03 Passos para uma aposentadoria tranquila

14/12/2021 09:31 - Atualizações sobre previdência social e Benefícios previdenciários
Por @rosedsonloboadv
Image

      O tão chegado momento vai se aproximando e algumas dúvidas podem surgir para o segurado especial (agricultor familiar, pescador artesanal e indígena) no momento de solicitar à aposentadoria por idade. Portanto, resolvi compartilhar 03 dicas para você que se enquadra em uma dessas classes possa vim a ter o direito concedido, no final do conteúdo uma informação bônus.

      Saber como garantir uma aposentadoria tranquila é uma preocupação cada vez mais frequente para a população brasileira. Independente da profissão, do nível de escolaridade ou do setor de atuação, o objetivo principal de todo trabalhador é ter uma fonte de renda segura para aproveitar melhor a idade sem muitas preocupações.

      Pensando nisso, vou compartilhar algumas dicas abaixo sobre alguns dos requisitos para que você venha ter uma aposentadoria tranquila.

1. Idade: é um fator que deve ser observado bem, para algumas pessoas ainda está valendo a regra antiga para requerer o benefício (Homem com 60 anos, mulher com 55 anos), outras podem entrar na regra de transição (estou preparando um conteúdo sobre essas regras, logo mais disponibilizo aqui). Mas como saber se ainda posso ser enquadrado na regra antiga? O certo a ser feito é procurar ajuda de algum especialista, assim o segurado terá uma maior segurança em relação ao benefício. Não existem diferenças de idade para requer o benefício de aposentadoria dessas classes que citei acima, na prática o que diferencia é a profissão/naturalidade e os documentos de comprovação.

2. Documentação: é um assunto que preocupa muitos segurados por todo país, mas irei compartilhar agora algumas informações referentes aos documentos que possam comprovar vinculo de atividade. Alguns desses documentos podem ser conseguidos até online, que por sinal facilita muito para ter uma aposentadoria tranquila, são eles: ficha ambulatorial; Certidão de quitação eleitoral (espelho do título); Comprovante de matricula escolar; Certidão de nascimento ou casamento. Todos esses documentos ajudam na comprovação desde que contenha a informação da profissão: agricultor, pescador ou indígena.

3. Levantamento fotográfico: são fotos em exercício de atividade do segurado, se for rural as fotos deverão ser feitas em ambiente de trabalho e exercendo a função assim como no caso de pesca artesanal e indígena.

Informação bônus que pode evitar o INDEFERIMENTO do pedido: é importante prestar atenção na quantidade de documentos de vínculos anexados (mínimo 03) quanto mais provas de vínculos, maior a possibilidade de ser concedido o pedido.

Bom, espero ter ajudado com esse conteúdo.

Forte abraço,

@rosedsonloboadv

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..