Por que a pesquisa de Marketing é uma ferramenta importante?

11/10/2021 12:25 - Marcos Paulo - Marketing Moderno
Por redação
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Você sabia que o uso inteligente de uma pesquisa de marketing pode melhorar os resultados de um negócio? Hoje em dia, para ser ou continuar sendo uma empresa de sucesso, é preciso estar de olho nas mudanças de comportamento do consumidor e na competitividade dentro do nicho de atuação. 

Por isso, o seu negócio precisa estar operando com base em dados! E uma pesquisa bem feita pode revelar essas informações com muita precisão!

Quer saber mais sobre o assunto? Leia o texto de hoje e descubra por que a pesquisa de marketing ainda é uma ferramenta essencial para melhorar os resultados de qualquer empresa.

 

Entenda a pesquisa de marketing


O marketing é uma área de conhecimento que se dedica a criar estratégias para que as empresas se destaquem no mercado. Com ele, você tem a oportunidade de conhecer seu público e seus concorrentes para encontrar as melhores táticas de comunicação e vendas.

Uma boa pesquisa de marketing, então, tem como objetivo colocar uma lupa sobre o mercado que sua empresa está inserida. Seus principais objetivos são minimizar riscos e identificar oportunidades. Dessa forma, por exemplo, é possível estimar um segmento mais lucrativo, além de avaliar a performance de um produto ou serviço no mercado

A seguir, eu elenco algumas vantagens de investir nessa pesquisa!

 

Melhorar a tomada de decisão


É muito difícil tomar boas decisões sem dados, no escuro. E, apesar de às vezes ser esquecida, a pesquisa de marketing ainda funciona e é uma das melhores formas para ter direcionamento na hora de criar e testar novas campanhas, serviços e produtos.

Por isso, para mais assertividade e, consequentemente, melhores resultados, faça pesquisas de marketing periodicamente.

 

Identificar novos nichos de mercado


Ao explorar o mercado, você pode encontrar nichos novos e lucrativos. E esse é mais um dos benefícios da pesquisa de marketing. Em algumas empresas, o sucesso está na criação de novos produtos/serviços ou até na mudança de posicionamento da marca para atrair uma nova demanda.

Porém, como visto no tópico anterior, é importante que as decisões tenham como base os dados obtidos com uma análise do mercado.

 

Gerar leads qualificados


Uma das aplicações da pesquisa de marketing é a de oferecer um material rico em troca das respostas e do contato pessoal do cliente. Esse material pode ser um ebook, um relatório, videoaula gratuita. Com isso, você pode gerar mais leads qualificados para o seu time de vendas.

Afinal, quem se interessa pelo que a sua empresa oferece, provavelmente é um cliente em potencial.

 

Fazer benchmarketing


De olho nas tendências e na concorrência para se manter em evolução. Um dos pontos que a pesquisa de marketing ajuda é na elaboração do Benchmarketing, processo que visa a avaliar as melhores práticas do mercado para implantação dentro da empresa. 

Com isso, você pode otimizar seus processos, garantir mais produtividade e melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços. Sendo assim, para a sua empresa crescer, a pesquisa de marketing precisa estar sempre em dia.

 

Otimizar processos internos


Além da implantação de processos externos no seu negócio, também é possível melhorar os que já estão em andamento internamente. Este pode ser mais um direcionamento proporcionado por uma pesquisa de marketing bem feita.

Assim, processos que andavam mais lentos e sem mudanças podem ser ajustados e melhorados de acordo com os dados.

 

Embasar as tomadas de decisão é necessário para qualquer empresa. Os dados fornecidos pelas pesquisas de marketing aumentam as chances de uma campanha, produto ou serviço atingir melhores resultados. Além disso, problemas do seu negócio podem ser solucionados com os números em mãos. 

Por causa de tudo isso, investir em uma pesquisa de marketing ainda é uma excelente estratégia. Considere agora mesmo!

Você já utiliza a gestão por indicadores para melhorar os seus resultados? Leia também meu post sobre o esse tema.

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