Descubra o que são OKRs e como implementar na sua empresa

06/09/2021 11:53 - Marcos Paulo - Marketing Moderno
Por redação
Image

Com o mundo cada dia mais dinâmico, se faz necessário novas soluções estratégicas para melhorar os resultados das empresas. Assim, surgiram os OKR’s, no Vale do Silício. Um sistema integrado focado em ações que incentiva a participação de todos os colaboradores em decisões e ações de melhorias internas.

Ao aplicar os OKR’s, consegue-se mais transparência e engajamento do time, fazendo com que os objetivos sejam alcançados com mais facilidade. Assim, deixando a antiga forma de traçar metas no passado.

Quer conhecer mais detalhes e dicas práticas de como implantá-lo na sua empresa? Então, continue lendo este texto.

 

Mas, afinal, o que são OKR’s e como implantá-los na empresa?


A letra “O” significa: objetivo. Nesse primeiro momento, o importante é definir o que precisa ser feito de um jeito mais ambicioso e qualitativo como, por exemplo: garantir a sustentabilidade financeira da empresa.

As letras “KR” significam: resultados-chave. Depois do objetivo definido, é a vez de definir como você vai medir o progresso. Por isso, eles são mais quantitativos e mensuráveis. De acordo com objetivo acima, pode-se definir os KR’s da seguinte maneira:

KR1: aumentar o faturamento em 10%

KR2: reduzir os custos operacionais em 15%

KR3: reduzir os custos de contratação 5%

 

Vantagens de implantação dos OKR’s


Os benefícios de implantar OKR’s nas indústrias são muitas. Vamos te apresentar melhor alguns deles agora. Confira:
 

Mais participação

Com todos participando da elaboração dos objetivos e resultados-chave dos setores da empresa, é possível ter um time mais motivado no cumprimento de todas as metas. Pois, com a participação se constrói também uma cultura de mais engajamento.

Dica de como implementar: estabeleça novos OKR’s a cada 3 meses.
 

Mais foco nas ações

Ao desdobrar objetivos em resultados-chave alcançáveis e tangíveis, cria-se mais foco nas ações e maior agilidade em corrigir erros ou se adaptar a mudanças de percurso. Por isso, o sistema de OKR’s é mais eficiente e eficaz no mundo atual, de mais dinamismo.

Dica de como implementar: defina, no máximo, 5 resultados-chave por objetivo.
 

Mais transparência

Cada colaborador precisa ter livre acesso a todos os OKR’s. Pois, quando não há divulgação, nem participação, é muito difícil ter uma equipe engajada no que precisa ser feito e ciente de quais caminhos precisam ser seguidos. Por isso, com os OKR’s, as decisões e ações são descentralizadas.

Dica de como implementar: sempre divulgue os OKR’s para todos da empresa.


Construir um sistema colaborativo de metas, como os OKR’s, pode transformar um time disperso e desengajado em uma equipe motivada em alcançar objetivos transparentes e tangíveis. Assim, por conta do sucesso da implementação desse sistema nas grandes empresas, startups e bigtehcs, os OKR’s chegaram para ficar, organizando os processos internos e alavancando os resultados das equipes.

Você já ouviu falar sobre Gestão por Indicadores de Desempenho? Leia também meu post sobre esse tema.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..