Além da estética: conheça os usos clínicos da drenagem linfática

18/02/2022 17:08 - Blog do Dr Edvenis Vital
Por redação
Image

A drenagem linfática já é bastante conhecida e requisitada no universo estético, principalmente pelo seu poderoso efeito no tratamento da celulite, um verdadeiro pesadelo para a grande maioria dos pacientes que recorrem aos nossos consultórios. Mas você sabia que ela pode ser aplicada no tratamento de outros transtornos e incômodos no corpo?

Essa massagem é responsável por evitar o rompimento dos vasos linfáticos que direcionam e facilitam a passagem da linfa pelo sistema circulatório. A linfa, por sua vez, é um líquido que transita pelo corpo limpando a corrente sanguínea de impurezas, funcionando como um anticorpo do sangue. 

Quando algo impede que esse processo ocorra de maneira correta, pode acontecer um acúmulo de tecidos em excesso, gerando inchaço e dor nas regiões afetadas. 

Neste post, falarei mais sobre as formas de aproveitamento da drenagem linfática, que vão muito além da estética. Continue lendo e acompanhe abaixo! 

Promover melhoras na circulação sanguínea

Como já foi citado no início, um dos maiores benefícios da drenagem linfática é contribuir com a melhora na circulação sanguínea. A massagem evita o inchaço e os famosos vasinhos que costumam surgir nos braços e pernas quando se permanece na mesma posição por um longo período de tempo. 

Mais do que um incômodo meramente estético, esses vasinhos geralmente fazem com que a região fique mais sensível e apresente dor em muitos momentos. 

Ajudar a diminuir e eliminar o inchaço

Outra grande vantagem desse tipo de massagem (e um dos motivos para que ela seja tão requisitada nos centros de estética) é o poder de eliminar o inchaço, seja ele causado pela retenção de líquidos ou pela falta de drenagem de líquidos e toxinas nos gânglios linfáticos. 

Por essa razão, a drenagem linfática também pode ser uma poderosa aliada das mulheres durante um dos seus momentos mais incômodos, quando a retenção de líquidos e o inchaço são predominantes: a tensão pré-menstrual. 

Reduzir hematomas e favorecer a cicatrização 

Com a liberação da circulação e a melhora da irrigação sanguínea, a drenagem linfática também é capaz de reduzir os edemas, favorecendo a cicatrização da região antes prejudicada pelo inchaço e eliminando os hematomas. Por isso, em algumas cirurgias, é comum a recomendação da drenagem no pós-operatório.

Ela também pode ajudar na recuperação de lesões musculares e articulares, devido à oxigenação dos tecidos. 

Reequilibrar os tecidos eliminando as toxinas 

Por fim, como você já acompanhou ao longo do texto, a massagem pode trazer não só melhora na autoestima como também no bem-estar, devido a uma série de efeitos positivos que pode proporcionar à saúde do corpo, reequilibrando os tecidos e eliminando as toxinas. 

O alívio da tensão e das dores, a redução do inchaço e da sensação de peso nas pernas e a fixação dos tecidos, tornando a pele mais firme e saudável, são os principais benefícios desse tipo de procedimento. Dessa forma, como você pode conferir, não faltam vantagens para quem quiser aderir a esse tipo de cuidado para o corpo. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o tema? Então não deixe de conferir os outros posts do blog! Por aqui tem mais uma série de conteúdos para que você possa conhecer um pouco mais sobre o universo estético e dermatológico e tirar muitas de suas dúvidas sobre os procedimentos da área. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..