TRE desmente favorecimento a eleitores em Lagoa da Canoa

06/05/2024 11:58 - Justiça
Por Redação*
Image

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) atua com firmeza para combater a disseminação de notícias falsas e ataques à honra de seus servidores, como os recentes casos em Lagoa da Canoa. 

A Justiça Eleitoral reforça que não há favorecimento no atendimento aos eleitores em nenhum cartório eleitoral e que as denúncias de irregularidades estão sendo rigorosamente apuradas.

Nas últimas semanas, perfis nas redes sociais propagaram informações falsas sobre a distribuição de senhas de atendimento para beneficiar um pré-candidato na 44ª Zona Eleitoral de Lagoa da Canoa. Além disso, um servidor requisitado do cartório foi vítima de ataques à sua honra e reputação.

Ao tomar conhecimento das notícias falsas, o TRE-AL, por meio do Núcleo de Enfrentamento à Desinformação, coletou os links e perfis responsáveis pela disseminação das informações e encaminhou todo o material ao Ministério Público. As medidas visam responsabilizar os autores das notícias falsas e dos ataques à honra do servidor.

A juíza Joyce Araújo, da 44ª Zona Eleitoral, esclarece que o TRE-AL tem identificado tentativas de transferência de domicílio com comprovantes falsos, com indeferimento automático das solicitações. Ela destaca que as acusações de favorecimento são infundadas e que a Justiça Eleitoral atua com transparência e profissionalismo.

Dados do Sistema Elo, que guarda as informações do cadastro eleitoral, comprovam a inexistência de favorecimento. De 1º de janeiro a 3 de maio, foram realizadas 2.208 solicitações de atendimento em Lagoa da Canoa, sendo 1.014 transferências de domicílio eleitoral. Deste total, 509 transferências foram indeferidas devido à documentação falsa.

O desembargador Milton Ferreira Netto, coordenador do Núcleo de Enfrentamento à Desinformação, enfatiza que o combate às notícias falsas é constante e será intensificado nos próximos meses. Ele adverte que a internet não é terra sem lei e que os responsáveis por conteúdos falsos serão punidos de forma exemplar.

O TRE-AL reitera seu compromisso com a realização de eleições livres, justas e transparentes. A instituição atua com rigor para garantir que o processo eleitoral seja conduzido de forma imparcial e que os votos dos cidadãos sejam respeitados.

*Com Ascom TREAL

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..