O que sua marca deve aprender com as lovemarks

20/10/2021 17:00 - Carina Oiticica
Por redação
Image

Apple, McDonald’s, Starbucks, Disney, Netflix… Você sabe o que essas marcas têm em comum? Todas elas conseguiram alcançar o status de lovemarks, conquistando uma legião de fãs espalhados pelo mundo inteiro!

Dessa forma, elas estabeleceram uma relação com o público que foi além das suas funcionalidades e atingiu o nível emocional. Como o próprio termo “lovemark” já revela, os consumidores amam essas empresas!

É por isso que, por exemplo, comprar um iPhone é muito mais do que ter um bom aparelho celular. A aquisição também significa se sentir parte de uma comunidade de usuários privilegiados, com acesso a exclusividades da marca. Da mesma forma, ir ao Starbucks está relacionado a uma experiência única, que vai muito além do café!

Quer saber o que sua empresa pode aprender com essas gigantes? Eu trago algumas dicas a seguir!

Invista no branding!

O primeiro passo para a construção de uma lovemark é um bom branding! Ele é um planejamento que traz conjunto de informações para construir a personalidade da sua empresa. Com ele, é possível estabelecer os valores da sua marca por meio da logomarca, de slogans e da comunicação visual, entre outros elementos.

Queridinha de muitas blogueiras, a Farm é um ótimo exemplo de como isso pode funcionar. A marca de roupas carioca caprichou no branding e conseguiu se tornar referência de feminilidade, juventude e leveza. Por isso, tudo o que ela cria é um sucesso de vendas!

Nesse sentido, uma excelente dica é criar uma branding persona, um personagem fictício que seria capaz de corporificar a sua empresa. O Magazine Luiza, por exemplo, criou a Lu, uma personagem virtual que humanizou a marca e hoje em dia é quem se comunica com os clientes.

Não tenha medo de inovar

Nós sabemos que oferecer algo completamente novo pode ser muito arriscado, mas também já ouvimos aquele ditado que diz “quem não arrisca não petisca”. Por isso, invista em inovação sem medo! Afinal, uma novidade que você oferece pode ser o diferencial para fazer sua empresa decolar no mercado!

E essa novidade pode ser planejada de diferentes formas. Você pode, por exemplo, apostar na criação de um produto ou serviço inédito. Uma outra ideia é dar brindes exclusivos para seus clientes. 

Um exemplo de sucesso é o Almanaque Tudum, da Netflix, um livro ilustrado com conteúdos sobre produtos da marca. Para comemorar 10 anos de funcionamento no Brasil, foram distribuídas milhares de cópias para os usuários brasileiros. Isso aumentou a divulgação orgânica nas redes sociais, já que quem recebeu fez questão de publicar o presente em canais como o Twitter e o Instagram!

Coloque emoção nos seus conteúdos

Para ser uma lovemark, não basta oferecer produtos ou serviços de qualidade. Isso, é claro, é o primeiro passo, mas também é necessário envolver seus clientes a sua marca de modo que crie uma ligação afetiva. 

Por isso, além de apresentar seus produtos e como eles podem ser úteis, também invista em conteúdos emotivos! Uma técnica muito utilizada para isso é o storytelling. Por meio dele, você conta uma história emocionante relacionada aos seus produtos, mas sem necessariamente focar neles.

Abaixo, trago um comercial da Coca-Cola de 2020. No contexto da pandemia de covid-19, que exigiu o isolamento e distanciamento social, a empresa lançou a campanha “Juntos como nunca neste Natal”. Para tanto, realizou uma ação em um vilarejo no interior de Pernambuco, contando a história de uma família que não poderia se reunir durante a data comemorativa.

https://www.youtube.com/watch?v=m6fAyb0X9eI

Perceba que em momento algum o comercial pede que você compre a bebida, mas ela está ali presente, relacionada a um momento de felicidade!

E aí, vamos fazer da sua empresa uma lovemark? Comece agora mesmo a colocar essas dicas em prática! Se restou alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..