Carina Oiticica
Carina Oiticica

O que é metaverso e como ele pode impactar seu negócio?

Carina Oitica|

Se você acompanha meu blog e meu Instagram já deve ter me visto falar sobre estratégias omnichannel para o seu negócio. Pois bem, se esse tipo de negócio já parecia bastante avançado para você e sua empresa, é hora de se surpreender e atualizar mais uma vez com a grande aposta em tendências tecnológicas para os próximos tempos: o metaverso!

 

Com o objetivo de integrar e estreitar as relações entre o mundo físico e o digital para aprimorar a experiência do usuário (cada vez mais presente de maneira simultânea entre os dois meios), a proposta do metaverso é recriar a experiência física no universo digital. Assim, permitindo tornar cada vez mais próximos pessoas e meios que estão separados geograficamente dentro de um ecossistema de propriedade relacionais profundas.

 

Em resumo, retratar o mundo real baseado no universo virtual tem sido um grande desafio e esforço por parte dos futuristas e amantes da tecnologia em todo o mundo. Mas você sabe como esse tipo de movimentação pode impactar o seu negócio? Continue lendo e fique por dentro do tema!

 

A evolução do que entendemos como internet

Eu sei que é difícil acompanhar as novidades com uma nova proposta saindo a cada semana. Mas, se você vem acompanhando temas como realidade aumentada, realidade virtual, internet das coisas, o avanço e investimento no universo dos games e até mesmo a mudança de nome das empresas que pertencem ao Mark Zuckerberg, você está no caminho certo!

 

Segundo uma definição bem explicativa que achei no site Monitora, uma empresa que funciona como um braço de transformação digital de empresas líderes em seus segmentos, no chamado “metaverso”, a realidade virtual e a aumentada se fundem para criar um espaço onde é possível interagir com objetos virtuais e do mundo real.

 

Tudo isso é construído em conjunto com as promissoras criptomoedas, maior velocidade de internet com a chegada do 5G, inteligência artificial e APIs (Interface de programação de aplicações). O objetivo final é de proporcionar uma experiência completa de proximidade relacional e interações muito próximas às que já estamos habituadas no mundo físico.

 

Por essa razão, você já deve entender bem que estando por dentro de todos os assuntos citados no primeiro parágrafo deste tópico, hora ou outra você vai acabar inteirado de todos os outros. Afinal, consequentemente, todas essas novidades vão se ligar uma ou muitas vezes no meio do caminho.

 

Reflexos da era pandêmica como pontapé para essa evolução

Outro ponto que está totalmente ligado, sem sombra de dúvidas, é o período que enfrentamos e ainda estamos enfrentando. A pandemia de covid-19 nos expôs a necessidades quanto a uma internet e conectividade que pudessem ir muito além dos limites geográficos e sociais impostos pelo isolamento.

 

As chamadas de vídeo, por exemplo, se tornaram parte crucial do nosso dia a dia. E, por mais que muitos de nós estejamos até mesmo cansados delas, elas estão bem visadas por quem já começa a projetar e planejar os futuros passos do metaverso.

 

Tanto que o ilustre Bill Gates, fundador da Microsoft, já ousa prever que a maioria das reuniões virtuais daqui a 3 anos acontecerá no multiverso.

 

Onde o metaverso e meu negócio se encontram?

Ora, se as grandes marcas, pensadores e empresas já começaram a dar seus primeiros passos nesse meio e muitos deles até mesmo já estão fazendo grandes apostas e investimentos na área, estranho seria se nós caminhássemos na contramão disso tudo. O que queremos é estar cada vez mais inseridos em meio a grandes e promissores negócios, não é mesmo?'

 

Ainda que nosso modelo de empresa e negócio não consiga abranger todas as novidades e se adaptar ao frenético ritmo de crescimento tecnológico, é importante entender bem como o mercado tem caminhado como um todo, tendo em vista que cedo ou tarde seremos impactados com o reflexo das ações de empresas maiores.

 

Sabendo disso, não espere ser levado pela onda se você tem a oportunidade de se preparar para entender as manobras e surfar junto nas oportunidades como essa. O futuro é agora!

 

E se você quiser ficar por dentro de todas as novidades no mundo do marketing digital, continue de olho aqui no meu blog!

A cool cat.
SOBRE O AUTOR

Publicitária formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP e com pós-graduação em Comunicação Integrada e Comportamento do Consumidor pela ESPM-SP. Atuou como planejamento em agências de publicidade em SP e, em 2010, fundou a Yellow Kite em Maceió, agência digital focada em inbound marketing e 3 vezes finalista do Prêmio Melhores Agências de Resultados da RD Station.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados