Atualizações sobre previdência social e Benefícios previdenciários
Atualizações sobre previdência social e Benefícios previdenciários

03 Situações em que o segurado deve ter cuidado para não ter o benefício do INSS suspenso.

@rosedsonloboadv|

Ninguém quer ser surpreendido com a notícia da suspensão do pagamento, então listei 03 situações na qual o segurado pode ter o pagamento suspenso ou até perder o benefício de vez, então se você recebe algum benefício do INSS, leia esse conteúdo informativo até o final e veja a dica bônus que preparei para você.

01 Prova de vida e perícia médica – são os dois principais motivos que levam a suspensão de pagamento de milhares de beneficiários por todo o Brasil. Tanto a prova de vida como perícia médica são feitas com intuído de evitar possíveis fraudes, então quem recebe algum benefício por incapacidade ou assistencial pode sim ser convocado pelo o INSS para reavaliação do benefício ou constatação de incapacidade laboral. O não comparecimento na prova de vida ou em perícia médica pode levar ao fim do pagamento do benefício. Então se você for convocado para perícia médica ou estiver próximo a data de fazer a prova de vida, compareça, assim você evita que seu benefício chegue ao fim. 

02 Prisão -  só para deixar claro antes de iniciar esse segundo tópico (presidiário não tem direito a benefício do INSS). Quando um segurado se torna detento o pagamento do benéfico é suspenso, e assim que for solto o benefício pode voltar a ser pago. Existe uma outra situação semelhante a essa na qual circula um boato de quem é presidiário recebe benefício do INSS, só para tornar nítido de entendimento, alguns dependentes podem vim a ter direito, mas o presidiário em si não. Os direitos dos indivíduos presos são assegurados pela Constituição Federal e pela Lei de Execução Penal (Lei n. 7.210, de 1984).

03 Suspeita de fraude - Temporariamente o INSS faz levantamentos de dados. Em caso de suspeita, o beneficiário é notificado para devidos esclarecimento e se inicia um processo de apuração de fraude ou inconsistência de dados, e enquanto isso o benefício pode ser suspenso.

Dica bônus: quem teve o benefício cessado pelo INSS, pode ser revisto? Depende! Alguns benefícios são suspensos por falta de informação do segurado ou simplesmente por não comparecimento em perícia ou prova de vida, como explico no tópico 01 desse conteúdo. Outros podem ser requeridos através de novas comprovações de incapacidade, como é o caso de auxilio doença. O indicado para qualquer caso de suspensão é procurar ajuda no INSS ou de algum especialista previdenciário para um estudo de caso ou viabilidade de reativação de benefício.

Espero ter ajudado,

Até mais!

@rosedsonloboadv

SOBRE O AUTOR

Advogado, Professor, Especialista em Direito e Revisões Providenciarias, atuante em mais de 10 estados.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados