Celebração da Páscoa: padre explica o significado de uma das solenidades mais importantes para os cristãos

31/03/2024 08:00 - Especiais
Por Leonardo Leão*
Image

A Páscoa é uma das celebrações mais sagradas no calendário litúrgico católico, marcando o ápice da Semana Santa. Para os fiéis, esta é uma época de profunda reflexão espiritual, renovação da fé e celebração da esperança trazida pela ressurreição de Cristo.

Em entrevista ao Cada Minuto, o Padre Francisco Guido, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Feitosa, em Maceió, explicou sobre esta grande celebração da Igreja Católica.

“A Páscoa é o grande acontecimento do Católico, que significa um renascimento espiritual dos cristãos do mundo inteiro através da igreja, onde nós contemplamos durante três dias, como se fosse um, a paixão-morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo”, disse o Padre Francisco.

Segundo a tradição cristã, a celebração tem uma grande importância porque remonta à passagem do Filho de Deus sobre a Terra. Ele deixa a sua vida, e todos os seus atos humanos não são relembrados, mas são revividos na experiência litúrgica do corpo de Cristo, que é a própria igreja.

Desde os primeiros dias do Cristianismo, a Páscoa é uma ocasião sagrada, onde os fiéis se reúnem para participar dos compromissos religiosos, como a Missa da Vigília Pascal, que celebra a passagem da morte para a vida. Durante essas celebrações, os católicos renovam suas promessas batismais e celebram a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte.

Reprodução: via internet

“O sacrifício de Cristo na Páscoa, é o de um homem como nós, mas que também é Deus, porque nasceu para ser homem, mas também para reinar como Deus. E o sacrifício de Cristo, que se fez homem, sendo Deus, é que tem poder de redimir todas as nossas falhas, nossos pecados. Por isso Ele é o único mediador diante do Pai, como diz em João 14, 6 - Ninguém vai ao Pai senão por mim, Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Então o sacrifício de Cristo, é o sacrifício do novo cordeiro imolado, que tira o pecado do mundo, uma ligação ininterrupta de Deus que sacrifica tudo para nos amar e nos salvar”, completou o Padre.

A palavra “Páscoa” tem suas raízes no termo hebraico Pessach, que significa passagem. Esta associação remete à Páscoa judaica, que marca a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito, conforme registrado na narrativa do Êxodo na Bíblia. Para os católicos, a Páscoa também representa uma passagem - a passagem da morte para a vida, do pecado para a salvação, e da escuridão para a luz.

“A Páscoa judaica é a que celebra a retirada do povo de Deus, conduzido por Moisés, do Egito, onde Deus firmou uma aliança perpétua com o Seu povo. E entenderam os sinais de que de fato Deus estava libertando e liberando o povo da escravidão. Jesus, como judeu, vem dessa história antiga, desses acontecimentos do povo hebreu, e tem essa aliança. O Antigo Testamento nos traz a figura, e no Novo Testamento, realiza-se a imagem. No Antigo, o cordeiro da Páscoa foi comido, era macho, sem defeito, e o sangue desse cordeiro era a prefiguração de que Deus estava caminhando com o povo. Já o novo cordeiro de Deus, Jesus, lava os nossos pecados com o seu sangue, nos dá a salvação eterna. Essa é a semelhança entre as duas Páscoas. Mas há uma continuidade do povo de Deus, o Antigo Testamento, para o novo povo de Deus”, explicou o Padre, sobre a diferença entre a Páscoa Judaica e a Páscoa Cristã.

Durante a Semana Santa, os católicos participam de uma série de cerimônias e práticas espirituais, que incluem a Via Sacra, que retrata o caminho de Jesus até a crucificação, e a Celebração da Última Ceia, que recorda a instituição da Eucaristia. Essas experiências ajudam os fiéis a mergulharem na profundidade do mistério pascal e a compreenderem o sacrifício redentor de Cristo.

Além das práticas religiosas, a Páscoa também é uma ocasião para os católicos se reunirem em família, compartilharem refeições especiais e partilharem de alegria e amor. É um momento de comunhão e solidariedade, onde se fortalecem os laços familiares e comunitários.

Para os católicos, a Páscoa não é apenas uma data no calendário, mas uma experiência espiritual profunda que permeia suas vidas. É um lembrete do amor incondicional de Deus, da vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, e da esperança de uma vida eterna junto a Ele. É por isso que a celebração da Páscoa é tão significativa e emocionante para os católicos em todo o mundo.

“Como cristãos, a gente pode vivenciar o significado da Páscoa na conversão diária. Se éramos tristes, fiquemos mais alegres. Se éramos odiosos, sejamos mais amáveis. Se éramos impacientes, fiquemos mais pacientes. Se éramos injustos, seremos mais justos. Se éramos pecadores, aniquiladores do bem, devemos ser mais santos, mais soberanos nas nossas práticas de justiça e de amor. A Páscoa gera em nós essa vivência de vida nova, transformada”, finalizou o Padre.

Confira a entrevista completa:

 

Como os fiéis podem se preparar espiritualmente para a celebração da Páscoa?

- Os fiéis podem se preparar espiritualmente para Páscoa vivendo a Quaresma. Nós temos 40 dias a pedido da igreja para a gente se identificar na nossa oração, nosso jejum, e a nossa esmola. É uma forma de nos prender de nós mesmos, de nos deixarmos guiar pelo espírito de desapego que Jesus tanto teve para poder nos aproximarmos dEle. Esses exercícios nos ajudam espiritualmente a viver bem a Páscoa.

 

Como a Páscoa é celebrada na sua comunidade religiosa?

­- Todos os anos nós nos preparávamos durante a Quaresma, 40 dias, e depois nós celebrávamos durante a Semana Santa os últimos grandes momentos da vida terrena do Salvador. A gente tem várias atividades, domingo de Ramos até o sábado de Aleluia, hoje nós temos o grande grito da ressurreição.

 

Além das celebrações religiosas, quais são as tradições populares associadas à Páscoa que você considera mais significativas?

- Existem as tradições de caminharmos com o Senhor morto na sexta-feira, e também existe a tradição de fazermos um encontro da imagem da Vigem Maria, Nossa Senhora das Dores, com o Senhor dos Passos. São momentos muito fortes de oração, onde a gente pode contemplar o grande acontecimento da nossa salvação através desses atos de piedade.

 

Na sua opinião, qual é a mensagem mais importante que a Páscoa transmite aos cristãos e ao mundo em geral?

- A mensagem mais importante da Páscoa é o coração de um Deus apaixonado, que despreza a si para se apegar a nós, para estar próximo de nós. Um Deus que é todo amor, todo perdão, numa humanidade que precisa experimentar o amor e o perdão. Ele é a única fonte que estabelece conosco, na segurança da verdade, essas possibilidades de relações, de amor. Então, a Páscoa transmite este amor infinito de um Deus que, se encarnando, nos ama até a morte, morte de cruz e até o fim. E o mundo geral, para sair do egoísmo, também viver este amor, que muitas vezes o homem procura em tantas coisas, em tantas pessoas e não encontra o amor.

 

*Estagiário sob supervisão da editoria

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..