Colágeno: saiba quando e como estimular sua produção

06/03/2023 08:01 - Blog do Dr Edvenis Vital
Por redação
Image

O colágeno é uma proteína produzida pelo próprio organismo. Ele constitui cerca de ⅓ das proteínas presentes no corpo e possui diversas funções.

No entanto, a partir dos 30 anos, nós experimentamos uma queda na produção de colágeno. É uma consequência do passar dos anos, que faz com que alguns processos do nosso corpo deixem de acontecer com a eficiência de antes.

Mas essa queda na presença de colágeno acaba causando efeitos indesejados na nossa pele. E aí, estimular sua produção pode te ajudar. Quer saber como isso é possível e quando você deve procurar o tratamento. Continue a leitura do post que te explico tudo a partir de agora!

Por que a produção de colágeno diminui?

A partir dos 30 anos, a produção de colágeno passa a ser cerca de 1% menor. Já a partir dos 50, ela chega a um nível que corresponde a apenas 35 a 40% do que o corpo já foi capaz de produzir.

Mas o envelhecimento não é o único responsável por essa diminuição. Alguns hábitos de vida também contribuem para que o colágeno comece a desaparecer do nosso corpo e efeitos indesejados ganhem espaço. Entre eles, está o tabagismo e a exposição exagerada ao sol.

No caso das mulheres, a chegada da menopausa também coincide com uma queda mais brusca na produção dessa proteína.

Além disso, é importante lembrar que não é só a quantidade de colágeno que cai com o tempo. Seu poder de sustentação também é reduzido nas proteínas que continuam a ser produzidas.

Efeitos

Entre os efeitos que surgem com a queda na produção de colágeno, estão a flacidez na pele, o desenvolvimento de rugas e linhas de expressão, além de dores nas articulações e a presença de tendões e ligamentos mais rígidos.

Se você lida com questões como essa e está acima dos 30 anos, a reposição do colágeno pode ser uma solução.

Reposição

A reposição de colágeno na pele pode ser feita por meio de bioestimuladores. São substâncias que estimulam a produção da proteína no nosso organismo, conferindo mais firmeza, elasticidade e rejuvenescendo de maneira natural a pele.

A aplicação de bioestimuladores pode ser feita em diversas partes do corpo, como rosto, pescoço e glúteos. Além disso, eles são biocompatíveis e bioabsorvíveis, ou seja, não agridem o corpo e são absorvidos pelo organismo com o tempo, de forma natural.

O estímulo na produção dura cerca de 18 meses. Nesse período, é possível notar a diminuição de rugas e a suavização das linhas de expressão, correção de cicatrizes, preenchimento de áreas fundas do rosto e do corpo, redução da flacidez e da celulite, além de uma pele mais viçosa e hidratada.

Conheça alguns dos bioestimuladores mais utilizados:

Sculptra

Permite a reestruturação da pele, corrigindo a espessura, melhorando o contorno facial e suavizando os danos causados pelo envelhecimento.

Radiesse ou Diamond

Além de bioestimulador, é um preenchedor. Dessa forma, preenche regiões do rosto, atenuando rugas e marcas de expressão, e também preenche as mãos, tratando a perda de volume que acontece na região com o passar do tempo.

Elansé

Indicado para as regiões da testa, maçãs do rosto, queixo, têmporas, bigode chinês e mandíbula, é mais um aliado contra a perda de volume e a redução da produção de colágeno.

Agora você já sabe quando e como fazer a reposição de colágeno na pele. Procure, então, a EVA Clínica e descubra tudo o que nossos profissionais podem fazer por você!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..