Com a chegada do Carnaval, muitos alagoanos se preparam para ir às ruas e acompanhar os blocos pelas cidades. Garantir uma boa alimentação e manter-se hidratado são pré-requisitos para curtir as festas com disposição e evitar riscos à saúde.
Pensando nisso, o CadaMinuto conversou com a pediatra Carolina Magalhães e a nutricionista Caterine Frazão, que compartilharam dicas essenciais para manter a saúde em dia durante as folias.
“Procure blocos infantis ou com perfis mais familiares”
Ao CadaMinuto, a pediatra Carolina Magalhães explica quais são os cuidados específicos que os pais devem ter com as crianças durante as festividades de Carnaval. Ela afirma que o ideal é procurar blocos infantis ou com perfis mais familiares.
Segundo a médica, é importante escolher eventos que aconteçam em lugares com sombra e mais arborizados, para proteger as crianças da exposição excessiva ao sol. “Prefira bloquinhos e festas em horários do sol amigo, antes das 10h e após as 16 horas. Leve guarda-chuva para se abrigar do sol e cuide frequentemente da hidratação do seu filho”.

Carolina esclarece que é necessário aplicar filtro solar em casa antes de colocar a fantasia e reaplicar a cada 2 horas, ou antes se necessário. Ela ainda recomenda que as crianças estejam usando roupas leves, com tecidos confortáveis como algodão, calçados confortáveis e firmes e sem exagero de adereços.
“Cuide da hidratação dos pequenos, ofereça água, sucos e água de coco com frequência. Leve lanches saudáveis, as frutas são uma ótima pedida”, pontua.
A doutora pede cuidado na escolha dos adereços e na hora de pintar a pele das crianças. “Escolha tintas atóxicas e hipoalergênicas. Também tenha cuidado com adereços que possam causar ferimentos, como objetos pontiagudos, correntes, cordões, espumas infláveis e confetes de alumínio”.
Conforme a especialista, a fim de evitar a exposição das crianças a músicas e estímulos sensoriais intensos típicos do carnaval, é preferível ficar longe das caixas de som e dos trios elétricos. “Protetores auditivos são uma boa opção”.
Já para evitar o contágio de doenças infectocontagiosas em meio às grandes aglomerações, Carolina reforça que é importante manter o calendário vacinal do seu filho atualizado e preferir lugares mais abertos e ao ar livre. “Além disso, tenha cuidado ao consumir alimentos de procedência e armazenamento duvidoso. Prefira lanches leves e trazidos de casa”.
Por fim, a pediatra incentiva o uso de pulseiras de identificação ou crachás com o nome da criança, nome dos pais e telefone para contato, com o intuito de garantir a segurança das crianças caso elas se percam. “Crianças precisam de supervisão constante, não confie em pessoas desconhecidas para cuidar do seu filho”.
Alimentação saudável para o carnaval
Ao CadaMinuto, a nutricionista Caterine Frazão destaca hábitos alimentares que podem ajudar as pessoas a se manterem saudáveis e aproveitar o período de carnaval. Ela orienta quais os principais alimentos que devem ser consumidos antes, durante e após as festividades.
Segundo ela, o ideal é comer antes do evento alimentos de fácil digestão, como frutas que contenham água, carnes brancas, vegetais e alimentos integrais. “Durante as festas consuma água e sucos de frutas e, depois, massas integrais”.
A nutricionista defende que alimentos que não gordurosos e que contenham fibras ajudam a manter a energia durante os dias de festa.
Entre as opções de alimentos saudáveis e práticos para levar durante os eventos do carnaval, estão: frutas in natura ou desidratadas, chips de raízes, nozes, amêndoas, sanduíches com pão integral e pasta de frango feita com queijo cremoso.
Caterine reforça a necessidade de se hidratar para evitar mal-estar. “O cálculo é simples, de 30 a 40ml/kg. Ao folião que for se expor ao sol na avenida, indico os 40 ml ou mais. Fracione a água durante todo o dia, sem concentrar o volume total apenas em um período”.
“Consuma bebidas alcoólicas com moderação, intercalando as doses com água e se alimentando antes de iniciar a ingestão de álcool. Também procure ingerir bebidas com menor teor alcoólico”, adverte.
Para evitar ressacas no dia seguinte, a nutricionista aconselha ingerir bastante água e depois alimentos antioxidantes, ricos em vitamina C, tais como: limão, tomate, brócolis, morango e nozes.
*Estagiária sob supervisão da editoria