Mitos e verdades sobre o uso de Roacutan para tratar acne

04/02/2022 15:22 - Blog do Dr Edvenis Vital
Por redação
Image

Muita gente se incomoda com as aparições de espinhas pelo rosto em alguns momentos e, para algumas pessoas, a acne é um verdadeiro transtorno. Afinal, ela pode ser severa e resistente não só no rosto como em outras partes do corpo.

Nesse caso, ainda que existam milhares de medicamentos, tratamentos estéticos, cuidados preventivos e até mesmo receitinhas caseiras para conseguir evitar o surgimento da acne ou reverter os danos causados por ela, nem todos são eficientes para todos os pacientes. 

Entre uma das formas de tratamento mais famosas, está a isotretinoína, ou Roacutan, como é popularmente conhecido. Considerado como um verdadeiro milagre para algumas pessoas e um traumático pesadelo para outras, essa solução ainda divide opiniões. 

Se você é uma pessoa que sofre com a ação da acne mais severa ou conhece alguém próximo que passa por isso, certamente já ouviu falar sobre os dramas e glórias de quem fez ou faz o uso desse tipo de medicamento. 

Para tirar suas dúvidas e acabar com receios sobre o tema, neste post irei apresentar alguns dos principais mitos e verdades sobre o uso de Roacutan para o tratamento de acne. Continue lendo!

O que é e como funciona a isotretinoína

A isotretinoína é uma substância derivada da vitamina A, que serve de base para o medicamento Roacutan. Ela é responsável por diminuir a atividade das glândulas sebáceas e reduzir a inflamação e o tamanho da acne que é formada a partir da ação delas. 

O medicamento é forte e indicado apenas em casos nos quais os pacientes já recorreram a outras formas de tratamento e não obtiveram êxito devido à resistência da acne e da inflamação intensa causada por ela na pele. 

A substância isotretinoína pode ser encontrada em farmácias nas versões em gel ou em cápsulas, em seu modelo genérico ou nas marcas Roacutan e Acnova, sendo vendida apenas mediante prescrição médica. 

Mitos e verdades sobre o uso de Roacutan

Regiões sem acne podem apresentar reações com o uso?

Verdade! Quem já pesquisou ou ouviu falar sobre Roacutan em algum momento, certamente também já conheceu algumas das reações que os pacientes que usam o medicamento alegam ter sofrido. Perda de cabelo, ressecamento na pele, danos ao fígado, alterações hormonais e de humor… São apenas alguns exemplos de efeitos adversos.

No entanto, nem todos os problemas estão ligados diretamente aos efeitos dessa substância! No caso do fígado, por exemplo, a reação pode ser originada pela “sobrecarga” do órgão, devido ao alto consumo de bebidas alcoólicas. 

O medicamento promove a esterilidade? 

Mito! Assim como no caso dos danos causados ao fígado, a teoria de que o uso de Roacutan pode provocar a esterilidade é um dos boatos mais comentados sobre o tema. No entanto, não está diretamente relacionado aos efeitos colaterais do remédio. 

Seu uso pode oferecer riscos para mulheres gestantes devido à presença da teratogênese em sua composição, que pode causar anomalias e malformações no feto. Sendo assim, seu uso deve ser cuidadoso para quem está em idade fértil. 

Dessa forma, caso uma paciente precise e opte por utilizar o medicamento, é necessário apresentar um exame de gravidez negativo, assim como também é indicado usar pelo menos dois tipos de anticoncepcionais durante o tratamento e ainda assinar um termo de consentimento sobre os riscos relacionados à gravidez. 

Qualquer pessoa pode usar Roacutan? 

Mito! Como já citamos acima, esse tipo de tratamento é indicado para pacientes que já recorreram a outros métodos e, por não conseguirem êxito, decidiram optar pelo uso dessa substância. Vale lembrar também que o Roacutan é contraindicado para jovens menores de 12 anos, grávidas e pessoas que ainda não tenham completado o ciclo de crescimento. 

É realmente eficaz para o tratamento da acne?

Verdade! No entanto, todos nós sabemos que qualquer substância pode apresentar diferentes reações de acordo com cada organismo. 

O Roacutan já é recomendado por especialistas da área médica há mais de 40 anos para esse tipo de tratamento, desde que, como também já foi dito, haja a prescrição médica e o acompanhamento dos efeitos colaterais. 

Se você sofre com acnes severas e nenhum outro tipo de tratamento trouxe resultados eficientes, o Roacutan pode ser uma solução. Mas lembre-se sempre de consultar um médico especialista antes de utilizar a medicação.

E para continuar conferindo conteúdos sobre estética e saúde da pele, fique de olho aqui no meu blog!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..