Descubra como escolher as melhores mídias sociais para sua empresa

27/10/2021 14:31 - Carina Oiticica
Por redação
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Você já deve saber que as mídias sociais são excelentes espaços de divulgação para empresas, além de ajudar a desenvolver um bom relacionamento com seu público. No entanto, para uma estratégia de sucesso, é necessário escolher os canais certos, já que eles precisam ser adequados aos seus produtos ou serviços.

Há mídias sociais que favorecem a interação, enquanto outras servem mais como vitrine, como é o caso do YouTube e do Pinterest. E, a depender dos seus objetivos, você ainda pode mesclá-las para garantir mais eficiência!

Quer saber como escolher as mídias sociais sem medo de errar? Continue lendo este post! A seguir, apresento dicas infalíveis!

Avalie seu público

Quando investimos na criação de um perfil em uma mídia social, o principal objetivo é atingir o nosso público-alvo. Sendo assim, não adianta escolher uma rede onde seus clientes em potencial não estão presentes!

Por isso, tente conhecer os hábitos digitais dos seus clientes. Para tanto, você pode fazer uma pesquisa diretamente com eles para coletar esses dados ou até mesmo utilizar ferramentas como o Google Analytics. Caso tenha o plugin instalado em seu site, é possível analisar dados sobre o comportamento dos usuários que chegam até ele.

Se sua empresa está começando no mercado e ainda não tem clientes, não se preocupe! Uma outra estratégia é estabelecer o perfil do seu cliente ideal. Isso também é importante, aliás, para definir a linguagem utilizada e até mesmo a comunicação visual.

Planeje seu tipo de conteúdo

Cada mídia social tende a privilegiar um tipo de conteúdo. O Instagram, por exemplo, começou como uma rede de fotos, mas hoje em dia também inclui vídeos. Já o Twitter tem como principal foco os textos curtos, de até 280 caracteres.

Sabendo disso, assim como o público, também é importante considerar quais conteúdos se adequam melhor à sua marca. Uma loja ligada à decoração ou à moda pode se beneficiar bastante de um perfil no Pinterest. Empresas do ramo da educação podem se valer do Instagram para levar dicas e interagir com o público… Tudo depende do que você pretende oferecer!

Além disso, analise se você tem estrutura para dar conta dos seus conteúdos. Afinal, cada tipo vai exigir equipamentos ou conhecimentos específicos. Veja que, para fazer bons vídeos, é fundamental ter uma câmera com boa qualidade de captura e saber como editar. 

Conheça as mídias sociais

Quando pensamos em mídias sociais, tendemos a citar logo as mais óbvias, como Instagram e Facebook, talvez até mesmo o Twitter. Mas o fato é que há outras que podem ser usadas na nossa estratégia e saber como empregá-las vai fazer a diferença!

Sabendo disso, conheça a fundo cada uma das mídias antes de selecioná-las. Assim, você vai poder prever o retorno possível.

Como eu já disse acima, o Pinterest é excelente para quem trabalha em ramos de decoração ou moda. Por isso, pode ser uma alternativa para quem quer atingir esses nichos de público oferecendo dicas e outros conteúdos relacionados a essas áreas.

Com o Instagram e o Twitter, você tem a oportunidade de abrir canais para interação com o público. Por isso, são excelentes ferramentas para captar e fidelizar clientes e melhorar seu posicionamento no mercado.

Combine as mídias sociais

Sua empresa não precisa investir em apenas uma mídia social. O ideal, aliás, é estar presente em mais de uma para enriquecer a sua estratégia. Sendo assim, tente combinar as mídias, oferecendo conteúdos diferentes em cada uma delas. Dessa forma, você tem a possibilidade de atingir públicos diferentes, além de demonstrar a sua autoridade. 

Como acabei de mostrar, escolher as mídias sociais para sua empresa exige planejamento. No entanto, seguindo os passos que indiquei acima, você tem condições de garantir uma estratégia assertiva e atingir seus objetivos em cheio!

E agora, depois de conferir as dicas para escolher mídias sociais, que tal continuar aprendendo mais sobre marketing digital para empresas? Fique de olho no meu blog!

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