Roberto Gonçalves

Para o ex-deputado Ismael Pereira, Teófilo foi um grande exemplo de honradez

  • Roberto Gonçalves
  • 08/08/2020 11:12
  • Roberto Gonçalves

O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo partiu para outro plano, onde todos são

verdadeiramente iguais, onde não há incompreensão, divergências nem

ingratidão.  

Hoje sua alma repousa em paz na imaculada Pátria dos Justos no Reino

Celestial.  

Migrou para outra estrela levando a inalienável riqueza da

honestidade, para mim uma das maiores virtudes do ser humano. Rogério

Teófilo foi um grande exemplo de honradez.

Arapiraca certamente reconhecerá e aclamará o seu legado do dever

cumprido com probidade na complexa e nem sempre bem compreendida vida

pública, da qual o saudoso amigo foi um mártir.

Saudades eternas do sempre amigo - Ismael Pereira

Cortejo fúnebre de Rogério Teófilo passa por ruas de Arapiraca

  • NN1
  • 08/08/2020 09:45
  • Roberto Gonçalves
Foto: NN1/Valter Gomes
cortejo fúnebre percorre as ruas de Arapiraca

Teve início, na manhã deste sábado (08/08), o cortejo fúnebre do prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo. O falecimento do líder do Executivo municipal foi confirmado na noite dessa sexta (07/08). Rogério estava internado no Hospital Arthur Ramos, em Maceió.
 
“Parece um filme. Rogério viveu por esta terra. Um homem de bem, excelente pai, excelente marido. É uma dor muito grande”, falou o Dr. Geraldo Cajueiro, cunhado de Rogério Teófilo.
 
O sepultamento será realizado na Fazenda Brejo, local onde Rogério Teófilo foi criado, mas, desde as 8hr, o cortejo fúnebre teve início e passará por pontos importantes para a família, como a Prefeitura Municipal de Arapiraca, o Ginásio João Paulo II, a casa do Dr. Moacir Teófilo (rua Esperidião Rodrigues), Estádio Coaracy da Mata Fonseca, Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, e Colégio Bom Conselho.

Luto: Uma história de amor por Arapiraca

  • Assessoria
  • 08/08/2020 06:39
  • Roberto Gonçalves

É com profundo pesar que a Prefeitura de Arapiraca comunica o falecimento do chefe do poder executivo municipal, prefeito Rogério Auto Teófilo, ocorrido na noite desta sexta-feira (7).

Respeitado por várias gerações, Rogério representou e lutou por Arapiraca durante toda sua trajetória, ocupando cargos importantes como o de secretário Municipal, secretário Estadual, vice-prefeito, deputado Estadual, deputado Federal e prefeito.

Rogério Teófilo foi um guerreiro que construiu sua trajetória de vida, ultrapassando obstáculos e vencendo desafios, o que fez dele um exemplo de homem público, gestor e cidadão. E agora descansa em paz. Deixa todo um legado como pai, avô, esposo, amigo e político.

O seu nome será eternamente lembrado pelo povo de Arapiraca, cidade que ele ajudou a desenvolver durante toda sua trajetória pública, movido pelo desejo incondicional de fazer da Capital do Agreste um lugar melhor para todos.

O sepultamento será realizado na Fazenda Brejo, local onde  Rogério Teófilo foi criado, mas, a partir das 8h, o cortejo fúnebre passará por pontos importantes para a família, como a Prefeitura Municipal de Arapiraca, o Ginásio João Paulo II, a casa do Dr. Moacir Teófilo (rua Espiridião Rodrigues), Estádio Coaracy da Mata Fonseca, Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, e Colégio Bom Conselho.

Aprendiz Operacional: MVV divulga lista de candidatos habilitados e locais de prova

  • Assessoria
  • 07/08/2020 19:25
  • Roberto Gonçalves

Triagem teve a conferência de documentos a partir das inscrições; exame já é neste sábado (8)

Mais de 700 pessoas de Arapiraca e Craíbas realizaram as inscrições gratuitas para o Programa Aprendiz Operacional, que está sendo ofertado pela Mineração Vale Verde (MVV).

“Isso nos enche de felicidade por percebermos que tanta gente está interessada em se capacitar e ser um operador da planta de beneficiamento do Projeto Serrote. Das 50 vagas abertas, posteriormente, 41 delas terão contrato efetivo na empresa. Boa sorte a todos e todas! Em breve, estaremos juntos ajudando a desenvolver ainda mais o Agreste Alagoano”, diz o gerente geral de Operação da MVV, Tony Lima, ressaltando ainda os mais de 1,5 mil empregos diretos já gerados na região.

Neste sábado (8), haverá a primeira etapa do Programa. Realizadas por meio da Consultoria Análise Gestão Empresarial em parceria com o Instituto Edna Tizeu, as provas objetivas ocorrerão nas duas cidades e a lista dos candidatos habilitados, juntamente com seus respectivos turnos, já está disponível no www.vale-verde.com.

Os locais de prova são o Complexo Integrado Sesi/Senai, na Rua Engenheiro Camilo Collier, no bairro Primavera, em Arapiraca, e a Escola de Ensino Fundamental Tenente Coronel José Barros Paes, na Rua Francisco Gama da Silva, bairro do Centro, em Craíbas.

Na lista divulgada, em Arapiraca, os candidatos em destaque vermelho farão a prova das 8h às 12h e os em azul, das 14h às 18h. Já em Craíbas, os candidatos em destaque amarelo farão a prova das 8h às 12h e os em azul, das 14h às 18h.

