Marcos Paulo - Marketing Moderno
Marcos Paulo - Marketing Moderno

Gestão de tempo: 5 dicas para aumentar a sua produtividade

Marcos Paulo - Marketing Moderno|

Aumentar a produtividade e reduzir o estresse parecem coisas impossíveis de acontecer no mundo corporativo. Por um lado, essa afirmação pode estar correta. Afinal, quem deixa de lado a organização e o planejamento do dia se perde nos afazeres antes mesmo de começar a trabalhar. No entanto, por outro lado, existem estratégias para melhorar a gestão do tempo.

Para que você aprenda sobre essas estratégias e comece a melhorar a sua organização, eu expliquei neste post o que é a gestão de tempo e trouxe 5 dicas essenciais. Com elas, será possível ser mais produtivo sem estresse. Continue lendo e descubra!

 

Qual a importância da gestão do tempo?


Com as distrações de um mundo hiper conectado, é muito mais difícil focar no trabalho. E um dos grandes vilões nesse contexto é a forma como você gasta o seu tempo. Por isso, a gestão de tempo é imprescindível em qualquer pessoa e pode ser melhorada a partir de técnicas e ferramentas tecnológicas.

Com ela, você tem a oportunidade de distribuir melhor suas tarefas ao longo do dia, determinando suas prioridades e organizando seus prazos. Assim, é possível evitar atrasos e sobrecargas, garantindo até mesmo mais tempo livre.

Quer saber como incorporar essa prática no seu dia a dia? Confira a seguir 5 dicas!

 

1. Planeje seu dia


Planejar as tarefas do dia antes de começar a trabalhar é um passo para estar no controle da sua rotina. E, para facilitar a nossa vida, já existem ferramentas digitais que auxiliam na organização, divisão e subdivisão das atividades. 

Uma delas é a Todoist, um app que permite criar listas de tarefas a fazer e compartilhar com seus colegas de trabalho para dividir as demandas. No entanto, se você prefere métodos mais tradicionais, não se preocupe! O importante é se planejar pela manhã do seu jeito, mesmo que seja com o bom e eficaz post-it de papel.

 

2. Foque em uma tarefa por vez


Quem tenta fazer tudo de uma vez acaba não fazendo nada direito. Para colocar o planejamento em prática, é preciso obedecê-lo à risca. Se você reservou aquele horário para fazer uma coisa, foque apenas nela. 

Segundo pesquisas, pular de uma tarefa para outra faz você gastar entre 20% a 30% a mais do seu tempo. Por isso, apesar da capacidade multitarefa ser um grande trunfo em algumas situações, ela pode prejudicar o aproveitamento do seu tempo.

 

3. Delegue tarefas


Você já ouviu dizer que “microgestão pode gerar macroproblemas”? Pois é! Tentar tomar conta de todos os processos da sua empresa pode acabar com a sua energia e com a produtividade diária. Por isso, uma estratégia para melhorar a gestão do tempo é aprender a delegar tarefas para dividir a carga de trabalho de forma mais equilibrada.

 

4. Faça pausas


Produtividade não tem a ver com trabalhar o tempo todo sem parar. Ser produtivo é entender que o cérebro só funciona em capacidade máxima se houver, sobretudo, pausas para descansar. Por isso, não abra mão de uma pausa para o cafezinho ou até mesmo para esticar as pernas caminhando pelo escritório. 

E se você tem dificuldade para fazer essas pausas, há aplicativos e técnicas que podem ajudar. A técnica Pomodoro, por exemplo, auxilia na hora de dividir e medir o tempo do trabalho e o tempo de descanso.

 

5. Aprenda a dizer não

Cada compromisso agendado é algo a mais para sugar a sua produtividade. Por isso, para ter a sua gestão do tempo sob controle e manter um ritmo de trabalho saudável, aprenda a dizer “não” para reuniões desnecessárias ou tarefas que vão sobrecarregar seu dia. 

Além disso, é importante ter horários no seu planejamento para checar e-mails e mensagens nas redes sociais. Afinal, muitas vezes uma simples olhada nas notificações pode acabar levando você a uma infinidade de notícias, conversas e informações que tiram o seu foco.

 

Se as tarefas do seu dia a dia estão tomando todo o seu tempo, pode ser que você esteja em falta com alguns dos 5 pontos do texto de hoje. Como visto, são muitos os exemplos de ladrões de produtividade. No entanto, é possível melhorar a sua gestão de tempo, reduzindo o estresse, com técnicas, estratégias e aplicativos.

Curtiu o tema de hoje? Deixe seu feedback lá no meu Instagram @marcospaulo.marketing!

SOBRE O AUTOR

Diretor de Estratégias Digitais da Agência Yellow Kite

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados