Blog do Celio Gomes
Blog do Celio Gomes

Daqui a pouco, Lula será aclamado!

Blog do Celio Gomes|
Lula lidera as pesquisas
Lula lidera as pesquisas / Foto: Divulgação

Do jeito que as coisas vão, daqui a pouco Luiz Inácio Lula da Silva será aclamado presidente da República. Antes mesmo das urnas. E não é a velha esquerda que está fazendo esse carnaval. É Merval Pereira, nas páginas e telas do jornal O Globo. Um dos porta-vozes do antipetismo, imortal da ABL, homem de confiança da família Marinho, diz com todas as letras e nenhuma vírgula: “Tudo parece se encaminhar para uma vitória do ex-presidente Lula na eleição de outubro”.

O colunista afirma ainda que não será surpresa a eventual desistência de Bolsonaro, diante da “derrota certa”. Merval Pereira vislumbra um Bolsonaro na cadeia. Derrotado nas urnas e sem mandato, o sujeito perderia o abrigo do foro especial. Com esse temor atanazando sua cabeça, o presidente pode tentar a eleição para o Senado.

Agora o ministro do STF Luís Roberto Barroso aparece falando sobre o impeachment da presidente Dilma – e ajuda a “narrativa” do golpe. Embora ele diga que tudo seguiu a Constituição, diz ter certeza que não foram as “pedaladas fiscais” que a derrubaram. Ela caiu por “falta de sustentação política”, acrescenta o ministro. A manifestação de Barroso, sem dúvida, fortalece o projeto Lula. 

Está em mais de um veículo, em mais de uma reportagem, em articulistas de diferentes tendências: o “mercado”, essa entidade fantasmagórica onipresente, já torce pela vitória de Lula. O “comunista radical” é visto como fator de tranquilidade total para negócios, parcerias e investimentos. O grande capital, no caso brasileiro, tem medo é da extrema-direita.

Para mudar esse panorama, só mesmo com uma bomba – ou “o inesperado”, nas palavras pouco sutis do colunista do Globo. Até agora, não há sinais de nada parecido com isso daí. Como diziam os mestres do futebol das antigas, nesse ritmo e com os adversários em campo, se Lula jogar parado, ganha o jogo. Claro, tudo isso é hoje. Amanhã, quem sabe?

SOBRE O AUTOR

Sou formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Tenho quase trinta anos de jornalismo. Comecei, com estágios e trabalhos temporários, a partir de 1990. Em 1991 entrei na TV Gazeta de Alagoas. Na empresa exerci os postos de editor, produtor, chefe de redação e diretor de jornalismo. Depois fui editor de política em O Jornal. Adiante, trabalhei como editor de política e editor-chefe no jornal Gazeta de Alagoas. Tive também uma passagem pela TV Pajuçara como editor de telejornais. Exerci ainda o cargo de coordenador editorial na Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Durante essa trajetória, nos diferentes veículos, escrevi reportagens e tive um blog com textos diários

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados