Um líder e suas muitas qualidades

07/10/2021 07:54 - Minuto Jurídico
Por Alberto Maya

Recentemente terminei a leitura de uma grandiosa obra que traz a biografia do estadista britânico Winston Churchill, esta escrita pelo historiador Andrew Roberts que destrincha este homem ímpar por completo — do nascimento ao legado duradouro como um dos maiores líderes de nossos tempos. Há muito tempo sou um admirador de sua capacidade de comando e de sua coragem para enfrentar as adversidades, principalmente nos momentos mais difíceis. Sem ele na história da humanidade, com certeza estaríamos fadados a viver por séculos no julgo de tudo de ruim que foi o nazismo.

Ele sabia fazer o que se colocava a fazer. Não era, nem nunca foi um aventureiro. Por isso que digo sempre que a capacidade de liderar pessoas não tem a ver apenas com o cargo que se ocupa, mas também com a forma de autoridade que é transmitida ao conjunto da equipe. Um líder é aquele que é ouvido e respeitado, que é parceiro, influencia, orienta, decide, concilia e, principalmente, que se faz protagonista na hora da tomada de decisões complexas. Se não fosse para ser assim qualquer um ocuparia este espaço. E estamos cansados de saber e acompanhar exemplos que demonstram que líderes fracos derrubam impérios.

Volto a falar do grande orador, do hábil político, do um homem de um talento retórico admirável, mas que tudo fazia na vida por se considerar responsável por uma missão: proteger o Reino Unido. Dentro de tudo isso a luta intransigente pela liberdade servia de combustível por sua fascinação pela vitória. Alguém que se coloca à frente de um processo se destaca na hora da tomada de decisão, ao fazer uma escolha importante para trazer mais resultados e melhorar performances. Essas iniciativas conseqüentemente se desdobram em ações para o futuro, mudando os fatos que se seguem

Foi pensando assim, que Churchill entendeu que liderar não era apenas ter uma opinião a partir da posição em que se ocupa, mas sim a soma de um conjunto de competências e habilidades que levam essa determinada pessoa a se tornar diferente e fazer algo de inovador dentro de um grupo, em especial na hora de decidir que rumo seguir. Por exemplo, faltava liderança para vencer a guerra. Ele foi lá e ocupou esse espaço com maestria, somando todo seu conhecimento e suas capacidades. O resultado de sucesso todos nós já conhecemos e o primeiro ministro inglês assim escrevia seu nome como um dos grandes líderes na história da humanidade.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..