A orientação do regulamento, que também pode ser conferido no site oficial da MVV, é de que eles deverão comparecer ao local da seleção no mínimo 1 (uma) hora antes do horário de início, munidos de caneta esferográfica azul ou preta; original e cópia de documento de identidade oficial, com foto; cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF); original e cópia do certificado de escolaridade (diploma ou histórico escolar); comprovante de residência dos últimos 3 meses, em nome do candidato ou parente próximo; e currículo.

É obrigatório também o uso de máscaras durante o processo seletivo e que sejam devidamente respeitadas as recomendações de distanciamento social.

ETAPAS

Além desta, a seleção dos interessados no Programa Aprendiz Operacional acontecerá em outras três etapas: avaliação psicológica; dinâmica de grupo e seleção do gestor; e exames médicos. Os 100 primeiros candidatos — que atingirem as melhores notas nessa prova objetiva — serão classificados para fazer os testes psicológicos (atenção concentrada, atenção difusa, raciocínio lógico e palográfico).

As avaliações psicológicas serão realizadas simultaneamente nos dias 14, 15 e 17 deste mês nas cidades de Arapiraca e Craíbas, nos endereços que constam no regulamento. Depois desta etapa, haverá mais duas.

A lista final dos candidatos selecionados será amplamente divulgada no dia 4 de setembro, inclusive no próprio site da MVV.

OPERADOR DE PLANTA

A duração do treinamento é de seis meses. O valor mensal da bolsa-auxílio é de R$ 600. O intuito é capacitar tecnicamente essas pessoas, uma vez que na região não existem, até o momento, escolas ou cursos profissionalizantes que ofereçam esse currículo.

A referida capacitação será na área de operação da planta de beneficiamento do Projeto. Esse é o local responsável por reduzir o tamanho da rocha (pedra) que chegará da mina. Além disso, o processo inclui a flotação, que vai separar o cobre do rejeito.

A operação de beneficiamento do minério de cobre no Projeto Serrote, localizado no Agreste Alagoano, tem seu início planejado para meados de 2021.

SOBRE A APPIAN

Desde 2018, 100% do capital da MVV pertence a um fundo de investimentos administrado pela Appian Capital Advisory LLP focado em mineração. O fundo também possui um ativo no Brasil no município de Itagibá (BA), denominado Atlantic Nickel, com foco na produção de concentrado de níquel sulfetado e capacidade nominal de 120 mil toneladas/ano, que voltou a operar em janeiro de 2020. Sediada em Londres, a Appian possui ainda escritórios em países como África do Sul e Canadá.
 


 

Prefeitura de Arapiraca emite nota sobre o estado de saúde do prefeito Rogério Teófilo

  • Assessoria
  • 07/08/2020 17:14
  • Roberto Gonçalves

A Prefeitura de Arapiraca vem esclarecer que o Prefeito Rogério Auto Teófilo encontra-se hospitalizado no Hospital Memorial Arthur Ramos.

Após iniciar um quadro de síndrome gripal foi necessário investigar a possibilidade de infecção por Covid-19. Os exames sorológicos afastaram a suspeita, entretanto, com base nos exames de imagem e no quadro clínico, os médicos não excluíram o diagnóstico.

Durante o período de recuperação, o Prefeito Rogério Teófilo apresentou uma piora em sua condição de saúde em consequência de uma pneumonia, necessitando maiores cuidados intensivos, o que o obriga a ausentar-se de suas atividades no município pelos próximos 15 dias.
Assim, com base nas previsões da Lei Orgânica Municipal, foi requerida autorização à Câmara Municipal de Vereadores para que o Prefeito possa ausentar-se do Município de Arapiraca por este período.

Rogério Teófilo é um guerreiro que construiu sua trajetória de vida, ultrapassando obstáculos e vencendo desafios, o que faz dele um exemplo de homem público, gestor e cidadão para todos nós.

Estamos certos de que com amor de sua família, o acompanhamento médico e as orações daqueles que desejam seu bem, Rogério vencerá mais essa batalha retornando mais forte para lutar pelos seus sonhos e pelo desejo incondicional de fazer de Arapiraca um lugar melhor para todos.

Seletiva da Copa do Brasil entre ASA x Murici será em dois jogos no Rei Pelé

  • Diário Arapiraca
  • 07/08/2020 17:02
  • Roberto Gonçalves

Foi definido na tarde desta sexta-feira (07), em reunião entre os dirigentes da Federação Alagoana de Futebol e representantes de ASA e Murici que a seletiva da Copa do Brasil, para conhecer o terceiro representante de Estado na competição mais democrática do país se dará em duas partidas.

Segundo informações colhidas pelo Diário Arapiraca, as partidas serão realizadas no Estádio Rei Pelé, em Maceió no dois próximos domingos, às 16h.

A primeira partida será realizada dia 09 de agosto às 16h. o segundo e decisivo jogo entre as agremiações acontecerá no domingo 16 de agosto às 16h. As duas partidas serão realizadas no Estádio Rei Pelé. Em caso de igualdade no placar nas duas disputas o time classificado será conhecido através de cobranças de pênaltis.

Prefeitura de Arapiraca antecipa pagamento da segunda faixa dos servidores

  • Assessoria
  • 07/08/2020 08:23
  • Roberto Gonçalves

Em comemoração ao Dia dos Pais, primeira data comemorativa após o início da retomada das atividades do comércio local, o prefeito Rogerio Teófilo resolveu antecipar para esta sexta-feira (07/08) o salário dos servidores que fazem parte da segunda faixa salarial.

Recebem nesta etapa de pagamento os servidores:
– da Saúde (100%);
– Administração Geral (100%);
– Comissionados;
– Contratados.

São mais de R$ 10 milhões investidos no comércio local com o pagamento dos servidores.

Os recursos estarão disponíveis nas contas a partir das 15h.


 

Vingança, foi a motivação da execução de vigilante de escola em Arapiraca

  • Roberto Gonçalves
  • 06/08/2020 22:13
  • Roberto Gonçalves

Acusado no crime revelou que matou para não morrer  

A Polícia Civil consegui em um curto espaço de tempo prender o acusado de assassinar o vigilante de uma escola na manhã desta quinta-feira (06) identificado como Sueldo Romeiro de Amorim, 49 anos, o crime foi registrado na porta da vitima no momento em que soldava um portão de ferro na Rua Alan Kardec no bairro Santa Esmeralda.  

A vítima foi surpreendida pelo criminoso que fez vários disparos de arma de fogo sem contudo, dar qualquer chance de defesa para a vítima, que ainda tentou correr. mas não resistiu morrendo no local.  

O criminoso identificado como Eduardo da Silva Santos,  fugiu do local após consumar o crime mas foi capturado por uma Guarnição do Pelopes, pertencente ao 3º BPM e levado para a Delegacia de Homicídio, onde foi autuado em flagrante por crime de homicídio.

Segundo o acusado, em depoimento ao delegado de homicídios de Arapiraca, o crime teria sido motivado por uma rixa antiga entre ambos. Confessou que há um ano, Sueldo teria desferido golpes de faca peixeira contra ele, mostrando inclusive a cicatriz de uma cirurgia que realizou devido ao atentado que teria sofrido. "Matei para não morrer! desabafou, ele era matador de aluguel", relatou o acusado. 

Bairro Brasília recebe ação integrada da Prefeitura de combate ao Covid-19

  • Assessoria
  • 06/08/2020 17:02
  • Roberto Gonçalves

As feiras livres de Arapiraca, autorizadas para o funcionamento desde o dia 8 de abril, a partir do Decreto Municipal, vem sendo monitoradas por equipes da Prefeitura, que realizam uma Ação Integrada de Enfrentamento ao Coronavírus.

Nesta quinta-feira (6),  comerciantes e consumidores  receberam mais uma atividade  educativa e de fiscalização, com aferição de temperatura, distribuição de máscaras e panfletos, na “Feirinha do Bairro  Brasília”.  

A ação também se estendeu por todo o bairro, com abordagem em residências, supermercados e comércio local. Nesta ação, participaram equipes das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Econômico e Turismo, com o apoio da SMTT. E a parceria da Unidade Básica de Saúde Dr  Daniel Houly e o  4° Centro de Saúde.

aposentada Maria Helena dos Santos, moradora do bairro, disse que costuma vir à feira todas às quintas e elogia a atuação da Gestão Municipal. “Toda semana eu coloco a minha máscara que ganhei outro dia do pessoal da prefeitura, que sempre está por aqui conversando com as pessoas e distribuindo às máscaras. É muito importante esse cuidado com a população”, afirmou.

Fátima Ramalho, coordenadora de Promoção da Saúde explica que, diariamente,  equipes das secretarias, acompanhadas do Procon e Vigilância Sanitária, além das feiras visitam mercados, estabelecimentos, no Centro e bairros da cidade,  fiscalizando  e orientando comerciantes e a população sobre formas de prevenção ao contágio  do coronavírus, a exemplo de distanciamento social, higienização e uso de máscaras. 

 

Vigilância Sanitária de Arapiraca adota sistema online e facilita liberação de alvará

  • Assessoria
  • 06/08/2020 16:46
  • Roberto Gonçalves

Considerando o momento atual de pandemia, a Gestão Municipal tem disponibilizado uma série de serviços online à população,  como medida de prevenção ao coronavírus. A solicitação e renovação de alvará sanitário de estabelecimentos  estão entre os serviços disponíveis no site oficial da Prefeitura.

O sistema permite que todas as informações necessárias à solicitação de primeiro alvará ou renovação, incluindo cópia de documentos, sejam inseridas por meio digital, através do link https://servicos.arapiraca.al.gov.br/auth/login

“O serviço online oferta comodidade ao usuário, que não precisa mais se deslocar até à sede da Visa, localizada no Centro Administrativo Municipal,  para dar entrada à licença de funcionamento” destaca  Edilson Melo, coordenador da Visa.

Alvará Sanitário

O Alvará Sanitário é o documento oficial emitido pela Vigilância Sanitária Municipal, que corresponde à permissão para o funcionamento dos estabelecimentos sujeitos ao controle das condições técnicas para comercializar, produzir ou prestar serviços. Entre as quais estão a estrutura física adequada, profissionais, equipamentos, material e adequação de ambiente.

O coordenador ainda explica que as atividades para as quais é exigido o licenciamento sanitário, são as que oferecem produtos ou serviços que podem colocar em risco a saúde da população e a preservação do meio ambiente, a exemplo de farmácias, salões de beleza, restaurantes, supermercados, consultórios, hotéis, entre outros.                             

 

Ações

Na semana que  marca o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, comemorado em 5 de agosto, equipes da Visa intensificam as ações que vêm sendo realizadas durante a pandemia. 

Com atividade educativa e de fiscalização à supermercados, lanchonetes, restaurantes, ambulantes, feiras livres e  supermercados; além de monitoramento a passageiros de ônibus interestadual que chegam à cidades, no Terminal Rodoviário Municipal e pontos clandestinos. 

“O trabalho realizado pela Vigilância Sanitária do Município é de extrema importância para o fortalecimento das ações no combate à pandemia. E soma às estratégias da Gestão Municipal nos cuidados com a saúde da população. E nesta semana,  Dia Nacional da Vigilância Sanitária, a nossa homenagem a todos os nossos profissionais”, declarou Glifson Magalhães, secretário Municipal de Saúde.

 

Vigilante de escola é executado a tiros em Arapiraca

  • Já é noticia
  • 06/08/2020 10:58
  • Roberto Gonçalves

Um vigilante escolar, identificado como Sueldo Romeiro de Amorim, 49 anos, foi assassinado a tiros na manhã desta quinta-feira, 06, na Rua Alan Kardec, bairro Santa Esmeralda, em Arapiraca.De acordo com informações colhidas no local, Sueldo Romeiro estava soldando um portão de ferro na frente de casa quando um homem armado, que estava a pé, se aproximou e efetuou os disparos contra a vítima.

Sueldo ainda tentou se proteger e fugir para dentro de casa, mas veio a óbito na cozinha da residência. A vítima deixou esposa e duas filhas.

O suspeito do crime fugiu tomando destino ignorado, mas câmeras de segurança da rua flagraram a ação criminosa e podem ajudar na identificação do suspeito.

Agentes da Força Tarefa estiveram no local e acionaram a Polícia Civil. Os Institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal foram acionados para perícia e recolhimento do corpo.

Shopping de Arapiraca deve reabrir na segunda quinzena de agosto

  • 7 Segundos
  • 06/08/2020 08:42
  • Roberto Gonçalves

De acordo com o plano de reabertura do comércio e outros setores da economia estipulado pelo governo estadual em função da pandemia, o shopping de Arapiraca deve reabrir suas portas na segunda quinzena de agosto. A expectativa dos lojistas e do público. Em contato com a Fernanda Cabral, gerente de Vendas e Marketing do Arapiraca Garden Shopping que afirmou está otimista com a proximidade da retomada das atividades do shopping. 

De acordo com Fernanda Cabral os indicadores de contaminação do coronavírus em Arapiraca estão em declínio e isso pode habilitar o município a avançar nas fases do Plano de Distanciamento Social do governo do estado. "Estamos pronto para a reabertura. Seguimos fielmente todo o protocolo sanitário exigido para a retomada das atividades, respeitando todas as exigências dos decretos estadual e municipal", relatou.

Fernanda Cabral afirmou aiinda que as adequações do protocolo envolvem desde a capacitação de todo o time de manutenção e limpeza para uma nova rotina de higienização e sanitização dos espaços comum , bem como o controle de acesso ao shopping, com aferição de temperatura de todos que frequentarem o local.

"Além disso há sinalização no piso para o distanciamento social correto e espaçamento entre as mesas da praça de alimentação e dispensers de álcool em gel são outros exemplos de preparativos já disponíveis ao nosso público", elencou a gerente de marketing.

Fernanda Cabral afirmou ainda que o Arapiraca Garden Shopping segue todas as orientações da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e às adequações necessárias nesse retorno das atividades também são adotadas em cada loja.

"Inclusive foi preparada uma cartilha orientativa para todos e foi realizada diversas reuniões para sanar dúvidas. Estamos todos preparados para proporcionar uma ambiente seguro para todos, funcionários e clientes', finalizou.

Crise
Apesar da crise financeira provada pela pandemia e que afetou centenas de empresas em Alagoas, provocado demissões e até falência, o Arapiraca Garden Shopping conseguiu manter os 30 colaboradores que fazem parte do quadro direto da administração.

Para superar esse momento com menos impacto possível, Fernanda Cabral afirmou que a administração adotou o modelo de redução de jornada de trabalho e desta forma evitou as demissões.

A gerente de marketing do Arapiraca Garden Shopping afirmou aproveitou a entrevista para desmentir boatos de que lojas âncora do shopping iriam fechar. "Isso é fake news", afirmou.

A boa notícia é que apesar do difícil cenário econômico. o público vai poder conferir duas novidades quando o shopping reabrir : uma nova loja de venda de aparelhos de celular e o serviço do Centro de Integração Empresa-Escola ( CIEE).

 

 

 

Arapiraca completa três dias consecutivos sem óbitos pela Covid-19

  • Assessoria
  • 06/08/2020 00:13
  • Roberto Gonçalves

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quarta-feira (5) mais um boletim epidemiológico com os números da Covid-19 em Arapiraca. Há três dias a cidade não registra óbitos e 155 novos casos positivos foram contabilizados, resultado de testes rápidos realizados na Central de Triagem Iza Castro e de laboratórios particulares. 

Os casos desta quarta são: 71 pacientes do sexo masculino e 84 pacientes do sexo feminino, com idades de 6 a 91 anos, residentes nos bairros: Alto do Cruzeiro, Baixa Grande, Baixão, Boa Vista, Bom Sucesso, Brasília, Brasiliana, Brisa do Lago, Cacimbas, Caititus, Canafístula, Cavaco, Centro, Eldorado, Itapoã, Jardim Tropical, Jardim Esperança, Manoel Teles, Massaranduba, Nilo Coelho, Nova Esperança, Novo Horizonte, Olho D’Água dos Cazuzinhas, Ouro Preto, Padre Antonio Lima Neto, Planalto, Primavera, Santa Esmeralda, Santa Edwiges, São Luis, São Luis II, Sítio Alazão, Sítio Batingas, Sítio Bom Nome, Sítio Capim, Sítio Corredor, Sítio Fernandes, Sítio Ingazeira, Sítio Laranjal, Sítio Mundo Novo, Sítio Pau Darco, Sítio Poção, Verdes Campos e Zélia Barbosa.

