O mês de novembro chama atenção para os cuidados com a saúde do homem, especialmente para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, em escala global, um dos cânceres mais comuns a atingir o público masculino.
O estado de Alagoas deve registrar cerca de 930 novos casos de câncer de próstata em 2025, segundo as estimativas mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O número representa um risco estimado de 57,15 casos a cada 100 mil homens e coloca o câncer de próstata como o tipo mais incidente entre a população masculina alagoana.
Os dados fazem parte das projeções do INCA para o triênio 2023/2025. Como o câncer não é uma doença de notificação obrigatória, o órgão trabalha com estimativas divulgadas a cada três anos, e os números devem ser analisados isoladamente em cada período, não sendo a soma dos três anos.
O dado reflete a necessidade de fortalecer as políticas públicas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença em Alagoas, que segue a tendência nacional de aumento nos diagnósticos oncológicos.
O câncer de próstata tem altas taxas de cura quando detectado precocemente e pode ser tratado de forma eficaz. O diagnóstico precoce é uma ferramenta muito importante na luta contra a doença, é o que ressalta o médico Pedro Andrade, que atua no Hospital Dr. Ib Gatto Falcão, em Rio Largo.

“A realização de exames de rotina, como o PSA, sigla para Antígeno Prostático Específico, além do toque retal, é fundamental para detectar alterações na próstata ainda em fase inicial. Quando o câncer é descoberto precocemente, as chances de cura ultrapassam 90%”, informa o doutor.
Segundo o médico, o Novembro Azul também é uma oportunidade para discutir a saúde masculina em geral, como controle da pressão arterial, diabetes, obesidade e saúde mental. “Muitos homens ainda resistem em procurar o médico e fazer exames preventivos. Nosso objetivo é quebrar esse tabu e incentivar o cuidado com a própria saúde”, destaca.
Segundo a assessoria do Hospital Dr. Ib Gatto Falcão, alinhado às ações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ao longo do mês realiza palestras, rodas de conversa e distribui materiais informativos sobre prevenção e autocuidado, para a conscientização e o atendimento humanizado à população masculina.
“Cuidar da saúde é um ato de coragem e responsabilidade. O Novembro Azul é um lembrete de que a prevenção é sempre o melhor caminho, uma vez que, historicamente, o homem destina menos tempo à saúde preventiva do que as mulheres”, enfatiza Graciliano Ramos, diretor do hospital.
Conforme a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa de Atenção à Saúde Integral do Homem, durante o mês de novembro as Unidades de Saúde irão trabalhar a temática da campanha em suas atividades e todas as 24 unidades de saúde do Corujão irão priorizar o atendimento masculino.
Palestras educativas, atualização calendário vacinal, teste rápido de HIV/Aids e Sífilis, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, ventosaterapia, e orientações nutricional e bucal serão serviços realizados por profissionais da SMS. Este ano a campanha tem como tema a “Atenção Primária e a Prevenção de Violências e Acidentes com Homens”.
“Queremos proporcionar um cuidado integral ao público masculino que necessita dos serviços de saúde. E as unidades de saúde são fundamentais para garantir essa assistência e cuidado por meio de atendimentos, ações educativas, rodas de conversa e outras estratégias que fortaleçam o vínculo dos homens com a Atenção Primária à Saúde, estimulando o autocuidado e a prevenção”, enfatiza Camila Calaça, responsável técnica pelo Programa de Saúde do Homem.
Confira a programação em Maceió:
10/11 - Ação de Saúde no galpão do Aterro Sanitário;
11/11 - Palestra no Centro POP 2;
12/11 - Palestra no Centro POP 3;
17/11 - Palestra para os estudantes do Colégio Cid System;
18/11 - Ação de Saúde no Palácio de Ranquines;
19/11 - Ação de Saúde no Palácio de Ranquines e palestra UDA UNCISAL;
24/11 - Palestra no Parque da Mulher (Jatiúca);
25/11 - Palestra na Pestalozzi de Maceió.
*Estagiária sob supervisão da editoria










