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Buscando melhores resultados? Conheça a gestão por indicadores

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Por trás de uma decisão errada na empresa, podem ter vários pontos cegos no processo. No entanto, nem sempre é fácil medir o desempenho das atividades de um negócio sem uma metodologia comprovada. Ainda bem que a gestão por indicadores existe. Com ela, é possível mensurar o desenvolvimento de uma determinada tarefa conforme o objetivo.

Ainda preso nas pilhas de relatórios complicados? Leia o texto de hoje e saiba como medir o desempenho do seu negócio, usando essa metodologia simples e eficaz.

 

Como usar os indicadores-chave de desempenho?


O primeiro passo é escolher os indicadores a partir da necessidade do seu negócio. Para isso, existem alguns tipos de indicadores. Dessa forma, você consegue fazer a medição correta do desempenho e descobre se as ações estão gerando o resultado esperado.

Veja abaixo os principais categorias de indicadores-chave de desempenho:

 

Indicadores de capacidade


Para medir a capacidade de algo ou de alguém, é essencial saber o tempo de resposta. Por isso, aqui, a mensuração se dá a partir da medição de tempo que uma máquina ou time de colaboradores consegue responder a uma determinada demanda. 

Exemplo: tempo que uma máquina leva para embalar um determinado produto.

 

Indicadores de produtividade


A relação entre uso de recurso investido e a quantidade de entrega. Essas duas variáveis devem estar presentes nos indicadores de produtividade. Por isso, neste caso, é indicado medir a produtividade: hora/colaborador ou hora/máquina para avaliação.

Exemplo: receita por vendedor e taxa de absenteísmo.

 

Indicadores de qualidade


Medir desvios ou não-conformidades do processo produtivo: essa é a principal função dos indicadores de qualidade. Por isso, são os grandes aliados dos indicadores de produtividade. Com eles, portanto, é possível medir a satisfação do cliente.

Exemplo: nível de aceitação do público em relação a problemas ou erros ocorridos com produtos/serviços.

 

Indicadores estratégicos


O objetivo dos indicadores estratégicos é saber como a empresa está em relação às metas previamente estabelecidas. Pois, com os números em mãos, fica mais fácil entender o que deu errado e quais ações corretivas tomar para fazer os ajustes necessários.

Exemplo: comparativo do cenário atual da empresa em relação ao cenário ideal.



Não se gerencia o que não se mede. Monitorar os processos da sua empresa é o caminho para obter melhores resultados. Com a metodologia de gestão por indicadores de desempenho, como visto, é possível mensurar o desenvolvimento das tarefas e tomar decisões eficazes a partir de dados reais, evitando os erros evitáveis por causa de achismos.

Ei, gestor, já utiliza e aproveita os benefícios  do marketing digital na sua empresa? Leia também o meu post sobre o assunto.

SOBRE O AUTOR

Diretor de Estratégias Digitais da Agência Yellow Kite

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