Números gerais

• 5.341 curados
• 166 óbitos
• 9.111 confirmados

Ainda é preciso um esforço da população em manter o distanciamento social, e no reforço às medidas de prevenção, como higienização e uso de máscaras.

Prefeitura de Arapiraca divulga vagas de emprego para assistente social e psicólogo

  • Assessoria
  • 05/08/2020 23:58
  • Roberto Gonçalves

A prefeitura de Arapiraca tem intensificado as ações de combate ao novo coronavírus. Pensando nisso, as secretarias de Gestão Pública e de Desenvolvimento Social publicaram, nesta quarta-feira (5), o edital n° 004/2020, que abre processo seletivo para contratação de profissionais da Assistência Social para trabalhar no combate à Covid-19.

As vagas disponíveis são para os cargos de Coordenador do Serviço de Acolhimento Provisório para a População em Situação de Rua (Graduação em Serviço Social ou Psicologia) e Técnico de Referência para o Serviço de Casa Abrigo para Mulher Vítima de Violência e seus Dependentes (Graduação em Serviço Social ou Psicologia).

A carga horária é a mesma para as duas, 40h. Já o salário varia, o coordenador receberá R$ 3 mil e o técnico R$2.500. 

A inscrição será feita de forma online no dia 10 de agosto. No dia 24 sai o resultado definitivo. 

Mais detalhes sobre esse processo seletivo é só clicar AQUI

Prefeitura de Palmeira contrata buffet em plena pandemia

  • Tribuna do Sertão
  • 05/08/2020 18:05
  • Roberto Gonçalves

Em tempos de pandemia, uma das coisas que mais se recomenda é evitar aglomerações.
Pois bem, a prefeitura de Palmeira dos Índios no dia 17 de julho, em publicação divulgada no Diário Oficial, contratou um buffet para abastecer os eventos da municipalidade e ainda com o prestador do serviço localizado no município de Arapiraca, preterindo os que fazem o serviço em Palmeira.

Segundo diz os termos do contrato, o valor não foi divulgado e o seu tempo de duração é de um ano, assim como contrariou as determinações do Decreto Estadual, a respeito das ações de combate ao novo Coronavírus.

A empresa contratada pelo município é localizada em Arapiraca, o que é de estranhar já que Palmeira dos Índios possui várias empresas do ramo contratado.Para o advogado Otto Ribeiro, todo o extrato de contrato firmado por um ente público, tem que explicar as características deste, como valor, objeto e duração, apesar que a atual sempre alegou que realizava pregões eletrônicos e esse diferentemente foi de modo presencial. “Contratar um buffet em plena pandemia, como é sabido não é um ato legal e isso pode gerar aglomeração de pessoas, o que não tem sentido a contratação desse serviço para eventos, já que os mesmos estão proibidos, por conta de decreto do próprio gestor”, afirmou.

Ainda segundo o advogado, as Súmulas de Contrato ou Extratos de Contrato são publicações onde a Administração informa as empresas que formam contratadas para fornecer nos processos licitatórios.

Nestes avisos constam principalmente, valores globais, prazos, descrição do objeto, órgão contratante e empresa contratada.

Deve respeitar um dos princípios norteadores que regem a Administração Pública: Publicidade.

Até o fechamento da matéria, a prefeitura não se pronunciou sobre o fato divulgado pela Tribuna do Sertão.

Prefeitura de Arapiraca inicia nova entrega de kits nutricionais aos alunos da rede municipal

  • Assessoria
  • 05/08/2020 16:13
  • Roberto Gonçalves

A partir desta quarta-feira (5), os mais de 30 mil alunos da Rede Municipal de Ensino recebem da Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, o segundo lote dos Kits Nutricionais.

Nos meses de maio e junho, a Administração Municipal entregou mais de 150 toneladas de alimentos, referentes ao primeiro lote, às famílias dos alunos matriculados nas 85 unidades de ensino, nas zonas urbana e rural do Município.

 

A entrega dos kits segue a determinação do prefeito Rogério Teófilo, que ressaltou a importância de atender aos alunos, mesmo neste momento de suspensão das aulas, em decorrência desse período de pandemia, atendendo a Lei Federal nº 13.987, de 7 de abril de 2020.

A referida lei autoriza, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica.

Calendário de Entrega

A fim de evitar aglomeração de pessoas e garantir a segurança de servidores e as famílias dos alunos, em tempo de pandemia de coronavírus, a Secretaria de Educação repete a estratégia utilizada para a entrega do primeiro lote de Kits Nutricionais, a elaboração de um calendário divulgado semanalmente, com a data para às respectivas unidades de ensino.

Cada família recebe o número de kits referente ao número de filhos matriculados, com assinatura de protocolo para comprovação de recebimento. Durante a entrega, deverão ser respeitadas as orientações de distanciamento social e uso de máscaras, para evitar contaminação por coronavírus.

