Carina Oiticica
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Como aumentar o engajamento do seu público? Confira 4 dicas!

Carina Oiticica|

Quem faz conteúdo deve ter em mente sempre quem vai recebê-lo e, inclusive, até mais do que isso: qual vai ser o impacto e a reação da minha audiência ao receber esse tipo de material? No marketing, assim como em todas as áreas em que a comunicação está presente, os discursos têm e precisam ter um objetivo. 

É aqui também que se encaixa o engajamento. Afinal, nada melhor para o sucesso de uma campanha de marketing do que ter um retorno positivo da audiência e gerar conversão por meio dessa interação com seu público. 

Pensando nisso, neste post eu coloquei 4 dicas de como você pode aumentar o engajamento do seu público com a sua marca. Esse pode ser o primeiro passo para conseguir os resultados incríveis que você tanto almeja dentro e fora das redes sociais. Continue lendo e confira quais são! 

1. Conheça e entenda a sua persona

Se você é novo no assunto ou já está nesse universo a mais tempo, deve saber que a persona é a projeção do seu cliente ideal. Até porque mesmo trabalhando “só com conteúdo” você também está vendendo sua imagem e seu discurso para convencer alguém a comprar a sua ideia. 

Para saber exatamente como conquistar quem está recebendo seu conteúdo, primeiramente, é claro, é necessário conhecer bem quem são essas pessoas para quem você está falando. 

A partir daí, você saberá qual será a linguagem e as vantagens que poderão ser apresentadas na sua estratégia a fim de atrair e converter a audiência. 

2. Priorize a conexão com seu público

Podemos definir o engajamento como qualquer interação do seu cliente ou usuário com a sua marca. Sendo assim, ele pode incluir curtidas, comentários, compartilhamentos e até mesmo reações. 

Sabendo disso, perceba que quanto maior for o nível de proximidade e identificação do seu público com ela, melhor para o relacionamento do usuário com a empresa. 

Desse modo, priorizar a conexão, por meio do conteúdo, com seu público é essencial para quem quer conseguir um bom engajamento. 

3. Fique atento às tendências 

Se a estratégia é conversar e se aproximar do seu público da forma mais proveitosa possível a fim de criar um relacionamento sólido que traga interações, nada melhor do que estar por dentro das novidades em que sua audiência está interessada e inserida. 

Um bom exemplo disso são as constantes atualizações nas redes sociais, especialmente no Instagram. Caixinhas de perguntas, direcionamento de links, espaço para reações e comentários e até mesmo o compartilhamento de imagens são ferramentas que rapidamente ganharam o gosto dos usuários. 

Quem começou a apostar nessas novidades, de maneira estratégica e assertiva, certamente não se arrependeu e conseguiu conquistar a aproximação de seu público-alvo. 

4. Use os resultados a seu favor

Por fim, qualquer estratégia precisa ser bem analisada a fim de entender ou constatar os resultados dos esforços aplicados nela pelo seu time de marketing. Sendo assim, mantenha sua campanha de engajamento organizada desde seus primeiros passos.

Planeje como tudo vai ser feito, faça testes, tenha prazos para a realização deles e, claro, aproveite os dados dos resultados a seu favor para aprimorar ou impulsionar suas ações. 

Seguindo essas 4 dicas, você já pode começar a melhorar o engajamento do público com sua marca, o que com certeza vai se refletir em outros resultados da sua empresa! Quer mais dicas para aprimorar seu marketing? Continue de olho aqui no meu blog!

SOBRE O AUTOR

Publicitária formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP e com pós-graduação em Comunicação Integrada e Comportamento do Consumidor pela ESPM-SP. Atuou como planejamento em agências de publicidade em SP e, em 2010, fundou a Yellow Kite em Maceió, agência digital focada em inbound marketing e 3 vezes finalista do Prêmio Melhores Agências de Resultados da RD Station.

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