Jovem Advocacia e a experiência

21/05/2021 11:23 - Minuto Jurídico
Por redação
Image

O que determina se uma pessoa é experiente ou não pelo tempo em que ela atua em determinada profissão ou segmento de uma profissão? Há alguns anos os advogados e advogadas que tinham acabado de se inscrever na Ordem dos Advogados do Brasil passaram a ser chamados de Jovens Advogados ou Jovens Advogadas. Mas por terem pouco tempo de Carteira da OAB (até 5 anos), isso quer dizer que são inexperientes na advocacia? Eu acho que não. Uma advogada pode ter 4 anos de advocacia, mas ter atuado em ações, ter auxiliado em ações durante seu período de estágio, que acabou adquirindo experiência.

Qual parâmetro pode ser eficaz para definir que um advogado é jovem na advocacia?  Basta o tempo de inscrição na ordem ou outros fatores devem ser ponderados.  Quando se fala advocacia jovem, advogado ou advogada jovem, invariavelmente passa -se uma mensagem subliminar de inexperiência profissional, o que é extremamente negativo.

A experiência não pode ser medida pelo tempo em que atua em determinada área, mas pelo grau de conhecimento sobre determinado assunto ou profissão. Hoje, a advocacia jovem representa quase 50% dos inscritos na OAB, um grande número visto o vasto número de aprovados do Exame de Ordem. O exame por si só já é um bom nivelador de conhecimento e experiência, pois ao passar dos anos ele tem sido mais rigoroso para extrair o que há de melhor de cada candidato.

Entendo que deve haver uma ponderação de valores. O tempo de inscrição na OAB deve ser mitigado quando em choque com o conhecimento científico, domínio da jurisprudência, desenvoltura profissional, oratória, texto, etc.

A Jovem Advocacia é jovem para batalhar por pautas específicas na Ordem, como por exemplo: desconto na anuidade para que possam iniciar no mercado de trabalho de forma mais tranquila. Na OAB Alagoas os descontos são regressivos começando de 50% no primeiro ano de inscrito e 10% no quinto ano, fora as facilidades disponibilizadas pela seccional.

Faz-se necessário repensar este rótulo de Advogado ou Advogada jovem por de certa forma transmitir para o cliente ausência de experiência o que não corresponde à verdade dos  fatos. A jovem advocacia só não é jovem no mercado de trabalho, pois diante de juízes, promotores, procuradores e até desembargadores, muitos mostram um desempenho digno e até melhor do que alguns colegas de profissão que possuem anos de carteira.

A vida é feita de aprendizados e estamos o tempo todo aprendendo coisas novas. Experiência não pode ser medida pelo tempo de atuação, mas pelo conhecimento. Eu me sinto um Jovem Advogado. E você, se sente um jovem advogado?

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..