Blog do Dr Edvenis Vital
Blog do Dr Edvenis Vital

Qual a ordem correta do skincare? Descubra agora mesmo!

Blog do Dr Edvenis Vital|

Os segredinhos de beleza sempre fizeram parte da rotina de muitas pessoas. No entanto, nos últimos anos, o famoso “skincare” se tornou uma verdadeira febre, atraindo até mesmo quem nunca se interessou pelos cuidados com a pele. 

Mesmo com o constante ar de novidade que envolve o tema, devido à grande quantidade e variedade de produtos e composições dermocosméticas empregados nesse tipo de ciclo, essa não é uma metodologia tão nova como se imagina. 

Além disso, ainda que a tradução literal do termo, que em português significa “cuidados com a pele”, possa parecer bem auto explicativa, é importante ressaltar que o grande diferencial desse ritual de limpeza e cuidados é a constância. 

Afinal, seus adeptos separam diariamente um momento dedicado a isso. Mesmo em meio à rotina, é necessário realizar e respeitar rigorosamente a ordem correta de cada parte do processo de tratamento da pele. 

Mas qual seria a ordem correta do skincare para ter uma pele bonita e saudável mesmo com as constantes agressões que ela acaba sofrendo no dia a dia? É o que você vai descobrir neste post! Continue lendo e anote todas as dicas!

1. Limpeza básica

Lave bem o rosto com bastante água, um bom sabonete ou gel de limpeza, respeitando seu tipo de pele e as características particulares que ela tem para não acabar danificando ainda mais, quando, na verdade, sua pretensão é cuidar bem dela. 

Todo o processo de skincare deve começar com a eliminação dos poluentes e impurezas e com a desobstrução dos poros. Assim, os próximos produtos podem ser bem absorvidos, sem possíveis atritos quando aplicados diretamente na pele. 

2. Limpeza profunda

O passo 2 da ordem correta do skincare também exige limpeza. Dessa vez, de modo mais profundo, eliminando os resíduos que não saem tão facilmente numa simples lavagem. 

Nesse caso, será necessário apostar no auxílio de produtos com poder esfoliante, tônicos e soluções micelares. Eles são capazes de atingir até mesmo as camadas mais profundas da pele.

Nessa fase, também é importante estar atento ao seu tipo de pele. Isso porque peles mais ressecadas, por exemplo, podem ficar ainda mais danificadas com muita esfoliação. Para esses casos, a água micelar pode ser uma solução menos agressiva, assim como o uso dos tônicos para peles mais mistas, oleosas e que sofram com a ação da acne. 

3. Tratamento

Em seguida, é hora de lidar com as necessidades particulares do seu tipo de pele. Sendo assim, esse é o momento de apostar nas máscaras de tratamento: contra olheiras, espinhas, cicatrizes, além de séruns e cremes que também podem ajudar a lidar com essas finalidades. 

Aqui vale lembrar também que o acompanhamento de um profissional especializado faz muita diferença. Afinal, ele é capaz de orientar na hora de escolher os produtos de acordo com as carências da sua pele. Sendo assim, pode contribuir diretamente para a obtenção de resultados mais satisfatórios e eficientes. 

4. Hidratação

Um tipo de cuidado que envolve absolutamente todo tipo de pele é a hidratação. Não importa se ela é mais seca ou oleosa, se sofre com acnes ou com algum outro tipo de problema ou necessidade: toda pele precisa ser hidratada para se manter bonita e saudável. 

Aposte nos cremes, géis e óleos que possuam o fator hidratante, se alinhando, é claro, com o que sua pele recomenda. Desse modo, assim como nos outros processos, é importante saber respeitar e equilibrar cada elemento com o seu tipo de pele. 

Alguns hidratantes mais consistentes, por exemplo, são a indicação perfeita para peles mais ressecadas que precisam de um cuidado mais aprofundado. As peles oleosas, por sua vez, exigem que você aposte nos produtos oil-free.

5. Proteção 

Por fim, passadas todas as outras etapas, é hora de proteger a pele para que os efeitos dessa rotina de cuidados possam durar por muito mais tempo ao longo do dia. 

A razão da proteção ser a última etapa desse processo é para que nenhum outro produto possa atrapalhar sua absorção na pele, garantindo o resultado esperado. 

Ademais, uma boa dica nesse caso também é apostar em filtros com cor de base que se aproximem ao máximo do seu tom de pele. Assim, é possível até mesmo substituir a maquiagem em alguns momentos, evitando excessos desnecessários. 

Agora que você já sabe como manter uma rotina de skincare, que tal contar com a orientação de um profissional para escolher os produtos corretos? Venha à EVA Clínica e agende uma consulta!

SOBRE O AUTOR

Edvenis Vital Albino possui o título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua como membro ativo das sociedades brasileiras de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e de Medicina Estética (SBME). Com oito anos de dedicação aos estudos da pele, ele conta em seu currículo com especializações em Dermatologia Cirúrgica e em Medicina Estética. Referência em procedimentos injetáveis e em operações que envolvem laser médico, ele também possui passagem pelo Ospedale Delmati di Sant’Angelo Lodigiano Milão - IT, onde fez um Fellowship em Clínica Médica.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados