Marketing com propósito: confira 3 ações que merecem destaque!

29/12/2021 14:51 - Carina Oiticica
Por Carina Oiticica
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Você já se perguntou alguma vez qual é o motivo que move as ações de marketing da sua empresa? Quando falamos de marketing como um todo, é importante lembrar que não focamos apenas em serviços e produtos, mas também como eles serão apresentados para o público. Isso envolve nossos parceiros, consumidores e até mesmo concorrentes. 

Sendo assim, você já parou para pensar em como todos esses públicos estão enxergando a sua empresa com as ações que ela toma ou deixa de tomar atualmente? 

Com um mercado (que vai desde os nossos fornecedores até os consumidores) cada vez mais antenado no que há por trás das grandes marcas e empresas, estar preocupado com o posicionamento e o propósito da sua empresa importa muito!  

Pensando nisso, neste post resolvi ajudar você a entender melhor o assunto. Para isso, apresento abaixo algumas ações de marketing com propósito realizadas nos últimos tempos que merecem destaque e certamente também um minutinho da sua atenção. Confira!! 

A proposta do The Golden Circle

Antes de partirmos para os cases que ganharam reconhecimento com esse tipo de estratégia, acho interessante explicar o contexto em que essa proposta está inserida. Você já ouviu falar sobre o The Golden Circle? 

O conceito, criado pelo escritor e palestrante Simon Sinek, apresenta uma espécie de tiro ao alvo com três arcos de perguntas bem importantes para entender como esse processo funciona: porque, como e o quê? 

  • Porque você faz o que você faz: qual é o seu propósito/motivação?
  • Como você faz o que você faz: qual é o seu processo?
  • O que você faz: quais atitudes você irá tomar?

Dentro dessa perspectiva, seu propósito está diretamente ligado ao significado por trás da existência da sua empresa, por meio de uma visão idealista do que você quer se tornar para o seu público. 

A missão tem a ver com quais serão as táticas ou iniciativas utilizadas para que a marca alcance seus objetivos. Já os valores devem indicar o modo, baseado em comportamentos e na ética, como você vai agir para chegar lá. 

Marketing com propósito na prática: 3 ideias próximas de nós!

Sem mais delongas, vamos aos exemplos que podem te motivar a dar um norte para suas futuras ações como marca e empresa com propósito!

  • Havaianas: Levar a alegria de viver do brasileiro

Quem não reparou no espetáculo que foi o desfile olímpico e paralímpico? Todo estampado de símbolos e cores bem brasileiras nos atletas que representaram nossas seleções nos jogos de Tóquio esse ano, ele foi apoiado pelas Havaianas.

Com isso, a empresa não só levou para o mundo nosso brilho e destaque em suas peças como também reforçou suas raízes sendo “uma só família, a família Brasil”.

  • Dove: Criar um mundo onde beleza seja uma fonte de confiança e não de ansiedade

Atenta à baixa autoestima de suas consumidoras e unida ao movimento “Minha Beleza, minha escolha” a Dove foi além da produção e comercialização de produtos de higiene e beleza e passou a incentivar mulheres a reconhecerem a beleza “dentro de seus próprios termos”.

Com isso, ela aproximou as consumidoras da marca, criando um círculo de acolhimento e lealdade onde pudessem se sentir confortáveis para “projetar sua própria interpretação do que é belo e refletir sobre os padrões atuais e suas consequências”. 

  • Nike: Trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo. Se você tem um corpo, você é um atleta.

Já ouviu aquela história de se vestir como você quer ser? Pois bem, ao vestir qualquer peça da Nike, é assim que a empresa espera que todos os seus consumidores se sintam: atletas. 

Essa proposta teve início ainda 1972, quando o co-fundador da marca ainda começava a definir como ele via as infinitas possibilidades do potencial humano nos esportes. 

Esse propósito segue motivando a marca até hoje a levar seu legado de pensamento inovador, desenvolvendo produtos que ajudem os atletas de qualquer nível de habilidade a alcançar seu potencial. 

Como você vê, o marketing com propósito faz com que a sua empresa entregue mais do que produtos ou serviços. Ele embute ideais, incentivando a aproximação do seu público com a sua marca.

Por isso, comece a se questionar agora mesmo: qual o propósito da sua empresa? Esse pode ser o primeiro passo para uma estratégia de sucesso!

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