Carina Oiticica
Carina Oiticica

Chegada da tecnologia 5G no Brasil: o que podemos esperar?

Carina Oiticica|

A tecnologia não para de avançar e hoje eu vim falar de mais uma novidade: o 5G! Sucessor planejado da rede 4G, o 5G chegará no Brasil não só com mais velocidade para quem navega pela internet, como também com inúmeras possibilidades para a nossa sociedade por meio da sua ultra conectividade e estabilidade, possibilitando uma maior quantidade de conexões simultâneas.

Mesmo não entendendo muito bem sobre o tema, quem usa rede de internet com certeza já ouviu falar sobre os números que acompanham a letra “G” e indicam a geração da rede.  O 5G é a novidade do momento e, pela ordem crescente, entende-se que está cada vez mais veloz e eficiente. 

Sua chegada está prevista para julho de 2022 no Brasil e é importante estar antenado nessa novidade. Conhecedor ou não sobre o assunto, você deve estar curioso sobre o que podemos esperar dessa nova geração de tecnologia de rede de internet móvel, não é mesmo?

Neste post, quero mostrar alguns pontos importantes sobre o tema. Continue acompanhando!

Efeito da tecnologia 5G no mundo

Como falei no início, o mundo está cada vez mais tecnológico e conectado. Isso envolve as mais diversas áreas e tem um impacto direto na sua vida, ainda que possa passar despercebido com a naturalidade com que a tecnologia se insere nas ações do cotidiano. 

As casas estão ficando mais conectadas com dispositivos interligados. Por exemplo, celulares já são capazes de controlar todo sistema de segurança de residências e pontos comerciais, carros, comunicações... Eles foram adotados até mesmo na área da saúde, com a telemedicina. 

A chamada “internet das coisas” está cada vez mais presente e nós cada vez mais dependentes dela, mas isso é conversa para um novo post que você também vai poder conferir por aqui em breve. 

Vantagens da tecnologia 5G

A implementação e o aprimoramento de novas tecnologias são os grandes benefícios dos avanços das redes móveis. E se o principal interesse é na velocidade, com um grau a mais, já podemos esperar um desempenho melhor. No caso do 5G, é até 100 vezes maior que o 4G. 

Além disso, com uma realidade cada vez mais conectada contando uma internet cada vez mais avançada, é de se esperar também que haja aprimoramentos em diversas áreas. E eles virão! 

  • Quanto à própria rede: menos instabilidades e um monitoramento de segurança de dados mais rápido e seguro;
  • Já quanto às comunicações: a realidade virtual será o principal avanço, tornando-se mais acessível e estando ao alcance de todos;
  • Na área da saúde: é a inteligência artificial quem seguirá avançando em cirurgias remotas, aplicações médicas e a já citada, telemedicina;
  • Para os amantes dos jogos e quem já criou uma verdadeira rotina de reuniões e ligações por vídeo chamada: a chegada do 5G significa o fim da lentidão e travas no momento mais importante do jogo ou da conversa. 

Por fim, esse tipo de tecnologia aplicado em casas e carros consegue ser ainda mais animadora do que já podemos ver hoje. 

No caso das construções, por exemplo, estima-se que, em alguns anos, será possível inclusive detectar falhas na estrutura, vazamentos de água, problemas elétricos e até mesmo acúmulo de mofo por meio de sensores que se comunicam através da rede móvel. 

Preparado para o futuro? Algo me diz que ele está cada vez mais perto! Gostou de aprender mais sobre ele neste post? Compartilhe com seus amigos!

SOBRE O AUTOR

Publicitária formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP e com pós-graduação em Comunicação Integrada e Comportamento do Consumidor pela ESPM-SP. Atuou como planejamento em agências de publicidade em SP e, em 2010, fundou a Yellow Kite em Maceió, agência digital focada em inbound marketing e 3 vezes finalista do Prêmio Melhores Agências de Resultados da RD Station.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados