Carina Oiticica
Carina Oiticica

Revolução tecnológica: descubra o que é a IOT (Internet das coisas)

Carina Oiticica|

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, isso é fato. A revolução tecnológica avança e já se tornou parte do nosso cotidiano, e cada vez mais os itens usados no nosso dia a dia estarão conectados à internet. Viveremos a era dos eletrodomésticos, roupas, semáforos, meios de transporte inteligentes.

A conexão dos dispositivos com o usuário e a internet em meio à rotina deixou de ser vista como algo futurista e passou a ser encarada como parte da atualidade. Não existe mais uma divisão do mundo físico e do digital; eles se tornam complementares. 

Pensando como essa evolução vai impactar nossas vidas, resolvi te explicar melhor sobre o que é a internet das coisas. Continue acompanhando!

Como tudo começou…

Era setembro de 1999 quando o termo IOT (Internet of Things) ou “Internet das coisas”, como chamamos no Brasil, começou a ser utilizado. Ele foi criado pelo pesquisador britânico Kevin Ashton, um dos responsáveis pelo descobrimento da conexão entre o mundo real e o digital por meio da identificação por radiofrequência (RFID). 

Em um artigo escrito por Ashton, ele cogita que a falta de tempo no cotidiano abre espaço para o desenvolvimento de ferramentas e novas alternativas para substituir o exercício e o esforço humano para se realizar. Assim, as tecnologias viriam para tornar nossas vidas mais práticas.

Definição e utilidade 

Sendo um pouco mais técnica do que fui no início, quando falei sobre a conexão em linhas gerais, quero destacar aqui também que, quando falamos sobre internet das coisas, se trata da coleta e transmissão de dados para a rede que acontece por meio de sensores inteligentes e softwares. 

Com isso, é possível interligar carros, televisores, lavadoras, geladeiras, acessórios como relógios, smartphones, óculos e até mesmo sistemas de segurança, iluminação, refrigeração e som através da conexão com uma rede wi-fi ou de telefonia móvel. Por exemplo, uma cidade com seus semáforos conectados podem ajustar automaticamente os períodos de sinal verde ou vermelho para melhorar o trânsito de uma região. 

A Internet das Coisas contribuirá muito para deixarmos as cidades cada vez mais inteligentes, já que ela possibilita oferecer recursos de automatização de tarefas e intercomunicação entre vários sistemas que otimizam rotinas. 

Importância e diferenciais 

Ainda que você possa ter demorado para se adaptar a algumas das mudanças com atualizações e a modernização de algumas ferramentas e serviços do seu cotidiano, você há de concordar que algumas facilidades foram uma maravilha na sua rotina, não é mesmo? Quanto mais corrida parece a vida, maior a necessidade de colaboração para conseguir realizar suas atividades e obrigações.

Além da otimização de tempo e da integração entre os dispositivos, a internet das coisas ainda oferece outros benefícios e diferenciais que justificam o investimento na área. Pontos como a análise de dados por meio da conexão que é capaz de oferecer:

  • Maior segurança residencial quanto ao monitoramento e controle remoto do imóvel ao alcance do celular;
  • Diagnóstico prático de problemas relacionados a manutenção de automóveis, máquinas, estoque e até mesmo a saúde, com a aplicação da telemedicina;
  • Gerenciamento eficiente de cronogramas de reparos e consumo de combustível nos veículos, resíduos e sinalizações na infraestrutura de construções ou cidades inteligentes, entre outros

E se você acha que isso já é muita coisa, além de tudo que certamente já faz parte do seu dia a dia, saiba que é apenas uma pontinha do gigante iceberg que comporta todas utilidades e infinitas possibilidades de desenvolvimento quando o assunto é IOT.

Fábricas, produções agropecuárias, serviços públicos, lojas, construtoras e imobiliárias, hospitais e clínicas, metodologias de logística e até mesmo o transporte, como vimos acima, têm obtido incontáveis aprimoramentos em suas técnicas graças a essa revolução.

Agora que você já ficou por dentro, que tal começar a pesquisar quais são as sugestões para a sua empresa ou para a rotina da sua casa? O futuro é agora! Compartilhe esse post com seus amigos e espalhe esse conhecimento para alguém que pode ter a vida transformada com o bom uso da internet das coisas. 

SOBRE O AUTOR

Publicitária formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP e com pós-graduação em Comunicação Integrada e Comportamento do Consumidor pela ESPM-SP. Atuou como planejamento em agências de publicidade em SP e, em 2010, fundou a Yellow Kite em Maceió, agência digital focada em inbound marketing e 3 vezes finalista do Prêmio Melhores Agências de Resultados da RD Station.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados