Por que sua marca deve ser omnichannel? Descubra 3 razões!

13/10/2021 15:33 - Carina Oiticica
Por redação
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A experiência do usuário (ou “user experience”) é o grande foco da vez para quem trabalha com marcas, produtos e consumidores. Nesse caso, ainda que a análise desse fator seja antiga e já praticada por muitos gestores e fornecedores, a diferença é  que nos últimos anos isso se tornou uma verdadeira exigência para os consumidores. 

Com isso, quem estuda e aplica bem estratégias que possam proporcionar êxito nesse objetivo acaba saindo na frente. O “omnichannel” é um bom exemplo disso. 

Com o mundo físico e digital cada vez mais ligados, o consumidor também acabou se tornando "physical" (físico e digital). Acompanhar essa transformação é fundamental para quem quer conquistá-los trazendo inovação, integração e praticidade para o seu negócio. 

Abaixo você vai conhecer um pouco mais sobre o termo, a estratégia e como ela pode ser bem interessante para sua empresa, marca, serviço ou produto. Continue lendo!

O que é Omnichannel?

O termo “omnichannel” é composto pela junção do prefixo “omni”, que em latim significa o sentido de tudo e inteiro, com a palavra inglesa “channel”, que no português quer dizer canal. Ele foi criado para dar nome à estratégia que une diferentes canais de comunicação de modo simultâneo, visando a convergir o mundo virtual e o físico. 

Com isso, podemos entender apenas com o termo muito sobre o que a estratégia se propõe. No entanto, também é importante entender as diferenças entre ele e outros dois termos bastante conhecidos e com significados semelhantes para não confundir os objetivos de cada estratégia:

  • Omnichannel: Nesse formato, os canais da marca se complementam, fazendo com que um favoreça a utilidade dos demais de modo simultâneo. É exatamente aí que essa estratégia passa a ser diferente da multicanalidade - não é sobre ter mais canais mas sobre abrangir a todos ao mesmo tempo;
  • Multichannel: Aqui as lojas e marcas também oferecem muitos canais, mas eles não estão conectados entre si. Isso não só gera uma competição entre eles como também gera a necessidade de uma análise mais aprofundada sobre qual deles traz o melhor retorno;
  • Crosschannel: Por fim, nesse modelo, como a tradução do prefixo indica, os canais estão cruzados, complementando um ao outro. É o caso, por exemplo, de lançar uma campanha na TV e oferecer um QR code para o telespectador conferir a continuação pelo seu dispositivo móvel.

Agora que você já conheceu mais sobre esses conceitos, vou apresentar as vantagens e razões para apostar na estratégia omnichannel para o seu negócio. Confira!

Praticidade e agilidade para o serviço

Graças à sua principal característica, que é a união simultânea dos canais, a estratégia omnichannel é capaz de oferecer mais agilidade na realização de algumas tarefas e até mesmo na mensuração de resultados. 

No caso do crosschannel um dos meios envolvidos no cruzamento de canais pode falhar, prejudicando a finalização da ação. Já na estratégia multichannel, como já vimos, a praticidade pode não ser a melhor aliada, considerando a quantidade de canais disponíveis. 

Diferente de ambas, a omnichannel visa aos canais como complementadores. Desse modo, a falha ou a variedade dos meios é utilizada para facilitar a ação, tornando o serviço ainda melhor e mais prático. 

Comodidade para os consumidores 

Considere que você precisa muito fazer uma compra e não tem muito tempo ou paciência para muitos processos. Ter um meio que pudesse possibilitar o fácil acesso a compra sem grandes complicações seria ótimo, não é mesmo? 

Um bom exemplo disso são as plataformas que ajudam o consumidor, já dentro da loja a saber se o produto ou serviço desejado está disponível. Ou ainda aquelas onde você pode comprar durante o percurso e apenas retirar no local. 

Realce da imagem da marca

Por fim, em tempos de consumo como o que estamos, quem se atualiza e está antenado nas necessidades e exigências dos clientes com certeza sai na frente. Com isso, é a imagem da marca/empresa que sai ganhando! E quanto mais conhecida e bem falada, melhor para o negócio como um todo. 

Marcas bem preparadas e atentas ao seu público estão ganhando cada vez mais espaço na preferência e até no coração dos clientes. Por isso, já passou da hora de investir no seu negócio, né? Nesse post, você viu que quando você muda todo mundo sai ganhando!

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