Vida

A trajetória de José Moacir Teófilo teve início na zona rural de Limoeiro de Anadia, na divisa com Coité do Nóia, em um local conhecido até hoje como Fazenda Brejo. Foi lá que viveu a infância e iniciou sua jornada. Primogênito do comerciante Antônio Teófilo da Silva e de Maria Noêmia Madeiro, cresceu ao lado de sua única irmã, Iraci Teófilo.

Entre as lembranças da Fazenda Brejo, guardava com carinho o gosto por cavalgar — hábito que o acompanhou por muitos anos —, além do perfume do mato e da terra cultivada, do movimento dos animais e da vida simples do campo. Desses tempos, trouxe o respeito pela natureza e o aprendizado atento sobre o ser humano em seu ambiente.

Na adolescência, aos 17 anos, ingressou no Seminário Metropolitano de Maceió, atendendo ao desejo da mãe de ter um filho padre. Contudo, a vida lhe reservava outro caminho. Ao deixar o seminário, concluiu o Ensino Médio no Colégio Guido, em Maceió, e logo depois formou-se em Direito. Trocava, assim, o sacerdócio religioso por outro: o de dedicar-se à formação de milhares de jovens, tendo a Educação como seu maior instrumento de transformação, liberdade e igualdade de oportunidades.

Educação

Educador por vocação, José Moacir Teófilo desempenhou papel fundamental na consolidação do ensino médio e superior em Arapiraca, tornando-se referência para muitas gerações. Chegou à cidade em 02 de novembro de 1954, como interventor do Ginásio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho.

Seu espírito altruísta e empreendedor foi determinante para a criação de importantes instituições. Contribuiu para a fundação da Faculdade de Formação de Professores do 1º e 2º Graus do Agreste, hoje UNEAL, além de implantar os cursos de Direito e Análise de Sistemas, em parceria com o CESMAC, no Colégio Bom Conselho.

Sua trajetória também se confundiu com o desenvolvimento de Arapiraca. Foi sócio-fundador da Companhia Telefônica de Arapiraca, da Rádio Novo Nordeste AM e do Lions Club de Arapiraca.

Sua competência e visão o levaram a assumir, por duas vezes, a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, nos governos Theobaldo Barbosa e José Tavares. Foi ainda membro da Academia Alagoana de Educação (ACALE).

Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho

Em 1954, José Moacir Teófilo foi convidado pelo Cônego Teófanes a intermediar um conflito na primeira turma do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, então instalado provisoriamente em uma sala da Escola Estadual Adriano Jorge, em Arapiraca.

O que parecia uma missão pontual tornou-se um marco. Dr. Moacir não apenas solucionou a crise, como, no ano seguinte, deu um passo decisivo: inaugurou a sede própria do CBC, inicialmente com duas salas de aula. “Eu e o prefeito Coaracy da Mata Fonseca compramos o terreno, que custou 10 mil contos de réis”, recordaria ele com orgulho anos depois.

O CBC cresceu, consolidou sua estrutura e adotou uma metodologia pautada pela disciplina e pela excelência. Em pouco tempo, transformou-se em referência educacional, atraindo estudantes de várias regiões do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Entre as grandes paixões de José Moacir estava a banda musical do Colégio Bom Conselho, símbolo de cultura e identidade.

Atuação em outras áreas

Como desportista, José Moacir Teófilo esteve à frente do ASA em diferentes momentos, exercendo a presidência do clube quando este ainda era a Associação Sportiva de Arapiraca.

Também deixou sua marca na comunicação, dirigindo o semanário Folha de Arapiraca, que circulava aos sábados e se tornou um importante veículo de informação e expressão comunitária.

No Direito, atuou como advogado e conselheiro da OAB/AL por 12 anos. Seu trabalho incansável e comprometimento foram reconhecidos em vida com diversas homenagens, como o Título de Cidadão de Arapiraca e, mais recentemente, de Maceió; a Honra ao Mérito da Faculdade de Professores de Arapiraca; a distinção de Personalidade do Rotary Club de Arapiraca; a condição de Conselheiro Benemérito da OAB; além de ter seu nome eternizado em uma sala no Fórum Dr. Orlando Cavalcante Manso, em Arapiraca.