Esta semana, o calendário de entrega contempla as unidades de ensino:

Dia 5

ESCOLA MONSENHOR JOSÉ SOARES;
ESCOLA CARLOS ALBERTO DE A. MELO;
CRECHE JOANA SANTANA LEITE;
ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL ZÉLIA BARBOSA ROCHA;
ESCOLA MARIA DE NAZARÉ;
CRECHE ZÉLIA BARBOSA;
ESCOLA 31 DE MARÇO;
ESCOLA PEDRO SURUAGY
Dia 6

ESCOLA TIBÚRCIO VALERIANO DA SILVA;
ESCOLA PEDRO CORREIA DAS GRAÇAS;
CRECHE TEREZA TEÓFILO;
ESCOLA LOJA MAÇÔNICA;
ESCOLA VOLUNTÁRIA MARIA DAS NEVES;
CRECHE ANDRÉ LUIZ;
ESCOLA WALTER BEZERRA;
ESCOLA MANOEL HUMBERTO DA COSTA;
ESCOLA PEDRO ARESTIDES DA SILVA;
ESCOLA SUELY DE ALMEIDA;
ESCOLA JARBAS LÚCIO;
CRECHE LAR DA ESPERANÇA;
CRECHE BOA VISTA;
CRECHE GERALDO SILVA.

Kits

Os alimentos dos Kits Nutricionais foram definidos pela equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, que já realiza o trabalho nas unidades escolares para garantir uma merenda escolar com alimentos de qualidade e valor nutricional correspondente às necessidades de cada faixa etária. Cada kit seguirá esse critério, incluindo a presença de produtos da agricultura familiar do Município.

Entre os alimentos, que são distribuídos seguindo a definição para cada faixa, achocolatado em pó, arroz branco, arroz parabolizado, biscoito maisena, biscoito maria, extrato de tomate, leite em pó, macarrão, ovos e macaxeira, mistura à base de amido de milho e banana

Janeo Malanias, secretário Municipal de Educação e Esporte, explicou que, para garantir a lisura do processo de aquisição, todas as formalidades legais e procedimentos foram supervisionados e acompanhados pelo Conselho Municipal da Merenda Escolar, Conselho Municipal de Educação, Controladoria Geral e Procuradoria Geral do Município.

“As empresas que participaram do certame para o fornecimento dos produtos da composição dos 30 mil kit`s planejados para esta etapa de entrega são de inteira e irrestrita responsabilidade das mesmas, devendo a estas a observação do melhor estado e conservação, observância dos prazos de validade e a verificação dos valores nutricionais em conformidade com as determinações da coordenação do Departamento de Merenda Escolar desta secretaria”, afirmou o secretário.

Para tirar dúvidas sobre a distribuição, a Secretaria de Educação e Esporte disponibiliza o contato 82- 99827-1960.

 

 

Procon Arapiraca divulga pesquisa de preços de presentes para o Dia dos Pais

  • Assessoria
  • 05/08/2020 15:54
  • Roberto Gonçalves

Com objetivo de fiscalizar e orientar a população com relação aos preços de presentes para o Dia dos Pais, o Procon Arapiraca, órgão responsável pela garantia dos Direitos dos Consumidores, realizou, durante a última semana, uma pesquisa de itens comumente comprados neste período.
 
Cerca de 50 produtos foram analisados e a finalidade da pesquisa é também estimular que o consumidor arapiraquense faça comparativos entre os preços praticados, garantindo a melhor experiência de compra.
 
“Realizar pesquisa de preços é uma ação simples que contribui bastante com o orçamento familiar”, explicou a diretora do Procon Arapiraca, Cecília Vanderley.
 
Os fiscais do órgão visitaram 23 estabelecimentos, dos quais 17 são do comércio local. De acordo com o resultado da pesquisa, é possível encontrar produtos para todos os bolsos e gostos, como por exemplo, um dos itens mais procurados, a camisa social de manga curta, apresenta variação de até 200% no preço, a depender da marca.
 
Os consumidores devem ter atenção especial aos eletrônicos, que foram pesquisados nos sites das referidas lojas. O preço da TV 40’ da mesma marca foi encontrado com variação de R$ 1.199,00 a R$ 1.799,00, uma diferença de R$ 600,00 que deve pesar no bolso do consumidor.
 
O Procon Arapiraca também se preocupou em pesquisar estabelecimentos que estão realizando atendimento online e com entregar por delivery ou pegue e pague, indicando os contatos para compras e encomendas no quadro da pesquisa.
 
Sobre a Política de Troca das empresas, a diretora de atendimento do órgão, Jeyme Costa, esclarece que a depender do motivo, a loja não é obrigada a realizar a troca. “O lojista não é obrigado a fazer a troca do produto em casos de insatisfação por modelo, cor e tamanho, mas quando isso é prometido ao consumidor de forma documentada, através de cartazes e etiquetas, por exemplo, a empresa deve cumprir, por isso é tão importante que o consumidor exija a nota, recibo ou cupom fiscal com todas os detalhes”, orientou ela.

Prefeitura de Arapiraca leva ações de combate ao Covid-19 ao Terminal Urbano

  • Assessoria
  • 05/08/2020 09:16
  • Roberto Gonçalves

O Terminal Rodoviário Urbano, no Parque Ceci Cunha, no Centro de Arapiraca, e pontos de transporte complementar receberam ação de saúde da Gestão Municipal, no enfrentamento ao coronavírus.

Equipes da Secretaria da Saúde, em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), realizaram ação educativa, com distribuição de panfletos, máscaras, orientação à população sobre o seu uso e higienização.

importante esse trabalho que a prefeitura está realizando, para chamar a atenção das pessoas. Eu sempre saio de máscara, mas tem gente que não. E aqui também dá para tirar dúvidas sobre a doença”, afirmou Maria Salete dos Santos.

