10/2020 19:05
  • Roberto Gonçalves

O Conselho de Ética do MDB Alagoas decidiu nesta sexta-feira,  (23), pela expulsão do vice-governador Luciano Barbosa o partido que está bem situado e em plena campanha para retornar a Prefeitura de Arapiraca pela terceira vez. mais o partido para ser candidato a prefeito da segunda maior cidade alagoana, considerada a capital do Agreste.

Barbosa esta em plena campanha pela Prefeitura  com forte aceitação popular, logo depois de ter entrado em rota de colisão com a cúpula do governo alagoano e do próprio partido, o MDB.

Agora foi expulso pelo conselho de ética  Barbosa não tem partido para tocar seu projeto político e vai recorrer da decisão.

Os votos do conselho – A reunião aconteceu na sede da agremiação política, em Maceió. Dos sete votos, Luciano contou com os de Yale Fernandes aliado de Barbosa e que já foi vice-prefeito na gestão de Célia Rocha. o outro voto foi do diretório de Arapiraca.

Com a expulsão Luciano fica sem filiação partidária e impossibilitado de disputar a eleição. A defesa tem 10 dias para recorrer da decisão.

A decisão do MDB colocou de volta a cidade de Arapiraca com um novo cenário político. Quem perde e quem ganha ? Só Deus sabe. 

 

Gilvania Barros faz caminhada no Jardim de Maria

  • Assessoria
  • 23/10/2020 18:48
  • Roberto Gonçalves

De casa em casa, olho no olho e mantendo todas orientações das autoridades de Vigilância Sanitária, para evitar o contágio do Coronavirus, a candidata a prefeita de Arapiraca, Gilvania Barros (Solidariedade), percorreu na tarde desta quinta-feira (22), o Bairro Jardim de Maria, acompanhada pelo seu vice, Marcos Sena, como também do radialista Nelson Filho. 

Durante todo o trajeto que durou mais de duas horas, justamente porque ela fazia questão de ir de casa em casa, porém, ficando nas calçadas e mantendo o distanciamento, Gilvania Barros, recebia o carinho dos moradores, que gritavam "É Gil, é Gil, é Gil", deixando a candidata até sem palavras tamanha era a emoção vivida naquele momento de respeito e adesões a sua candidatura. 

"Tenho muitos amigos neste Bairro, onde sempre estou presente e nesta oportunidade onde coloco meu nome para a escolha através do voto como candidata a prefeita, agradeço imensamente a acolhida deste povo maravilhoso", disse a candidata, recebendo uma calorosa salva de palmas dos moradores.

 

Candidatos em Palmeira revelam descaso com obras paralisadas

  • Tribuna do Sertão
  • 23/10/2020 18:28
  • Roberto Gonçalves

Nos últimos meses com o avanço da pandemia, o que salvou a população mais carente do quarto  maior município de Alagoas foi a liberação do fundo de emergência criado pelo Congresso Nacional e aplicado pelo governo federal. A situação é inerente a vários municípios do país.

 

Mas o parâmetro de Palmeira dos Índios se aprofunda em face de uma gestão que não tem cuidados com sua população no aspecto social.

 

Vários bairros na Cidade - bem como na zona rural estão abandonados e infelizmente essa realidade só veio à tona neste período eleitoral quando os candidatos pelas redes sociais revelaram o verdadeiro retrato de Palmeira dos Índios.

 

A atual gestão iniciou em 2017 sua atuação no Município de Palmeira dos Índios e muito marketing e fantasia  chegaram ao grande público. Um espetáculo circense.

 

De lá para cá apenas obras que estavam próximas de conclusão como a Praça da Independência e a urbanização do Cristo do Goití foram finalizadas.

 

Uma obra emblemática que faltava apenas 5% para sua conclusão, o Conjunto Brivaldo Medeiros virou sinônimo de descaso com o povo.

 

Mas o governo que se intitulava infalível em gestão revelou mesmo que é infalível em marketing e maquiagem. Bastou chegar as eleições e com a novidade (não tão nova) das redes sociais e dos celulares em punho, que os candidatos a vereador e majoritários  saíram pelas ruas mostrando o descalabro com o dinheiro público e o abandono de logradouros e equipamentos em construção.

 

O candidato Geraldo Ribeiro (PTB) foi o pioneiro nessa eleição em Palmeira. A cada semana ele mostra duas ou três obras inacabadas da atual gestão.

 

Hoje (23) ele mostrou uma que não tem finalidade urbanística e que desperdiça quase R$2 milhões dos cofres públicos.

 

Mas vários candidatos a vereador em Palmeira dos Índios estão seguindo o exemplo de Geraldinho (como é conhecido) e dando uma lição aos atuais edis e saem as ruas exercendo – mesmo que estejam sem mandato – uma das funções fundamentais dos atuais parlamentares que é fiscalizar as ações do Poder Executivo.

 

Neto Souza (Patriota) mostra em vídeo o lixo da Salgada. Uma tristeza.

 

As denúncias desses candidatos vêm bem a calhar, porque a ausência desse trabalho por parte dos atuais vereadores, recebeu diversas críticas da opinião pública durante essa legislatura. Além de promover o nome como candidato – pois existe boa repercussão nas redes sociais – os candidatos prestam bom serviço à população que geralmente não tem acesso ou conhecimento dos problemas existentes, aos órgãos de imprensa e ao Ministério Público, pois verifica in loco o abandono que a cidade se encontra.

 

Vejam exemplos:

 

Um elefante branco cuja conclusão se arrasta e com problemas graves em sua licitação é o Marinete Neves, cuja obra se arrasta pelo tempo. Teve início em 2009 e, até agora, ainda não foi concluído. Inclusive, a Prefeitura de Palmeira já foi até notificada pela CGU da necessidade de concluir essa obra.

 

Em 2017 o secretário de infraestrutura João Lessa (hoje secretário de Agricultura do Estado) disse: “temos que resolver esse problema, são centenas de crianças que necessitam daquele espaço em condições adequadas; conseguimos corrigir o piso, mas o telhado ainda está danificado. Independente de quem for o gestor, essa obra pertence à população e a ela deve ser entregue”, apregoou, mas Lessa saiu e o sucessor não conseguiu cumprir a promessa do secretário .

Passou o tempo e nada foi resolvido.

Na área da Saúde, o caos é ainda maior

Várias UBS estão inconclusas e fora do tempo limite para o fim das obras. Palmeira virou um canteiro de obras inacabadas, disse um comerciante que não quis se identificar com medo de represálias.

 

O Centro de Reabilitação que era promessa de se tornar referência no Estado, obra no valor total será de R$ 700 mil, virou mato.

Cartão postal virou vergonha para cidadão

Mas a obra do Lago do Goiti considerada pelos áulicos da gestão como o divisor de águas para Palmeira virou piada.

O principal cartão postal, incrustrado no centro da cidade virou um pântano fétido e que afastou até os animais que ali viviam, como jacarés. Um crime ambiental. A obra foi viabilizada através de emenda do deputado federal Marx Beltrão, com a total revitalização e reestruturação do Lago do Goiti. No local, seriam edificados um parque urbano e turístico, com recursos da ordem de R$ 4 milhões – anunciados como empenhados pelo então ministro Marx Beltrão.

A obra parou e hoje às vésperas da eleição se colocou poucos profissionais no local para sugerir ao povo que a obra tem continuidade, matando de vergonha o palmeirense que pergunta aos quatro cantos: cadê o dinheiro da obra que anunciaram já está nos cofres? Será que não foi suficiente.

Uma máquina escavadeira está no local há oito meses quebrada. Palmeira dos Índios sofre com a desorganização e má gestão. Uma cidade triste que precisa recuperar a autoestima. O palmeirense não merece isso!

Dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica acontece neste sábado (24) em Arapiraca

  • Assessoria
  • 23/10/2020 17:05
  • Roberto Gonçalves

Vacinação acontece das 8h às 17h em vários pontos espalhados pela cidade

O Dia D de Vacinação Antirrábica para cães e gatos acontece, neste sábado (24), no horário das 8h às 17h. A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai disponibilizar mais de 70 pontos de imunização, distribuídos em todos os bairros da cidade. Confira os locais de vacinação abaixo.

A estimativa é de que o Município vacine cerca de 40 mil animais, nas zonas urbana e rural do Município, segundo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde.

Para a campanha deste ano, equipes volantes do CCZ visitaram mais de 130 comunidades rurais, vacinando os animais nas próprias residências. O serviço de vacinação também acontece no próprio órgão, localizado AL-220, 1286 - Canafístula, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

“A vacinação é importante para garantir a prevenção de animais e humanos contra a raiva. Quem ainda não vacinou seus animais deve levar a um dos 70 pontos disponibilizados pela prefeitura com equipes do CCZ”, declarou o coordenador do CCZ, Emanuel Cardoso.

Confira os locais de vacinação:


 

 

 

Colisão entre duas motocicletas deixa três pessoas feridas na Al-220 em Arapiraca

  • Já é notícia
  • 23/10/2020 09:41
  • Roberto Gonçalves

Um acidente envolvendo duas motocicletas deixou três pessoas feridas na manhã desta sexta-feira (23). A colisão ocorreu em um trecho da AL-220 em frente ao Arapiraca Garden Shopping.

De acordo com informações apuradas no local, a mãe é um filho trafegavam em uma cinquentinha sentido Sertão, quando ao realizar uma conversão, a condutora avançou o sinal e bateu em outro veículo, uma moto 160, que seguia sentido polícia rodoviária.

Os três foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A criança apresentou apenas escoriações e o estado de saúde das duas mulheres ainda não foi divulgado.

A polícia não foi acionada. As partes envolvidas entraram em acordo.

Prefeitura de Arapiraca antecipa pagamento dos servidores da primeira faixa salarial, nesta sexta (23)

  • Redação
  • 22/10/2020 19:15
  • Roberto Gonçalves

Receberão nesta etapa todos os servidores da Educação, pensionistas, aposentados e efetivos que recebem até R$ 2 mil.

A Prefeitura de Arapiraca antecipou, para esta sexta-feira (23), o pagamento dos servidores municipais que fazem parte da primeira faixa salarial. 

O pagamento antecipado representa um incremento de R$ 18,5 milhões na economia local.

Receberão nesta etapa todos os servidores da Educação, pensionistas, aposentados e efetivos que recebem até R$ 2 mil.

O pagamento estará disponível nas contas dos servidores a partir das 15h.

Candidato a prefeito de Arapiraca, Tarcizo Freire, visita feira do bairro Brasília

  • 22/10/2020 18:59
  • Roberto Gonçalves

Na manhã desta quinta-feira (22) o candidato a prefeito de Arapiraca, Tarcizo Freire, visitou os feirantes da rua Senador Rui Palmeira, no bairro Brasília. Em seu plano de governo estão projetos importantes para o fortalecimento da agricultura e economia local.

arcizo irá promover a perfuração de poços artesianos e cacimbas para beneficiar os agricultores do cinturão verde e criar o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA), garantindo a compra de produtos da agricultura familiar local com recursos próprios.

A cada dia que passa cresce o número de apoiadores à sua candidatura. Ao lado de seu candidato a vice, Dr. Nelson Brandão, Tarcizo conversou com os feirantes e garantiu que vai trabalhar em prol da melhoria da qualidade de vida dos arapiraquenses.

Hipólito da Costa dono da Rede Distribuidora Asa Branca está em estado grave vítima do Covid-19

  • Roberto Gonçalves
  • 22/10/2020 17:58
  • Roberto Gonçalves

Estado de saúde piorou nesta quinta-feira (22)

O empresário arapiraquense José Hipólito da Costa, proprietário da rede Distribuidora Asa Branca, está internado em estado grave após complicações em decorrência da Covid-19. O empresário havia apresentado uma melhora no quadro de saúde, nesta quarta-feira (21), mas de acordo com informações repassadas, na tarde desta quinta-feira (22), o quadro piorou.

As informações apuradas são de que o empresário está com 70% do pulmão comprometido, entubado e em estado grave.


O quadro de saúde detalhado do empresário não foi informado, porém a piora foi significativa e a família aguarda os próximos procedimentos médicos. Amigos pedem que todos se juntem em orações nesse momento tão delicado

 

Prefeitura de Arapiraca publica novo decreto autorizando visitas aos cemitérios

  • Redação
  • 22/10/2020 16:03
  • Roberto Gonçalves

O decreto destaca que ficam autorizadas, até o dia 4 de novembro a visitação a cemitérios públicos do Município

Nesta quinta-feira (22), a Prefeitura de Arapiraca publicou novo Decreto Municipal com alterações nas medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus, com referência às condutas dentro dos cemitérios da cidade.

