Transformação Digital: 3 pilares para realizar na sua empresa

09/08/2021 09:22 - Marcos Paulo - Marketing Moderno
Por redação
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Você sabe que não adianta mais fugir. A transformação digital está batendo na porta e as empresas precisam dela para garantir resultados melhores. Por isso, hoje o tema são os 3 pilares que vão dar base para a transformação digital da sua empresa!

Em primeiro lugar, você precisa entender que os hábitos dos consumidores mudaram. As maneiras como eles descobrem, avaliam, compram e usam os produtos são outras. Por isso, a transformação digital já se tornou uma necessidade para empresas de quaisquer ramos.

Agora, os clientes compartilham, interagem e mantêm-se conectados com as empresas e marcas. Dessa forma, não pense que basta jogar as informações na internet e pronto, “agora estou fazendo transformação digital”. Não!

Além disso, a realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus está modificando as estruturas da sociedade. Sobretudo, desafiando as empresas de todos os setores a encontrar soluções e criar até novos funis de marketing e vendas. E o sofrimento é ainda maior para quem ainda não está preparado para o digital. 

Por tudo isso, conheça agora os 3 pilares da transformação digital e fique por dentro do assunto!

 

1. Processos: transformação operacional

 

Quando se pensa em processos para transformação digital, é necessário separá-los em dois tipos: internos e externos. Essa divisão é importante, também, para poder alinhar com as necessidades do novo momento.

Em relação aos processos externos, é preciso mapear a compra e a interação do cliente. Afinal, a relação estabelecida entre os consumidores e marca pode influenciar construindo ou destruindo a boa reputação da empresa.

Já nos processos internos, deve-se melhorar a eficiência. Para isso, uma análise criteriosa dos estágios deve ser feita para entender e atender as novas necessidades do consumidor.

 

2. Pessoas: cultura empresarial

 

De dentro para fora: a experiência do consumidor está ligada diretamente à mudança de consciência interna da empresa. Por isso, ter um propósito bem estruturado – voltado para a transformação digital –  e passado para equipe é imprescindível.

Dessa forma, para que a transformação aconteça de fato, é necessário que os colaboradores tenham consciência da mudança. E isso está diretamente ligado à criação de um novo código de cultura, que faz com que todos passem a seguir o caminho da transformação.

Por isso, neste ponto, para melhorar a experiência do consumidor, é importante que toda equipe tenha clareza sobre o novo rumo digital que a empresa vai tomar.

 

3. Plataformas: produtividade e gestão de dados

 

Use a tecnologia para aumentar a produtividade da sua equipe! Com as ferramentas tecnológicas, hoje é possível desenvolver e acompanhar o trabalho remoto do time, mensurando o tempo e o fluxo das entregas.

Dessa forma, com a ajuda da tecnologia, fica mais fácil gerir e melhorar os processos através de uma gestão de dados. Eu uso o Run Run.it como ferramenta para gerenciar o trabalho da minha equipe. No entanto, existem outras, como: Asana e Trello.

 

Hoje, pensar que só as empresas de tecnologia precisam de transformação digital é um pensamento atrasado. Como visto, existem pilares para se chegar a essa mudança e todas as empresas precisam se conectar da maneira certa, fazendo do jeito que tem que ser feito.

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