Neste dia 12 de outubro, Dia das Crianças, o Cada Minuto entrevistou crianças que cantam, emocionam e surpreendem através da voz. Pais e professores enxergam na música um espaço para os pequenos se expressarem, aprenderem e sonharem, seja em corais, palcos ou nas redes sociais.
Em União dos Palmares, um ministério de música infantil vem encantando os fiéis da Paróquia de Santa Maria Madalena. O grupo é formado por cerca de 14 crianças e canta durante as missas e em algumas apresentações. O ministério de música Santa Cecília, nome dado em homenagem à padroeira dos músicos, começou no ano de 2023.

“Trabalhar com crianças não é fácil, mas, ao mesmo tempo, é divertido. Elas brincam, interagem, eu deixo um pouco à vontade, às vezes o ensaio demora até um pouco mais. Daí eu paro, converso com elas, peço que elas escutem e prestem atenção na letra da música, na mensagem que as músicas passam. No final de tudo isso, coloco músicas animadas. E é aí, nesse momento, que elas pulam, brincam, riem, e é muito divertido”, relatou o professor de música do ministério, Leandro Belo.
Benefícios da música no desenvolvimento infantil
O professor explica que a música oferece inúmeros benefícios, como a melhora da dicção, percepção auditiva, coordenação motora, respiração e até mesmo companheirismo com os colegas. “A criança dá espaço para outra cantar, se preocupa e tenta ajudar quando o outro está errando. Até a habilidade de agradecer, de ser grato pelos dons. Eu sempre falo isso com as crianças: agradecer ao nosso Deus pelos nossos dons, que não são nossos, são d'Ele, e Ele nos presenteou para que a gente pudesse também servi-Lo.”

Os benefícios foram comprovados na prática com Deize Adriana, tia de duas crianças que participam do grupo: Aynara, de 9 anos, e Aylla, de 8. “Percebi que elas começaram a fazer amizades, eram bem tímidas antes, começaram a se comunicar melhor. A música ajuda elas em vários aspectos, desempenha um papel essencial na formação infantil e contribui para o desenvolvimento integral e formação do caráter da criança. Elas me surpreendem a cada dia”, declara.

A ideia de colocar as meninas no ministério surgiu após o aviso ao final da missa e após perceber que, ao assistir a programas de TV, elas cantavam em frente à televisão. “Eu via elas cantando e percebi que tinham talento, então resolvi colocá-las na aula de canto e no ministério de música.”
Ao ser questionada sobre o que mais gosta nas apresentações, Aynara relata: “É bem legal porque, depois que termina, a gente vai brincar. Gosto que eu e o grupo estamos cantando cada dia melhor. ” E sobre continuar na música quando crescer, ela não hesita em falar: “Sim, porque eu gosto de cantar!”

De União dos Palmares para o mundo
Rebeca Eloyse começou cedo, aos 5 anos, e desde então vem mostrando que talento não tem idade. Hoje, aos treze anos, tem mais de 100 mil seguidores nas redes onde acumula milhares de curtidas. O desejo de louvar a Deus brotou em seu coração após ela participar de um departamento da sua igreja, a Assembleia de Deus.
Ela estuda música três vezes na semana e canta por todo o país. “Meu maior sonho é que meus louvores alcancem vidas e famílias, e que eu possa viver o extraordinário de Deus”, explica. O talento atravessa barreiras geográficas, nos dias trinta e trinta e um deste mês, ela fará apresentações nos Estados Unidos.

Através da música, ela conseguiu conhecer pessoas e ir a lugares que antes só eram possíveis através de sonhos. “Tive a honra de gravar com Eurice Diniz, Eliã Oliveira e Thalles Roberto. Foi uma experiência emocionante e inesquecível. Me sinto realizada por ter vivido um sonho que parecia tão distante. Gratidão a Deus por tudo”, explicou a menina ao Cada Minuto.

Em 2022, gravou um vídeo do cover de “Uma Coisa Nova”, da cantora Eurice Diniz, que alcançou mais de 700 mil visualizações e mais de 100 mil curtidas. O cover fez tanto sucesso que ela gravou um clipe com a cantora: o cover da música “Quem Te Escolheu Foi Deus”, hoje com mais de um milhão de visualizações.
A menina também fez participação especial no DVD “IDE”, do cantor Thalles Roberto. O projeto foi gravado no circo do Patati e Patatá e contou com a participação de diversos artistas mirins. Rebeca, inclusive, tem músicas autorais. O Poder da Oração, A Página Virou e Se Tu Crê, Eu Faço (feat. Eliã Oliveira) são algumas delas.
Para concluir a reportagem Rebeca deixa um conselho, “Acreditem em seus sonhos que Deus realizará o desejo dos vossos corações.”
Acompanhem essas crianças talentosas através das redes sociais:
Ministério Santa Cecília: clique aqui.
Rebeca Eloyse: clique aqui.
*Estagiária sob supervisão da editoria