Após diversas reuniões com órgãos municipais, a exemplo da Vigilância Sanitária, Procuradoria e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Turismo, com técnicos da Secretaria de Serviços Públicos, o Município revisou as medidas e atualizou artigos do Decreto Municipal, determinando mudanças no funcionamento dos cemitérios, com destaque para a liberação das visitas, no período de 22 de outubro a 4 de novembro, incluindo o Dia de Finados.

Vale ressaltar que essa definição segue todas as medidas de segurança previstas para evitar a contaminação por coronavírus, atendendo a Fase Azul do planejamento de Distanciamento Social Controlado, adotado no Estado, em virtude da pandemia da Covid-19.

Para isso, a população e comerciantes devem ficar atentos às orientações expressas no Decreto Municipal. Entre elas:

Ficam autorizadas, até o dia 4 de novembro a visitação a cemitérios públicos do Município;

Ficam proibidas, com o intuito de evitar aglomerações, a realização de celebrações e cultos religiosos no interior dos cemitérios; A programação das celebrações seguem nas paróquias.
Para este período ficam proibidos os serviços de lavagem de túmulos pelas famílias. Entretanto, equipes do Município realizaram o trabalho de limpeza e manutenção dos cemitérios públicos.

É proibido o consumo de alimentos no interior dos cemitérios;
Quanto ao comércio de flores, velas e itens seguirá regras para o funcionamento e local de instalação e barracas;
Os comerciantes ficam responsáveis pela higiene e uso de equipamentos individuais e segurança;
Somente comerciantes que possuírem cadastro junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo com autorização poderão comercializar nos entornos dos cemitérios.
O Município realizará a fiscalização nesses locais.
O descumprimento desse decreto importará em responsabilidades civil, penal e administrativa dos infratores.

“Sabemos que esta é uma data tradicional para visitação aos cemitérios, quando muita gente quer prestar homenagens aos seus ente queridos. Mas o mundo todo vive um momento atípico, ainda sem definição para o fim da pandemia. Por isso, neste momento, nós também devemos nos preocupar com a preservação da vida, evitando aglomerações e seguindo as normas sanitárias de segurança”, destacou Vanessa Sampaio, secretária Municipal de Serviços Públicos.

 



 

Bairro Primavera recebe caravana do candidato a prefeito Tarcizo Freire

  • Assessoria
  • 22/10/2020 10:25
  • Roberto Gonçalves

Os moradores do bairro Primavera acompanharam a comitiva vitoriosa do candidato a prefeito de Arapiraca Tarcizo Freire e do vice Dr. Nelson Brandão, nessa terça-feira (20).

Morando na rua Paulo VI há mais de 30 anos, Vanuza Rodrigues, afirmou que vota em Tarcizo Freire porque Arapiraca precisa de mudança. "Com ele na prefeitura será diferente, pois teremos mais saúde, educação, assistência social e muito mais. Minha família e eu vota 11".

Após mais uma carreata, Tarcizo Freire, agradeceu a todos os presentes e moradores pelo apoio.

"Vamos fazer uma gestão participativa com honestidade, transparência e com um trabalho bem direcionado construirei um futuro promissor para a nossa cidade".

Luciano Barbosa entrega sua defesa ao MDB

  • Roberto Gonçalves
  • 22/10/2020 09:58
  • Roberto Gonçalves

Nesta quarta-feira (21) antes do encerramento do prazo regimental, o vice-governador e candidato a prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa apresentou a sua defesa no processo de expulsão movido contra ele pelo Diretório do MDB de Alagoas.

O documento ainda será discutido e analisado pelos dirigentes partidários, mas o julgamento está previsto para a próxima segunda-feira (26)..Mas os tramites e expectativa vão prosseguir.

Luciano Barbosa  continua firme e cumprindo todas as agendas de sua campanha política no segundo colégio eleitoral do Estado – Arapiraca.

 

 

Prefeitura de Arapiraca inicia as comemorações alusivas ao mês do servidor público

  • Redação
  • 21/10/2020 19:31
  • Roberto Gonçalves

A Prefeitura de Arapiraca por meio da Secretária de Gestão Pública, deu início as comemorações alusivas ao mês do Servidor Público com uma abertura Cívica e Espiritual nesta terça-feira, 20 de Outubro no pátio do centro administrativo Antônio Rocha.