A Prefeitura de Arapiraca leva a ação, diariamente, a diversos espaços e bairros da cidade, a exemplo de feiras livres, mercado público, praças, bancos, lojas, supermercados, entre outros. Na Praça Marques da Silva, desde a semana anterior, quando Arapiraca avançou para a Fase Laranja do Plano de Distanciamento Social Controlado, equipes trabalham no local.

“A abordagem às pessoas é uma das importantes estratégias adotadas pelo Município nesse período de pandemia. A prefeitura faz a sua parte, mas a população precisa colaborar, seguindo os protocolos sanitários. Para isso, equipes realizam esse trabalho educativo diário pelas ruas da cidade”, destacou Fátima Ramalho coordenadora da Promoção da Saúde.

Asa e Murici decidem nesta quarta (05) 3o lugar do Alagoano no Trapichão

  • Já é notícia
  • 05/08/2020 08:51
  • Roberto Gonçalves

O ASA vai enfrentar o Murici, nesta quarta-feira (5), às 16 horas, no Rei Pelé, pela decisão do terceiro lugar do Campeonato Alagoano. A partida acontece sem a presença de público, por conta da pandemia da Covid-19.

O alvinegro venceu a Copa Alagoas e espera o terceiro colocado do Campeonato Alagoano para, posteriormente, decidir quem tem vaga garantida na Copa do Brasil em 2021. Caso o ASA vença o duelo contra o Murici, o Fantasma está automaticamente classificado para a competição nacional.


O Verdão, líder do Estadual antes da paralisação, deu adeus ao sonho de disputar o título depois de ser goleado pelo CSA, por 4 a 0, na última segunda-feira (3). E o Fantasma, que era penúltimo colocado e chegou às semifinais, não se classificou para a final, por ter perdido para o CRB, nos pênaltis, por 3 a 1.

O árbitro principal deste jogo é Rafael Carlos Salgueiro (CBF/AL). Ele terá como assistentes Ana Paula dos Santos (CBF/AL) e Wellington Thiago de Almeida (FAF). Wiomar Santana de Oliveira (FAF) atuará como quarto árbitro e o analista de campo será Silvio Acioli dos Santos (FAF).

Confira as prováveis escalações:

ASA - Deola; Wander, Charles, Martony e Jakinha; Moreilândia, Eberson e Sapé; Natan, Maranhão e Leandro Cearense.

Técnico - Léo Goiano.Murici - Alexandre; Clayton, Adalton, Joaquim Silva e Caio; Tadeu, Matheus Oliveira e Souza; Nona, Rodrigo e Etinho.


 

 

Prefeitura de Arapiraca vai distribuir três mil kits nutricionais ao mes para entidades assistenciais

  • Assessoria
  • 04/08/2020 16:32
  • Roberto Gonçalves

Diante da pandemia por coronavírus e dos impactos dela sobre a população, em especial as mais vulneráveis, a Prefeitura de Arapiraca vem trabalhando para ampliar e criar meios para garantir alimentação às famílias. A partir do dia 17 de agosto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vai distribuir kits nutricionais para entidades socioassistenciais do Município.

As cestas foram adquiridas através de recursos do governo federal, previsto pela Portaria nº. 369/2020 do Ministério da Cidadania para enfrentamento à situação de emergência e calamidade pública ocasionada pela pandemia da Covid-19. Ao todo, serão entregues 3033 kits para sete entidades ao mês. A ação acontece por um período de 6 meses, podendo ser prorrogada.

As instituições conveniadas à secretaria repassaram os kits aos usuários atendidos nessas unidades, para que possam ter uma suplementação alimentar nesse momento difícil que afetou a todos.

As instituições beneficiadas serão: Fundação Antônio Jorge, Abrigo São Vicente de Paula, Centro Dia para crianças com microcefalia, ADFIMA, Complexo Multidisciplinar de Equoterapia, Pestalozzi, APAE.

“A Prefeitura vem atuando em várias frentes para que os alimentos cheguem a quem mais precisa. Além das entregas já realizadas de kits de merenda e cestas alimentícias aos usuários do CadÚnico, agora vamos iniciar mais essa importante ação em parceria com o Governo Federal. Além de auxiliar na alimentação dos atendidos, a medida também busca aliviar os gastos das entidades neste período de crise financeira”, declarou o prefeito Rogério Teófilo.

ASA descansa em hotel e segue concentrado para a decisão do 3° lugar

  • 04/08/2020 12:16
  • Roberto Gonçalves

O elenco do time alvinegro não retornou para Arapiraca na noite dessa segunda-feira (03) após o jogo com o CRB. O time segue concentrado no hotel Ibis, em Maceió.

De acordo com o gerente de futebol, Emanuel Cerqueira, os jogadores farão, nesta terça-feira (04), um trabalho de relaxamento muscular no próprio hotel. Cerqueira destacou que essa foi uma decisão tomada pela comissão técnica de não realizar treino com bola, na véspera da decisão do 3° lugar que acontece na tarde desta quarta-feira (05), no Estádio Rei Pelé, em Maceió. "O cansaço dos jogadores foi o fator preponderante para essa decisão de realizarmos um trabalho de relaxamento muscular com os atletas e seguirmos concentrados para o jogo de quarta à tarde", disse.

É importante salientar que esse jogo com o Murici na decisão do 3° lugar tem uma grande importância. Caso o ASA vença estará garantido na Copa do Brasil de 2021. Caso não vença, terá mais duas partidas com o próprio Murici na disputa da 3° vaga do Estado na Copa do Brasil.

ASA x Murici jogam às 16h desta quarta-feira (05) no Estádio Rei Pelé, em Maceió. O vencedor fica com o terceiro lugar do Campeonato Alagoano 2020.

A Rádio 96 FM Arapiraca transmite a partida.

Campanha Agosto Dourado incentiva aleitamento materno em Arapiraca

  • Assessoria
  • 04/08/2020 08:00
  • Roberto Gonçalves

Anualmente, o Município promove ações de promoção ao aleitamento materno, através da adesão à campanha mundial “Agosto Dourado”, nas Unidades Básicas de Saúde, Banco de Leite Humano e maternidades. Este ano, com a pandemia de coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Saúde da Mulher e da Criança, mudou a estratégia, mas continua com foco na temática.

“Informar, Amamentar e Imunizar” foi o tema escolhido este ano pela Sociedade Brasileira de Pediatria para o “Agosto Dourado”. É nesse contexto que o Município organizou um trabalho de conscientização a gestantes e mães, respeitando as regras de distanciamento social, durante os atendimentos das equipes de Saúde da Família, a exemplo das consultas de pré-natal.

“A proposta, durante os atendimentos, é intensificar as orientações sobre a importância do aleitamento materno e da vacinação para a saúde dos bebês. Além de apresentar o serviço do Banco de Leite Humano do nosso Município, responsável por atender mulheres que têm dúvidas, dificuldades ou problemas com a amamentação. E também coleta, pasteurização e distribuição do leite materno”, destacou Maria Luíza Bezerra, coordenadora de Saúde da Mulher.

 

ASA vai enfrentar Murici pela terceira colocação do Alagoano

  • Assessoria
  • 04/08/2020 07:43
  • Roberto Gonçalves

O ASA mostrou bravura em campo contra o CRB, na noite desta segunda-feira (3), no Estádio Rei Pelé, mas o Galo venceu nos pênaltis por 3 a 1.

ASA e Murici decidem o terceiro e o quarto lugares do Campeonato Alagoano na próxima quarta-feira (5), às 16h, no Estádio Rei Pelé. Caso o Alvinegro vença a partida conseguirá vaga na Copa do Brasil.

Ao vencer a Copa Alagoas, o ASA de Arapiraca já garantiu uma vaga na Série D, do Campeonato Brasileiro.

Semifinal

No Rei Pelé, o primeiro tempo foi encerrado aos 50 minutos com defesas precisas do goleiro Deola. Já o segundo tempo teve duração de 55 minutos, também com defesas de Deola.

O lateral esquerdo Jakinha foi expulso e o ASA jogou com um jogador a menos, mas mante-se páreo com o CRB.

Mas, a decisão para ir à final saiu nas cobranças de pênaltis, com gol de Felipe Menezes, do CRB, que fechou o placar dos pênaltis por 3 a 1.

O atacante Leandro Cearense fez o gol de pênalti, mas os jogadores Alysson, Martony e Eberson não conseguiram passar a defesa do goleiro Victor Souza ecolocar a bola no fundo da trave do Galo.

Final

Com o resultado, ASA e Murici vão decidir o terceiro lugar e CRB e CSA disputarão as primeiras colocações do Campeonato Alagoano 2020. Os jogos vão acontecer no Estádio Rei Pelé, em Maceió, na próxima quarta-feira (5).

Tarcizo Freire apresenta Projeto para homenagear profissionais da Saúde da linha de frente da Covid-19

  • Diário Arapiraca
  • 04/08/2020 07:17
  • Roberto Gonçalves

Dia 18 de abril, é a data que deverá ser marcada para homenagear os trabalhadores que atuam na linha de frente do combate a Pandemia da Covid-19 (coronavírus). Conforme o Projeto de Lei Ordinária de nº 364/2020 de autoria do deputado estadual Tarcizo Freire (PP). 

 O dia foi sugerido, porque foi nessa data que veio a óbito o primeiro profissional da linha de frente da Saúde no Estado, vítima do novo coronavírus, trata-se da Sra. Maria da Conceição, 58 anos de idade, socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Na justificativa, o PLO tem por objetivo homenagear e reconhecer os relevantes serviços prestados pelos trabalhadores. Que antes de profissionais comprometidos com uma vocação e juramento, são pais, mães, filhos, avôs, enfim, existe todo um histórico e laço familiar.

O parlamentar ressalta que o Estado de Alagoas já ultrapassou 62 mil casos confirmados e cerca de 1.600 vidas perdidas, em razão da Covid-19. No entanto, é inegável a bravura e heroísmo de todos os profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, em especial os profissionais da saúde.

Na matéria, Freire destaca que o mundo tem vivido momentos muito difíceis, não tendo nos últimos 100 anos passados por tamanha situação como a vivenciada com a pandemia da Covid19. Com certeza a humanidade precisará se reinventar no pós – pandemia, diante dos desafios que surgirão na esfera pública e privada.

Com a aprovação do PLO, a data deverá entrar no calendário oficial do Estado como um forma de homenagear e agradecer os bravos profissionais que de forma incontestável se doam para salvar vidas.

“Estou muito confiante, pois a aprovação deste projeto será uma forma de reconhecer e homenagear o heroísmo e bravura de técnicos de enfermagem, socorristas do SAMU, fisioterapeutas, enfermeiros, médicos e demais profissionais da saúde que estão na linha de frente no enfrentamento desta pandemia, se arriscando por todos nós. A todos eles meu respeito e admiração”, concluiu o deputado Tarcizo Freire.

O projeto se encontra em tramitação e aguarda votação na Casa Legislativa.