Oi, Júlio Cezar. Tudo bem?
Quem escreve é a ativista, Arísia Barros, a mesma que faz uns bons anos te abordou nos corredores da sede do governo estadual, no Palácio República dos Palmares inquirindo sobre como se dava a gestão da política negra, no município de Palmeira dos Índios.
Na época, o diálogo com esta ativista era bom e amistoso, você não exercia o cargo de prefeito mas, afiançou que a pauta seria trabalhada.
O tempo passou, você assumiu o cargo de gestor executivo de Palmeira dos Índios e agora é secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais.
Legal!
Mas, eis que, anos depois das muitas voltas que o mundo dá, chega, novamente, esta ativista, no questioná-lo, secretário.
Veja bem, em agosto de 2025, sua Secretaria de Estado das Relações Federativas e Internacionais junto ao Ministério da Igualdade Racial firmaram um pacto de adesão do Estado de Alagoas ao Plano Juventude Viva, a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola e a Política Nacional dos Povos e Comunidade Tradicional Tradicionais de Terreiro e Matriz Africana, entretanto, após a adesão, o silêncio institucional paira, não ocorreu mais nenhuma movimentação.
Inclusive, durante a pardíssima Bienal Internacional do Livro de Alagoas, da Ufal, visitamos o estande da (Seffi) e pedimos informações, ou mesmo, um folheto explicativo sobre o Plano Juventude Viva, e a moça-recepcionista arregalou os olhos, inquiriu: O quê? , afirmando que ‘nunca’ tinha ouvido falar do tal plano e estava ali para uma amostragem do artesanato alagoano.
-Tá bom, respondeu esta ativista, que saiu do estande da Serfi pensativa.
Mas, voltando ao que interessa: na Caravana Federativa do Governo Lula, que acontece dias 26 e 27 de fevereiro, as políticas antirracistas assumirão protagonismo, secretário?
A Caravana Federativa do Governo Lula promovida pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), vai reunir ministérios, órgãos federais, bancos públicos e autarquias para atendimento direto a prefeitos, vice-prefeitos e suas equipes, vereadores e representantes de consórcios e organizações da sociedade civil.
Gostaria que o secretário atentasse para uma questão fundamental é necessário que ‘gestor@s’ públicos garantam a participação das representações negras, dos municípios, seja da pauta da juventude, quilombolas e das comunidades tradicionais.
Nada de nós sem nós!
E para encerrar, chamou a atenção desta ativista, Arísia Barros, que na ficha de inscrição , depois de uma vasta catalogação de cargos e órgãos das três esferas de governo , os movimentos da sociedade civil são nomeados na categoria de ‘outros’.
Achei bem significativo.
É isso, secretário Júlio Cezar, que as políticas públicas antirracistas assumam um lugar de protagonismo, nesta importante ação do Governo Federal com apoio do Governo do Estado de Alagoas.
Tem interesse em se inscrever na Caravana Federativa?
Segue o link.
Para se inscrever, o interessado deve acessar o link disponiblizado pela organização do evento< https://cred-caravanafederativa.serpro.gov.br/Inscricao Já a programação pode ser acessada no no link https://portalfederativo.gov.br/pt-br/caravanas-federativas/caravana-federativa-de-alagoas-maceio