A abertura teve como tema: Civismo e Espiritualidade e contou com a presença de entidades religiosas de diversas crenças, havendo ainda, saudação às bandeiras e execução do hino nacional e municipal pela banda do 3ºBPM.

Toda programação, organizada pelo colegiado gestor, segue até a culminância no dia 28 com diversos serviços e atrações musicais que animam o evento e valoriza os talentos artísticos dos servidores.

Em razão da pandemia os eventos seguem respeitando o decreto municipal e orientações da OMS.

Saudação às Bandeiras durante a abertura

Luciano Barbosa diz no Guia Eleitoral que escolas de tempo integral estão abandonadas

  • Roberto Gonçalves
  • 21/10/2020 08:44
  • Roberto Gonçalves

O nome do vice-governador Luciano Barbosa (MDB) até esta terça-feira (20), está ‘aguardando julgamento para o registro de candidatura a prefeito de Arapiraca nas eleições deste ano. Na manhã desta quarta-feira (21) no Guia Eleitoral veiculado nas emissoras de rádio, afirmou no seu espaço, que as escolas de tempo integral estão abandonadas.

Barbosa falou da importância do investimento implantado na sua gestão na pasta estadual da Educação e como prefeito de Arapiraca, no avanço da qualidade do ensino, alimentação de qualidade que mudou para melhor o rendimento de aprendizagem na vida das crianças. O candidato falou que se eleito vai reativar todas as escolas de tempo integral, e lamentou que os alunos estavam sendo liberados em razão da falta de atividades. 

O deputado Tarcizo Freire (PP) candidato a prefeito de Arapiraca abriu o Guia Eleitoral falando da necessidade de ser plantada uma nova semente de esperança para a terra de Manoel André. Freire culpou os problemas enfrentados pela população com os alagamentos, ausência de saneamento básico, como responsabilidade das gestões anteriores. “Arapiraca precisa entrar no processo de mudança”, defendeu o candidato do Progressistas. 

A prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos) falou da retomada das atividades nas escolas da rede municipal de ensino, seriamente prejudicada e comprometida com a pandemia do corona vírus. A prefeita anunciou um grande programa de reforço para os alunos e a retomada das aulas presenciais em toda a rede de ensino cumprindo todas as recomendações sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos decretos estadual e municipal. 

A novidade no espaço da candidato do Republicanos no Guia Eleitoral, foi a participação do ex-deputado estadual e comunicador Alves Correia anunciando seu apoio ao projeto político de Fabiana Pessoa para continuar governando a cidade mais importante do interior do Estado. Alves Correia afirmou que no seu curto espaço de gestão à frente do Executivo, A prefeita vem mostrando competência e ações positivas na gestão pública. “Quaremos o melhor para Arapiraca”, completou Alves Correia. 

A vereadora e candidata a prefeita do Solidariedade, Gilvania Barros, cedeu o seu curto espaço para o seu candidato a vice-prefeito, Marcos Sena que destacou a trajetória de vida pública de Gilvania Barros, como uma atuação de vida pública intocável. Os demais candidatos a prefeito de Arapiraca Claudio Canuto (Patriotas) Hector Martins (Cidadania) e Lindomar Ferreira não tiveram participação no Guia Eleitoral Gratuito desta quarta-feira (21) 

Prefeitura de Arapiraca acelera obra de pavimentação na Vila Canaã

  • Redação
  • 21/10/2020 07:33
  • Roberto Gonçalves

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está realizando obras de pavimentação em diversos bairros da cidade. O objetivo é melhorar a infraestrutura urbano no município. Dentre as comunidades que estão recebendo melhorias está a Vila Canaã, na zona rural de Arapiraca.

Neste lote de obras, quatro ruas desta comunidade recebem o serviço de pavimentação. De acordo com o engenheiro Junior Ramalho, responsável pela obra, a pavimentação da Rua Gertuliano Dias já está finalizada, aguardando o tempo de “cura”, que é o período necessário para argamassa atingir resistência para suportar o peso dos veículos. . “Se o tráfego for liberado antes desse período, pode haver dano ao pavimento que será percebido ao longo do tempo”, ressaltou o engenheiro, destacando que as equipes da Infraestrutura já iniciaram os serviços na Rua José Caetano Filho.

