Blog do Dr Edvenis Vital
Blog do Dr Edvenis Vital

Poiquilodermia: entenda o que é e como tratar!

Blog do Dr Edvenis Vital|

Os cuidados com a pele têm se tornado cada vez mais frequentes na rotina das pessoas, principalmente com a popularização de produtos de skincare. No entanto, mesmo o indivíduo mais atencioso e cuidadoso com a pele pode experienciar situações como a hiperpigmentação ou a poliquilodermia, já que diversos fatores podem interferir.

Contudo, existem inúmeros tratamentos dermatológicos e estéticos que têm o objetivo de melhorar essas condições. Quer saber quais são? Se você está sofrendo com o aparecimento de vasos, manchas e algum tipo de atrofia na pele, confira o texto até o final e entenda o que é a poiquilodermia e como você pode tratá-la. 

O que é a Poiquilodermia? 

A Poiquilodermia é um condição de hiperpigmentação, que pode ser acompanhada pelo aparecimento de manchas, vasos e de atrofia na pele das regiões do rosto, pescoço e colo. Ela pode ser causada por efeitos cumulativos da exposição solar, pelo processo de envelhecimento, por predisposição genética e por fatores hormonais. 

Geralmente, a poiquilodermia acomete mais as mulheres, causando manchas avermelhadas e escuras. Na maioria das vezes, essas manchas são benignas, mas, de toda forma, é sempre importante recorrer a um especialista para excluir a associação com doenças como o câncer de pele, por exemplo. 

Além disso, é importante saber que a poiquilodermia é crônica, sendo progressiva quando há continuação da exposição à luz ultravioleta sem fotoproteção. Por isso, utilizar protetor solar é parte fundamental no tratamento. 

Como tratar a Poiquilodermia? 

É importante saber que existem muitos tratamentos para aliviar os sintomas e as alterações na pele causadas pela poiquilodermia. No entanto, não há um tratamento curativo. 

Já foi comprovado que apenas a utilização de cremes dermatológicos não é tão eficaz para o tratamento dessa condição. Porém, ao combinar o uso desses cosméticos com outros tratamentos é percebida uma melhora. 

Atualmente, o tratamento para poiquilodermia que tem trazido um melhor resultado, é a utilização de Luz Intensa Pulsada (LIP), uma vez que trata simultaneamente os vasos e as manchas da região do colo. 

Após a análise realizada por um especialista, outros métodos também podem ser utilizados, como, por exemplo, lasers não-ablativos fracionados, lasers pulsados, dye-laser e terapia fotodinâmica

No entanto, a prevenção é o melhor tratamento quando falamos de  problemas causados pela exposição excessiva ao sol. Pois, a utilização adequada do protetor solar retarda ou até mesmo exclui o aparecimento de condições como a poiquilodermia. 

Laser Vektra Qs

Como já foi dito, uma das formas mais eficazes no tratamento da Poiquilodermia é a utilização de luz e lasers. Por isso, o tratamento com o laser Vektra QS pode ser uma excelente opção. 

Isso porque ele atua no sistema microvascular ou na pigmentação, tratando as partes escuras da pele que tem mais depósito de melanina. Além de tratar a hiperpigmentação, atua também estimulando a produção de colágeno, o que melhora a textura da pele. 

Além disso, é um método seguro e indolor que permite que o paciente não interrompa a rotina. Ademais, não há o aquecimento da pele, sendo um método indolor e seguro no tratamento da poliquilodermia.

Se você passou a apresentar manchas na pele parecidas com poiquilodermia e está em dúvidas sobre as causas, agende uma consulta na Eva Clínica e descubra qual o melhor tratamento para você!  

SOBRE O AUTOR

Edvenis Vital Albino possui o título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua como membro ativo das sociedades brasileiras de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e de Medicina Estética (SBME). Com oito anos de dedicação aos estudos da pele, ele conta em seu currículo com especializações em Dermatologia Cirúrgica e em Medicina Estética. Referência em procedimentos injetáveis e em operações que envolvem laser médico, ele também possui passagem pelo Ospedale Delmati di Sant’Angelo Lodigiano Milão - IT, onde fez um Fellowship em Clínica Médica.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados