Nanoinfluenciadores: como eles podem impulsionar seu negócio?

06/10/2021 10:20 - Carina Oiticica
Por redação
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Se você tem uma empresa, já deve ter percebido que conquistar a confiança dos clientes não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Por mais que você ofereça excelentes produtos e serviços, hoje em dia o público procura conhecer a fundo a credibilidade de uma marca antes de fechar negócio. 

Por causa disso, muitas empresas estão investindo na contratação de influenciadores digitais, que são personalidades capazes de promover uma marca com sucesso. Mas você já ouviu falar nos nanoinfluenciadores?

Para que você fique por dentro do assunto e entenda o que são nanoinfluenciadores e como eles podem incrementar seu marketing de influência, eu preparei este post. Continue lendo e descubra tudo!

O que são nanoinfluenciadores?

Assim como os influenciadores digitais tradicionais, os nanoinfluenciadores são pessoas com um público cativo nas redes sociais. O principal diferencial para começar a entendê-los está na quantidade de seguidores, como o prefixo “nano” já revela, já que vem da palavra grega que significa “anão”.

Enquanto os grandes influencers podem chegar à casa dos milhões de seguidores, os nanoinfluenciadores têm entre 1k e 10k. No entanto, não pense que isso é uma desvantagem! 

O número reduzido permite que eles tenham mais aproximação com o público, por meio de interações e até mesmo da linguagem utilizada. Afinal, é muito mais fácil você conhecer seu público quando ele é reduzido, o que facilita também estabelecer uma comunicação alinhada.

Dessa forma, alguns podem ter taxa de engajamento muito alta, o que garante mais eficiência nas publis. Isso é um ponto positivo principalmente para quem quer melhorar o reconhecimento de mercado ou aumentar o número de vendas!

Como eles trabalham?

Para conquistar um público fiel, os nanoinfluenciadores costumam apostar em conteúdos que sejam informativos e que ajudem o público a tirar dúvidas, aprender coisas novas ou solucionar problemas. Por isso, eles investem bastante em tutoriais para ensinar a usar um tipo de produto ou voltados para um nicho específico.

A blogueira milionária Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, começou sua carreira assim! Ela produzia tutoriais de maquiagem em casa e, com o tempo, conquistou seguidoras fiéis, garantindo sua ascensão no mundo digital. 

Mas nem só de maquiagem vivem os nanoinfluenciadores. Há inúmeros que falam sobre moda, utilidades domésticas, tecnologias, entre outras áreas. Por isso, certamente haverá um alinhado com a sua empresa!

Como escolher um nanoinfluenciador?

Agora que você já sabe o que são os nanoinfluenciadores, é possível que esteja se perguntando como contratar o melhor para a sua empresa. A seguir, eu vou explicar algumas coisas que você deve considerar! Confira!

Perfil do público

É preciso saber se os seguidores do nano influenciador são compatíveis com a sua marca. Tenha em mente que você deve apostar naquele influenciador que dialoga diretamente com seus clientes potenciais. Sendo assim, não faz sentido investir em um público majoritariamente masculino se você vende produtos de maquiagem.

Nesse sentido, um outro ponto que merece sua atenção são as informações demográficas! Se sua marca tem uma ação apenas local, no seu estado ou cidade, dê prioridade a nanoinfluenciadores da sua região. Isso, inclusive, pode garantir uma comunicação mais assertiva!

Taxa de engajamento

Também conhecida como “média de engajamento”, esta métrica informa sobre o nível de interação do público com uma conta do Instagram. Para obtê-la, você deve realizar a seguinte operação:

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Iconosquare, um bom resultado para essa equação deve estar entre 1 e 5%. Por isso, realize esse cálculo quando tiver interesse em contratar tanto influenciadores quanto nanoinfluenciadores.

Conhecer esse dado antes de fechar o contrato é fundamental para ter uma previsão sobre os resultados da sua campanha. Afinal, de nada adianta ter um milhão de seguidores se essas pessoas não são engajadas com as publicações. Seu produto precisa ser visto e aprovado!

Alinhamento com a empresa

Por fim, minha última dica é relacionada ao alinhamento do nanoinfluenciador com sua marca. Assim, verifique se ele trata de temas relacionados ao seu produto ou serviço, se sua linguagem é apropriada e se suas ideias convergem com a política da sua empresa.

Dessa forma, sua campanha será muito mais coerente e adequada aos seus objetivos, sem riscos de gastar dinheiro à toa ou manchar o nome da sua marca no mercado.

Agora você já sabe como os nanoinfluenciadores podem ajudar você a alavancar seus negócios! Quer conhecer mais dicas para turbinar seu marketing? Siga agora mesmo o meu Instagram!

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