“Nós já concluímos grande parte da pavimentação na Rua Antônio Jovino da Silva, que já está com parte liberada para o tráfego de veículos. A meta é concluirmos essas três ruas até o dia 30 de outubro, para depois iniciarmos a Rua Ana Francisca, que é a principal da Vila Canaã”, explica o engenheiro Junior Ramalho. Segundo ele, ao todo, serão 8.773 metros quadrados de pavimentação em paralelepípedo na Vila Canaã. 

 

 

Emater lança PAA em Arapiraca nesta quarta-feira (21)

  • Assessoria
  • 20/10/2020 21:58
  • Roberto Gonçalves

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater) lança a penúltima etapa do Programa de Aquisição de Alimentos 2020 (PAA) na Supervisão Regional Agreste I, nesta quarta-feira (21) às 10h, na Escola Estadual Professora Isaura Antônia Lisboa (EPIAL), em Arapiraca.

Com um investimento de R$ 2.160.000 nesta região, este planejamento de execução atenderá aproximadamente 10 municípios, 34 unidades recebedoras, 400 agricultores familiares e 4.500 famílias. O PAA vem contribuindo para a melhoria de renda com inclusão produtiva, por meio da ampliação da atuação dos agricultores familiares e de suas organizações, integrando as ações de produção, beneficiamento e agregação de valor para o acesso aos mercados comuns e compras públicas.

O orçamento foi dividido com R$ 826.200 para Arapiraca, atendendo cerca de 1.700 famílias; R$ 383.400 para Limoeiro de Anadia, para 550 famílias; R$ 221.400 para Taquarana, para 260 famílias; R$ 216.000 para Lagoa da Canoa, com 455 famílias; R$ 118.800 para Feira Grande, com 330 famílias; R$ 113.400 para Campo Alegre, com 330 famílias; R$ 108 mil para Craíbas, também com 330 famílias; R$ 64.800 para Girau do Ponciano, para 185 famílias; e R$ 54 mil para [cada] Coité do Nóia (180 famílias) e Traipu (180 famílias).

Programa de Aquisição de Alimentos 2020

Ao todo, serão investidos R$ 9,8 milhões nesta primeira fase por meio de uma parceria entre o ministério da Cidadania e o governo de Alagoas [via Emater], para beneficiar 100 mil famílias, 1.800 agricultores familiares, 232 unidades recebedoras, em 83 municípios alagoanos.

“O PAA é uma importante política de valorização da agricultura familiar, de segurança alimentar, geração de renda e dinamização da economia”, salientou o diretor-presidente da Emater, Adalberon Sá Júnior.

 

 

 

Escritor, poeta e artista plástico, Ismael Pereira concorre a uma vaga na Academia Sergipana de Letras

  • Roberto Gonçalves
  • 20/10/2020 11:42
  • Roberto Gonçalves

Em seu perfil no Facebook, falou da sua pretensão de concorrer a vaga deixada pelo jornalista, escritor, poeta e ativista cultural, Antônio Amaral Cavalcante   

Objetivando ingressar na Academia Sergipana de Letras, tomei a iniciativa de registrar minha candidatura para concorrer a vaga deixada pelo eminente jornalista, escritor, poeta e renomado ativista cultural Antônio Amaral Cavalcante, que honrosamente ocupava a cadeira nº 39 na conceituada Arcádia Literária em comento.

Conservo boas recordações do meu saudoso amigo Amaral Cavalcante. E por julgar oportuno lembro aqui um dos seus acrisolados poemas que diz assim:

“Jurei emudecer como uma árvore

Que no silêncio tece a sombra e o tempo

Mesmo quando lhe podaram os ramos”.

Não coube a mim ter a subida honra de substituir ao intrépido e florescente poeta Amaral Cavalcante no Pináculo das Letras Sergipanas, vez que, apurados os votos, ficou constatado que não obtive votos suficientes para galgar a vitória. Mas, posso afirmar que o resultado em nada me abalou, pois não me senti derrotado, ao contrário, me senti um grande vitorioso ao contar com os 7 votos que me foram dados espontaneamente.

