HONORÁRIO É JUSTIÇA

18/06/2021 09:02 - Minuto Jurídico
Por Alberto Maya

A advocacia, que por muitas vezes luta pelo respeito e valorização da remuneração de outras categorias, não possui um salário fixo. Ela depende de honorários para pagar suas contas, comprar alimentos, se locomover. Ou seja, a advocacia depende dos honorários para sobreviver.

Honorários justos são aqueles honorários pagos respeitando a tabela da OAB, respeitando o trabalho empenhado pelo profissional naquele processo. A tabela existe para guiar a advocacia à base de valores para serem negociados com os clientes, desde que não haja aviltamento ou superfaturamento, mas sim, justo.

Infelizmente há uma prática muito nociva para a advocacia, que e o chamado aviltamento, onde profissionais se sujeitam a receber um valor irrisório para realizar algum ato, para acompanhar alguma audiência, ou até mesmo cobram um valor muito abaixo do ideal por uma ação. Isso acaba desvalorizando a advocacia, desvalorizando o trabalho daquele que começa a trabalhar às 8h da manhã, ou muitas vezes antes, e vai dormir de madrugada, peticionando, escrevendo sustentações, entre outras atividades da advocacia.

O magistrado que respeita os honorários advocatícios, que não interfere nos valores cobrados pelos advogados e advogadas, ele respeita o trabalho desempenhado por aquele ator que está ali para defender a justiça na mesma proporção que ele. Respeita aquele que estudou anos para se formar, que se qualifica profissionalmente, para estar ali diante dele.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..