“O que Homem-Aranha nos ensina sobre Acidentes de Trabalho”

29/12/2021 20:20 - Trabalho do Carvalho
Por redação
Image

Estava bem chateado. Desemprego e informalidade galopantes. Proposta para proibir vínculo de emprego com empregador de aplicativo. Proposta para acabar com seguro-desemprego, multa rescisória e acidente de trabalho de trajeto. Além daquela constante e insaciável sanha de reduzir direitos, flexibilizar normativos e “modernizar” CLT.

Daí aproveitei a desculpa de ter filhos menores e fui ver o Homem-Aranha no cinema. Uma boa forma da pessoa se alienar por um par de horas e dar renda para os gringos.

Nada de novo. O herói dá uma pisa nos vilões, renuncia a quase tudo para o bem comum, abre infinitas possibilidades de novos filmes e te convida a (re)assistir toda a saga cinematográfica anterior.

Entretanto, Homem-Aranha dá uma aula sobre acidentes de trabalho. Quase todos os seus vilões são sequelados por causas relacionadas ao labor. Electro caiu num tanque de enguias, Dr. Octopus sofreu um acidente mecânico quando testava seus tentáculos, Dr. Connors se envenenou num teste biológico, Dr. Osborn agravou sua precária condição mental de tanto trabalhar... A lista é grande.

Mesmo não sendo acidentes de trabalho “clássicos”, o próprio Homem-Aranha e outro arqui-inimigo Homem-Areia foram submetidos a circunstâncias envolvendo o trabalho de outros. Afinal de contas, onde estavam os engenheiros e técnicos de segurança quando deixaram um adolescente e um ladrão expostos, respectivamente, a uma aranha radioativa e um “troço” de partículas?!

Se as malignas empresas de Nova York estivessem mais preocupadas na gestão da Segurança e Saúde do Trabalho do que financiar planos malignos, o amigo da vizinhança teria uma vida bem mais tranquila. 

No Brasil, arqui-inimigos do desenvolvimento, da segurança e dignidade do trabalho não descansam e diariamente tentam de todas as maneiras flexibilizar as normas e direitos, acabando com as garantias mais básicas do trabalho.

Se nos cinemas e quadrinhos os acidentes ocorrem nas atividades de altíssima tecnologia e investimento, com lasers, robôs e incríveis radio-nano inovações, na vida real, aqui no Brasil, todos os anos centenas de milhares são mutilados, adoecem e morrem na sua grande maioria em atividades precárias, tais como carvoarias e corte manual de cana, mostrando o quanto somos uma nação atrasada e que cuida muito mal dos seus trabalhadores.

Socorro, heróis!!! Precisamos de muita ajuda por aqui.

Instagram @trabalhodocarvalho

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..