O resultado dessa porfia fez-me lembrar o grande Sir Winston Leonard Spencer Churchill, quando ao término da Segunda Grande Guerra Mundial, disse perante aos poucos aviadores da Real Força Aérea Britânica que restaram dos combates: “Nunca a Inglaterra deveu tanto a tão poucos”. Peço vênia, data máxima vênia para fazer uso desta frase plena de gratidão, e dizer: nunca devi tanto a tão poucos, que me deram tanto orgulho, ao ver neles uma resistente muralha de peitos livres e dotados de bons costumes.

Findo o espetáculo, cerro as cortinas, apago a última luz da ribalta e pacientemente fecho a cancela da minha velha Gamboa com este modesto poema de minha autoria:

Mágoa.

Não guardo mágoa,

Posso até guardar imagens distorcidas,

Mas mágoa não guardo.

Mágoa eu a lavo todos os dias

Até com lágrimas, se preciso for

E a deixo bem branquinha,

Alva como a candidez do Lírio.

E dela faço tela,

E nela pinto uma rosa,

Uma rosa sem espinhos

Guardarei este momento nas dobras mais sedosas do meu octogenário coração, na certeza de que há terra firme além do Volga.”

Ismael Pereira

 

Programa Eleitoral Gratuito fica mais atrativo e candidato a prefeito faz desafio em Arapiraca

  • 20/10/2020 08:23
  • Roberto Gonçalves

O Programa Eleitoral Gratuito da Justiça Eleitoral veiculado nas emissoras de rádio de Arapiraca está se firmando como espaço mais importante para os candidatos a prefeito de Arapiraca para apresentarem suas propostas de governo e até fazer desafios ao adversário. 

Na manhã desta terça-feira (20), a prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos) candidata a reeleição, falou das suas propostas se reeleita, de melhorar o transporte público em Arapiraca. 

Na sua visão, o transporte público em Arapiraca está ultrapassado e a cidade carece de uma melhor condição de mobilidade urbana e defende o ordenamento  em Arapiraca, cumprimento de horário de transportes e caminhões de cargas no Centro e a construção de mais terminais de transporte urbano. 

Fabiana Pessoa tem planos de governo da padronização de calçadas objetivando melhorar as condições de mobilidade para pessoas e, sobretudo cadeirantes nas ruas de Arapiraca. A vereadora Gilvania Barros, (Solidariedade) que disputa a prefeitura, no seu curto espaço no Guia, falou da importância e da necessidade colocar à disposição dos estudantes da rede municipal de ensino, com baixo índice de desenvolvimento, acesso gratuito à internet. 

Velha Política

O candidato a prefeito Hector Martins (Cidadania) falou da importância da renovação política em Arapiraca e condenou a velha política. O candidato a prefeito, advogado, Claudio Canuto (Patriotas) segui o mesmo tema da abolição da velha política em Arapiraca. 

O candidato do (Psol) Lindomar Ferreira, vem sendo repetitivo no seu curto espaço de tempo no Guia Eleitoral com sua mensagem de que está mais experiente e que já participou de eleição majoritária anterior em Arapiraca sem contudo apresentar nenhuma proposta de plano de governo.

O vice governador Luciano Barbosa (MDB) que está com sua candidatura a prefeito sob judice e em rota de colisão com o diretório estadual e nacional do MDB, falou das suas ações quando prefeito de Arapiraca em dois mandatos na área da Saúde. Falou da implantação do Centro de Referência Integrado de Arapiraca - Cria, farmácia básica, valorização dos servidores e a atenção básica na saúde sem perseguir servidores. 

Tarcizo Freire fez desafio

O destaque do Guia Eleitoral nas emissoras de rádio em Arapiraca na manhã desta terça-feira (20) foi a participação do candidato a prefeito Tarcizo Freire (PP) que sem citar nome falou de candidato  que prega e demonstra probidade e vem sendo alvo de supostas irregularidades e improbidade em cargos que ocupou na vida pública. Freire afirmou que Arapiraca precisa de um gestor honesto e foi mais além no desafio; “Se a Polícia Federal bater em minha porta deixo a vida pública.  

Tarcizo Freire visita Mercado Público Municipal

  • Assessoria
  • 20/10/2020 06:57
  • Roberto Gonçalves

Durante visita ao Mercado Público Municipal José Alexandre dos Santos, localizado à rua Rua Padre Cícero, Baixão, o candidato a prefeito de Arapiraca, Tarcizo Freire, conversou com os permissionários, clientes e acompanhou de perto o funcionamento do local.

