A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL) inaugurou nesta quinta-feira (18) o Memorial da Advocacia, na sede histórica da instituição, no Centro de Maceió. O evento contou com a presença de autoridades, entre elas o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, que já presidiu a seccional alagoana em duas ocasiões.

 

O memorial integra a última etapa da revitalização da sede e reúne painéis que destacam alagoanos notáveis, a história da Constituinte, uma galeria com ex-presidentes e mulheres pioneiras da advocacia. O espaço também traz um ambiente interativo com entrevistas, documentos e arquivos audiovisuais.

 

O presidente da OAB-AL, Vagner Paes, afirmou que a entrega do memorial tem valor inestimável e que o espaço fortalecerá o papel exercido pela advocacia em Alagoas e no Brasil, preservando a história e inspirando futuras gerações de profissionais.

 

Em seu discurso, o ministro Humberto Martins ressaltou que sua trajetória jurídica começou na advocacia, lembrando que a profissão é indispensável para a democracia e a cidadania.

 

“Sem advogado não há justiça, sem justiça não há cidadania. Retornar à casa do advogado é retornar ao verdadeiro Estado de Direito, onde o cidadão tem seus direitos respeitados e a garantia da democracia e da liberdade. Por isso que estou muito feliz com a inauguração da Casa do Advogado, o seu memorial e muito mais feliz por retornar a Alagoas. Eu digo sempre, Alagoas, meu bem querer. É através de Alagoas que eu fiz a minha trajetória de vida”, declarou o ministro alagoano.