Vasectomia: procedimento pode ser realizado pelo SUS e dura menos de 30 minutos; especialistas explicam

07/04/2024 08:00 - Especiais
Por Alícia Flores e Laura Albuquerque*
Image

Com a ampliação do acesso a métodos anticoncepcionais e ao planejamento familiar, cada vez mais pessoas estão optando por procedimentos médicos que impeçam a reprodução, como a vasectomia. Porém, o acesso à cirurgia, que pode ser feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ainda é desconhecido por parte da população.

Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que a Rede Estadual de Saúde disponibiliza a cirurgia de vasectomia no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió. Para ter acesso ao procedimento, o paciente deve agendar uma consulta com um urologista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade de residência.

 

Procedimento minimamente invasivo

O urologista Mário Ronalsa ressalta que a vasectomia é um procedimento minimamente invasivo e bastante rápido. Ele esclarece que o método de esterilização masculino obedece sempre aos mesmos fundamentos cirúrgicos.

“São raras as complicações desse procedimento cirúrgico. Não há necessidade de internamento hospitalar e o paciente retorna às suas atividades laborais após 24 horas”, tranquiliza Mário.

Mário reforça que, em nenhum momento, a cirurgia altera ou traz prejuízos à líbido e à função sexual do paciente. “Ela apenas inviabiliza a fertilidade masculina”.

O urologista chama a atenção para os casos em que o paciente se arrepende do procedimento. “Em alguns casos, é comum o arrependimento algum tempo após o procedimento cirúrgico”.

Por isso, o médico explica que o principal fator a ser considerado para a cirurgia não é nem as dificuldades do procedimento em si, mas sim o real desejo do paciente de não mais ter filhos.

“Em termos gerais, o principal aspecto a ser considerado é a real conscientização e decisão em submeter-se à cirurgia”, pontua.

Mário Ronalsa, urologista

Como é feita a vasectomia?

Ao CadaMinuto, o urologista Fabricio Ramos conta como é realizado o procedimento da vasectomia. Ele explica que a cirurgia consiste em uma incisão para isolar o ducto deferente, que é a estrutura responsável por levar o espermatozoide do testículo até o ducto ejaculatório.

Fabrício destaca que o procedimento é simples e dura em média cerca de 20 a 25 minutos. “É feita uma  incisão de um 1 cm a 1,5 cm na região lateral, tanto da bolsa escrotal direita quanto da bolsa escrotal esquerda”. O doutor explica que é retirado uma parte do ducto deferente para impedir que os espermatozoides saiam durante a ejaculação.

Para que o procedimento seja feito, é importante que o paciente passe primeiro por uma consulta médica com um urologista.

“O paciente tem que procurar um médico primeiramente e, depois, esperar pelo menos um tempo de 60 dias desde a manifestação oralmente do desejo de realizar a vasectomia até a realização do procedimento propriamente dito”, informa.

Na consulta serão pedidos alguns exames pré-operatórios como: exames de sangue, um eletrocardiograma e um parecer cardiológico, além de um parecer psicológico.

“É recomendado pelo Ministério da Saúde ter tanto o parecer cardiológico quanto esse parecer psicológico. O paciente vai a consulta com o psicólogo, que vai afirmar se o paciente está em condições psíquicas e mentais de que está certo e seguro de realizar o procedimento”, salienta.

Fabrício Ramos, urologista

A vasectomia é reversível?

Apesar de ser um processo de esterilização, a vasectomia não é permanente. Segundo o urologista Fabrício Ramos, ela pode ser reversível.

“Com auxílio de microscópio, nós conseguimos fazer a recanalização dos ductos deferentes, que foram anteriormente cortados. É uma cirurgia bem mais delicada e complexa”, alerta o especialista.

O médico salienta que quanto maior o prazo, desde a vasectomia até o desejo de fazer a reversão, menor é a chance de ter sucesso na reversibilidade, mas que isso não é uma regra.

“Há relatos de alguns casos de pacientes que mesmo após 20 anos de vasectomia conseguiram reverter o procedimento e gestaram o seu companheiro. Pode acontecer”.

 

Cuidados no período de recuperação

De acordo com o urologista Fabrício Ramos, a recuperação é rápida e o paciente sai do hospital no mesmo dia da cirurgia, passando geralmente por um período de repouso relativo de sete dias em casa.

“Nesse tempo, o paciente usa o suspensório escrotal, para manter sempre a bolsa escrotal elevada, próxima ao corpo, para evitar que haja muita movimentação e, consequentemente, provocar mais inchaço”, pontua.

O médico explica que, após a cirurgia, dificilmente o paciente vai ter alguma complicação ou sequela. “O que ele pode sentir é um desconforto momentâneo causado pela manipulação cirúrgica, com a duração de até seis meses após o procedimento cirúrgico”.

Durante o pós-operatório, é recomendável que o paciente faça um procedimento conhecido como Crioterapia, que consiste em colocar gelo na bolsa escrotal para diminuir o desconforto, a formação do inchaço e os possíveis hematomas que podem aparecer.

O médico ressalta também que é indicado ao paciente realizar cerca de 20 a 25 ejaculações mensalmente para que, se houver algum espermatozoide acima do local onde foi feito a incisão, o canal seja completamente esvaziado.

Fabrício ressalta que, nos primeiros 60 dias após a cirurgia, o paciente só está apto a realizar atividade sexual com o preservativo a fim de evitar uma gravidez indesejada.

“O paciente só é liberado para realizar a atividade sexual sem o preservativo após o espermograma ser feito e constatar que não há mais espermatozoides”, elucida.

 

Mudança na Lei

Em 2022, houve uma alteração na Lei 14.443, que trata sobre a Laqueadura/Vasectomia no Brasil. Antes a idade mínima masculina para realizar a vasectomia era 25 anos, após a lei passou a ser 21 anos.

No atual momento, a lei estabelece que não é mais necessária a autorização do parceiro (a) para a realização do procedimento, tanto no caso da laqueadura quanto da vasectomia.

“Eu posso dizer que foi uma mudança muito considerável no tocante a essa questão de esterilização tanto masculina, quanto feminina”, afirma o urologista, Fabrício Ramos.

De acordo com o médico, é necessário sempre um cuidado maior em indicar uma vasectomia para um paciente mais jovem, pois é maior a chance de arrependimento no futuro.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..