Mais de 290 famílias são beneficiadas com o empreendimento construído há quase 20 anos e por isso necessita de melhorias em sua estrutura para proporcionar mais comodidade aos clientes, servidores, permissionários e funcionários.  

Uma das propostas de Tarcizo é promover a geração de emprego e renda no município, criando mais oportunidades para a população, através de cursos profissionalizantes e incentivo ao comércio local.

“Não posso aceitar que jovens e adultos fiquem tristes em suas casas, por não conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Em nossa gestão vamos dialogar com os empresários locais, promover o empreendedorismo e fortalecer a economia local”, afirmou Tarcizo.

Arapiraca e mais três cidades do Agreste terão abastecimento de água paralisado para manutenção

  • Assessoria
  • 19/10/2020 15:14
  • Roberto Gonçalves

Sistema coletivo da região será paralisado por 48 horas, desta 3ª feira (20) até a 4ª feira (21)

O fornecimento de água nos municípios de Craíbas, Igaci e Coité do Nóia, além de bairros da zona alta de Arapiraca ficará afetado em decorrência de uma manutenção. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou que o Sistema Coletivo do Agreste será paralisado por 48 horas, sendo da zero hora desta terça-feira (20) até as 23h59 da quarta-feira (21). 

A medida faz parte das ações da Companhia, em parceria com a Agreste Saneamento, para promover melhorias no abastecimento de água. Os trabalhos consistem em manutenções preventivas em válvulas de retenção, registros, ventosas, conexões, adutoras e painéis elétricos. Os reparos são necessários para que o funcionamento do sistema ocorra de forma satisfatória, evitando paradas longas.
 

Os serviços de manutenção serão executados por técnicos da empresa parceira Agreste Saneamento, com acompanhamento de profissionais da Unidade de Negócio Agreste, da Casal.

Após a conclusão do trabalho, o bombeamento será iniciado e o fornecimento de água será retomado gradativamente.

 

Visitas a cemitérios de Arapiraca estão suspensas no Dia de Finados

  • Redação
  • 19/10/2020 12:05
  • Roberto Gonçalves

Também não está permitida a tradicional atividade de lavagem dos túmulos, a comercialização de flores, velas e produtos, na frente dos cemitérios

Visitas a cemitérios públicos e privados de Arapiraca continuam suspensas no município, seguindo determinação expressa em Decreto Municipal para a Fase Azul do planejamento de Distanciamento Social Controlado (DSC), adotado no Estado, em virtude da pandemia da covid-19.

A decisão, prevista em decreto, que prorroga as medidas de emergência durante a pandemia, tem o objetivo de evitar aglomerações e prevenir contágio por coronavírus.

Além das visitas, também não está permitida a tradicional atividade de lavagem dos túmulos, a comercialização de flores, velas e produtos, na frente dos cemitérios. A celebração das missas nos cemitérios também estarão suspensas este ano, a fim de evitar aglomerações.

“Sabemos que esta é uma data tradicional para visitação aos cemitérios, quando muita gente quer prestar homenagens aos seus ente queridos. Mas o mundo todo vive um momento atípico, ainda sem definição para o fim da pandemia. Por isso, neste momento, nós também devemos nos preocupar com a preservação da vida, evitando aglomerações e seguindo as normas sanitárias de segurança”, destacou Vanessa Sampaio, secretária de Serviços Públicos.

A secretária ainda ressalta que a determinação está expressa em decreto. “As medidas adotadas estão embasadas no Decreto Nº 2.668/2020, nos artigos 20 e 21, referente às medidas de emergência durante a pandemia, que fazem referência às atividades nos cemitérios desta municipalidade.

Serviço de Manutenção

Este mês, equipes da Prefeitura intensificam o serviço de limpeza e manutenção dos cemitérios públicos, que já receberam ação de desinfecção no enfrentamento ao coronavírus, podas de árvores, manutenção da iluminação, com reposição de lâmpadas, e pintura.

“Mesmo não sendo autorizadas as visitações, a prefeita Fabiana Pessoa orientou que equipes de serviços públicos realizem o trabalho de limpeza e manutenção dos cemitérios públicos de Arapiraca. E assim está sendo feito”, completou a secretária.