13ª edição da Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo, promovido pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), aconteceu entre os dias 22 e 25 de janeiro, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió,AL., e reuniu em um único espaço, as principais potencialidades dos 102 municípios de Alagoas.
O municipio de Teotonio Vilela respondeu presente.
Roana Beatriz é uma jovem escritora vilelense, aos 19 anos já carrega perdas incalculáveis, como a mãe para covid e a bisavó, tempos após.

‘Foram momentos profundos e doloridos em minha vida e colocar sentimentos no papel foi o jeito que encontrei para esgotar a tristeza e trazer de volta as boas energias para continuar seguindo.- diz a escritora.
No estande do município de Teotônio Vilela, na Feira dos Municípios Alagoanos, Roana Beatriz , apresentou ao público seu livro PassaVerso, alinhavado de cordel e poemas, PassaVerso é literatura vilelense cheio de singelezas e histórias contadas.
E esse menino bonito, o escultor, André Felipe, que transporta uma leveza bonita nas palavras. O artista esculpe máscaras.

Inspirado no filme de Celso Brandão,o Bobo de Tatuamunha, Felipe criou suas primeiras obras baseadas na cultura africana.
Com uma sensível leitura do mundo,a arte do cabra de Teotônio Vilela tem uma pegada diferente e , por conta disso, foi referenciado no Documentário Reino dos Bobos.
As máscaras não servem para esconder, e sim para revelar caminhos- sintetiza Felipe, que expôs suas máscaras na Feira dos Municípios,
Teve a cultura da tradição dos quilombos Birros e Abobreiras trançando as trilhas da preservação ancestral.
Cocada, doce de coco com abóbora, sucrilhos, pães, cachaça artesanal, licor e outras tantas delícias gustativas, atrativas, o stand de Teotônio Vilela juntou um bocado de coisas, cultura, história, empreendedorismo, enfim, deu água na boca e satisfação no olhar.

Rosineide Ferreira do Quilombo Aboboreira conta que a oportunidade de estar em uma Feira dos Municípios, com tanta gente visitando o estande e comprando os produtos quilombolas foi muito bom.

Já a presidenta Valderez Bispo fala da importância da participação da Associação do Quilombo de Birros, diz que além de expor e vender nossos produtos, o espaço da Feira, a convivência com pessoas de jeito e lugares diferentes, com o fazer das nossas mais velhas, produz aprendizados.

Para transformar o território quilombola de Birros, em uma Rota turística, a gente precisa aprender, com quem já faz. - explica.
Nilda

Barbosa complementa que participar da Feira dos Municípios foi possível para divulgar a diversidade e valorização do município, como produto atrativo, e a analista judiciária, Iranilda de França, não nos deixa mentir:- Depois de ouvir a história da cidade, me deu vontade de conhecer.
Em um espaço bem estruturado, aconchegante e marcado pela ambientação que remonta a simplicidade das casas de taipa, característica dos interiores alagoanas e móveis de pallet, o stand da Terra do Menestral das Alagoas, agregou , em um só lugar, parte das riquezas produzidas no chão do município de Teotônio Vilela e da gestão, Peu Pereira.
Esse texto é apenas um preâmbulo.
Parabéns ao prefeito Peu Pereira, sua equipe e Jó Pereira.

Teotonio fez bonito, na Feira dos Municípios Alagoanos.
E o blog negro desta ativista fez o registro.

Salve!










