A três dias da eleição, Datafolha mostra Lula com chance real de levar no primeiro turno

29/09/2022 19:38 - Blog do Celio Gomes
Por redação
Image

A nova pesquisa Datafolha, divulgada no começo desta noite de quinta, mantém o suspense sobre uma vitória de Lula no primeiro turno. Levando-se em conta os votos válidos, o petista tem 50% das preferências contra 36% de Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) tem 6% e Simone Tebet (MDB) aparece com 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) marca 1% das intenções do eleitorado. Os demais candidatos ficam no traço. Para ganhar no primeiro turno, o candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos.

O cenário é de absoluta estabilidade em relação aos levantamentos anteriores do Datafolha. Esse quadro é uma ótima notícia para Lula. Os dados mostram que de nada adiantaram os ataques da campanha de Bolsonaro. Do mesmo modo, o derrame de dinheiro com o Auxílio Brasil também não se transformou em voto para o atual presidente.

Os adversários também esperavam que Lula fosse prejudicado ao se ausentar do debate do último sábado, realizado nos estúdios do SBT. O ex-presidente apanhou durante todo o programa e continuou apanhando no guia eleitoral, chamado de “fujão”. Nada, efeito zero.

A cantilena do “combate à corrupção” e suas variantes igualmente não surtiram efeito. Na propaganda eleitoral, Bolsonaro e demais postulantes insistem na conversa de que “o STF não declarou Lula inocente”. É uma referência à decisão do Supremo que anulou todos os processos contra o ex-presidente, vítima do então juiz Sergio Moro. O magistrado que virou ministro de Bolsonaro foi declarado parcial e hoje está desmoralizado.

A pesquisa Datafolha reforça a avaliação de que o debate da Globo nesta noite ganha ainda mais importância. É o último grande evento da campanha, com potencial de alcançar milhões de telespectadores. 

A equipe de Lula trabalha forte para incentivar a ida do eleitor às urnas. É que no caso de uma grande abstenção, ele será o mais prejudicado, uma vez que historicamente as camadas de menor renda são as que mais deixam de votar. E é aí que Lula tem seu maior percentual de eleitores.    

No caso de um eventual segundo turno, o Datafolha aponta uma vitória de Lula também com larga vantagem. Ele teria 54% contra 39% do atual presidente, numa diferença de 15 pontos. Esse panorama é o mesmo há vários meses. Ou seja, Bolsonaro precisaria de um milagre para provocar uma reviravolta. No primeiro ou no segundo turno, Lula tá quase lá.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..